Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AS formas dissimuladas de ... PROPAGANDA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AS formas dissimuladas de ... PROPAGANDA

    Sim já imaginaram a quantidade de discursos e teorias inflamadas que pululam por esse mundo fora, e que por vezes nem de longe nem de perto correspondem com a realidade e o mundo em que vivemos ??

    Formas encapotadas de transmitir ou mesmo impôr "aquela verdade" que ... não existe !!!

    A Demagogia é perigosa mas não o será mais a PROPAGANDA !!??

    Sim se por um lado temos os perigosos demagogos, por outro temos os activos propagandistas, que de ... tanto se oporem, acreditam piamente na sua verdade.

    Ahhhh, um dia quando explorada comercialmnete deixou de se chamar PROPAGANDA, e passou a ser apelidada de Publicidade ou Marketing.

    O termo Propaganda pode e deve ser usado para definir as estratégias de governo, de partidos, de idealistas, de intelectauis e porque não de filosofos e alguns "visionários", que de tanto falarem nada de novo trouxeram ao nosso panorama, local ... regional ... nacional ... ou mesmo mundial.



    Qual a vossa opinião !!??



    E a bem de todos não se esqueçam da PROPAGANDA, ela existe, e está no meio de nós !!!




    citação:Propaganda

    É um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima.

    Técnicas de Geração de Propaganda

    Há várias técnicas que são utilizadas para criar mensagens que sejam persuasivas, porém falsas. Muitas dessas técnicas podem ser baseadas em falácias lógicas já que os propagandistas usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não são necessariamente válidos.

    Algum tempo tem-se dedicado para analisar os meios pelos quais as mensagens de propaganda são transmitidas, e este trabalho é importante, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens propagandísticas. Identificar estas mensagens de propaganda é um pré-requisito necessário para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens. Por isso é essencial ter algum conhecimento das seguintes técnicas de geração de propaganda:

    Argumentum ad nauseam
    Repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quanto o acesso a mídia é controlado pelo propagandista.

    Apelo à autoridade
    É a citação de uma figura proeminente para apoiar um posicionamento, idéia, argumento ou alguma ação em desenvolvimento.

    Apelo ao medo
    é a busca de apoio a uma idéia ou causa ou pessoa, instigando o medo na população em geral. Por exemplo, Joseph Goebbels explorou o livro Os Alemães devem Morrer, de Theodore Kaufman, para afirmar que os Aliados procuravam o extermínio do povo alemão e, com isso, obter o apoio do povo.

    Bode Expiatório
    Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda.


    Desaprovação
    Essa é a técnica usada para desaprovar uma ação ou idéia sugerindo que ela é popular entre grupos odiados, ameaçadores ou que estejam em conflito com o público-alvo. Assim, se um grupo que apoia uma idéia é levado a crer que pessoas indesejáveis, subversivas ou conflitantes também a apoiam, os membros do grupo podem decidir mudar sua posição.

    Efeito dominó
    Efeito dominó e vitória inevitável: tenta convencer a audiência a colaborar com uma ação "com a qual todos estão colaborando" ou "junte-se a nós". Essa técnica reforça o desejo natural das pessoas de estar no lado vitorioso e visa a convencer a audiência que um programa é a expressão de um movimento de massa irresistível e que é de seu interesse se juntar a ele. A "vitória inevitável" incita aqueles que ainda não aderiram a um projeto a fazê-lo, pois a vitória é certa. Os que já aderiram se sentem confortados com a idéia de que tomaram a decisão correta e apropriada.

    Estereotipificação ou Rotulagem
    Essa técnica busca provocar a rejeição em uma audiência rotulando o objeto da campanha de propaganda como algo que o público-alvo teme, desgosta, tem aversão ou considera indesejável.


    Homem comum
    O "homem do povo" ou "homem comum" é uma tentativa de convencer a audiência de que as posições do propagandista reflete o senso comum das pessoas. É utilizada para obter a confiança do público comunicando-se da maneira comum e no estilo da audiência. Propagandistas usam a linguagem e modos comuns (e até as roupas, quando em comunicações audiovisuais presenciais) numa busca de identificar seus pontos de vista com aqueles da "pessoa média".

