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Pneus ou amortecedores? FIRESTONE, GOODYEAR e BRIDGESTONE

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    Pneus ou amortecedores? FIRESTONE, GOODYEAR e BRIDGESTONE

    Hoje (com chuva) aconteceu-me uma questão que relatarei no final, junto com a questão que
    pretendo colocar.

    Há uns anos tinha um 156 1.6 TS com pneus FIRESTONE (FIREHAWK 700). Como o carro
    foi comprado novo, e "morreu" num acidente aos 60.000Km, imagino que os amortecedores
    estivessem em condições. Lembro-me que neste carro, mesmo à chuva, a aderência era fora
    de série. Ou seja, mesmo em piso molhado o carro agarrava-se à estrada quase como se fosse
    em piso seco.

    Agora tenho um 156 2.5 V6 com pneus BRIDGESTONE (POTENZA RE050A), mas já está com
    quase 120.000Km, e os amortecedores já estão em más condições (olhei para a máquina
    durante a IPO). Curiosamente, até há poucos milhares de quilómetros atrás (20.000Km, talvez)
    andava com uns GOODYEAR (EAGLE F1, se não estou em erro eram uns GS-D3).

    Todos estes pneus eram 205/55R16 91W.

    Com os GOODYEAR no 156 2.5 V6 não me recordo de ter sentido quaisquer problemas de
    aderência em piso molhado. Mas com os BRIDGESTONE já senti várias vezes que a aderência
    não é das melhores.

    Hoje, na A5, ia a pouco mais de 120Km/h em 6ª atrás de um SMART, à espera que ele se
    desviasse para eu passar. Quando ele se desviou, na subida para as portagens de Carcavelos
    (sentido Lisboa - Cascais), meti uma 5ª e as rodas patinaram na aceleração. Quanto meti 6ª
    voltou a perder aderência.

    Isto não é nada normal.

    O problema é que fiquei na dúvida:
    - pneus?
    - amortecedores?

    Será que em 20.000Km os amortecedores se degradaram assim tanto para fazer tanta diferença
    entre uns BRIDGESTONE e uns GOODYEAR? Ou é mesmo diferença nos pneus?

    É que, os pneus não me costumam durar assim tanto tempo. Ou seja, estão quase como
    novos já com cerca de 20.000Km. Normalmente com 20.000Km já estão gastos no interior
    (camber negativo).

    Estes BRIDGESTONE terão borracha mais dura que os GOODYEAR e FIRESTONE que
    indiquei? E por isso nota-se uma grande diferença em piso molhado.

    Ou será uma 3ª hipótese:
    - colocaram-me o camber nulo quando alinharam a direcção?

    Como não estou à espera de respostas de videntes, astrólogos e bruxos (não conseguem
    ver daí nem o camber nem os amortecedores), espero que quem já tenha tido experiência
    com estes pneus responda a relatar essa mesma experiência.

    FIREHAWK 700 e EAGLE F1 GS-D3 são mais macios que POTENZA RE050A?
    Têm mais aderência em piso molhado?

    EDIT:
    Obviamente que, se quiserem, também podem especular sobre os amortecedores e/ou
    camber. Pode muito bem não ter nada a ver com os pneus.
    Editado pela última vez por Nuno156; 27 April 2012, 00:50.

    #2
    i might be talking out of my ass here, but here goes...

    ele em piso seco tem a mesma tendencia?
    e em curva?
    qual é a data de validade dos pneus e ha quanto tempo os tens?

    podes ter uma combinaçao de duas coisas.
    1 os pneus que tens agora sao pneus de verao que nao sao feitos para baixas temperaturas e nao gostam assim tanto de agua.
    se forem "antigos" pior ainda.
    ao mesmo tempo tens um carro com mais binario e mais peso na frente

    2 se os amortecedores estiverem nas lonas, é mais dificil ao carro controlar o peso da frente, e ao mesmo tempo por potencia no chao.
    estás numa subida, e o peso desloca-se para a traseira. ao mesmo tempo,aceleras e a frente levanta. os amortecedores nao a conseguem puxar para baixo ficas com a frente mais leve por uns instantes.ao mesmo a tracçao que consegues obter é menor do que a esperada porque está a chover e os pneus podem nao ser os melhores,e tens um motor com mais binario.

    verifica os amortecedores e tem mais cuidado á chuva com esses pneus

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
      i might be talking out of my ass here, but here goes...

