Alguem sabe o valor da multa por usar pneus 225/45/17 em vez dos averbados 215/50/17?Trará esta alteração prejuizos para a suspenção?O carro é um Mazda 6 1.8 de 2008.Porque razão terá a Mazda homologado uma medida tão cara em relação á 225/45/17 muito mais vulgar?Obrigado.
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Qual o valor da multa a pagar se for apanhado com pneus não averbados?
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostAlguem sabe o valor da multa por usar pneus 225/45/17 em vez dos averbados 215/50/17?Trará esta alteração prejuizos para a suspenção?O carro é um Mazda 6 1.8 de 2008.Porque razão terá a Mazda homologado uma medida tão cara em relação á 225/45/17 muito mais vulgar?Obrigado.
Em relação à homolgação tens de perguntar à Mazda se, a mesma está prevista na ficha de homolgação do modelo em causa ou contactar o LTA de Braga.
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post250€ e apreensão do veículo por infracção ao artigo 114º , nº 6 do C.E. , com direito a inspecção extraordinária. Isto se a mesma não estiver prevista no D.U.A.
Em relação à homolgação tens de perguntar à Mazda se, a mesma está prevista na ficha de homolgação do modelo em causa ou contactar o LTA de Braga.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post€250 e apreensão do veículo por uma alteração de 1,9 % do perimetro do rolamento? Já perguntei na I.P.O. onde costumo ir e dizem que passa pois a tolerãncia é de 5%.
Passa na IPO pelos ditos 5% mas não passa se o agente for mais meticuloso e for olhar para os sapatos do carro.
Infelizmente é assim. Tenho um caso parecido com um focus que usa 205/50R16 e se eu usasse 205/55 poupava perto de 50€/pneu
Se a medida for equivalente a LTA deve conseguir averbar-te isso.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post€250 e apreensão do veículo por uma alteração de 1,9 % do perimetro do rolamento? Já perguntei na I.P.O. onde costumo ir e dizem que passa pois a tolerãncia é de 5%.
Dizes que passa na IPO, mas será que assinalam alguma indicação?
É que o problema é mesmo nas operações stops, os policias olharem para essa indicação e depois irem verificar. E Pimba multa!
No meu carro tenho uma diferença de 0.09%. Não gostei de andar de 155s e troquei logo quando comprei o carro... E a nova medida até é mais barata e frequente.
Já fui parado várias vezes e sem a indicação da folha da inspecção os policias não ligam aos pneus.
Depois ter jantes da marca também ajuda.
Não quero gastar 90€ para ser chulado em novos papeis por causa dos pneus.
É mais uma chulice que só acontece em Portugal.
Se quisesse montar jantes de 17" ou de camião no carro ai já percebia esses 90€ para aprovarem...
Cumprimentos
Stock Tire - 155/80R13 Search Tires Tire 1 - 185/60R14
Revs per Mile: 913.8 Revs per Mile: 914.6
Actual Speed: 60 mph 100 km/h Speedometer1: 60.0 mph 100. km/h
Speedometer Difference: - Speedometer Difference: 0.087% too fast
Diameter Difference: - Diameter Difference: 0.09%
Tire Models Available by Size:
155
Firestone Winterforce
Kumho Solus KR21
Pirelli Winter Carving
Toyo Extensa A/S
Toyo Observe GSi-5
Tire Models Available by Size:
185
BFGoodrich g-Force Super Sport A/S H&V
Dunlop Graspic DS-3
Falken Eurowinter HS439
Falken Sincera SN211
Falken Ziex ZE-912
Firestone Precision Sport
Firestone Winterforce
General Altimax HP
Hankook W409 Winter i*Pike
Hercules Ironman iMove
Kumho Ecsta LX (KU27)
Kumho I*Zen (KW22)
Kumho I*Zen XW (KW23)
Kumho Solus KR21
Michelin Pilot Exalto A/S
Michelin X-Ice Xi2
Ohtsu FP7000
Pirelli Winter Carving Edge
Toyo Extensa A/S
Toyo Observe G-02 plus
Toyo Observe GSi-5
Vredestein Quatrac 3
Yokohama AVID TRZ
Yokohama Ice Guard IG20Editado pela última vez por pgainf; 03 May 2012, 12:55.
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post250€ e apreensão do veículo por infracção ao artigo 114º , nº 6 do C.E. , com direito a inspecção extraordinária. Isto se a mesma não estiver prevista no D.U.A.