    Palavras Virtuosas
    São palavras tiradas do sistema de valores do público-alvo, que tendem a produzir uma imagem positiva quando associadas a uma pessoa ou causa. Exemplos são paz, felicidade, segurança, liderança, liberdade, etc.

    Racionalização
    Indivíduos ou grupos podem usar afirmações genéricas favoráveis para racionalizar e justificar atos e crenças questionáveis. Frases genéricas e agradáveis são frequentemente usadas para justificar essas ações ou crenças.

    Slogan
    Um slogan é uma frase curta e impactante que pode incluir rotulação e esteriotipação. Se slogans podem ser criados a respeito de determinada idéia, devem sê-lo pois bons slogans são idéias auto-perpetuáveis.

    Super-simplificação
    Afirmações vagas, favoráveis, são usadas para prover respostas simples para complexos problemas sociais, políticos, econômicos ou militares.

    Termos de Efeito
    Termos de efeito são palavras de intenso apelo emocional tão intimamente associadas a conceitos e crenças muito valorizados que convencem sem a necessidade de informação ou razões que as apoiem. Elas apelam para emoções como o amor à pátria, lar, desejo de paz, liberdade, glória, honra, etc. Solicitam o apoio sem o exame da razão. Embora as palavras e frases sejam vagas e sugiram coisas diferentes para pessoas diferentes, sua conotaçào é sempre favorável: "Os conceitos e programas dos propagandistas são sempre bons, desejáveis e virtuosos".

    Testemunho
    Testemunhos são citações, dentro ou fora de contexto, efetuadas especialmente para apoiar ou rejeitar uma idéia, ação, programa ou personalidade. Explora-se a re****ção ou papel (especialista, figura pública respeitada, etc.) daquele que é citado. O testemunho dá uma sanção oficial de uma pessoa ou autoridade respeitada à mensagem de propaganda. Isso é feito num esforço de causar no público-alvo uma identificação com a autoridade ou para que aceite a opinião da autoridade como sua própria.

    Transferência
    Essa é a técnica de projetar qualidades positivas ou negativas (elogios ou censuras) de uma pessoa, entidade, objetivo ou valor (de um indivíduo, grupo, organização, nação, raça, etc.) para outro, para tornar esse segundo mais aceitável ou desacreditá-lo. Essa técnica é geralmente usada para transferir culpa de um parte em conflito para outra. Ela evoca uma resposta emocional, que estimula o público-alvo a identificar-se com autoridades reconhecidas.

    Vagueidade intencional
    Afirmações deliberadamente vagas de tal forma que a audiência pode interpretá-las livremente. A intenção é mobilizar a audiência pelo uso de frases indefinidas, sem que se analise sua validade ou determine sua razoabilidade ou aplicação.

    Ver também duplo sentido, esforço de informação, meme, psyops



    Gostei particularmente destas

    Argumentum ad nauseam
    Repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quanto o acesso a mídia é controlado pelo propagandista.


    Bode Expiatório
    Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda.



    Estereotipificação ou Rotulagem
    Essa técnica busca provocar a rejeição em uma audiência rotulando o objeto da campanha de propaganda como algo que o público-alvo teme, desgosta, tem aversão ou considera indesejável.




    Ver também este tópico

    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=84195

    " E o canto do Cisne Prologou-se "

    #2
    Ooops quase esquecia

    História do termo "Propaganda"

    Do latim moderno, propaganda quer dizer "para ser espalhado". Em 1622, no início da Guerra dos Trinta anos, o Papa Gregório XV fundou o Congregatio Propaganda Fide ("Congregação para a Propagação da Fé"), um comitê de Cardeais para supervisionar a propagação do Cristianismo pelos missionários enviados para países não-cristãos. Originalmente o termo não era usado para se referir a informação enganosa. O sentido político actual data da Primeira Guerra Mundial e, originalmente, não era pejorativo.

    ;)

    Comentário


      #3
      Já lá dizia o outro "uma mentira cem vezes repetida acaba por parecer verdade".







      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Nthor

        Já lá dizia o outro "uma mentira cem vezes repetida acaba por parecer verdade".
        " Argumentum ad nauseam "

        ;)

        Comentário


          #5
          Excalibur - hoje tas com uns topicos todos cheios de "filosofia" lol

          Comentário


            #6
            à luz destas ideias, parece que anda muita propaganda pelo fórum geral. ;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Excalibur

              Sim já imaginaram a quantidade de discursos e teorias inflamadas que pululam por esse mundo fora, e que por vezes nem de longe nem de perto correspondem com a realidade e o mundo em que vivemos ??

