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Duvida , carros em geral

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    Duvida , carros em geral

    Caros amigos virtuais , juntei-me a este fórum á pouco porque tenho um gosto por carros!
    Tenho uma duvida que me intriga, faz mal para o motor saltar mudanças, do genero da 2º meter a 4 , da 3º passar para a quinta...
    Conheço uma pessoa que fazia isso e sinceramente fazia me um pouco confusão.
    O que me podem dizer sobre este assunto ?

    #2
    Sinceramente não sei, o estranho é o motor aguentar, ou isso ou ele vai até ao redline para o carro não baixar muito as rotaçoes quando ele salta...

    Mas não sabendo, acho isso (desculpa a expressão) estupido, se o carro tem 5 ou 6 mudanças é para as usar todas, não tem jeito nenhum andar a saltar... não tem cabimento na minha opinião, mas pronto, cada um sabe de si.

    Mas suspeito que não seja saudável nem para motor nem para a embraiagem/caixa

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
      Sinceramente não sei, o estranho é o motor aguentar, ou isso ou ele vai até ao redline para o carro não baixar muito as rotaçoes quando ele salta...

      Mas não sabendo, acho isso (desculpa a expressão) estupido, se o carro tem 5 ou 6 mudanças é para as usar todas, não tem jeito nenhum andar a saltar... não tem cabimento na minha opinião, mas pronto, cada um sabe de si.

      Mas suspeito que não seja saudável nem para motor nem para a embraiagem/caixa
      Também partilho da mesma opinião que tu.
      O carro acho que ia até ás 3 mil rotaçoes ou um pouquinho mais.. e depois mudava para a seguinte da proxima. ou seja da 3º para a quinta por exemplo
      Não acho que seja saudavel e se tem 5 mudanças , é para usar todas.

      Comentário


        #4
        Apagar
        Editado pela última vez por MeloAntunes; 30 April 2012, 23:07.

        Comentário


          #5
          Depende da faixa de rotação que usares...

          Se o carro não tiver um bom binário para aguentar uma rotação mais baixa vais ter de andar sempre a esticar a 2ª até ao redline para conseguir meter uma 4ª velocidade... Logo maior desgaste e consumos desajustados à situação...

          Faço isso algumas vezes no meu C270cdi... Mas este tem binário suficiente para isso. Algumas vezes vou em 4ª e se de um momento para o outro apanhar estrada aberta puxo um pouco mais até umas 2 500/2 600 rpm (nada de dramático portanto...) e passo logo para a 6ª velocidade até estabilizar em velocidade de cruzeiro.

          Agora em carros menos potentes penso que não será tão fácil...

          Comentário


            #6
            lol, tens carta à pouco tempo não tens?

            Eu faço isso imensas vezes... Se estaciono o carro numa rua bem inclinada, quando vou a sair, ponho a primeira e depois passo logo pa 3ª.

            Isso em situações específicas é bem feito até. Como ao contrário, em situações de travagem.

            Agora meter-se a saltar mudanças em condução dita normal já acho estranho.
            Editado pela última vez por v16; 30 April 2012, 23:08.

            Comentário


              #7
              Isso irá provocar um enorme esforço do carro, não fará lá muito sentido, mas não sei se fará mal.. depende também da cilindrada, como o MeloAntunes referiu..
              Já agora aproveito e faço a questão se fará mal no sentido inverso, ou seja, se estiver na 5ª velocidade e baixar para 3ª velocidade, sem passar na 4ª velocidade

              Comentário


                #8
                Não conduzo, mas o meu pai sobretudo num dos carros cá de casa de caixa curta, faz muito isso.

                Exemplo:

                faixa de aceleração numa AE. 3ª até umas 4000rpm e depois coloca logo a 5ª que cai em rotações perfeitamente normais e utilizáveis, sem forçar o motor.


                Outra, a chegar a minha casa, vem-se de uma estrada normal de cidade, onde se circula a cerca de 50km/h e acontece muitas vezes vir-se em quarta e depois no cruzamento para se entrar, que é perpendicular à estrada principal, coloca-se a segunda.

                Acho que não faz mal nenhum, a não ser que vás numa 4ª a 5000rpm e coloques uma 2ª.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                  Depende da faixa de rotação que usares...

                  Se o carro não tiver um bom binário para aguentar uma rotação mais baixa vais ter de andar sempre a esticar a 2ª até ao redline para conseguir meter uma 4ª velocidade... Logo maior desgaste e consumos desajustados à situação...

                  Faço isso algumas vezes no meu C270cdi... Mas este tem binário suficiente para isso. Algumas vezes vou em 4ª e se de um momento para o outro apanhar estrada aberta puxo um pouco mais até umas 2 500/2 600 rpm (nada de dramático portanto...) e passo logo para a 6ª velocidade até estabilizar em velocidade de cruzeiro.

                  Agora em carros menos potentes penso que não será tão fácil...
                  O facto de se saltar mudanças não tem nada a ver com o binário e/ou potência. Qualquer carro, de um 1.2 a um 3.0 têm margem para tal.

