Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Honda cria sistema para acabar com os engarrafamentos no trânsito

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Honda cria sistema para acabar com os engarrafamentos no trânsito

    Numa altura que se discute cada vez mais o exagerado número de veículos que circulam pelas cidades todos os dias, marca japonesa prepara sistema que não promete acabar, mas pelo menos ajudar no trânsito.


    O sistema é inovador e está a ser desenvolvido em parceria com uma Universidade de Tóquio. O objetivo parte da Honda, que pretende sobretudo ajudar naqueles momentos de ‘para-arranca’.

    Com a utilização de um conjunto de radares e sensores, este sistema deteta a localização do veículo da frente e do de trás, considerando depois as variações no acelerador e travão do carro. Após cálculos efetuados, fornece ao condutor sugestões para que este aumente ou diminua a velocidade. Dessa forma, impede que existam congestionamentos no trânsito, com particular interesse obviamente nos casos onde há fila.

    Os resultados dos testes já efetuados pela Honda surpreendem. Um relatório preliminar revela uma poupança de combustível na ordem dos oito por cento, mas há mais. Segundo o mesmo relatório, nos testes feitos a velocidade média dos carros aumentou mais de 20 por cento. Em maio e julho, a marca japonesa vai para as estradas italianas testar o sistema em cenário real.


    Segundo alguns especialistas em questões de tráfego, os engarrafamentos não acontecem devido à presença em certo local de um grande número de veículos, a razão é outra. Os analistas falam num termo que é conhecido por ‘onda reversa’, que consiste, pegando no exemplo de uma fila de trânsito, no facto de um dos carros viajar a uma velocidade diferente de todos os outros.






    Fonte: Honda cria sistema para acabar com os engarrafamentos no trânsito | PT Jornal


    P.S.: Não encontrei, mas se este tópico ja existir, pede-se à moderção que o mova/apague.

    #2
    Já faço isso.

    Os engarrafamentos só desaparecem com a automatização de todos os veículos circulantes na estrada. A partir do momento que se mete um humano ao volante, há sempre alguém que quer andar mais depressa, ou que se assusta com uma curva e trava, ou que não deixa entrar ninguém à sua frente, etc.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Já faço isso.

      Os engarrafamentos só desaparecem com a automatização de todos os veículos circulantes na estrada. A partir do momento que se mete um humano ao volante, há sempre alguém que quer andar mais depressa, ou que se assusta com uma curva e trava, ou que não deixa entrar ninguém à sua frente, etc.
      Exactamente. Felizmente isso não está assim tão longe, a Opel até anunciou muito recentemente veículos semi-autónomos já para 2015. E não é a única que trabalha afincadamente nisso.

      Comentário


        #4
        Eu tento evitar andar sempre no para arranca, preferindo deixar o carro circular lentamente, geralmente engatado em 1ª ou 2ª mas sem acelerar, só ao relanti, deixando sempre espaço para o da frente.
        Esse sistema vai fazer o que eu referi, mas de forma autónoma. Num futuro, em que os automóveis façam a gestão do transito/filas o cenário irá melhorar, mas basta haver 1 ou 2 artistas da velha escola para introduzir grandes limitações no funcionamento desses sistemas.
        Quantas vezes existem engarrafamentos apenas porque o pessoal abranda para ver o acidente na faixa contrária e passando o acidente, é estrada livre e toca a aviar...

        Comentário


          #5
          Permitam-me contribuir com os meus 2 cêntimos,

          As filas só vão drasticamente reduzir quando colocarem um sistema de choques eléctricos no banco do condutor, pois uma grande parte (para não dizer quase todas) das filas de trânsito é exponenciada pelo xicos que tem a certeza que são mais espertos que os outros que estão em fila, e têm sempre mais presa emais razão.

          Dou um exemplo IC17 saída ou entrada para a 2ª circula, tem apenas uma fila para entrar mas existem, num espaço temporal de 15 minutos, uns 30 xicos (peço desculpa aos Franciscos) mais espertos que outros que não estão para ficarem na fila, pois têm mais presa. Estes 30 carros não só vão aumentar o tempo de espera dos outros que estão ordeiramente na fila, como vão provocar travagens e acelerações bruscas, acidentes e reduzir a velocidade de circulação de quem circula ordeiramente.

          Bem sei que existem erros de projecto mas o xicos espertos são um grande mal.

          foram apenas os meus 2 cêntimos.
          Editado pela última vez por souto1975; 02 May 2012, 18:51.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X