      ele em piso seco tem a mesma tendencia?
      e em curva?
      qual é a data de validade dos pneus e ha quanto tempo os tens?

      podes ter uma combinaçao de duas coisas.
      1 os pneus que tens agora sao pneus de verao que nao sao feitos para baixas temperaturas e nao gostam assim tanto de agua.
      se forem "antigos" pior ainda.
      ao mesmo tempo tens um carro com mais binario e mais peso na frente

      2 se os amortecedores estiverem nas lonas, é mais dificil ao carro controlar o peso da frente, e ao mesmo tempo por potencia no chao.
      estás numa subida, e o peso desloca-se para a traseira. ao mesmo tempo,aceleras e a frente levanta. os amortecedores nao a conseguem puxar para baixo ficas com a frente mais leve por uns instantes.ao mesmo a tracçao que consegues obter é menor do que a esperada porque está a chover e os pneus podem nao ser os melhores,e tens um motor com mais binario.

      verifica os amortecedores e tem mais cuidado á chuva com esses pneus
      Eu não me recordo quando os coloquei.
      Não deve ter sido há mais de 3 anos, nem há mais de 40.000Km.
      Ele com cerca de 60.000Km levou os GOODYEAR. Imagino que os GOODYEAR tenham sido
      trocados pelos BRIDGESTONE por volta dos 80.000Km a 100.000Km (máximo irreal), porque
      não me recordo de alguma vez ter andado com pneus muito mais do que 20.000Km a 30.000Km.
      O carro ainda não tem 120.000Km.

      A data de validade só indo ver, e a esta hora da noite não estou com muita vontade...
      Mas duvido que esteja remotamente perto disso.

      Quanto ao ponto 1:
      Eu sempre ouvi falar destes pneus RE050A como sendo de "alto desempenho" / "inverno", ou
      seja algo equivalentes aos FH700 e F1 GS-D3. Mas admito que possa estar enganado. E se
      estiver, de certeza que não volto a comprar destes. Quanto ao mais binário e peso... talvez
      seja justificação para os FH700, mas não para os F1 GS-D3 que estavam neste mesmo carro
      antes dos RE050A.

      Ponto 2:
      Não é pelo motor com mais binário... já conheço muito bem o carro, não é propriamente como
      se o tivesse comprado ontem, há anos que ando com ele todos os dias. Até porque não me
      recordo de ele ter feito o que quer que seja deste tipo com os F1. Portanto, sobra efectivamente
      pneus, amortecedores ou camber, até porque em curva em piso molhado também não noto o
      mesmo tipo de aderência que tinha anteriormente. Em seco não noto grande diferença.

      Os amortecedores já eu sei que estão maus. Estou é na dúvida se os amortecedores podem
      causar uma diferença tão notória na aderência. Eu tive um CITROËN ZX que fez 240.000Km
      sem nunca trocar de amortecedores, e não me recordo de haver uma diferença notória no
      comportamento do carro (mesmo com pneus velhos, leia-se ressequidos).

      Eu estou a ver é que estes pneus estão a durar tempo demais (quase novos com 20.000Km
      ou mais), o que pode significar borracha mais dura que os F1 e FH700. Se assim for, explica-
      -se porque são uma porcaria tão grande à chuva.

      Comentário


        #4
        é dos pneus, porque para aderência em molhado, os pneus precisam de ser o mais macios o possível, basta ver no desporto motorizado que quando para de chover e se não foram trocar por slicks, os pneus começam a sobre aquecer e a desintegrar-se
        se os teus têm durado tempo "demais" é porque a borracha é muito dura e não tem ardência em molhado, para alem que o piso já deve ser pouco...
        se queres aderência em molhado, vai para michelin primacy hp
        no caso dos firestone, costumam ter borracha mais macia que alguns dos concorrentes...
        mas mete um primacy hp que vais ver que são uma maravilha em molhado...

        Comentário


          #5
          Se sentes o carro a patinar quando vais em marcha de certeza que são pneus de má qualidade. Curiosamente isso só me acontece com pneus de marca branca.

          Já gastei 2 jogos desses Bridgestone em 225/45/r17 e além do excelente desempenho, fazendo a muda de eixos consigo chegar aos 40 mil kms. Quando estão a chegar ao fim de vida não parecem ter grande desempenho.

          Aproveita e qualquer dia experimenta os Pirelli P0.

          Tenho uns Firestone na medida 195 num Megas e sem abusar parecem ser interessantes.

