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A Mania das Luzes de Nevoeiro...

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    A Mania das Luzes de Nevoeiro...

    Cada louco com sua mania e, do conjunto das minhas manias, faz parte uma que considero particularmente irritante: luzes de nevoeiro.
    Não, já nem é o facto de apanhar totós a conduzir à noite com os minimos e as luzes de noveiro porque "se vê melhor", felizmente essa toinice já passou de moda e já nem o Zé do Boné costuma conduzir assim.
    A minha mania é com as luzes de trás. Além de achar esteticamente horrível um carro que tem apenas uma luz de nevoeiro e uma de marcha a trás (sim, ficam mesmo muito feios e sim, acho que ficam tão feios que esta minha mania é um factor com muito peso na compra de um carro) acho também que esta minha paranóia tem uma razão (sã) de ser: segurança.

    O 6, tal como é vendido em Portugal (pelo menos na minha versão, não sei se este "defeito" foi corrigido na versão actual), tem lá todas a luzes na trazeira, ou melhor, tem todos os lugares para ter todas as luzes como eu gosto na trazeira: dois piscas (embora haja muita gente que não saiba bem para que servem, acreditem que estas luzes têm a sua utilidade), duas luzes de presença e de travagem (partilham o mesmo espaço), duas luzes de marcha-a-trás e, a cereja em cima do bolo, uma luz de nevoeiro e um espaço para colocar outra.
    É isso mesmo, às ópticas são iguais, i.e. simétricas, mas como no nosso mercado é apenas obrigatorio ter um farol de nevoeiro, só uma das ópticas é que tem lâmpada, a do lado esquerdo.

    Ora tamanha idiotice irrita-me, e quando fui à 1ª revisão, falei com o recepcionista sobre o caso, dizendo-lhe inclusivé como é possível a Mazda fazer opções destas na sua política de segurança passiva (já explico à frente), e perguntei-lhe se podia colocar a segunda luz de nevoeiro, ao que ele disse que sim e que, inclusivé, já havia feito noutro 6.

    Marquei esta semana a revisão dos 40000, e disse à senhora que me atendeu que queria colocar a segunda luz de nevoeiro. A senhora ligou-me hoje a dizer que infelizmente tal não é possível pois seria necessário trocar a cablagem para isso e como tal eles não fazem essa operação. Estranho dado que já me havia dito que sim, e que inclusivé já fizeram. Enfim, creio que isto não é nada que uma ida ao mecânico amigo do sogro não resolva quando acabar a garantia... ;)

    Agora a parte da segurança. Ora vamos lá pensar um bocadinho.
    Há uns anos tinhamos apenas duas luzes de presença e duas de travagem. A UE obrigou, à semelhança dos EUA, à inclusão de uma terceira luz de travagem por razões óbvias de segurança.
    Estas luzes são de uso em ambiente normal, ficando as de nevoeiro para uso em abiente mais agressivo, tipicamente quando a visibilidade é pior, o que acontece normalmente aquando de presença de nevoeiro ou chuva intensa.

    Meditemos então um pouco: então em consições cuja visibilidade é normal temos duas luzes de presença, mas quando as condições pioram e necessitamos de ajuda extra, temos apenas uma luz de presença...

    Serei só eu, ou isto não faz muito sentido?
    Então quando mais necessitamos de ser sinalizados e vistos, é quando temos menos luz?


    As marcas (modo geral) por razões económicas não se preocupam com isto, a lei obriga apenas a uma luz e é isso que é cumprido. Borrifam-se para se o condutor tem um acidente porque, por acaso, a única luz de nevoeiro que tinha fundiu durante a viagem ou, por só ter uma luz o carro estava mais mal "sinalizado" e isso causou um acidente.

    Que os políticos da UE não sejam uns "iluminados" isso não me espanta, mas também não é necessário ser um "génio iluminado" para ver que todos os carros deveriam ter tantas luzes de nevoeiro como de presença.

    Gostaria de saber se concordam comigo ou esta minha mania é apenas uma "grande pancada" sem razão de ser. :D
    Caso não seja o único "louco" a pensar que o que faz mais sentido é haver tantas luzes de nevoeiro como de presença, gostaria de saber como poderei fazer chegar esta ideia a quem de direito com o intuito de ser tomada em consideração.

