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    o que fazer??

    a rectificar o oleo do motor,distrai-me e pus oleo a mais, o que fazer agora?

    #2
    desaperta o filtro e deixa sair óleo. Depois, limpa o motor.

    Comentário


      #3
      como é que limpo?

      Comentário


        #4
        desapertar o filtro?! [:0]

        pá, tiras o bujão fora, deixas verter e "voilá". convinha era meteres uma anilha nova.

        Comentário


          #5
          Se tiras o bujão o mais provável é deixares sair o óleo todo.[8]
          Para isso não vinhas aqui perguntar, certo?
          Para limpar, bem, eu tenho que limpar também o meu e acho que há uns produtos próprios mas se na hora limpares com um pano ou até com papel fica "relativamente" limpo.
          É o que acontece quando se muda o filtro. Como é que limpas quando o mudas?

          Comentário


            #6
            desaperta por baixo e deixa sair 1 bocado, tapa e vê o nível. Faz isso até ao nível pretendido!Cumps!

            Comentário


              #7
              Se tem oleo a mais abres bujao em baixo um bocadinho até sair um pouco de oleo...


              Um motor ter oleo a mais é pessimo pois o oleo vai criar fugas , vai haver mta pressao dentro do motor, e se a cambota toda no oleo faz o efeito tipo "claras em castelo" ou seja o oleo perde as propriedades lubrificantes.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Gamboa

                Se tiras o bujão o mais provável é deixares sair o óleo todo.[8]
                anh?! [:0]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por AF147

                  citação:Originalmente colocada por Gamboa

                  Se tiras o bujão o mais provável é deixares sair o óleo todo.[8]
                  anh?! [:0]
                  Não o tiras..só o desapertas;)

                  Comentário


                    #10
                    Já fizeram isso alguma vez? Acho que estão a falar sem experiência.
                    Eu tentei uma vez e enquanto não desapertarem o bujão completamente o óleo não sai. A não ser que tenham um 0w40, e mesmo assim não acredito que consigam.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Gamboa

                      Já fizeram isso alguma vez? Acho que estão a falar sem experiência.
                      Eu tentei uma vez e enquanto não desapertarem o bujão completamente o óleo não sai. A não ser que tenham um 0w40, e mesmo assim não acredito que consigam.
                      Claro k faço isso...alias sou SEMPRE eu que faço as revisoes aos meus carros.

                      vais desapertanto o bujao e começa logo a pingar e a sair oleo antes do bujão sair...


                      tb podes retirar o oleo e voltar o por o mesmo até tar na quantidade certa

                      Comentário


                        #12
                        Não duvido, mas poderá depender do bujão, do carro e do óleo. Eu, no meu caso não consegui.
                        Mesmo que desse, acho que é mais fácil desapertar o filtro.

                        Comentário


                          #13
                          Desapertas o bujão mas não o largas, vais desapertando mas mantendo a pressão no parafuso. No fim da rosca, inclinas um pouco o bujão para cima e deixas escapar um bocado de óleo para baixo (mais vale sair a mais do que a menos).

                          No fim apertas novamente até antes de moer a rosca. Está bom.

                          Tira a vareta, limpa-a com um papel e confirma o nível. Acerta até antes da marca de máximo (não é preciso ficar rés-vés com o traço de máximo, basta que fique bem acima do mínimo).


                          Outra opção: a da chupadela. Arranja um tubo de plástico fino (do ar comprimido, por exemplo) que caiba facilmente no tubo onde está a vareta. Enfia-o por aí abaixo, deixa aí 1 metro de tubo de fora e chupa (se tiveres força para isso) até antes de chegar à boca. Tapa essa ponta do tubo de plástico com o polegar, retira todo o tubo, guarda o excedente de óleo que retiraste e confirma o nível.

                          Se necessário, voltar a repetir as vezes que forem necessárias até que o nível baixe para o máximo (ou pouco antes).

