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Cuidados na compra de um usado

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    Cuidados na compra de um usado

    Boas

    Irei esta semana ver presencialmente um carro usado que vi na internet. Como percebo muito pouco de mecânica automovel, gostaria que me ajudassem. A que pormenores devo estar atento, quer a nivel visual quer no test-drive?

    -É um diesel
    -Tem 3 anos e 50000km
    -Tem livro de revisões carimbado

    Muito obrigado
    Cpts

    #2
    Se tem 3 anos, 50.000KM e livro carimbado, é provável que ainda não tenha nenhum mal.

    Se tivesse mais quilometragem/idade, havia alguns parâmetros a ver.

    De que carro estamos a falar?

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      #3
      Comprar a particular, ou num stand?

      Levar mecânico contigo de confiança.
      Ir a uma seguradora, dar a matricula e ver quantos registos já teve o carro, e se já teve que activar o seguro por algum acidente (por culpa do condutor, claro).
      Ver a cor do anticongelante antes e depois da viagem, e se possível tentar perceber se os tubos têm muita pressão depois da viagem (basta apertar algum tubo com a mão, NÃO PODE estar duro como pedra).
      Se for a comprar a um particular, procura no site do IMTT, ou google, um formulário que tens que preencher,assim como o vendedor, e ambos têm que entregar no prazo de 30 dias no IMTT, senão levas multa. Este formulário tem que ser impresso na frente e verso da folha, e não em duas folhas separadas, atenção a isto!
      Se realmente comprares o carro, convém preencheres também uma declaração, assinada pelos dois, a dizer que o carro passou para as tuas mãos no tal dia e tal hora. Imagina que ele tem uma fortuna de portagens nas Scuts por pagar, ou que nos dias antes foi apanhado em excesso de velocidade, etc. Podes acabar por ter que ser tu chamado à responsabilidade. Esta declaração tanto é boa para ti, como para ele.
      Se levares mecânico, e ele tiver possibilidade disso, levar uma máquina tipo de diagnóstico da centralina, para confirmar se os Kms são reais. Mas tendo só 3 anos, e tão poucos Kms, mesmo tendo mexido nos Kms, é difícil andar muito longe do real.
      Convém dizeres que carro é, de que ano, motorização, para se perceber o que procurar especificamente nesse carro e nesse motor.

      Comentário


        #4
        Obrigado desde já.

        Trata-se de um Mondeo 1.8 125cv. Algum problema conhecido que deva de ter mais atenção?

        A compra é num stand.

        So tenho receio que seja batido ou que os quiilometros estejam adulterados pois as ofertas semelhantes que tenho visto contam com cerca do dobro ou mais dos quilometros. Por exemplo, é normal que com estes quilometros os estofos e volante não estejam coçados certo? Os pneus tambem não podem ser de origem pois não (ja agora por acaso nao sabem quais os de origem)?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por leficoma Ver Post
          Obrigado desde já.

          Trata-se de um Mondeo 1.8 125cv. Algum problema conhecido que deva de ter mais atenção?

          A compra é num stand.

          So tenho receio que seja batido ou que os quiilometros estejam adulterados pois as ofertas semelhantes que tenho visto contam com cerca do dobro ou mais dos quilometros. Por exemplo, é normal que com estes quilometros os estofos e volante não estejam coçados certo? Os pneus tambem não podem ser de origem pois não (ja agora por acaso nao sabem quais os de origem)?
          Se os kms forem reais, os pneus podem ser de origem, mas já a chegar às marcas do limite do pneu. Estofos e bancos também depende de quem o usava, se tinha crianças, etc. O carro pode bem ter só esses Kms, depende de quem o tinha. Mas no livro de revisões estão lá marcados os kms em que foram feitas cada uma das revisões. E eles nas revisões (penso eu) que ligam o carro à maquina. Apercebiam-se se os kms tivessem sido alterados... Quanto a acidentes, se foi um grave, deve estar registado na seguradora SE foi culpa dele! Se foi culpa de outra pessoa, acho que já não estará...
          Comprar um carro usado é sempre arriscado, isso é verdade... Se não tiveres nenhum mecânico conhecido assim de confiança, sei que p ex as Bosch Car Service (passo a publicidade) teem uma pub no site em que avaliam um carro usado por 50 euros. É caro, mas é melhor que nada... Ve lá é se o preço que o stand te faz inclui garantia. Agora os stands andam com essa mania... Um carro custa X, mas com garantia de 1 ano (motor e caixa) custam x+y. Geralmente mais 1000 euros... Esses casos são sempre de desconfiar...
          Editado pela última vez por ; 20 March 2012, 22:05.

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            #6
            Leva uma lanterna e procura no compartimento do motor, e por baixo do carro, sinais de reparo do Chassi como marcas de soldagem ou sinais de chassi dobrado. Isto ate é mais importante que o resto.

            Antes de comprares o carro, pede ao dono para ires com ele fazer um check-up ou a bosch ou mesmo a marca do veiculo.

            Volante e banco do condutor com sinais de uso exagerado tambem é logo de suspeitar dos km do carro, o volante e banco têm de estar com bom aspecto, depende de quem os usa mas um carro com 50.000km nao deve ter muitos sinais de desgaste nestes 2 elementos.

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              #7
              Bom dia

              Ao que parece numa da idas à oficina o carro levou injectores. O que pode querer dizer isso?

              Muito obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por leficoma Ver Post
                Bom dia

                Ao que parece numa da idas à oficina o carro levou injectores. O que pode querer dizer isso?

                Muito obrigado
                Talvez combustivel de fraca qualidade...???

                Sent from my U20i using Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                  Ir a uma seguradora, dar a matricula e ver quantos registos já teve o carro, e se já teve que activar o seguro por algum acidente (por culpa do condutor, claro).
                  Caso tenha existido sinistro, a seguradora pode saber a gravidade do acidente e facultar essa informaçao?
                  Cpts

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                    #10
                    Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                    Talvez combustivel de fraca qualidade...???

                    Sent from my U20i using Tapatalk
                    Combustível de fraca qualidade?

                    Eu a pensar que só havia BioDiesel, Diesel, SC 95 e SC 98 e depois aqueles que tem "aditivos"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por leficoma Ver Post
                      Bom dia

                      Ao que parece numa da idas à oficina o carro levou injectores. O que pode querer dizer isso?

                      Muito obrigado
                      significa que tão cedo disso não avaria, em principio

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                        #12
                        Alguem me sabe elucidar sobre a questao da seguradora?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por leficoma Ver Post
                          Alguem me sabe elucidar sobre a questao da seguradora?
                          A informação relativa a sinistros não é "publica" mas, com sorte, pode ser que encontres alguém acessível e que te informe. Tenta falar com o teu mediador, caso tenhas.

                          Quanto á gravidade, só é possível saber junto da seguradora que, em caso de acidente, peritou o veiculo. Ou seja, se fores á seguradora A e após consulta te disserem que o veiculo teve um sinistro que foi regularizado pela seguradora B, só na B têm acesso aos elementos do sinistro e só ai te podem, se quiserem, dar informações.

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