    Obrigado pela vossa paciência na leitura deste texto.

    #2
    nessas situações de baixa visibilidade, as luzes de presença podem não ser suficientes para veres um carro a uma certa distancia, e para isso tens uma (ou duas) luzes de nevoeiro, para assinalar o carro AO LONGE. quando chegas perto, além de já dar para ver o carro, as luzes de presença são suficientes.


    PS: também detesto carros só com uma luz de marcha-atrás e uma de nevoeiro...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

      nessas situações de baixa visibilidade, as luzes de presença podem não ser suficientes para veres um carro a uma certa distancia, e para isso tens uma (ou duas) luzes de nevoeiro, para assinalar o carro AO LONGE. quando chegas perto, além de já dar para ver o carro, as luzes de presença são suficientes.


      PS: também detesto carros só com uma luz de marcha-atrás e uma de nevoeiro...
      Isso é tudo verdade, mas não invalida que hajam acidentes que ocorrem por falta de visibilidade ao longe, de repende aproximas-te "demasiado depressa" de algo que, estando melhor sinalizado, estaria mais visivel.
      Repara que estamos a falar de condições extremas, onde a visibilidade, quer seja longe ou perto, é mais fraca e reduzida. Não raras vezes fiquei com a clara sensação de que caso houvessem duas luzes de nevoeiro, teria detectado o veiculo da frente bem mais cedo e bem mais longe.

      Comentário


        #4
        Na maioria dos casos é assim... há espaço para duas mas apenas colocam uma.

        Comentário


          #5
          quem anda "demasiado depressa" numa situação em que nem se vê um farol de nevoeiro, está a pedir um acidente... por isso não ia adiantar muito.

          mas também detesto quando usam as luzes traseiras quando vou atrás deles... tipo... aquilo mata os olhos. se vai um carro atrás deles, já não é preciso ter as luzes de nevoeiro... duh...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

            quem anda "demasiado depressa" numa situação em que nem se vê um farol de nevoeiro, está a pedir um acidente... por isso não ia adiantar muito.
            Concordo. Embora já me tenha acontecido uma situação dessas com tempo normal, de noite, sem lua, apercebi-me que os faróis vermelhos que estavam ao longe estavam a aproximar-se "demasiado depressa"... E estavam mesmo... Era um papa-reformas! :D Mas pronto, esta situação não se enquadra aqui...

            citação:
            mas também detesto quando usam as luzes traseiras quando vou atrás deles... tipo... aquilo mata os olhos. se vai um carro atrás deles, já não é preciso ter as luzes de nevoeiro... duh...
            A maioria das pessoas não liga a isso, da mesma forma que muitas não ligam as luzes, muitas ligam luzes de mais...

            Comentário


              #7
              LOL, é moda andar com as luzes de nevoeiro acesas, é fashion, é .. é ... pedir pra lhes mandar com um pau nas costas e mesmo assim ainda era pouco.

              Comentário


                #8
                As marcas fazem isso para poupar uns cobres
                O meu anterior GR tinha 2 luzes de nevoeiro e 2 luzes de marcha atrás
                Agora o Y51 só tem 1 luz de cada!
                Tb detesto isso tb vou por as luzes q faltam no ld direito

                Comentário


                  #9
                  Sem nevoeiro:

                  Luz de nevoeiro ligada = Azeiteiros

                  Mai nada

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                    #10
                    Luz de marcha atraz 1 é mais que suficiente assim como 1 boa luz de nevoeiro na traseira...

                    Comentário


                      #11
                      Concordo contigo M6!
                      Mas nunca dei importância ao assunto!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                        Luz de marcha atraz 1 é mais que suficiente assim como 1 boa luz de nevoeiro na traseira...
                        Olha que eu tenho duas e não me queixo mesmo nada.

                        Comentário


                          #13
                          para o preço a q pagamos os carros deviam era trazer uma caixa de luzes no porta bagagem, tou contigo nesta pancada M6 onde é q assino?

                          Comentário


                            #14
                            o laguna de 95 ca de casa ja traz 2 luzes de nevoeiro... tal como muitos dos clios I.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Killerace

                              citação:Originalmente colocada por Nephilim

                              Luz de marcha atraz 1 é mais que suficiente assim como 1 boa luz de nevoeiro na traseira...
                              Olha que eu tenho duas e não me queixo mesmo nada.
                              Eu tenho só uma e queixo-me, quero duas...

