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    Serviço Longlife

    Boa noite,
    tenho uma questão que talvez alguém saiba ajudar. Tenho uma Sharan 2.0 tdi que fez a revisão aos 34000 km num concessionário VW. O serviço feito foi o longlife com o oleo castrol slx 5 30 . Em circunstancias normais este oleo deveria de aguentar +- 30 000km ou 2 anos, mas no meu caso passados 14 000 km começou aparecer de novo o aviso de serviço. Sei que o próprio carro tem um sensor que analisa o oleo e o seu estado, mas como tenho uma condução bastante moderada acho estranho este curto intervalo de tempo. É que pagar quase 40eur o litro não tá com nada.

    #2
    Caro colega spotman,

    Bem vindo ao fórum!

    Das várias recomendações e observações que lhe irão surgir por aqui, por vários colegas (entre muitas que eu não adivinho é claro) serão:
    - quase 40 euros o litro não é bem roubo, mas sim a tender para o assalto (chamando as coisas pelos nomes);
    - se já não está em garantia, tente arranjar um mecânico de confiança fora da marca, pois a manutenção será mais em conta;
    - além dos km's, 2 anos é muito tempo para a carrinha andar com o mesmo óleo, (pois este também perde propriedades com o tempo), mesmo com um óleo muito bom;
    - existem óleos adequados para esse motor, que não são óbviamente tão caros (mesmo esse, deve ter provavelmente o preço "inflaccionado");
    - possivelmente seria melhor mudar o óleo a cada 1 ano ou 20.000 km's no máximo, mas os colegas dos TDI virão oportunamente aconselhá-lo melhor que eu, é uma questão de aguardar.

    Cumprimentos!


    Originalmente Colocado por spotman Ver Post
    Boa noite,
    tenho uma questão que talvez alguém saiba ajudar. Tenho uma Sharan 2.0 tdi que fez a revisão aos 34000 km num concessionário VW. O serviço feito foi o longlife com o oleo castrol slx 5 30 . Em circunstancias normais este oleo deveria de aguentar +- 30 000km ou 2 anos, mas no meu caso passados 14 000 km começou aparecer de novo o aviso de serviço. Sei que o próprio carro tem um sensor que analisa o oleo e o seu estado, mas como tenho uma condução bastante moderada acho estranho este curto intervalo de tempo. É que pagar quase 40eur o litro não tá com nada.
    Editado pela última vez por BoraLaMarina; 22 March 2012, 21:36.

    Comentário


      #3
      40€ o litro????????????? A troika chegou aos oleos ????

      Comentário


        #4
        Olha, 40€ os 5 litros de llIII
        Lubrificante Visco 7000 Longlife III 5W30 - Torres Vedras - Peças e acessórios carros - Ponte do Rol - 5w30 sintetico

        Mais a sério, não me admiro nada que a oficina o venda a esse preço, até porque:
        Oleo de motor MOTUL 5W30 Long Life Norm. VW 507.00 -

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
          Caro colega spotman,

          Bem vindo ao fórum!

          Das várias recomendações e observações que lhe irão surgir por aqui, por vários colegas (entre muitas que eu não adivinho é claro) serão:
          - quase 40 euros o litro não é bem roubo, mas sim a tender para o assalto (chamando as coisas pelos nomes);
          - se já não está em garantia, tente arranjar um mecânico de confiança fora da marca, pois a manutenção será mais em conta;
          - além dos km's, 2 anos é muito tempo para a carrinha andar com o mesmo óleo, (pois este também perde propriedades com o tempo), mesmo com um óleo muito bom;
          - existem óleos adequados para esse motor, que não são óbviamente tão caros (mesmo esse, deve ter provavelmente o preço "inflaccionado");
          - possivelmente seria melhor mudar o óleo a cada 1 ano ou 20.000 km's no máximo, mas os colegas dos TDI virão oportunamente aconselhá-lo melhor que eu, é uma questão de aguardar.

          Cumprimentos!
          Tudo certo só que a carrinha estava na garantia e optei por ir á marca, tambem já descobri que consigo arranjar o mesmo oleo muito mais barato (47 eur/ 5l ). O tempo tambem não deverá ser o problema uma vez que apenas passaram 7 meses desde a revisão. De qualquer maneira obrigada pelas dicas.

          Comentário


            #6
            Já não me enganam mais!

            Comentário


              #7
              De notar que o longlife tem em atenção kms e tempo (2 anos). Logo podes ter uma condução moderada, mas ao fim de dois anos trocas sempre o oleo.

              Relativamente à condução moderada, nada te diz que é a melhor condução para o oleo. Diga-se que há exemplos que após longos periodos a andar mais despreocupado, os kms de revisão aumentavam/aumentam.

              Uma outra coisa que não tem relação com a tua resposta, mas com a do colega seguinte. Não concordo que um oleo não dure 2 anos! Há oleos, há anos, que duram bem mais que dois anos. Depende do cenario onde são usados e para além disso, se a tecnologia chega a todo o lado, porque não há-de chegar aos oleos? À 20 anos os oleos duravam um ano, passado 20 anos não podem durar 2 anos? Diga-se que até acho uma evolução muito fraca.

