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Turbo e Start/Stop

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    Turbo e Start/Stop

    Boas

    Um colega meu acabou de comprar um Focus dos novos, e fez-me uma questão que me parece pertinente.


    Dizem as regras de boa utilização, que após uma viagem com um diesel turbinado, deve-se aguardar uns 30 segundos antes de desligar o carro, para que o turbo não perca lubrificação, e não potencie possiveis avarias no futuro.

    Agora este meu colega, que sempre fez isto com o seu carro anterior, questiona-se se isto é valido no novo carro que tem o Start/stop activo.


    Na prática chega ao destino, deseja esperar 30segs, no entanto o carro activa o start/stop, desligando o motor... esperar 30 segs desta maneira faz alguma coisa?


    O carro com o start/stop activo, não está propriamente desligado, mas antes dormente. No entanto nesse estado dormente a lubrificação do turbo continua ligada? é que se não, então ao chegar ao destino, de nada serve esperar os 30segs, porque o carro com o start/stop poderá parar a lubirifcação do turbo... tornando ineficaz/inutil esperar os 30segs


    Alguem sabe alguma coisa sobre isto?



    Abraços

    #2
    Eu desligo o S/S depois de um tirada em AE. A lubrificação é cortada pois o motor desliga mesmo.

    Acredito que esse factor tenha sido equacionado, mas eu não arrisco. Além disso, não morro de amores pelos S/S, para mim deveria se poder desligar permanentemente caso o dono queira.

    Comentário


      #3
      Efectivamente o princípio do S/S contradiz o conceito de lubrificação 'cuidada' a ter com o turbo.
      O facto é que o motor pára e a bomba de óleo também. Há um relai que comanda uma pequena bomba electrica de água (não a bomba de água do motor) que mantêm a circulação de refrigerante derante 2-3 segundos (ouve-se um zumbido quando se desliga o carro). Julgo não ser suficiente...
      O S/S tem sempre um botão que permite ser desligável.
      Com o passar do tempo (e dos kms) verificar-se-á se o S/S é ou não uma causa de turbos gripados.

      Tenho um carro com S/S que anda sempre ON. É certo que não tem turbo - Tem compressor Roots.
      No entanto, eu quando páro após AE, p.ex. paragem na portagem, não tiro o pé da embraiagem para ele não se desligar com o S/S...

      Comentário


        #4
        Essa teoria de deixar o carro a trabalhar uns segundos depois de uma longa viagem está escrita onde? Existe base cientifica para se andar sempre a dizer isto?

        A tecnologia ao nível dos turbos e a sua lubrificação não evolui nos ultimos 10 anos pergunto eu!? É indica-se sempre o mesmo procedimento apesar dos anos passarem, procedimento esse que nunca tive...até hoje nenhum turbo dos meus carros foi á vida, possivelmente tive sorte.

        Comentário


          #5
          O próprio Start & Stop só por si já me faz confusão, quanto mais em carros com turbo. Em teoria, é uma coisa muito bonita, mas na pratica ponho em causa a eficácia do mesmo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
            Essa teoria de deixar o carro a trabalhar uns segundos depois de uma longa viagem está escrita onde? Existe base cientifica para se andar sempre a dizer isto?

            A tecnologia ao nível dos turbos e a sua lubrificação não evolui nos ultimos 10 anos pergunto eu!? É indica-se sempre o mesmo procedimento apesar dos anos passarem, procedimento esse que nunca tive...até hoje nenhum turbo dos meus carros foi á vida, possivelmente tive sorte.
            Acho que no livro de instruções do meu carro está lá isso..
            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
            O próprio Start & Stop só por si já me faz confusão, quanto mais em carros com turbo. Em teoria, é uma coisa muito bonita, mas na pratica ponho em causa a eficácia do mesmo.
            Diria que a longo prazo pode sair caro..

            Comentário


              #7
              O S/S da FIAT apenas actua quando estão reunidos uma serie de factores, entre os quais a pausa do turbo.

              Nos outros não sei.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                Acho que no livro de instruções do meu carro está lá isso..

                Sim em todos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Essa teoria de deixar o carro a trabalhar uns segundos depois de uma longa viagem está escrita onde? Existe base cientifica para se andar sempre a dizer isto?