                              Comentário


                                #16
                                os BMW's tem 2 luzes de nevoeiro os mini tambem tem 2 o meu clio tinha so uma mas eu meti duas luzes kit renault...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                  para o preço a q pagamos os carros deviam era trazer uma caixa de luzes no porta bagagem, tou contigo nesta pancada M6 onde é q assino?
                                  OK, parece que não estou sozinho nesta loucura, já somos 2...
                                  Quando a nossa percentagem for superior à deles, os loucos passam a ser os que acham que uma luz de nevoeiro é suficiente... :D

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                                    #18
                                    Mas o axo q o maior problema continua a ser q mm estando so la uma lampada, ela dura ate o carro ir pra sucata porque maior parte das pessoas n as usam.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por M6

                                      citação:Originalmente colocada por Killerace

                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                      Luz de marcha atraz 1 é mais que suficiente assim como 1 boa luz de nevoeiro na traseira...
                                      Olha que eu tenho duas e não me queixo mesmo nada.
                                      Eu tenho só uma e queixo-me, quero duas...
                                      Então olha, das duas uma, ou arranjas outra para o teu carro ou compras um Ibiza.

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                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Killerace

                                        citação:Originalmente colocada por M6

                                        citação:Originalmente colocada por Killerace

                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                        Luz de marcha atraz 1 é mais que suficiente assim como 1 boa luz de nevoeiro na traseira...
                                        Olha que eu tenho duas e não me queixo mesmo nada.
                                        Eu tenho só uma e queixo-me, quero duas...
                                        Então olha, das duas uma, ou arranjas outra para o teu carro ou compras um Ibiza.
                                        Qual é a dúvida? Vou arranjar uma segunda luz, mas quando acabar a garantia!

                                        Por acaso o Ibiza é dos carros onde isso mais se nota e torna-se esteticamente bastante feio...

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                                          #21
                                          Isso seria muito bonito se apenas usassem as lâmpadas com nevoeiro, há malucos que em pleno bom tempo andam com a luz ligada, agora se tivessem 2 lâmpadas, acho que tinha que usar uns oculos de soldador para ir atrás do gajo.
                                          Apesar de ja ter pensado por a 2ª lampada num carro que já tive, acho que uma só é suficiente, pois é vista a largos metros

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por M6

                                            citação:Originalmente colocada por Killerace

                                            citação:Originalmente colocada por M6

                                            citação:Originalmente colocada por Killerace

                                            citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                            Luz de marcha atraz 1 é mais que suficiente assim como 1 boa luz de nevoeiro na traseira...
                                            Olha que eu tenho duas e não me queixo mesmo nada.
                                            Eu tenho só uma e queixo-me, quero duas...
                                            Então olha, das duas uma, ou arranjas outra para o teu carro ou compras um Ibiza.
                                            Qual é a dúvida? Vou arranjar uma segunda luz, mas quando acabar a garantia!

                                            Por acaso o Ibiza é dos carros onde isso mais se nota e torna-se esteticamente bastante feio...
                                            No meu fica liiiiiindo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O facto de só existir uma luz de nevoeiro não é para as marcas pouparem uns cobres como quase todos pensam.

                                              O objectivo delas é serem utilizadas em condições de fraca visibildade de modo a assinalarem a presença de um veiculo, até aqui estamos todos de acordo.

                                              Para alem das luzes de nevoeiro devem existir tambem as luzes de presença, piscas, luz de marcha atrás e LUZES DE TRAVAGEM.

                                              É por causa das luzes de travagem que só deverá de existir uma luz de nevoeiro. Tão importante como detectar a presença de um veiculo em condições de má visibilidade, tambem é importante saber se ele travou.

                                              Existindo só uma luz de nevoeiro pode-se aperceber com mais facilidade o acender das luzes de travagem.

                                              Se existirem 2 luzes de nevoeiro quem vai atrás pode nem notar que quem vai à frente travou pois nestas condições o que se vê são 2 luzes, quer se esteja a travar ou não, pois as luzes de nevoeiro sobrepoem-se a todas as outras.

