Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Dúvidas] GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Dúvidas] GPL

    Boa noite malta.

    Bem, estou aqui num impasse. E preciso da vossa ajuda.

    Eu tenho um Seat Ibiza 6k de 1995 a gasolina, como muitos de vós sabem, e o carro está completamente novo. Há pouco tempo atrás levou uma pintura em alguns pontos críticos e um polimento no geral, e está mesmo muito bom. Tem 90.000km, mais coisa menos coisa.

    Eu e o meu pai estávamos a pensar vendê-lo para comprar um comercial para mim. Muito provavelmente um Citroen Saxo 1.5D ou um Peugeot 206 1.4 HDi. Sim, são melhores do que o meu Ibiza, mas o Ibiza é meu, e só por isso vale muito. Dado o estado do carro e o facto de tanto eu como o meu pai ter-mos um grande afecto por ele, foi posta na mesa a opção de colocar GPL. Já para não falar que sabemos a história dele de trás para a frente, e sabemos que nunca teve um problema mecânico que fosse e sempre foi bem estimado.

    Então digam-me: como funciona? Quais são os cuidados a ter? Vale a pena? É seguro? É preciso ir a alguma inspecção diferente ou quem instala é que trata disso? Consome menos ou consome o mesmo mas por menos de metade do preço (visto que o GPL é milhões de euros mais barato)?

    Mandem as vossas opiniões para cá, porque eu tenho mesmo muita pena de me desfazer do meu carro... Mas também não tenho orçamento para dar de beber a um menino que bebe 10 litros aos 100 quando é conduzido com calminha.

    Um muito obrigado a quem me ajudar.

    #2
    Claro que vale a pena, com o aumento de preços nem vale a pena pensares muito, desde que faças a instalação num sítio de confiança(instalador credenciado). Compreendo perfeitamente não te quereres desfazer do carro e acho que fazes bem se lhe conheces as "manhas" todas. Para alem de que irias gastar dinheiro noutro carro quando por menos dinheiro pagas a instalação no teu.

    90.000km é pouco e se o motor estiver em bom estado não deves ter problemas. O mais importante é saberes onde vais instalar. Eles lá fazem-te os testes de compressão, ignição e do sistema eléctrico. Indicam-te também qual é o sistema aconselhado a instalar.

    É seguro, tens montes de informação de como são feitos os depósitos e existem também imensos vídeos em testes extremos ao sistema. De resto, o instalador leva-te o carro a uma inspecção do tipo B, e trata-te da papelada. As revisões podes fazer no instalador e a primeira é feita entre 1000 a 1500 km's após a instalação. O carro passa a consumir um pouquinho mais. Não fazia ideia que o Ibiza era tão guloso

    Quanto ao funcionamento. O carro inicia a gasolina e passado pouco tempo passa automaticamente para GPL, quando se acaba o GPL ele volta a trabalhar a gasolina.

    O meu foi convertido recentemente e não perdeu força nem nada disso. E tem o dobro dos Km's.

    Tens ai um tópico de GPL, http://forum.autohoje.com/diario-de-...-lei-muda.html

    Espero ter ajudado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por combrain Ver Post
      Claro que vale a pena, com o aumento de preços nem vale a pena pensares muito, desde que faças a instalação num sítio de confiança(instalador credenciado). Compreendo perfeitamente não te quereres desfazer do carro e acho que fazes bem se lhe conheces as "manhas" todas. Para alem de que irias gastar dinheiro noutro carro quando por menos dinheiro pagas a instalação no teu.

      90.000km é pouco e se o motor estiver em bom estado não deves ter problemas. O mais importante é saberes onde vais instalar. Eles lá fazem-te os testes de compressão, ignição e do sistema eléctrico. Indicam-te também qual é o sistema aconselhado a instalar.