                  Mesmo um motor 1.2 60cv dá para fazer de 2 para 4, e 3 para 5. O motor tem rotação e a caixa escalonamento para o fazer. Apenas num diesel atmosférico é que não se tira tanto partido disto, mas faz sentido.

                  Considero útil por exemplo para arrancar rapidamente, puxar uma 1 e 2 e depois colocar uma 4, visto não ser necessário mais velocidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                    Isso irá provocar um enorme esforço do carro, não fará lá muito sentido, mas não sei se fará mal.. depende também da cilindrada, como o MeloAntunes referiu..
                    Já agora aproveito e faço a questão se fará mal no sentido inverso, ou seja, se estiver na 5ª velocidade e baixar para 3ª velocidade, sem passar na 4ª velocidade
                    Tudo depende da caixa e rotação. Em geral, se estiveres em 5ª a baixa rotação e precisares de travar com o motor, é preferível sim colocar uma 3 em vez de 4.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      Não conduzo, mas o meu pai sobretudo num dos carros cá de casa de caixa curta, faz muito isso.

                      Exemplo:

                      faixa de aceleração numa AE. 3ª até umas 4000rpm e depois coloca logo a 5ª que cai em rotações perfeitamente normais e utilizáveis, sem forçar o motor.


                      Outra, a chegar a minha casa, vem-se de uma estrada normal de cidade, onde se circula a cerca de 50km/h e acontece muitas vezes vir-se em quarta e depois no cruzamento para se entrar, que é perpendicular à estrada principal, coloca-se a segunda.

                      Acho que não faz mal nenhum, a não ser que vás numa 4ª a 5000rpm e coloques uma 2ª.
                      Faço isso muitas vezes... Aliás em cidade, em desaceleração raramente uso a 3a... Abrando em 4a e logo engreno a 2a já a baixa rotação, pelo que não danifica nada...

                      Na faixa de aceleração em AE por vezes também passo logo de 4a para 6a...
                      Editado pela última vez por MeloAntunes; 30 April 2012, 23:44.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        Tudo depende da caixa e rotação. Em geral, se estiveres em 5ª a baixa rotação e precisares de travar com o motor, é preferível sim colocar uma 3 em vez de 4.
                        Por acaso tinha ideia que poderia causar alguns danos ao motor.. obrigado pela informação

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                          Por acaso tinha ideia que poderia causar alguns danos ao motor.. obrigado pela informação
                          Não estraga nada... O que interessa é onde anda o ponteiro das rpm...

                          Se andar muito alto maior desgaste e consumo...

                          Se andar muito em baixo (vulgo a morrer, sem desenvolver...) precisas de mais pedal de acelerador logo maior consumo e maior vibração mecânica que também não é saudável para o motor...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                            Já agora aproveito e faço a questão se fará mal no sentido inverso, ou seja, se estiver na 5ª velocidade e baixar para 3ª velocidade, sem passar na 4ª velocidade

                            Isso faz mais mal mas ira depende da rotaçao, passares de uma 5ª as 1000rpm para a 3ª nao ira fazer grande esforço, se a 5ª for em mais rotaçao, ao passar para 3ª o esforço que a caixa ira sofrer é bastante grande, para alem da embraiagem. Num manual pessoalmente nunca faço isso, no normal é para a 4ª usando suavemente a embraiagem e depois passar para a 3ª.

                            O passar de 2ª para 4ª nao faz qualquer mal, desde que bem feito e que o carro aguente andar a muito baixa rotaçao, as vezes faço isso no Corsa (nao directamente por causa da caixa auto mas 2ª para a 3 e 4ª seguido) se for em plano fico com o carro as 1100rpm pouco mais, claro se precisar do motor recuperar é para esquecer, tenho de reduzir pelo menos para à 3ª.

                            Comentário


                              #15
                              sempre fiz isso, e nao faz mal nenhum ao carro, partindo do principio que a mudança que se poe e as condiçoes em que se poe nao vao trazer o motor para rotaçoes minimas, ou para rotaçoes alem da redline no caso das reduçoes.
                              quando tinha o corsa 1.2 45cv fazia isso nas descidas. esticava as mudanças a subir, e quando começava a descer metia 5º e dava-lhe o minimo de acelerador. se fosse preciso no fim da descida passava para quarta
                              com as reduçoes é a mesma historia. pouco me serve reduzir de 5ª para 4ª, prefiro aguentar mais um segundo na embraiagem e passar para 3ª

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v16 Ver Post
                                lol, tens carta à pouco tempo não tens?

                                Eu faço isso imensas vezes... Se estaciono o carro numa rua bem inclinada, quando vou a sair, ponho a primeira e depois passo logo pa 3ª.

                                Isso em situações específicas é bem feito até. Como ao contrário, em situações de travagem.