              Comentário


                #8
                Está a aparecer o aviso, porque provavelmente colocaram no CB que a próxima revisão era passado 15000kms. Ou foi falha de quem inseriu a informação, ou meteram óleo apenas para 15000kms.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                  Está a aparecer o aviso, porque provavelmente colocaram no CB que a próxima revisão era passado 15000kms. Ou foi falha de quem inseriu a informação, ou meteram óleo apenas para 15000kms.
                  É o mais certo.

                  De qualquer forma, uma condução puramente citadina aumenta bastante os valores de carga do motor, que reduzem drasticamente a duração do óleo.

                  Essa carrinha tem FAP?

                  Comentário


                    #10
                    Não tem filtro de partículas, logo posso optar por usar um oleo para 15000 km, certo? Pelo menos foi isso que percebi. Disseram -me que se o reset do serviço for feito no painel de instrumentos ela assume a proxima revisão para 15000km e não o serviço longlife.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por spotman Ver Post
                      Não tem filtro de partículas, logo posso optar por usar um oleo para 15000 km, certo? Pelo menos foi isso que percebi. Disseram -me que se o reset do serviço for feito no painel de instrumentos ela assume a proxima revisão para 15000km e não o serviço longlife.
                      Exatamente....

                      Comentário


                        #12
                        Pessoal desde já obrigada pelas dicas, vou acabar por fazer a muda de oleo, mas desta vez num sitio que conheço. Vou por o Liqui Moly Top Tec 4200 5w 30, foi o que me aconselharam e que consigo arranjar por um preço razoavel, e depois ver quantos km vai durar.

                        Abraço

                        Comentário


                          #13
                          Vai durar 15 mil porque tens de alterar a informação via OBD. No entanto era preferível mudar isso de 15 em 15 e usar um 5w40 se não tiver Fap

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                            Vai durar 15 mil porque tens de alterar a informação via OBD. No entanto era preferível mudar isso de 15 em 15 e usar um 5w40 se não tiver Fap
                            Sim mas eu entretanto fui à VW e eles estiveram a ver e dizem que estava tudo certo que a configuração era para longlife , daí as minhas duvidas. No entanto agora vou fazer a revisão fora da VW, um amigo, e ele vai ligar o carro via obd e ver se está tudo correto.

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por spotman Ver Post
                              Boa noite,
                              tenho uma questão que talvez alguém saiba ajudar. Tenho uma Sharan 2.0 tdi que fez a revisão aos 34000 km num concessionário VW. O serviço feito foi o longlife com o oleo castrol slx 5 30 . Em circunstancias normais este oleo deveria de aguentar +- 30 000km ou 2 anos, mas no meu caso passados 14 000 km começou aparecer de novo o aviso de serviço. Sei que o próprio carro tem um sensor que analisa o oleo e o seu estado, mas como tenho uma condução bastante moderada acho estranho este curto intervalo de tempo. É que pagar quase 40eur o litro não tá com nada.
                              Para a próxima, leva tu o óleo:
                              Castrol Edge FST 5W30 5Lt - Texoleo.com

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por spotman Ver Post
                                Sim mas eu entretanto fui à VW e eles estiveram a ver e dizem que estava tudo certo que a configuração era para longlife , daí as minhas duvidas. No entanto agora vou fazer a revisão fora da VW, um amigo, e ele vai ligar o carro via obd e ver se está tudo correto.

                                Abraço
                                Posso não estar a ver o "panorama" todo e estar enganado, mas cheira-me a estratégia (treta) das oficinas, que já vivênciei em diversas vezes e parece-me básicamente isto:

                                - o cliente interroga na oficina da marca oficial (ou outra), sobre o elevado preço do óleo;
                                - ao que o mecânico o informa que: ' é um óleo "longlife", que obedece à "norma avançada XPTO para o seu motor" e dura 2 ANOS e tal e daí ser um óleo caro ';
                                - mas ao mesmo tempo, o mesmo mecânico / oficina programam o comp. de bordo para dar o aviso de revisão logo após 15.000 km...

                                Então é óbvio, que com tão "curta" quilometragem entre revisões, o veículo não irá usufruir desse mesmo óleo durante os "publicitados" 2 ANOS.
                                Mas sim só durante 1 ANO ou menos.

                                Conclusão - é uma desculpa da treta para tranquilizar o cliente na altura de pagar uma conta elevada, mas no entanto incentivam com o aviso de pedido de revisão a ir à marca bastante mais cedo do que supostamente necessário.

                                Nestas condições, é natural que o colega Spotman se sinta enganado.