          Comentário


            #6
            Os pneus do meu, apesar de rascas, também não me desapontavam em chuva, fizesse a carga que fizesse. Agora com pouco mais de 20 mil kms feitos, basta fazer uma rotunda mais alegre e perco o carro.

            Mas o piso está mais do que bom, parecem novos até. E em seco estão bons.. Onde noto mais é naquelas juntas de dilatação metálicas, que antes passava por lá e nada sentia, agora faz um arremesso esquisito.. E os amortecedores são novos à frente e atrás, bem como os braços de direcção.

            Passei a andar mais devagar e confio que seja dos pneus e não do resto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
              Se sentes o carro a patinar quando vais em marcha de certeza que são pneus de má qualidade. Curiosamente isso só me acontece com pneus de marca branca.

              Já gastei 2 jogos desses Bridgestone em 225/45/r17 e além do excelente desempenho, fazendo a muda de eixos consigo chegar aos 40 mil kms. Quando estão a chegar ao fim de vida não parecem ter grande desempenho.

              Aproveita e qualquer dia experimenta os Pirelli P0.

              Tenho uns Firestone na medida 195 num Megas e sem abusar parecem ser interessantes.
              Só em piso molhado é que patinam.
              Em piso seco noto que não tenho a mesma aderência que tinha, mas não é uma diferença
              tão abismal como em piso molhado.

              Assim que estes estiverem nas lonas vou ver se experimento esses PIRELLI P0.

              No GTV também tenho medida 225/45R17 97Y, mas são GOODYEAR F1 (2x GS-D2 e 2x
              GS-D3). Esses agarram bem, mas não gosto do ruído de rolamento que fazem.

              Os FIRESTONE FIREHAWK 700 até ver pareceram-me os melhores até hoje, pois tinham
              boa aderência em seco e molhado, e sem ruído de rolamento.

              Provavelmente vou trocar de amortecedores antes de trocar de pneus.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Os pneus do meu, apesar de rascas, também não me desapontavam em chuva, fizesse a carga que fizesse. Agora com pouco mais de 20 mil kms feitos, basta fazer uma rotunda mais alegre e perco o carro.

                Mas o piso está mais do que bom, parecem novos até. E em seco estão bons.. Onde noto mais é naquelas juntas de dilatação metálicas, que antes passava por lá e nada sentia, agora faz um arremesso esquisito.. E os amortecedores são novos à frente e atrás, bem como os braços de direcção.

                Passei a andar mais devagar e confio que seja dos pneus e não do resto.
                Agora lembraste-me de uma 4ª hipótese...
                Vou ver a pressão dos pneus.

                Comentário


                  #9
                  Kit unhas, não? Ah bem me parecia !! Brincadeirinha, Nuno.

                  Isso muito provavelmente será dos pneus, não devem ser tão eficazes quanto isso...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                    Kit unhas, não? Ah bem me parecia !! Brincadeirinha, Nuno.

                    Isso muito provavelmente será dos pneus, não devem ser tão eficazes quanto isso...
                    O problema é que não tenho assim tanta certeza disso...
                    Ou seja, a ideia que eu tinha é que os BRIDGESTONE POTENZA RE050A estariam ao mesmo
                    nível de uns GOODYEAR EAGLE F1 GS-D3. Como sei que tenho os amortecedores em más
                    condições (vi na IPO), queria ver se mais alguém notou alguma falta de aderência com estes
                    pneus, antes de lhes atirar culpas que podem muito bem ser dos amortecedores.

                    Acho que primeiro vou ver a pressão, depois o camber.
                    Se chegar a isso, daqui a uns meses troco os amortecedores, e logo fico a ver se é dos pneus
                    ou não no próximo Inverno.

                    Comentário


                      #11
                      Viva Nuno.

                      Como a explicação mais simples é normalmente a correcta, dir-te-ia que muito provavelmente esses pneus não são uns Re050A fidedignos ou, por outras palavras, poderás ter sido vítima de contrafacção.

                      Passo a explicar.

                      Os FH700 eram conhecidos por serem maus ou péssimos em molhado e, ainda assim, estavam aprovados por ti para essas condições.
                      Os Re050A estão, globalmente, cotados entre os melhores pneus da gama, podendo, repito, podendo no entanto não serem referenciais no molhado. Todavia não deviam mostrar esse comportamento de pneu Ling-long.
                      A duração desses pneus está a ser superior ao expectável, dada a gama dos mesmos, excluindo para já factores como o estilo de condução e o carro em si.