                  A tecnologia ao nível dos turbos e a sua lubrificação não evolui nos ultimos 10 anos pergunto eu!? É indica-se sempre o mesmo procedimento apesar dos anos passarem, procedimento esse que nunca tive...até hoje nenhum turbo dos meus carros foi á vida, possivelmente tive sorte.
                  Desligas o motor e a lubrificação do eixo do turbo pára. O turbo continua a rodar em 'seco'...
                  Aguardas alguns segundos ao relanti e a pressão do óleo baixa para ~0,8bar e o eixo do turbo pára (porque o turbo só roda acima de 1500rpm por ex.) e garante a boa lubrificação das peças do turbo.
                  A fiabilidade sai a ganhar...

                  Comentário


                    #10
                    No manual do meu Focus MK1 TDdi e no manual da minha Mazda 5 tem lá essa informação.

                    Comentário


                      #11
                      Aqui ficam dois tópicos, que falam sobre a temática do Turbo vs Start/Stop

                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...-start-go.html

                      http://forum.autohoje.com/boxes/6966...tart-stop.html

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                        Desligas o motor e a lubrificação do eixo do turbo pára. O turbo continua a rodar em 'seco'...
                        Aguardas alguns segundos ao relanti e a pressão do óleo baixa para ~0,8bar e o eixo do turbo pára (porque o turbo só roda acima de 1500rpm por ex.) e garante a boa lubrificação das peças do turbo.
                        A fiabilidade sai a ganhar...
                        o turbo nunca pára de rodar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          o turbo nunca pára de rodar.
                          A turbina pára ao fim de alguns instantes, porque ao ralenti os gases de escape não têm inércia para accionar o turbo.

                          Comentário


                            #14
                            O SS não é activo se não tiver condições para isso. Nas novas Octavias aparece "Start Stop Indisponível" - e nem precisa de ser uma estirada em AE.

                            Basta vir a rolar em estrada aberta

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso é uma boa questão.

                              Eu não tenho S/S na Superb, mas caso tivesse desligava o sistema SS depois de uma viagem qualquer onde fosse exigido o turbo. Tenho este hábito desde 2003, altura em que comprei o Meg. dci.

                              Por norma, deixo o carro a trabalhar "em seco" mais de 1min. É o tempo de entrar na garagem e descarregar a mala.

                              E as boas práticas também referem não puxar por um carro turbinado a frio. Seja ele a diesel ou a gasolina.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso e falando do VW o start-stop tem alturas que não actua, especialmente se tiver o AC ligado, em que só se o habitáculo tiver mesmo fresquinho e o AC só vier a controlar a tem é que ele se desliga, mas numa MB Vito das novas, aquilo desligava-se sempre, já que mesmo com o AC ligado, o SS actuava desligando o AC por ele. Não me agradou esta parte, nem sei se os MB são todos assim.

                                Comentário


                                  #17
                                  O turbo está sempre a rodar... tenho que falar com alguem trabalhe com turbos. Essa historia de se desligar logo e o turbo fica a trabalhar em seco não pega. Se fosse assim em qualqeur percurso tinha que se ter esse procedimento, 5 km 10 km... etc...

                                  Esta tecnologia de lubrificação dos turbos será que não evolui nos ultimos 15 anos? Acho estranho.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                    O S/S da FIAT apenas actua quando estão reunidos uma serie de factores, entre os quais a pausa do turbo.

                                    Nos outros não sei.

                                    No meu não faz! Eu ando em AE todos os dias e se chegar ao trabalho e tiver o S/S ligado ele desliga! AGORA, pode ser como ando nas calmas (100/120) e abrando o ritmo antes de parar, que o S/S esteja activo por não ser necessario "descansar" o Turbo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na minha Doblo o S/S de manha não pára.

                                      Vou meter o miudo ao ATL e como são apenas 600 mts, ele diz indisponivel, se a ventoinha estiver a trabalhar diz o mesmo, o A/C a trabalhar com grande amplitude termica ( quente no carro e frio na rua ) não desliga, se fizer a IC19 toda a 150 quando entro na saida e parar no semaforo do cacem ele não desliga.

                                      São várias as situações.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu Mito também faz isso e sempre me fez confusão esta questão do turbo. O que faço é tirar o cinto de segurança depois de parar o carro e o S/S já não actua.

                                        Comentário

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