      É seguro, tens montes de informação de como são feitos os depósitos e existem também imensos vídeos em testes extremos ao sistema. De resto, o instalador leva-te o carro a uma inspecção do tipo B, e trata-te da papelada. As revisões podes fazer no instalador e a primeira é feita entre 1000 a 1500 km's após a instalação. O carro passa a consumir um pouquinho mais. Não fazia ideia que o Ibiza era tão guloso

      Quanto ao funcionamento. O carro inicia a gasolina e passado pouco tempo passa automaticamente para GPL, quando se acaba o GPL ele volta a trabalhar a gasolina.

      O meu foi convertido recentemente e não perdeu força nem nada disso. E tem o dobro dos Km's.

      Tens ai um tópico de GPL, http://forum.autohoje.com/diario-de-...-lei-muda.html

      Espero ter ajudado.
      Espero que não levem a mal, mas aproveito o tópico para colocar também uma das minhas dúvidas e que tem a ver com o que dizes: "As revisões podes fazer no instalador".

      Após a conversão, tenho de passar a fazer todas as revisões no instalador?

      Comentário


        #4
        Não, só tens de ir ao instalador fazer a revisão ao kit GPL para manter a garantia do mesmo.
        A revisão do veiculo fazes onde quiseres...

        Comentário


          #5
          Tá tudo dito.

          Em relação à revisão, a unica revisão GPL programada é a mudança do filtro de 15 em 15.000kms ou 20 em 20 dependendo da marca do kit.

          Se gostas do carro, nunca te deu chatisses e não te queres desfazer dele, a minha pergunta é: ainda estás aqui ou já meteste o carro no instalador?

          Comentário


            #6
            Pena é não ter GPL na Ilha da Madeira!!!

            Isto só funciona nos carros a Gasolina?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por extyleer Ver Post
              Pena é não ter GPL na Ilha da Madeira!!!

              Isto só funciona nos carros a Gasolina?
              Penso haver alguns kits para carros a gasóleo, mas são bastante caros e vocacionados para os pesados de mercadorias. Mas posso estar enganado.

              Comentário


                #8
                Sim há pra diesel, a diferença é que alem do kit ser mais caro, o carro tem que trabalhar com ambos os combustiveis ao mesmo tempo o que torna o retorno do investimento mais demorado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                  Boa noite malta.

                  Bem, estou aqui num impasse. E preciso da vossa ajuda.

                  Eu tenho um Seat Ibiza 6k de 1995 a gasolina, como muitos de vós sabem, e o carro está completamente novo. Há pouco tempo atrás levou uma pintura em alguns pontos críticos e um polimento no geral, e está mesmo muito bom. Tem 90.000km, mais coisa menos coisa.

                  Eu e o meu pai estávamos a pensar vendê-lo para comprar um comercial para mim. Muito provavelmente um Citroen Saxo 1.5D ou um Peugeot 206 1.4 HDi. Sim, são melhores do que o meu Ibiza, mas o Ibiza é meu, e só por isso vale muito. Dado o estado do carro e o facto de tanto eu como o meu pai ter-mos um grande afecto por ele, foi posta na mesa a opção de colocar GPL. Já para não falar que sabemos a história dele de trás para a frente, e sabemos que nunca teve um problema mecânico que fosse e sempre foi bem estimado.

                  Então digam-me: como funciona? Quais são os cuidados a ter? Vale a pena? É seguro? É preciso ir a alguma inspecção diferente ou quem instala é que trata disso? Consome menos ou consome o mesmo mas por menos de metade do preço (visto que o GPL é milhões de euros mais barato)?

                  Mandem as vossas opiniões para cá, porque eu tenho mesmo muita pena de me desfazer do meu carro... Mas também não tenho orçamento para dar de beber a um menino que bebe 10 litros aos 100 quando é conduzido com calminha.

                  Um muito obrigado a quem me ajudar.
                  10L/100Kms? Isso tem aí qq coisa avariada..
                  GPL é a solução..