                      Tendo em conta estas premissas só vejo a contrafacção como explicação plausível, sendo que a mesma chegou a ser relatada para os antigos GSD3 F1 made in China.

                      Nunca uns pneus como esses iriam patinar em 5ª ou em 6ª.

                      Comentário


                        #12
                        A menos que estejas a circular num piso muito irregular e/ou degradado, a contribuição dos amortecedores não é significativa.
                        Se isso te aconteceu num bom piso asfaltado e a direito, esquece os amortecedores: é do pneu de certeza.
                        Não parece descabida a teoria da contrafacção, uma vez que notas que os pneus não aderem e... não se gastam!

                        Comentário


                          #13
                          As minhas teorias:
                          - pressão a mais
                          - pneus fora de validade - vai confirmar a data de fabrico deles
                          - apanhaste alcatrão polido
                          - amortecedores gastos
                          - carregaste no botão RACE?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                            Viva Nuno.

                            Como a explicação mais simples é normalmente a correcta, dir-te-ia que muito provavelmente esses pneus não são uns Re050A fidedignos ou, por outras palavras, poderás ter sido vítima de contrafacção.

                            Passo a explicar.

                            Os FH700 eram conhecidos por serem maus ou péssimos em molhado e, ainda assim, estavam aprovados por ti para essas condições.
                            Os Re050A estão, globalmente, cotados entre os melhores pneus da gama, podendo, repito, podendo no entanto não serem referenciais no molhado. Todavia não deviam mostrar esse comportamento de pneu Ling-long.
                            A duração desses pneus está a ser superior ao expectável, dada a gama dos mesmos, excluindo para já factores como o estilo de condução e o carro em si.

                            Tendo em conta estas premissas só vejo a contrafacção como explicação plausível, sendo que a mesma chegou a ser relatada para os antigos GSD3 F1 made in China.

                            Nunca uns pneus como esses iriam patinar em 5ª ou em 6ª.
                            Pois... existe realmente também essa explicação.

                            Dos GY EAGLE F1 GS-D3 tenho precisamente uns desses no 147 1.6 TS. Nota-se
                            bem que são imitação (a borracha não é uniforme, apresenta "manchas" e
                            densidades diferentes). Foram montados (e comprados) na XXXXXXX em Cascais.
                            Já na altura tinha dito que nunca mais lá voltava (levantaram o carro metal contra
                            metal, não colocaram os blocos de borracha entre o carro e o elevador), e depois
                            de ver os pneus "defeituosos" que montaram ainda mais razões tenho para nunca
                            mais lá colocar os pés.

                            Mas estes BRIDGESTONE POTENZA RE050A foram montados na YYYYYYYY em
                            Lisboa, e há muito que lá coloco pneus e nunca tive razões de queixa. Para além
                            disso, não me parecem ser imitações, mas pode ser uma possibilidade.

                            Vou ter de ver as inscrições nos pneus para tirar isso a limpo.

                            Realmente há algo aqui que não me está a inspirar confiança. Os amortecedores
                            sem dúvida que necessitam de ser substituídos, mas acho que não explicam tudo.

                            (Empresas XXXXXXX e YYYYYYY propositadamente colocadas sem divulgar o nome,
                            tanto para evitar difamação como publicidade)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              A menos que estejas a circular num piso muito irregular e/ou degradado, a contribuição dos amortecedores não é significativa.
                              Se isso te aconteceu num bom piso asfaltado e a direito, esquece os amortecedores: é do pneu de certeza.
                              Não parece descabida a teoria da contrafacção, uma vez que notas que os pneus não aderem e... não se gastam!
                              Hoje estava novamente piso molhado, e na subida para Monsanto em 3ª a puxar
                              não patinaram. Portanto, admito que as condições da subida para Carcavelos
                              (Lisboa-Cascais) fossem um pouco mais complicadas a nível de aderência (talvez
                              mais água e piso com menos aderência, mas como era de noite não foi possível
                              observar bem a quantidade de água).
                              Mas de qualquer modo, em curvas (ou rotundas) com piso molhado nota-se que
                              a aderência fica muito abaixo do que eu tinha com uns FIRESTONE FIREHAWK 700.
                              O que não é nada agradável, porque nota-se que o limite de aderência aparece
                              muito mais cedo do que deveria.
                              Começo a ficar mais inclinado para a teoria da contrafacção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                As minhas teorias:
                                - pressão a mais
                                - pneus fora de validade - vai confirmar a data de fabrico deles
                                - apanhaste alcatrão polido
                                - amortecedores gastos
                                - carregaste no botão RACE?
                                Eu ando sempre em modo RACE...