                                Agora meter-se a saltar mudanças em condução dita normal já acho estranho.
                                tenho carta há 8 ou 9 meses, mas carro apenas há 2 semanas e pouco.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu por exemplo em certas ocasiões vou em 3º até ás 2500 rotações , meto a 4º pouquissimo tempo e depois meto a 5º.
                                  O carro nao sofre nenhum abanão nem nada do genero e comporta-se igual

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também salto muitas vezes, principalmente de 3ª para 5ª.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu costumo fazer isso sem problema, mais vezes a reduzir para travar ou fazer uma ultrapassagem mas também ao arrancar numa descida. Por exemplo se fores a 70 ou 80km/h em 5ª atrás de um carro, para o ultrapassar passo directamente para 3ª e tenho a potência e rotações logo disponíveis para ultrapassar... Tens que conhecer melhor o carro e saber que velocidades «fazem» cada mudança para saberes que mudanças podes utilizar a cada situação.

                                      p.s. o meu carro é a gasolina por isso a liberdade com que podes usar uma mudança a rotações mais altas é maior e mais útil neste caso. Nos diesel é um pouco diferente...
                                      Editado pela última vez por ee80; 01 May 2012, 02:36.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso pode ser feito, desde que não exceda os limites de rotação do motor! No passat cá de casa não costumamos saltar velocidades em arranque, mas muitas vezes no transito andamos em 2ª e o carro aguenta bem, ao travar para entrar em rotundas passamos de 4ª para 2ª, não estraga, mas lá está, respeitanto os regimes do motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                          sempre fiz isso, e nao faz mal nenhum ao carro, partindo do principio que a mudança que se poe e as condiçoes em que se poe nao vao trazer o motor para rotaçoes minimas, ou para rotaçoes alem da redline no caso das reduçoes.
                                          quando tinha o corsa 1.2 45cv fazia isso nas descidas. esticava as mudanças a subir, e quando começava a descer metia 5º e dava-lhe o minimo de acelerador. se fosse preciso no fim da descida passava para quarta
                                          com as reduçoes é a mesma historia. pouco me serve reduzir de 5ª para 4ª, prefiro aguentar mais um segundo na embraiagem e passar para 3ª
                                          Nas reduçoes ja faz mal, tem de ser tudo muito suave por causa da desmultiplicaçao da caixa nao ser feita à bruta. Apesar de hoje em dia os carros terem sincronizadores, mesmo assim, nao convem abusar das reduçoes, que é isso que prova graves danos à caixa e volante do motor/embraiagem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma coisa é ir em 4º e reduzir travando e meter a 2º .
                                            Mas estar em 4º e meter a 2º , é estragar o motor todo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                              Uma coisa é ir em 4º e reduzir travando e meter a 2º .
                                              Mas estar em 4º e meter a 2º , é estragar o motor todo...

                                              Se fores numa 4ª a morrer e sobretudo se tiveres um otto rotativo, para uma ultrapassagem é frequente teres que meter duas abaixo para teres potência debaixo do pé direito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que a maioria da malta que responde que isto faz mal está a basear-se e a pensar sobretudo nos modernos motores a gasóleo de caixas extremamente longas e onde por exemplo, passar de uma 3ª às 3000rpm para uma 5ª faz com que o motor morra.

                                                Mas nem tudo se resume a este tipo de motores, há os otto NA com caixas curtas onde passar de uma 3ª às 3000rpm (e estou a ser amiguinho e usar o mesmo regime que usei no exemplo para os diesel) para uma 5ª, significa que esta última cai em rotações pouco abaixo das 2000, que é um regime perfeitamente utilizável, sem esforçar o motor.

                                                Neste assunto de "saltar mudanças" eu diria inclusivamente que cada caso é um caso e depende bastante do escalonamento da caixa. Também depende da disponibilidade, mas desde que o motor não vá em esforço não vejo nenhuma vantagem em ir por exemplo em 5ª às 1500rpm e precisar de uma ultrapassagem, e reduzir para 4ª, e ainda com o pé na embraiagem, mudar de 4ª para 3ª. Acho que o passo intermédio é perfeitamente dispensável e pode mudar-se simplesmente para a 3ª, desde que as rotações caiam para uma faixa correta do regime do motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                  Se fores numa 4ª a morrer e sobretudo se tiveres um otto rotativo, para uma ultrapassagem é frequente teres que meter duas abaixo para teres potência debaixo do pé direito.
                                                  Sim para casos de ultrapassagem é necessário reduzir mudanças...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu nunca "salto" uma mudança...

                                                    Posso é passar muito pouco tempo com uma mudança ou porque estou a testar os 0-100 Km/h , ou porque me deparei com um obstáculo quase em cima do mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                      Eu nunca "salto" uma mudança...

                                                      Posso é passar muito pouco tempo com uma mudança ou porque estou a testar os 0-100 Km/h , ou porque me deparei com um obstáculo quase em cima do mesmo.
                                                      Mas um carro não vai mais depressa se puxarmos mais pelas rotações? corrige-me se estiver enganado

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