Em relação à homolgação tens de perguntar à Mazda se, a mesma está prevista na ficha de homolgação do modelo em causa ou contactar o LTA de Braga.
Ainda este verão paguei 120€ por andar com jante de 15 quando no livrete estava 14.
120, com apreensão dos documentos e inspecção extraordinária.
Para averbar foram mais 50€ pela declaração na Seat e 30€ para novo livrete..
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Originalmente Colocado por moreirex Ver Post250€?
Ainda este verão paguei 120€ por andar com jante de 15 quando no livrete estava 14.
120, com apreensão dos documentos e inspecção extraordinária.
Para averbar foram mais 50€ pela declaração na Seat e 30€ para novo livrete..
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver PostNão terás sido autuado pelo artigo 118º ,nº 9 do C.E. ?
Fui autuado por andar com pneumáticos acima da medida averbada. Como disse, 120€, apreensão imediata dos documentos e inspecção extraordinária no IMTT do Porto.
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Originalmente Colocado por moreirex Ver PostSinceramente não faço ideia do artigo.
Fui autuado por andar com pneumáticos acima da medida averbada. Como disse, 120€, apreensão imediata dos documentos e inspecção extraordinária no IMTT do Porto.
Se assim foi , olha por um lado saíu mais barato.Editado pela última vez por rucsantos; 03 May 2012, 16:53.
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2 Amigos meus têm Peugeots 206 GTI, e o mesmo no livrete penso que só tem 195/55 R15.
Eles, na hora de trocar pneus, optam por 195/50 R15.
É logo menos uns 20€ a 30€ por pneu, para além do carro ficar mais engraçado com um perfil ligeiramente mais baixo!
Até agora problemas em operação STOP = 0.
Em relação ao IPO, nada que 20€ no cinzeiro não resolvam, mas isso são outros 500...
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post2 Amigos meus têm Peugeots 206 GTI, e o mesmo no livrete penso que só tem 195/55 R15.
Eles, na hora de trocar pneus, optam por 195/50 R15.
É logo menos uns 20€ a 30€ por pneu, para além do carro ficar mais engraçado com um perfil ligeiramente mais baixo!
Até agora problemas em operação STOP = 0.
Em relação ao IPO, nada que 20€ no cinzeiro não resolvam, mas isso são outros 500...
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post2 Amigos meus têm Peugeots 206 GTI, e o mesmo no livrete penso que só tem 195/55 R15.
Eles, na hora de trocar pneus, optam por 195/50 R15.
É logo menos uns 20€ a 30€ por pneu, para além do carro ficar mais engraçado com um perfil ligeiramente mais baixo!
Até agora problemas em operação STOP = 0.
Em relação ao IPO, nada que 20€ no cinzeiro não resolvam, mas isso são outros 500...
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver PostEstranho . Ou muito me engano, quem te autuou percebe pouco da poda ou terá aplicado a legislação errada.
Se assim foi , olha por um lado saíu mais barato.
Artigo 118º nº10
Coima 120 a 600€.
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A carrinha andou 8 ou 9 anos com as jantes assim, já as trazia quando a compramos, com 2 anos.
Sempre que se ia à inspecção metia-se as jantes de ferro com tampões que trazia de origem.
Andamos sempre vai, não vai, para regularizar a situação, mas a burocracia de ter de pedir a declaração na Seat, ter de ir ao IMTT e pedir um livrete novo, e nunca houve tempo para isso..
Durante o tempo que andou, parou em várias operações STOP e nunca teve problemas, nunca repararam, pois as jantes são as originais da SEAT, mas que apenas vinham nas TDI da altura.
Até ao dia em que fui de férias e deixei a carrinha para a minha irmã utilizar, pois fui no cabrio dela.
E trau, operação STOP à primeira volta que ela deu, e logo o sr guarda a apontar com a lanterna para os pneus e para o livrete e a apreende-lo logo na hora.
Entre a multa e o averbar das jantes foram-se 200€ ao ar, mas ao menos agora anda legal.
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Originalmente Colocado por pgainf Ver PostGreetings!
Dizes que passa na IPO, mas será que assinalam alguma indicação?
É que o problema é mesmo nas operações stops, os policias olharem para essa indicação e depois irem verificar. E Pimba multa!
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Originalmente Colocado por moreirex Ver PostFui autuado por "colocação em circulação de veículo cujas características não confiram com as mencionadas no documento de que o indentifica. Circulava com pneumáticos de medida 195/50 R15, não estando averbado no documento de identificação do veículo".