                                Por isso é que consigo notar facilmente estas pequenas e subtis diferenças.


                                A validade dos pneus não me parece que seja. Já tive vários pneus nessas
                                situações, e até em seco nota-se bem. Para além de a olho nu ser possível ver
                                a borracha a gretar.

                                Vou ver se tiro uma foto aos dados da lateral do pneu para averiguar tudo isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                  é dos pneus, porque para aderência em molhado, os pneus precisam de ser o mais macios o possível, basta ver no desporto motorizado que quando para de chover e se não foram trocar por slicks, os pneus começam a sobre aquecer e a desintegrar-se
                                  se os teus têm durado tempo "demais" é porque a borracha é muito dura e não tem ardência em molhado, para alem que o piso já deve ser pouco...
                                  se queres aderência em molhado, vai para michelin primacy hp
                                  no caso dos firestone, costumam ter borracha mais macia que alguns dos concorrentes...
                                  mas mete um primacy hp que vais ver que são uma maravilha em molhado...
                                  Ups... parece que deixei passar este post...
                                  As minhas desculpas.

                                  Sim, eu sei isso de terem de ser macios, e por isso sempre procurei usar pneus
                                  macios mesmo sabendo que os gasto em 20.000Km. E por isso referi que acho
                                  estranho que estes pneus estejam a durar tanto. Mas vou procurar pela factura,
                                  para saber exactamente quando os comprei e quantos Kms têm.

                                  Quanto a MICHELIN... já usei há muito tempo, e não gostei mesmo nada. Não que
                                  tivessem má aderência (até acho que agarravam bem), mas chiavam por qualquer
                                  coisa, e perdiam bocados de borracha. Ou seja, para o meu tipo de condução
                                  muito agressiva para os pneus, os MICHELIN eram uma má opção. Mas admito que
                                  após estes anos já possam estar diferentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A drenagem do pneu não tem só a haver com o tipo de borracha mas também com o desenho, por experiência os Bridgestone não costumam ser duros, mas já reparei que não são grande coisa em molhado!
                                    Mais duros e mais escorregadios são os Continental, esses Sim maus, ando em processo de substituição de todos os Continental para Michelin, estes ultimos desgastam rapidamente devido à borracha macia mas garantem um boa aderência em seco e molhado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso é virus ... instala Linux ... A alfa desde que meteu Windows nos carros nao foi a mesma


                                      Patinar em 6ª a mim parece-me demasiado estranho ... mesmo que tivesses os pneus completamente lisos , se ias a 120 entao ... mesmo com o motor desses nao vejo como seria possivel ...

                                      A mim parece-me que apanhaste oleo com força na estrada.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        A mim parece-me que apanhaste oleo com força na estrada.
                                        Boa ideia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Eu ando sempre em modo RACE...


                                          Por isso é que consigo notar facilmente estas pequenas e subtis diferenças.

                                          Isto e amortecedores com quase 120.000km... Verifica a pressão dos pneus e troca os amortecedores. Duvido muito que seja dos pneus. Os RE050A são um pneu suficientemente bom para não assumirem esse comportamento.
                                          Recomendo que tenhas muito cuidado com onde alinhas o carro. Podem andar a mexer onde não devem e há carros que exigem mais cuidado. Por exemplo, o meu, é raro o sítio onde a centragem do volante fica bem feita (e isto é uma coisa relativamente simples).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para além do piso estar molhado, poderás ter apanhado óleo, gasóleo ou qualquer outro produto que causasse essa falta de aderência.

                                            É só mais uma teoria...

                                            EDIT: Ups já tinham sugerido esta hipótese. Peço desculpa SPV.
                                            Editado pela última vez por Agent; 27 April 2012, 15:00.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                              Para além do piso estar molhado, poderás ter apanhado óleo, gasóleo ou qualquer outro produto que causasse essa falta de aderência.

                                              É só mais uma teoria...
                                              Até porque um carro destes em 6ª a 120 , mesmo com os pneus carecas penso que nao teria binario/potencia disponível suficiente para patinar as rodas com facilidade. Ainda por cima um v6 atmosférico.