                  Comentário


                    #10
                    Avariado duvido, visto que sempre fez estas médias, mesmo quando era novo e tinha acabado de sair do stand. As primeiras revisões sempre foram feitas na SEAT e nunca foi encontrada nenhuma anomalia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MGuedes Ver Post
                      Penso haver alguns kits para carros a gasóleo, mas são bastante caros e vocacionados para os pesados de mercadorias. Mas posso estar enganado.

                      Também existe para ligeiros.

                      Inclusive no tópico dos taxis, já foi colocado a imagem de um Dacia a Diesel + GPL.

                      Mas sim, é ainda mais dispendioso do que a instalação num carro a gasolina.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                        Avariado duvido, visto que sempre fez estas médias, mesmo quando era novo e tinha acabado de sair do stand. As primeiras revisões sempre foram feitas na SEAT e nunca foi encontrada nenhuma anomalia.
                        Que percursos fazes? Moras na Madeira.....?

                        Comentário


                          #13
                          Sabes como é isto na Madeira... muitas subidas e descidas e alguma Via-Rápida.
                          Só para terem noção, uns pneus que ai no Continente façam 50000 aqui faz 20000 quilómetros se forem bons.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Que percursos fazes? Moras na Madeira.....?
                            Não moro na Madeira. Percursos? Muita cidade e estradas rurais. De auto-estrada faço muito pouco, talvez uns 100km por mês, se tanto.

                            Comentário


                              #15
                              Então parece que o GPL no meu carro é para ir para a frente.

                              Recomendem-me instaladores que conheçam na zona de Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Pombal, Tentúgal, ... por aí.

                              Tendo em conta que o meu carro leva um kit de injecção monoponto, que preços posso esperar que incluam o kit, a inspecção B, os documentos e o depósito de GPL cheio? Falo nestes parâmetros porque pelo que tenho lido é o serviço normal oferecido pelos instaladores.

                              Prezo também um bom serviço pós-venda. Entre dar mais 100€ e ter um bom serviço pós-venda ou poupar 100€ e ter um serviço pós-venda ranhoso, prefiro a primeira opção.

                              Obrigado mais uma vez pela ajuda pessoal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                Então parece que o GPL no meu carro é para ir para a frente.

                                Recomendem-me instaladores que conheçam na zona de Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Pombal, Tentúgal, ... por aí.

                                Tendo em conta que o meu carro leva um kit de injecção monoponto, que preços posso esperar que incluam o kit, a inspecção B, os documentos e o depósito de GPL cheio? Falo nestes parâmetros porque pelo que tenho lido é o serviço normal oferecido pelos instaladores.

                                Prezo também um bom serviço pós-venda. Entre dar mais 100€ e ter um bom serviço pós-venda ou poupar 100€ e ter um serviço pós-venda ranhoso, prefiro a primeira opção.

                                Obrigado mais uma vez pela ajuda pessoal.

                                Conta com valores a rondar os 1500€.

                                Quanto a instaladores, dá uma vista de olhos no fórum do autogás.

                                Aqui fica o endereço: Comunidade Autogas.PT • Índice

                                Tens aí várias casas recomendadas, em vários locais do país.

                                Mas certamente que também haverá por aqui, pessoal que possa dar indicações.

                                Comentário


                                  #17
                                  É injecção monoponto nto, por norma os 1500€ são para quem instala um kit de injecção sequencial multiponto. Já andei nesse fórum e tenho lá um tópico também. Já enviei e-mail a pedir orçamento para o Pedro Marto em Leira, GPL Centro em Coimbra e USSE GPL em Leiria também.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                    É injecção monoponto nto, por norma os 1500€ são para quem instala um kit de injecção sequencial multiponto. Já andei nesse fórum e tenho lá um tópico também. Já enviei e-mail a pedir orçamento para o Pedro Marto em Leira, GPL Centro em Coimbra e USSE GPL em Leiria também.
                                    Sim, eu reparei que indicaste que é monoponto, mas ao escrever, passou-me ao lado.

                                    Mas atendendo que já ouvi falar em sistemas aspirados a rondar os 1000€ (carros a carburador), então acredito que o teu possa ficar num valor intermédio.