Artigo 118º nº10
Coima 120 a 600€.
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A carrinha andou 8 ou 9 anos com as jantes assim, já as trazia quando a compramos, com 2 anos.
Sempre que se ia à inspecção metia-se as jantes de ferro com tampões que trazia de origem.
Andamos sempre vai, não vai, para regularizar a situação, mas a burocracia de ter de pedir a declaração na Seat, ter de ir ao IMTT e pedir um livrete novo, e nunca houve tempo para isso..
Durante o tempo que andou, parou em várias operações STOP e nunca teve problemas, nunca repararam, pois as jantes são as originais da SEAT, mas que apenas vinham nas TDI da altura.
Até ao dia em que fui de férias e deixei a carrinha para a minha irmã utilizar, pois fui no cabrio dela.
E trau, operação STOP à primeira volta que ela deu, e logo o sr guarda a apontar com a lanterna para os pneus e para o livrete e a apreende-lo logo na hora.
Entre a multa e o averbar das jantes foram-se 200€ ao ar, mas ao menos agora anda legal.
Tal como eu suspeitava, o agente que te autuou nada percebe do assunto e aplicou a legislação errada. Sorte tua .
Isto aplica-se a quem importe e comercialize viaturas , não ao proprietário que possui / conduz o carro e que altera as caracteristicas do mesmo.
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver PostTal como eu suspeitava, o agente que te autuou nada percebe do assunto e aplicou a legislação errada. Sorte tua .
Isto aplica-se a quem importe e comercialize viaturas , não ao proprietário que possui / conduz o carro e que altera as caracteristicas do mesmo.
Mas sim, do mal o menos.. Pagar 250€ era bem pior!
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Greetings!
Qual será a razão mágica para um carro com pneus de medida que difere apenas até 5% e que passa na IPO, onde testam e declaram o veiculo como seguro, mas se um policia nos mandar parar e usar a sua grande experiência de mecânico para nos oferecer uma multa e depois nos informar que temos de ir comprar um papel à marca e gastar dinheiro em novos documentos para depois o carro ficar na mesma?
Cumprimentos
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[QUOTE=pgainf;1066595027]Greetings!
Qual será a razão mágica para um carro com pneus de medida que difere apenas até 5% e que passa na IPO, onde testam e declaram o veiculo como seguro, mas se um policia nos mandar parar e usar a sua grande experiência de mecânico para nos oferecer uma multa e depois nos informar que temos de ir comprar um papel à marca e gastar dinheiro em novos documentos para depois o carro ficar na mesma?
A lei geral supera as questões tecnicas de verificação de uma IPO. Ou seja o agente fiscaliza e autua toda e qualquer infracção à demais legislação rodoviária e o tecnico da ipo verifica as questões mecânicas/outras, não tem poderes de fiscalização.
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver PostA lei geral supera as questões tecnicas de verificação de uma IPO. Ou seja o agente fiscaliza e autua toda e qualquer infracção à demais legislação rodoviária e o tecnico da ipo verifica as questões mecânicas/outras, não tem poderes de fiscalização.
Já sei! É porque é Portuguesa. E talvez feita pelos mesmos tipos que proibiram os carros de GPL de estacionar em parques de estacionamento cobertos.
São mais espertos que nos outros países onde realmente se projectam e fazem carros e kits de gpl...
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Originalmente Colocado por pgainf Ver PostPorquê essa maravilhosa lei portuguesa não existe nos outros países?
Já sei! É porque é Portuguesa. E talvez feita pelos mesmos tipos que proibiram os carros de GPL de estacionar em parques de estacionamento cobertos.
São mais espertos que nos outros países onde realmente se projectam e fazem carros e kits de gpl...
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Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
Nã0 é só nas finanças. Durante o Euro 2004 tivemos uma lei que durou que esteve em vigor durante o mesmo..
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Originalmente Colocado por ferrer Ver Postdeves pagar o mesmo para averbar 1 medida ou 2 penso eu, pergunta se for assim averba as 2.
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Eu por acaso ando com este problema no meu carro. No livrete diz que posso andar com jantes 14, 15 e 17 e eu ando com 16. Já fui á Seat pedir a homologação das jantes e paguei 36€, ainda não recebi foi o documento a autorizar a alteração. Mas isto é estúpido no livrete ter medidas acima e abaixo das que tenho.
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