                                              Se ele tivesse engatado uma 4ª já nao me admirava

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode ser dos amortecedores, pressão dos pneus e estes também já podem começar também a ficar ressequidos dado que já têm 3 anos. Mas este ano também não é a primeira vez que chove e só agora é que notaste isso? É um bocado para o estranho... e a hipótese do óleo é um bocado rebuscada dado que tinha que haver logo óleo em 2 sítios distintos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na minha opinião só pode ser uma de duas coisas: ou apanhaste algo na estrada que fez perder a tracção, tipo óleo ou gasóleo, ou então o problema é dos pneus, que não se portam bem em piso molhado.Mas os RE050A até nem têm má reputação, acho estranho ...

                                                  Quanto aos amortecedores, esquece. Se fosse isso tinhas a obrigação de sentir isso bem, sobretudo no comportamento em curva.
                                                  A quilometragem não é assim tanta, e possivelmente não os usaste de forma a estarem já nas últimas. O meu está a chegar aos 150.000kms com os amortecedores de origem, quase todos os fins de semana faz viagens de 300kms bem carregadinho de pessoas e tralha, e ainda se portam à altura.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                    Na minha opinião só pode ser uma de duas coisas: ou apanhaste algo na estrada que fez perder a tracção, tipo óleo ou gasóleo, ou então o problema é dos pneus, que não se portam bem em piso molhado.Mas os RE050A até nem têm má reputação, acho estranho ...

                                                    Quanto aos amortecedores, esquece. Se fosse isso tinhas a obrigação de sentir isso bem, sobretudo no comportamento em curva.
                                                    A quilometragem não é assim tanta, e possivelmente não os usaste de forma a estarem já nas últimas. O meu está a chegar aos 150.000kms com os amortecedores de origem, quase todos os fins de semana faz viagens de 300kms bem carregadinho de pessoas e tralha, e ainda se portam à altura.
                                                    Cada carro tem um comportamento diferente, no entanto eu mudei os amortecedores do meu já com 160kk e em curva não notava nada por aí além. Era mais nas travagens e na forma como o carro passava por ex numa estrada mais irregular. E fazia tudo com o carro e este não tinha nenhum comportamento perigoso (também não conduzia de forma a que tal acontecesse e tinha plena consciência que os amortecedores estavam nas últimas).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Hoje estava novamente piso molhado, e na subida para Monsanto em 3ª a puxar
                                                      não patinaram. Portanto, admito que as condições da subida para Carcavelos
                                                      (Lisboa-Cascais) fossem um pouco mais complicadas a nível de aderência (talvez
                                                      mais água e piso com menos aderência, mas como era de noite não foi possível
                                                      observar bem a quantidade de água).
                                                      Mas de qualquer modo, em curvas (ou rotundas) com piso molhado nota-se que
                                                      a aderência fica muito abaixo do que eu tinha com uns FIRESTONE FIREHAWK 700.
                                                      O que não é nada agradável, porque nota-se que o limite de aderência aparece
                                                      muito mais cedo do que deveria.
                                                      Começo a ficar mais inclinado para a teoria da contrafacção.
                                                      Eu acho mesmo que o problema não está nos pneus ou nos amortecedores. É mesmo da estrada...por alguma razão, em chuva, ali já vi vários despistes - e a curva é pequena - mas na saída quando a subida (que também é pouco inclinada) inicia para as portagens é uma zona de acidentes com chuva.

                                                      Ontem passei aí à noite (depois do cafézinho da A5), chovia bem, mas não notei nada de mais. Mas também não ia a puxar.

                                                      Atenção às zonas das juntas metálicas - muitos não se lembram mas aquilo é uma ponte...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há umas semanas levei o carro finalmente à oficina.

                                                        Ficou lá 1 mês.
                                                        3.700€

                                                        Correia da distribuição
                                                        Amortecedores
                                                        Discos dos travões
                                                        Pastilhas de travões
                                                        Tubagem dos travões
                                                        Braços da suspensão
                                                        Revisão dos 120.000
                                                        E mais uma série de coisas como meter todas as
                                                        lâmpadas novas, foles da direcção que já estavam
                                                        rotos, espelho retrovisor meio solto (devem ter
                                                        dado uma pancada no espelho), etc.

                                                        Noto uma diferença substancial na aderência, quer
                                                        em piso seco quer em molhado.

                                                        Portanto, não era pneus.


                                                        Obrigado a todos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          3.700€?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim.
                                                            Só a correia devem ser uns 1.000€.
                                                            Têm de desmontar quase tudo para lá chegar, até o
                                                            compressor do A/C tem de sair fora.

                                                            Ah! E obviamente, foi na oficina da marca, que é a
                                                            minha prática comum.

                                                            Comentário

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