              Formas encapotadas de transmitir ou mesmo impôr "aquela verdade" que ... não existe !!!

              A Demagogia é perigosa mas não o será mais a PROPAGANDA !!??
              Veja-se o que estás a fazer com o que acabaste de dizer ;):D

              Comentário


                #8
                Faz-me lembrar um curso de vendas que tenho lá em casa...

                Nada de anormal portanto.

                Comentário


                  #9
                  TUDO na vida é propaganda!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Excalibur

                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                    Já lá dizia o outro "uma mentira cem vezes repetida acaba por parecer verdade".
                    " Argumentum ad nauseam "

                    ;)
                    ;)



                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Nthor

                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                      citação:Originalmente colocada por Nthor

                      Já lá dizia o outro "uma mentira cem vezes repetida acaba por parecer verdade".
                      " Argumentum ad nauseam "

                      ;)
                      ;)



                      Até às naúseas, tem lógica [}]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por André

                        citação:Originalmente colocada por Excalibur

                        Sim já imaginaram a quantidade de discursos e teorias inflamadas que pululam por esse mundo fora, e que por vezes nem de longe nem de perto correspondem com a realidade e o mundo em que vivemos ??

                        Formas encapotadas de transmitir ou mesmo impôr "aquela verdade" que ... não existe !!!

                        A Demagogia é perigosa mas não o será mais a PROPAGANDA !!??
                        Veja-se o que estás a fazer com o que acabaste de dizer ;):D

                        Não sei !! Explica-me lá !!

                        É que eu já perdi o manual da retórica aplicada, também ... devia estar desactualizado.



                        Mas espera, se estiveres imbuido no espirito das liberalizações e do mercado livre, senhor da verdade e da razão, apoiado num qualquer manual de economia elaborado por Jack Welch ou Kevin Kelly, vais-me chamar .... Demagogo !?


                        Por outro lado se estiveres numa de liberdades, direitos e regalias adquiridos , chamas-me .... Propagandista !?


                        Porra estou baralhado - aqui, penso devia por um smiley -, ou será o inverso !!??


                        Espera, e se o texto pura e simplesmente fôr uma forma simples de chamar á atenção que tão perigosos são os que chamam os outros de "Demagogos" ... escudando-se na sua "Propaganda" !!??

                        Não sei, o que te diga ... continuo baralhado - aqui devia ser um novo smiley não !!??

                        E concluo - com um qualquer smiley á escolha, não !!??

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                          à luz destas ideias, parece que anda muita propaganda pelo fórum geral. ;)
                          E não só meu caro, e não só.

                          ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por André

                            Até às naúseas, tem lógica [}]

                            Tens razão, ás vezes essas nauseas dão em ... [)]

                            Usa-se e Abusa-se do [}] estemporâneo.

                            Comentário


                              #15
                              Propangada é uma Coisa, P&M é Outra.

                              Agora n posso, mas logo leio este topico com atenção

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

                                Propangada é uma Coisa, P&M é Outra.

                                Agora n posso, mas logo leio este topico com atenção

                                Hummm, podes ter razão mas as definições de uma e outra misturam-se.
                                Sendo assim e por arrasto o Marketing está metido ao barulho(digo eu )
                                Mas claro não estou por dentro do assunto, não sendo própriamente um expert na matéria.
                                ;)



                                citação:Publicidade

                                A Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente,Propaganda comercial.

                                Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em Comunicação Social.

                                Actualmente, Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc..., a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, internet e outros.

                                Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinónimo de propaganda ou para representar a actividade realizada por uma agência de propaganda.



                                citação:Tipos de Propaganda

                                A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade. A propaganda pode ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulagr crenças e idéias seja com religiosos, políticos ou ideológicos. Exemplos de propaganda são panfletos e programas (de rádio/TV) preparados para a audiência do inimigo durante as guerras e a maior parte das publicidades de campanhas políticas. A propaganda é também um dos métodos usados na guerra psicológica.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                  A Demagogia é perigosa mas não o será mais a PROPAGANDA !!??