                          Comentário


                            #14
                            epa mas a vareta está a indicar oleo ate dentro dos limites e depois não tem em volta da marca maxima e depois fica toda suja ate metade da vareta.
                            se a limpo e ponho papel indica mt menos oleo, incica n marca maxima e depois por ali acima é só nos extremidades da vareta.

                            que chave é k se usa para o bujao?

                            Comentário


                              #15
                              Levas a uma oficina. Simpaticamente pedes o favor para te aspirarem um pouco do oleo atraves da vareta. demoram 10 segundos e pode ser que nao pagues nada.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                epa mas a vareta está a indicar oleo ate dentro dos limites e depois não tem em volta da marca maxima e depois fica toda suja ate metade da vareta.
                                se a limpo e ponho papel indica mt menos oleo, incica n marca maxima e depois por ali acima é só nos extremidades da vareta.

                                que chave é k se usa para o bujao?
                                paaarou, parou parou!
                                explica lá isso melhor!

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma vez em casa tentei tirar gasolina de um carro para outro com esse metodo do tubo...

                                  Escusado será dizer que não saio gasolina nenhuma e eu até fiquei a bater mal por ter "fumado" gasolina!

                                  Comentário


                                    #18
                                    o carro pode andar assim?

                                    Comentário


                                      #19
                                      AF se for agora ao carro a varete está suja ate metade, se limpar e voltar a por fica mais ou menos no nivel com apenas umas manchas de oleo ate metade da vareta

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                        o carro pode andar assim?
                                        é assim, é normal que a vareta fique suja nas extremidades, por ela acima. quando puxas a vareta, ela arrasta óleo com ela, que suja a paredes do "tubo" onde ela está enfiada. logo é normal que depois a pores e tirares a vareta ela fique suja.
                                        tens de ver mesmo é onde está a marca de óleo propriamente dita.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                          o carro pode andar assim?
                                          Andar pode... mas o que entendes por oleo a mais?

                                          tens 2 niveis na vareta: o minimo e o maximo se o oleo está mto acima do maximo pode ser complicado se ele sobe com a pressão.

                                          Mas isso não custa nada é so alargares o bjao e o oleo em excesso sai... nem tou a ver a dificuldade disso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                            AF se for agora ao carro a varete está suja ate metade, se limpar e voltar a por fica mais ou menos no nivel com apenas umas manchas de oleo ate metade da vareta
                                            mas isso é normal. se eu for agora ao meu, a vareta também está "toda" suja de óleo. para ver realmente a marca, tenho de a limpar, enfiar-la e só depois é que vejo o nivel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              logico que a vareta tem tar limpa para se ver o nivel do oleo olololo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso está bom, não mexas no bujão.

                                                Vê novamente o nível daqui a umas duas horas (se não precisares do carro entretanto), para deixar escorrer os restinhos que estarão no tubo da vareta.

                                                O óleo molha a vareta em toda a sua largura, portanto se há zonas da vareta que estão limpas isso significa que aí não há nível de óleo mas apenas resíduos (que podem enganar numa verificação mais rápida ou desatenta).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sugestão: passas numa bomba de gasolina e compras uma "bomba de transfega"
                                                  É uma coisita em plastico com um tubo que metes pela tampa do oleo e depois começas a bombear.
                                                  Aquilo suga-te pouquinho de cada vez mas sempre e melhor do que te *****es todo no bujao...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                                    Não duvido, mas poderá depender do bujão, do carro e do óleo. Eu, no meu caso não consegui.
                                                    Mesmo que desse, acho que é mais fácil desapertar o filtro.
                                                    o oleo que se tira do motor não se deve po-lo lá de novo, nem que seja a entrar por cima e a sair por baixo, nunca se deve fazer isso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O oleo ajita-s dentro do motor enquando este está em funcionamento, é logico que suje a vareta, faz isto:

                                                      com o motor frio tira a vareta e limpa com um papel. depois volta a por a vareta e aguarda uns segundos para o oleo se estender, depois tira, aí é que ves o nivel correcto do oleo! n é a tirar e a ver logo!! e esses "traços" de oleo nas bordas da vareta é normal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        se não for muito cªgª nisso.

                                                        Comentário

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