                                NOTA: posso estar enganado na minha avaliação, mas aguardo mais opiniões.
                                Editado pela última vez por BoraLaMarina; 24 March 2012, 22:53.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por spotman Ver Post
                                  ...Sei que o próprio carro tem um sensor que analisa o oleo e o seu estado...
                                  será que tem?
                                  faz uma pesquisa no google com o título deste tópico, parece-me que nos primeiros links consegues algumas informações úteis. se não passou sequer um ano, leva lá o carro onde te mudaram o óleo e pergunta se se enganaram no óleo ou na programação da próxima muda.
                                  se não fazes 70 ou 80 mil KM por ano, não justifica usares esse serviço
                                  a 40€ o litro devia ser serviço eternal life

                                  Comentário


                                    #18
                                    """""Posso não estar a ver o "panorama" todo e estar enganado, mas cheira-me a estratégia (treta) das oficinas, que já vivênciei em diversas vezes e parece-me básicamente isto:

                                    - o cliente interroga na oficina da marca oficial (ou outra), sobre o elevado preço do óleo;
                                    - ao que o mecânico o informa que: ' é um óleo "longlife", que obedece à "norma avançada XPTO para o seu motor" e dura 2 ANOS e tal e daí ser um óleo caro ';
                                    - mas ao mesmo tempo, o mesmo mecânico / oficina programam o comp. de bordo para dar o aviso de revisão logo após 15.000 km...

                                    Então é óbvio, que com tão "curta" quilometragem entre revisões, o veículo não irá usufruir desse mesmo óleo durante os "publicitados" 2 ANOS.
                                    Mas sim só durante 1 ANO ou menos.
                                    Conclusão - é uma desculpa da treta para tranquilizar o cliente na altura de pagar uma conta elevada, mas no entanto incentivam com o aviso de pedido de revisão a ir à marca bastante mais cedo do que supostamente necessário.

                                    Nestas condições, é natural que o colega Spotman se sinta enganado.

                                    NOTA: posso estar enganado na minha avaliação, mas aguardo mais opiniões.""""""




                                    Acho que tens toda a razão, por isso é que hoje mesmo vou fazer a revisão num sitio de confiança e vou primeiro pedir para me dizerem como é que está programado o CB, se longlife ou 15000km. Se fui enganado podes ter a certeza que vou ao concessionario reclamar.
                                    Acho que toda a gente deveria de ser alertada para esta situação porque pagar oleo a este preço já é um assalto, e aínda ser enganado na sua durabilidade passa dos limites.
                                    Editado pela última vez por spotman; 30 March 2012, 11:03.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por spotman Ver Post
                                      Sim mas eu entretanto fui à VW e eles estiveram a ver e dizem que estava tudo certo que a configuração era para longlife , daí as minhas duvidas. No entanto agora vou fazer a revisão fora da VW, um amigo, e ele vai ligar o carro via obd e ver se está tudo correto.

                                      Abraço
                                      Não acredito.

                                      Eles enganaram-se e agora querem cobrar outra vez..

                                      Aconteceu-me exactamente o mesmo na Audi. Fui lá, fez a revisão longlife, passados 15.000km pediu outra vez. Fui, pediram desculpa e actualizaram para mais 15.000km. Foram simpáticos e honestos.

                                      Esses não me parece que o sejam!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Olá a todos.

                                        Não me parece que seja boa ideia usar um Oleo "Long Life" para ser usado durante 30 ou 40 mil kilometros quando na verdade os motores 2.0 TDI gastam tanto oleo que nunca xegaram a essa kilometragem. Eu tenho um carro com esse motor, faço em média pouco + de 20 mil Km por ano e tenho todos os anos k comprar uma garrafa de 5L de Oleo para ir mantendo o nivél de oleo sempre no máximo.

                                        Só para terem uma ideia, no verão kuando vou a Portugal, faço a viagem Londres - Algarve e o motor gasta 1L de Oleo para baixo e outro litro de Oleo na viagem de regresso.

                                        Conclusão, prefiro fazer a revisão 1 vez por ano numa oficina de confiança(onde o preço do oleo é bem + barato) e usar o oleo recomendado pelo fabricante VW507 00. Se não me engano este é o único oleo que a VW recomenda para estes motores e estes oleos são todos "Long Life". Ou seja quer a gente queira quer não, temos mesmo k optar por este tipo de OLeo.


                                        Fikem Bem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                          Olá a todos.

                                          Não me parece que seja boa ideia usar um Oleo "Long Life" para ser usado durante 30 ou 40 mil kilometros quando na verdade os motores 2.0 TDI gastam tanto oleo que nunca xegaram a essa kilometragem. Eu tenho um carro com esse motor, faço em média pouco + de 20 mil Km por ano e tenho todos os anos k comprar uma garrafa de 5L de Oleo para ir mantendo o nivél de oleo sempre no máximo.

                                          Só para terem uma ideia, no verão kuando vou a Portugal, faço a viagem Londres - Algarve e o motor gasta 1L de Oleo para baixo e outro litro de Oleo na viagem de regresso.

                                          Conclusão, prefiro fazer a revisão 1 vez por ano numa oficina de confiança(onde o preço do oleo é bem + barato) e usar o oleo recomendado pelo fabricante VW507 00. Se não me engano este é o único oleo que a VW recomenda para estes motores e estes oleos são todos "Long Life". Ou seja quer a gente queira quer não, temos mesmo k optar por este tipo de OLeo.


                                          Fikem Bem

                                          O longlife dificilmente chega aos 30000 km. Mas se o carro não tem filtro particulas tens a opção de usar um oleo 5w40 que respeite as normas VW e que é mais em conta e que dura 15000km.

                                          Comentário

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