                                  Sim se por um lado temos os perigosos demagogos, por outro temos os activos propagandistas, que de ... tanto se oporem, acreditam piamente na sua verdade.
                                  Não é por um lado temos uns e por outro temos outros.

                                  Propaganda é uma "tecnica".
                                  Pode ser usado por demagogos ou não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por J.R.

                                    Não é por um lado temos uns e por outro temos outros.

                                    Propaganda é uma "tecnica".
                                    Pode ser usado por demagogos ou não.

                                    Exactamente, mas com variações.

                                    Potencialmente podem existir alguns Demagogos

                                    Na prática podemos estar rodeados de Propagandistas


                                    Por isso pode tornar-se mais pernicioso estarmos perante Propagandistas ... da Fé da Verdade e do Saber, que na realidade podem ser embusteiros apoiados em falácias, que ditas permanentemente se tornam em lei e verdade.


                                    Porque

                                    citação:“As falácias não deixam de ser falácias só porque são moda.”
                                    Gilbert Keith Chesterton - Escritor Britânico

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exactamente, volto a dizer, a confirmação está a ocorrer por aqui in loco :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por André

                                        Exactamente, volto a dizer, a confirmação está a ocorrer por aqui in loco :D
                                        “Qualquer coisa estúpida demais para se dizer é dita.”
                                        Voltaire

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda não perecbi bem se este topico é Propaganda ou simples demagogia:D

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por pmct

                                            Ainda não perecbi bem se este topico é Propaganda ou simples demagogia:D

                                            Nem eu !!!???

                                            A julgar pela qualidade e conteudo de alguns posts colocados !!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A intenção deste tópico até pode ser boa... mas as fontes escolhidas nao o sao, especialmente qd se tenta equiparar propaganda a publicidade e marketing... é q nao tem nada a ver mesmo !

                                              A publicidade, uma das muitas técnicas de marketing, destina-se a comunicar, informar, influenciar... mas tem regras, é legislada e qq empresa q corra o risco de "propagandear" uma campanha pagará por isso mais tarde. Ou pelas autoridades competentes, ou pela insatisfação de consumidores.

                                              A propaganda é uma clara tentativa de manipulaçao de opiniao publica...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por hpventura

                                                A intenção deste tópico até pode ser boa... mas as fontes escolhidas nao o sao, especialmente qd se tenta equiparar propaganda a publicidade e marketing... é q nao tem nada a ver mesmo !

                                                A publicidade, uma das muitas técnicas de marketing, destina-se a comunicar, informar, influenciar... mas tem regras, é legislada e qq empresa q corra o risco de "propagandear" uma campanha pagará por isso mais tarde. Ou pelas autoridades competentes, ou pela insatisfação de consumidores.

                                                A propaganda é uma clara tentativa de manipulaçao de opiniao publica...
                                                Meu claro sobre esse ponto fui claro e limpido como a água


                                                citação:Excalibur
                                                AH Membro Gold

                                                Portugal


                                                8345 Posts

                                                Colocado - 26/07/2006 : 09:08:43


                                                citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

                                                Propangada é uma Coisa, P&M é Outra.

                                                Agora n posso, mas logo leio este topico com atenção




                                                Hummm, podes ter razão mas as definições de uma e outra misturam-se.
                                                Sendo assim e por arrasto o Marketing está metido ao barulho(digo eu )
                                                Mas claro não estou por dentro do assunto, não sendo própriamente um expert na matéria.


                                                citação:Publicidade

                                                A Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente,Propaganda comercial.

                                                Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em Comunicação Social.

                                                Actualmente, Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc..., a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, internet e outros.

                                                Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinónimo de propaganda ou para representar a actividade realizada por uma agência de propaganda.


                                                citação:Tipos de Propaganda

                                                A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade. A propaganda pode ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulagr crenças e idéias seja com religiosos, políticos ou ideológicos. Exemplos de propaganda são panfletos e programas (de rádio/TV) preparados para a audiência do inimigo durante as guerras e a maior parte das publicidades de campanhas políticas. A propaganda é também um dos métodos usados na guerra psicológica.



                                                Está mais acima como podes comprovar.

                                                E sim já o afirmei, não sou expert no assunto como o afirmei anteriormente, pelo que as citações que produzo até podem ser comprovadas genericamente na Wikipedia.