                                    Qualquer coisa como uns 1250€... digo eu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A minha linha de pensamento também é por aí, por acaso. :lol:

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em injecção monoponto ou se instala um kit aspirado com centralina (~1200€) ou então poder-se-á instalar um kit de injecção sequencial em full group (~1600€). Se o o objectivo é o conjunto economia/custo a curto prazo é melhor instalar o aspirado com centralina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Liga para varios instaladores e tira as tuas duvidas, depois metes os que não te deram confiança de parte e procura referencias na internet dos que estás indeciso. Se fosses mais daqui de baixo aconselhava-te 2 ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas,
                                            Não querendo fazer publicidade, de entre esse locais também apostava no Pedro Marto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom dia

                                              A transformação do seu veículo para gpl tem um custo de 1.000,00€.
                                              Este preço inclui kit c/ afinação automática programada, Inspecção B, depósito cheio e garantia.
                                              O depósito a aplicar pode ser um depósito de roda c/ capacidade de 47L ou depósito cilíndrico c/ capacidade de 60L.
                                              Se tiver mais alguma dúvida é favor contactar-nos.
                                              N/Cumprimentos
                                              Alda
                                              Pedro Marto
                                              Desta feita recebi e-mail do Pedro Marto (PMAutogás).

                                              A seguir a receber este e-mail, enviei outro a perguntar se o preço incluía IVA e qual a marca do kit. A resposta foi esta:

                                              Bom dia outra vez
                                              Sim o preço inclui IVA a 23%.
                                              A marca do Kit é LOVATO.
                                              N/Cumprimentos
                                              Alda
                                              Pedro Marto
                                              Estou a achar um pouco barato, mas sei que este instalador é de confiança pelo que tenho lido em muitos fóruns.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por esse preço, é um kit aspirado com centralina.

                                                É um pouco mais sujeito a desafinações, mas tinha um kit desses no meu anterior Clio e andava satisfeito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Entretanto recebi e-mail da GPL Centro, que é perto de minha casa quando comparado com todos os outros instaladores. 1100€ já com IVA.

                                                  Enviei e-mail de volta a perguntar qual a capacidade do depósito, se o preço já tinha a inspecção incluída, etc etc.

                                                  Provavelmente irei instalar lá, porque se for precisa alguma afinação ou assistência é mais perto e gasto menos dinheiro e tempo em deslocações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fui hoje à GPL Centro e está marcado. O depósito será de 46L e já fico com um pouco do fundo da mala levantado. Mas isso não é problema. A culpa é do pneu suplente que é muito pequeno. Não dava para meter maior visto que eles têm que respeitar certas normas. Não importa, as bombas até nem são muito longe de casa.

                                                    O kit é monoponto, da marca LOVATO. Tudo, fica por 1100€. Já com os documentos tratados e com a inspecção B feita.

                                                    A má notícia é que só vai ser instalado no dia 18 de Junho. Não havia vagas mais cedo, a menos que haja alguma desistência e nesse caso eu posso ser atendido mais cedo. Vamos esperar que sim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Fazes muito bem em optar pelo GPL.

                                                      Em relação ao instalador, pelo que ouço falar é dos melhores da zona. Ainda há pouco tempo um amigo instalou lá um kit BRC num Polo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É pena que não temos muitos mais instaladores nesta zona. Sempre dava para ter mais alternativas.

                                                        No entanto, os preços parecem quase tabelados porque anda tudo por volta do mesmo valor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na mala ficas como o meu, tambem levantou um pouco a mala, mas isso foi opção minha, preferi um deposito maior (59 litros totais) Esses 46 sao totais ou uteis?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Penso que seja o tamanho total.

                                                            Tendo em conta os 20% que têm que ficar vazios de cada vez que se enche o depósito fico com ~37L úteis.

                                                            Segundo as minhas contas e já as estou a fazer adicionando 2L à média a gasolina, um depósito dá-me para cerca de 450km.

                                                            Poderia de facto ser melhor, mas já não me parece nada mau.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X