Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É preciso um perfil especifico para eng informática?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É preciso um perfil especifico para eng informática?

    Eu trabalho numa área que pouco tem a ver com computadores. Mas ando interessado em ingressar num curso superior na área de informática.
    Andei a ver alguns,como informática e gestão de empresas, engenharia de redes e comunicações e musltimédia e claro engenharia informática.

    Todos em pós laboral claro.

    E ando interessado no de eng informática, mas andei a ler uns artigos estrangeiros e não só, e dá-me ideia que é uma área para pessoas com um determinado perfil, com muita afinidade com computadores, do género começar a trabalhar com computadores aos 12/13 anos, e eu só tive um pc hà relativamente pouco tempo, sei mexer com algumas coisas basicas.

    Aquilo exige realmente um espirito nerd, ou será uma pessoa que não tenha um passado de grandes façanhas com computadores poderá safar-se nesta área?

    #2
    respondendo à pergunta sim é preciso um perfil especifico, mas não é preciso ser um nerd e ter começado a mexer com computadores aos 12/13 anos.

    quer se goste quer não se goste todos os cursos de eng. informática tem um forte peso de Programação. Afinal só depois de sabermos "falar" com os computadores é que podemos passar a outras áreas e diz-me a experiência que quem não gosta de matemática dificilmente terá uma capacidade de abstracção suficientemente desenvolvida para apreender a programar à Primeira. Não é por acaso que as cadeiras de Programação nas faculdades rivalizam com as cadeiras de matemática no que diz respeito às taxas de reprovação.

    o tal perfil que acho necessário é o gosto pela área das ciências exactas e não propriamente o ser um "nerd"

    Comentário


      #3
      Pelo que vejo, e do pouco que me aventuro na área, é preciso muito amor à camisola e uma paciência de santo para muitas vezes não atirar o computador pela janela fora quando ele se passa por causa de uma estupidez qualquer.

      Para mim não dava, e eu sou um homem das ciências exactas.

      Atenção que muita gente tem uma ideia errada do que é informática. Há muitas coisas que as pessoas associam a informática que na verdade são do domínio da electrónica ou telecomunicações.

      Não é preciso ter computador desde os 12 mas recomenda-se algum à vontade com a coisa para trabalhar com fluidez e não ficar parado por problemas não relacionados com o assunto em mãos (obviamente alguém que sabe programar mas não sabe fazer rapidamente uma pesquisa online sobre uma função qualquer ou alterar certos parâmetros do sistema operativo vai perder imenso tempo com estas coisas quando eventualmente precisar delas).
      Editado pela última vez por SRLA; 11 April 2012, 16:02.

      Comentário


        #4
        Convenhamos que no curso, mas mais especificamente enquanto profissional da àrea, tens que ter bastantes conhecimentos que nunca na vida receberás no curso de engenharia informática.

        Nomeadamente conhecimentos ditos básicos para os apelidados "nerds", que te ajudarão a desenrascar em situações de apertos.


        Respondendo em concreto à questão, qualquer pessoa tem a capacidade de tirar um curso de eng informatica, no entanto não havendo "bagagem" na àrea da informática, será bem mais dificil.

        No entanto a maior preocupação nem sequer é mexer em computadores desde os 12, é a vertente enorme de matemáticas, fisicas, e electrónicas, que é dos maiores factores de desistencia deste curso.


        No meu curso, no primeiro ano não tinhas praticamente contacto nenhum com computadores, porque eram matemáticas, fisicas e electronicas a pontapé, e lembro-me que do meu ano, ficamos apenas 9! Tudo o resto fugiu a 7 pés.


        Com força de vontade, tudo se faz, e com tempo e dedicação, certamente irás conseguir. O teu maior adversário és tu próprio, e o esforço será nunca desistires quando se tornar dificil.


        Abraço


        P.S.: Sofre-se bastante, e é um curso muito exigente, mas quem verdadeiramente tem paixão pela àrea, acaba por fazer o que gosta.
        Editado pela última vez por WM; 11 April 2012, 15:58.

        Comentário


          #5
          Se não gostares de programação, esquece.
          Muita gente pensa que vai para engenharia informática mexer com hardware e coisas do género, mas quem não gosta ou quem não tem jeito para programação não se safa.. é um curso bastante exigente.

          Comentário


            #6
            Não é preciso ser Nerd... Mas bons conhecimentos de Matemática são úteis. Claro que se fores para lá aprender e nem souberes utilizar o rato (estou a exagerar.. óbvio) vais ficar afilto... Vais apanhar muita programação, convém ter um bom raciocínio para resolução dos problemas lógicos e de resto... estás por tua conta

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Se não gostares de programação, esquece.
              Muita gente pensa que vai para engenharia informática mexer com hardware e coisas do género, mas quem não gosta ou quem não tem jeito para programação não se safa.. é um curso bastante exigente.
              Isto.

              Muitos vão para lá porque até acham "giro" mexer o computador, e se calhar até já deram uns "jeitos" no portátil do vizinho... mas depois não apanham o que esperavam.

              O meu conselho é: vê bem as cadeiras do(s) curso(s) que te interessam e pesquisar um pouco sobre eles... Se te parecerem interessantes, não precisas nada de ser assim:

              Comentário


                #8
                Não é preciso ser nerd... eu trabalho em informática e acho que só tive dois colegas que eram nerds, o resto é malta absolutamente normal que teve que aceitar o avanço das novas tecnologias e aprender alguma coisa. A chave é mesmo aprender.

                Comentário


                  #9
                  Precisas de de ser muito bom a Matemática e gostar de programação.

                  Comentário


                    #10
                    o gostar de programação é 90%.

                    e quando digo 'gostar', não é 'ter que fazer' para 'passar às cadeiras'.


                    é ter mesmo gosto, do género experimentar umas rotinazitas quando não se tem que fazer, só pela mera curiosidade de ver o que aquilo vai dar, ou se podia ser feito de determinada maneira.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X