                                                O objectivo tal com disse, não se focaliza tanto na Publicidade ou Marketing, mas sim na Propaganda face á Demagogia.


                                                Publicidade ou Marketing como podes verificar acabarão por ser um assunto marginal, embora interligado a este tópico.

                                                ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora e tendo em conta a publicidade fica a definição da mesma perante a ligislação nacional em vigor.



                                                  Extraido o excerto de:

                                                  CÓDIGO DA PUBLICIDADE

                                                  Aprovado pelo Decreto-Lei N.º 330/90, de 23 de Outubro com alterações do Decreto-Lei n.º 74/93, de 10 de Março e Decreto-Lei n.º 6/95, de 17 de Janeiro de 1995

                                                  citação:Artigo 3.º

                                                  Conceito de publicidade



                                                  1 - Considera-se publicidade, para efeitos do presente diploma, qualquer forma de comunicação feita por entidades de natureza pública ou privada, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo directo ou indirecto de:

                                                  a) promover, com vista à sua comercialização ou alienação, quaisquer bens ou serviços;

                                                  b) Promover ideias, princípios iniciativas ou instituições.

                                                  2 - Considera-se também publicidade qualquer forma de comunicação da Administração Pública, não prevista no número anterior, que tenha por objectivo, directo ou indirecto promover o fornecimento de bens ou serviços.

                                                  3 - Para efeitos do presente diploma, não se considera publicidade a propaganda política.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E já que se falou em publicidade.


                                                    Pequena história da publicidade
                                                    citação:

                                                    Historicamente, a publicidade é filha da propaganda. Esta existia muito antes daquela, e encontramos as suas primeiras manifestações nas inscrições com que os reis da Assíria e da Caldeia comemoravam os seus fastos e vitórias no, frontão dos monumentos.

                                                    Desde a mais remota antiguidade, os poetas e músicos cantavam a glória dos seus Mecenas.

                                                    Todavia, os primeiros vestígios da publicidade comercial encontram se na antiguidade romana. Não longe do registo dos leitores sobre o Forum, expunham se tabuletas anunciando vendas ou espectáculos teatrais.

                                                    Por outro lado, é certo que em todo o mundo antigo os vendedores ambulantes pregoavam os géneros pelas ruas, assim corno os mercadores à porta das lojas os ofereciam à venda aos transeuntes.

                                                    Na Idade Média, a propaganda dos senhores poderosos faziam na os trovadores de castelo em castelo, tecendo louvores aos Robertos d'Artois e aos Carlos d'Anjou. Propaganda também o era, se o quiserem, a pregação de Pedro Eremita ou de S. Bernardo a favor da grande empresa das cruzadas.

                                                    Da propaganda provem os estandartes, pendões, escudos e brasões de armas. E dessas formas provem a tabuleta, que viria a desempenhar no futuro uma função importante na publicidade.

                                                    A Idade Média oferece particularmente exemplos da publicidade oral. Os pregoeiros públicos chegam a constituir uma Corporação, embora nos séculos XIII e XIV pareça que a sua função se limitava a "pregoar vinhos".

                                                    A tabuleta só floresce mais tarde. No século XVI e XVII procura atrair a atenção do público com artifícios de apresentação. Confia se a sua execução, por vezes, a verdadeiros artistas. Sacrifica se no entanto a legibilidade à beleza artística. A tabuleta dessa época dará origem nos tempos modernos ao escudo simbólico usado à porta por certos profissionais, como os gravadores e os oculistas, por exemplo, mas muito menos pitoresco.

                                                    O cartaz aparece no século XV. O primeiro de que há memória foi impresso em Paris, no ano de 1482, destinado ao cabido de Reims para anunciar o grande perdão de Nossa Senhora.

                                                    O invento da tipografia transforma por completo o aspecto da propaganda. Dai por diante, a difusão das ideias confia se mais ao livro que à palavra.

                                                    Cerca dos fins do século XVI aparecem as primeiras "folhas volantes" e "novas à mão".

                                                    Em 1751, o abade Aubert lança o jornal Les Petites Annonces, o qual publica ofertas de casas à venda ou para aluguer de cargos a preencher, etc.

                                                    Em 1772, apareceu em França um cartaz anunciando o novo modelo de um guarda chuva.

                                                    Nos jornais do Império já se fazia publicidade redigida, Mas foi a iniciativa de Baile Girardin que devia ser decisiva na história da publicidade.

