Hoje (com chuva) aconteceu-me uma questão que relatarei no final, junto com a questão que
pretendo colocar.
Há uns anos tinha um 156 1.6 TS com pneus FIRESTONE (FIREHAWK 700). Como o carro
foi comprado novo, e "morreu" num acidente aos 60.000Km, imagino que os amortecedores
estivessem em condições. Lembro-me que neste carro, mesmo à chuva, a aderência era fora
de série. Ou seja, mesmo em piso molhado o carro agarrava-se à estrada quase como se fosse
em piso seco.
Agora tenho um 156 2.5 V6 com pneus BRIDGESTONE (POTENZA RE050A), mas já está com
quase 120.000Km, e os amortecedores já estão em más condições (olhei para a máquina
durante a IPO). Curiosamente, até há poucos milhares de quilómetros atrás (20.000Km, talvez)
andava com uns GOODYEAR (EAGLE F1, se não estou em erro eram uns GS-D3).
Todos estes pneus eram 205/55R16 91W.
Com os GOODYEAR no 156 2.5 V6 não me recordo de ter sentido quaisquer problemas de
aderência em piso molhado. Mas com os BRIDGESTONE já senti várias vezes que a aderência
não é das melhores.
Hoje, na A5, ia a pouco mais de 120Km/h em 6ª atrás de um SMART, à espera que ele se
desviasse para eu passar. Quando ele se desviou, na subida para as portagens de Carcavelos
(sentido Lisboa - Cascais), meti uma 5ª e as rodas patinaram na aceleração. Quanto meti 6ª
voltou a perder aderência.
Isto não é nada normal.
O problema é que fiquei na dúvida:
- pneus?
- amortecedores?
Será que em 20.000Km os amortecedores se degradaram assim tanto para fazer tanta diferença
entre uns BRIDGESTONE e uns GOODYEAR? Ou é mesmo diferença nos pneus?
É que, os pneus não me costumam durar assim tanto tempo. Ou seja, estão quase como
novos já com cerca de 20.000Km. Normalmente com 20.000Km já estão gastos no interior
(camber negativo).
Estes BRIDGESTONE terão borracha mais dura que os GOODYEAR e FIRESTONE que
indiquei? E por isso nota-se uma grande diferença em piso molhado.
Ou será uma 3ª hipótese:
- colocaram-me o camber nulo quando alinharam a direcção?
Como não estou à espera de respostas de videntes, astrólogos e bruxos (não conseguem
ver daí nem o camber nem os amortecedores), espero que quem já tenha tido experiência
com estes pneus responda a relatar essa mesma experiência.
FIREHAWK 700 e EAGLE F1 GS-D3 são mais macios que POTENZA RE050A?
Têm mais aderência em piso molhado?
EDIT:
Obviamente que, se quiserem, também podem especular sobre os amortecedores e/ou
camber. Pode muito bem não ter nada a ver com os pneus.
pretendo colocar.
Há uns anos tinha um 156 1.6 TS com pneus FIRESTONE (FIREHAWK 700). Como o carro
foi comprado novo, e "morreu" num acidente aos 60.000Km, imagino que os amortecedores
estivessem em condições. Lembro-me que neste carro, mesmo à chuva, a aderência era fora
de série. Ou seja, mesmo em piso molhado o carro agarrava-se à estrada quase como se fosse
em piso seco.
Agora tenho um 156 2.5 V6 com pneus BRIDGESTONE (POTENZA RE050A), mas já está com
quase 120.000Km, e os amortecedores já estão em más condições (olhei para a máquina
durante a IPO). Curiosamente, até há poucos milhares de quilómetros atrás (20.000Km, talvez)
andava com uns GOODYEAR (EAGLE F1, se não estou em erro eram uns GS-D3).
Todos estes pneus eram 205/55R16 91W.
Com os GOODYEAR no 156 2.5 V6 não me recordo de ter sentido quaisquer problemas de
aderência em piso molhado. Mas com os BRIDGESTONE já senti várias vezes que a aderência
não é das melhores.
Hoje, na A5, ia a pouco mais de 120Km/h em 6ª atrás de um SMART, à espera que ele se
desviasse para eu passar. Quando ele se desviou, na subida para as portagens de Carcavelos
(sentido Lisboa - Cascais), meti uma 5ª e as rodas patinaram na aceleração. Quanto meti 6ª
voltou a perder aderência.
Isto não é nada normal.
O problema é que fiquei na dúvida:
- pneus?
- amortecedores?
Será que em 20.000Km os amortecedores se degradaram assim tanto para fazer tanta diferença
entre uns BRIDGESTONE e uns GOODYEAR? Ou é mesmo diferença nos pneus?
É que, os pneus não me costumam durar assim tanto tempo. Ou seja, estão quase como
novos já com cerca de 20.000Km. Normalmente com 20.000Km já estão gastos no interior
(camber negativo).
Estes BRIDGESTONE terão borracha mais dura que os GOODYEAR e FIRESTONE que
indiquei? E por isso nota-se uma grande diferença em piso molhado.
Ou será uma 3ª hipótese:
- colocaram-me o camber nulo quando alinharam a direcção?
Como não estou à espera de respostas de videntes, astrólogos e bruxos (não conseguem
ver daí nem o camber nem os amortecedores), espero que quem já tenha tido experiência
com estes pneus responda a relatar essa mesma experiência.
FIREHAWK 700 e EAGLE F1 GS-D3 são mais macios que POTENZA RE050A?
Têm mais aderência em piso molhado?
EDIT:
Obviamente que, se quiserem, também podem especular sobre os amortecedores e/ou
camber. Pode muito bem não ter nada a ver com os pneus.
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