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RPM Maximas em Diesel

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    RPM Maximas em Diesel

    já algum tempo que tenho esta duvida, o porque de todos os carros a gasoleo, terem limite perto das 4500RPM, qual a razão mecanica para isto?

    Que material é que estabelece essa limitação?


    #2
    o gasoleo?

    Comentário


      #3
      Posso estar a dizer uma grande asneira mas julgo que essa limitação está relacionado com o tempo que o gasóleo demora a arder completamente. Será isso?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Afcivic

        o gasoleo?
        OK, mas porque?

        Comentário


          #5
          Pois, como o gasoleo entra em combustão por pressão, faz com que não consiga rodar mais depressa???

          Comentário


            #6
            Como disse o jbranco, está relacionado com o tempo que o gasoleo leva a "explodir".

            ;)

            Comentário


              #7
              Não, a própria combustão.

              O ciclo diesel é completamente diferente do ciclo otto (dos motores a gasolina).

              A diferença é que um motor só interessa explorar perto do regime em que a eficiência é máxima e no caso dos motores diesel isso acontece a baixa rotação. Não interessa nada aumentar a rotação pq ele simplesmente não chega lá, uma vez que começa a perder rendimento.

              Comentário


                #8
                Ahem.. se não me engano, os motores, sejam diesel ou otto, têm a sua eficiência máxima perto do vermelho (do ponto de vista termodinâmico).

                Comentário


                  #9
                  A grande diferença entre a gasolina e o gasóleo, depois de arderem, é a
                  velocidade a que os gases (queimados) se expandem na câmara de combustão.
                  Assim sendo, temos a gasolina, cujos gases se expandem de forma muito
                  rápida e que, por isso, permitem maior rotação do motor. É também nos
                  regimes altos (entre as 3.500/4.000 e as 6.000/7.000) que estes motores
                  têm o seu melhor desempenho.
                  Por outro lado, temos o gasóleo, que entra em combustão com "força" (o
                  que produz de imediato o famoso binário) mas cujos gases têm uma propagação
                  bem mais lenta pela câmara de combustão, impedindo assim que o motor
                  possa realizar muitas RPM's.

                  Comentário


                    #10
                    Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                      Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
                      O 1.6 HDi de 110cv sei, de fonte segura, que as faz :D

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                        Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
                        Yep... Potência máxima às 5.000 rpm... E a entrada no red-line é à mesma rotação, mais coisa menos coisa...

                        Comentário


                          #13
                          ja tive um video de um tdi que fazia 6000 rpm e a pot max andava pelas 5000

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                            Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
                            O meu também faz 5.000 rpm, só que é melhor sairem de trás...

                            :D;)

                            Comentário


                              #15
                              A minha Navara faz 5.000.

                              Comentário


                                #16
                                O audi que ganhou Le mans... duvido que fosse apenas 4500rpm :D

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por herpez

                                  O audi que ganhou Le mans... duvido que fosse apenas 4500rpm :D
                                  Dizem eles:
                                  "...650 cavalos a 5500 rpm..."

                                  Comentário


                                    #18
                                    O 1.7 ISUZU tem a potência máxima às 4,400 RPMs...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os motores antigos fazem mais de 4500 rpm...O meu tem o redline ás 5250 rpm.
                                      Mas para lá ir há depois uma grande poluição do ar...:D:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já ouvi falar de um Astra 1.7 TD que fez 5500 rpm em 2ª!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                          Já ouvi falar de um Astra 1.7 TD que fez 5500 rpm em 2ª!!!
                                          Psst..calminha..toda a gente sabe que isso é impossível.

                                          Comentário


                                            #22
                                            [quote]citação:Originalmente colocada por ciber007

                                            Originalmente colocada por Lino Marques

                                            Já ouvi falar de um Astra 1.7 TD que fez 5500 rpm em 2ª!!!
                                            Psst..calminha..toda a gente sabe que isso é impossível.

                                            http://img.photobucket.com/albums/v621/ciber007/em2.jpg[/img]


                                            Impossível não é, mas que já se vai a cag@r todo também é inegável

                                            Comentário


                                              #23
                                              o meu 2.0 HDi corta pouco depois das 5000

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Impossível não é, mas que já se vai a cag@r todo também é inegável
                                                :D:D:D:D[}][}][}][}]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Basicamente é o sistema todo k n tem grande facilidade em fazer mta rpm.
                                                  Sei k ate cerca de 7000rpm é possivel atravez doutras cames e sistema de injecçao proprio... dps disso n ha "tempo" para o ciclo se completar a tempo ou ate para gerar potencia.
                                                  Reparem k se o tempo é curto tb n se vai conseguir injectar mto gasoleo logo de nd serve... pq se voces kiserem qq diesel faz 7000rpm ao desengatado.

                                                  O 535d puxa sem qq problema ate as 5000rpm...

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E além disso, quanto maior for o motor (mais cilindrada), mais devagar tem de rodar para manter os esforços de inércia dentro de valores aceitáveis. P.ex., um êmbolo de um 2000 diesel pesa mais que o êmbolo de um 2000 gasolina e isso traduz-se em maiores esforços que aumentam com o quadrado da velocidade.

                                                    cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os diesel têm maior dificuldade em alcançar maiores rpm porque os seus componentes sao mais pesados (exemplo: conjunto biela+segmentos+biela: 0,9 kg (uno 1.4) e 1.4 (uno 1.7 d) sem cavilhas pq nao pesei).
                                                      Ao longo dos tempos os diesel tem vindo a evoluir e a aumentar o regime de trabalho, os primeiros mercedes acabavam nas 3000 e tal, os turbo diesel ja perto das 4500, 5000rpm e os common rail ja passam disso (materiais mais leves e melhores técnicas de construção).
                                                      Porque é q um diesel consegue manter melhor a velocidade na autoestrada? Porque a inércia dos componentes internos "dura" mais que a inércia dos componentes mais leves de um gasolina equivalente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Rotações são para os desportivos.
                                                        Desportivos - Gasolina

                                                        Diesel - Binário em baixas rotações: Camiões,
                                                        petroleiros, autocarros, carrinhas,
                                                        veículos de mercadorias,
                                                        combóios, tratores agrícolas, etc

                                                        basicamente é isto ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Assim sim, o forum no seu melhor...

                                                          Já entendi o porque. e aprendi bastante,

                                                          Obrigado a todos.

                                                          Comentário


                                                            #30


                                                            ;)

                                                            Comentário

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