Greetings!
O meu Fiat Panda Multijet de 2004 anda a aborrecer-me com a direcção assistida.
Começou à menos de duas semanas quando mudei a bateria.
Comprei uma bateria com mais potência de arranque (450A) em vez dos 360A da que lá estava, mas os mesmos 50ah.
Com a nova bateria não tenho problemas com o carro a pegar mesmo que o desligue e ligue várias vezes na manhã.
Com a antiga da Fiat (Exide) se deixasse as luzes ligadas 5m, era o suficiente para custar depois a pegar.
Ao mudar a bateria, logo no dia seguinte depois de circular uns 10km, apareceu no painel a luz de aviso da direcção assistida.
Quando comprei o carro há cerca de 1 ano já tinha lido sobre os problemas dos Fiats com as direcções assistidas eléctricas. Nunca pensei que me fosse tocar também.
Quando acendeu a luz da direcção não notei esta ficar mais rija.
A luz apagou quando desliguei o carro.
Liguei novamente e depois voltou outra vez a aparecer mas depois desapareceu.
Hoje deixei o carro ao sol durante 1 hora e mal ligo acende logo a luz da direcção assistida.
E desta vez a direcção fica pesada.
Desligo o carro e depois volto a ligar, fica bom 5 segundos e depois ficou pesada de novo.
Vim para casa e deixei o carro parado 20m.
Quando voltei a precisar de andar com ele, o carro estava ok.
Andei mais uns 80km e tudo bem.
Já pesquisei e li que pode ser relés/limpeza e que o problema acontece quando a direcção aquece e entra em safe mode.
O que posso fazer?
Falei com um mecânico amigo e ele falou-me que pode mandar reparar (troca de motor da direcção) e deve ficar por 300€.
Mas se precisar de uma nova centralina então seria muito pior.
O que me pareceu é que em vez de ele mandar fazer, eu poderia levar logo o carro a alguém que fizesse a reparação e assim não teria de pagar extra por isso. Sou da zona de Lisboa.
O que me poderem ensinar será bem vindo.
Obrigado e Cumprimentos
O meu Fiat Panda Multijet de 2004 anda a aborrecer-me com a direcção assistida.
Começou à menos de duas semanas quando mudei a bateria.
Comprei uma bateria com mais potência de arranque (450A) em vez dos 360A da que lá estava, mas os mesmos 50ah.
Com a nova bateria não tenho problemas com o carro a pegar mesmo que o desligue e ligue várias vezes na manhã.
Com a antiga da Fiat (Exide) se deixasse as luzes ligadas 5m, era o suficiente para custar depois a pegar.
Ao mudar a bateria, logo no dia seguinte depois de circular uns 10km, apareceu no painel a luz de aviso da direcção assistida.
Quando comprei o carro há cerca de 1 ano já tinha lido sobre os problemas dos Fiats com as direcções assistidas eléctricas. Nunca pensei que me fosse tocar também.
Quando acendeu a luz da direcção não notei esta ficar mais rija.
A luz apagou quando desliguei o carro.
Liguei novamente e depois voltou outra vez a aparecer mas depois desapareceu.
Hoje deixei o carro ao sol durante 1 hora e mal ligo acende logo a luz da direcção assistida.
E desta vez a direcção fica pesada.
Desligo o carro e depois volto a ligar, fica bom 5 segundos e depois ficou pesada de novo.
Vim para casa e deixei o carro parado 20m.
Quando voltei a precisar de andar com ele, o carro estava ok.
Andei mais uns 80km e tudo bem.
Já pesquisei e li que pode ser relés/limpeza e que o problema acontece quando a direcção aquece e entra em safe mode.
O que posso fazer?
Falei com um mecânico amigo e ele falou-me que pode mandar reparar (troca de motor da direcção) e deve ficar por 300€.
Mas se precisar de uma nova centralina então seria muito pior.
O que me pareceu é que em vez de ele mandar fazer, eu poderia levar logo o carro a alguém que fizesse a reparação e assim não teria de pagar extra por isso. Sou da zona de Lisboa.
O que me poderem ensinar será bem vindo.
Obrigado e Cumprimentos
Comentário