                                                    Esse criador do "jornal, deve ser franco, conciso e simples". E acrescenta adiante: "A publicidade assim compreendida reduz se a dizer : em tal rua, número tantos, vende se tal coisa a tal preço". Girardin estava longe de prever os artifícios a que volvidos oitenta anos, se tinha de recorrer para tornar os, anúncios atraentes. Época na qual a publicidade não tinha, como hoje, de forçar a atenção de compradores expostos a milhentas solicitações.

                                                    Os anúncios de jornal tomaram logo um desenvolvimento crescente, concentrados em geral na última página. Contudo, o anúncio de grande formato era ainda raramente empregado e com grande ingenuidade.

                                                    Ao começo, o texto era o principal elemento mas pouco a pouco o desenho introduz se no anúncio para apresentar o produto ou, por vezes, também a fábrica. A figura humana (vulto feminino na secção de costura de um grande armazém) só mais tarde aparece.

                                                    Pode dizer se que entre 1845 e 1900 a técnica do anúncio não teve grande progresso.
                                                    Todavia o valor da publicidade na economia cresce muito depressa com o desenvolvimento industrial A máquina e os novos métodos de produção fabril dão grande impulso a publicidade, tal como hoje a conhecemos1 Desde 1880 as agências de publicidade tendem cada vez mais a tornar se verdadeiras empresas de produção e distribuição de anúncios.

                                                    Os meis correntes da publicidade dessa época eram as publicações ilustradas, os diários, os prospectos, a pintura mural, o cartaz e, logicamente a tabuleta. Mas a técnica era fraca. Não se preocupava com o estudo prévio do mercado, nem com a psicologia do consumidor, nem com as normas racionais da paginação e da tipografia. O cartazista, por exemplo, preocupava se exclusivamente com engendrar imagens que supunha agradariam ao público Mucha (1) e Chéret (2) representam a expressão mais elevada da publicidade de 1900 Não era propriamente ainda uma técnica, mas tinha a pretensão, no mais alto grau, de ser artística.
                                                    Méliés cria nos primeiros anos deste século o filme publicitário.

                                                    No começo também deste século, o nosso Pais notabilizou se pela realização de grandes campanhas de publicidade no estrangeiro sobre os Vinhos do Porto e, no mercado interno, a campanha de propaganda, durante o Governo da presidência de Vitorino Guimarães, do Empréstimo Nacional de 4 milhões de libras, editando se pela primeira vez em Portugal um milhão de prospectos ilustrados e realizando se reclamos em todos as teatros e cinemas do Pais com dísticos e filmes

                                                    Foi só depois da primeira Grande Guerra mundial que a publicidade começou a ser estudada e trabalhada metodicamente, auxiliada com vigor pelo desenvolvimento de novas indústrias; a luz de néon e fluorescente, o cinema e, sobretudo, a radiofonia. O aparecimento desta última, que se fez ouvir, enquanto os meios precedentes se dirigiam quase exclusivamente à vista, levou o anúncio ao próprio seio dos lares, o que foi de grande importância.

                                                    Em Portugal, foi o "modernismo", os artistas plásticos e os poetas quem primeiro chamaram a atenção dos industriais e comerciantes para o fenómeno publicitário em termos definitivos. António Soares, na realização de algumas embalagens de bom gosto...
                                                    Completo aqui
                                                    http://www.truca.pt/aprender_publicidade.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Porque me apetece, um UP para a PROPAGANDA.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por acaso reparei agora que já se tinha abordado o tema mas com contornos diferentes

                                                        http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=76084

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sobre um projecto que visa alertar para a propaganda.

                                                          Joseph Goebbels™ !! A verdade !? Não há verdade .

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                            Argumentum ad nauseam
                                                            Repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quanto o acesso a mídia é controlado pelo propagandista.


                                                            Bode Expiatório
                                                            Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda.



                                                            Estereotipificação ou Rotulagem
                                                            Essa técnica busca provocar a rejeição em uma audiência rotulando o objeto da campanha de propaganda como algo que o público-alvo teme, desgosta, tem aversão ou considera indesejável.
                                                            Já repararam como é exactamente o que acontece em toda a comunicação sobre "segurança rodoviária" em torno da velocidade?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X