                                              Quando se tem apenas uma luz ao travar passa-se a ver 2 luzes, logo algo mudou e chama mais facilmente a atenção. Por este mesmo motivo não são homologados carros que tenham a luz de nevoeiro em posição central pois corre-se o risco de a luz de nevoeiro "abafar" todas as outras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bolas... isso é mesmo uma mania daquelas. A pontos de influenciar a decisão de comprar? Enfim...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  N vejo mal em andarem cm essa luz ligada qd tem ma vizibilidade... desde que desliguem qd vem alguem atras que ja nos viu.
                                                  N "tiramos" os maximos pa n encandear? Pq n tirar o de nevoeiro?

                                                  So usei uma vez os nevoeiros de tras e qd me certificava que ja tinha sido visto desligava.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por asdrubal

                                                    O facto de só existir uma luz de nevoeiro não é para as marcas pouparem uns cobres como quase todos pensam.

                                                    O objectivo delas é serem utilizadas em condições de fraca visibildade de modo a assinalarem a presença de um veiculo, até aqui estamos todos de acordo.

                                                    Para alem das luzes de nevoeiro devem existir tambem as luzes de presença, piscas, luz de marcha atrás e LUZES DE TRAVAGEM.

                                                    É por causa das luzes de travagem que só deverá de existir uma luz de nevoeiro. Tão importante como detectar a presença de um veiculo em condições de má visibilidade, tambem é importante saber se ele travou.

                                                    Existindo só uma luz de nevoeiro pode-se aperceber com mais facilidade o acender das luzes de travagem.

                                                    Se existirem 2 luzes de nevoeiro quem vai atrás pode nem notar que quem vai à frente travou pois nestas condições o que se vê são 2 luzes, quer se esteja a travar ou não, pois as luzes de nevoeiro sobrepoem-se a todas as outras.

                                                    Quando se tem apenas uma luz ao travar passa-se a ver 2 luzes, logo algo mudou e chama mais facilmente a atenção. Por este mesmo motivo não são homologados carros que tenham a luz de nevoeiro em posição central pois corre-se o risco de a luz de nevoeiro "abafar" todas as outras.

                                                    O peugeot 206 tem a luz de nevoeiro central....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não me incomoda nada ter uma luz de nevoeiro e outra de marcha atrás. Deixar de comprar um carro por este motivo?! Considero exitirem motivos mais importantes.

                                                      Em relação à terceira luz de spot elas foram criadas com as seguintes funções: ter uma posição mais elevada e central por forma a que consiga ser visulalizada através dos vidros dos veiculos que seguem à nossa frente. Outro motivo, foi o facto de levarem menos tempo a acenderem, do que as lampadas convencionais. Exceptuando as recentes luzes de LED's.

                                                      A luz de nevoeiro existe para dar mais intensidade de luz. Daí provocar encadeamento em situações que não há nevoeiro. A luz de nevoeiro não tem por finalidade uma melhor distribuição da luz. Isso é irrelevante. O que é importante é uma maior luminosidade, por forma a que seja visualizada a uma distância superior. Isso é indiferente se é uma luz, ou se são duas.

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por pintox

                                                        citação:Originalmente colocada por asdrubal

                                                        O facto de só existir uma luz de nevoeiro não é para as marcas pouparem uns cobres como quase todos pensam.

                                                        O objectivo delas é serem utilizadas em condições de fraca visibildade de modo a assinalarem a presença de um veiculo, até aqui estamos todos de acordo.

                                                        Para alem das luzes de nevoeiro devem existir tambem as luzes de presença, piscas, luz de marcha atrás e LUZES DE TRAVAGEM.

                                                        É por causa das luzes de travagem que só deverá de existir uma luz de nevoeiro. Tão importante como detectar a presença de um veiculo em condições de má visibilidade, tambem é importante saber se ele travou.

                                                        Existindo só uma luz de nevoeiro pode-se aperceber com mais facilidade o acender das luzes de travagem.

                                                        Se existirem 2 luzes de nevoeiro quem vai atrás pode nem notar que quem vai à frente travou pois nestas condições o que se vê são 2 luzes, quer se esteja a travar ou não, pois as luzes de nevoeiro sobrepoem-se a todas as outras.

                                                        Quando se tem apenas uma luz ao travar passa-se a ver 2 luzes, logo algo mudou e chama mais facilmente a atenção. Por este mesmo motivo não são homologados carros que tenham a luz de nevoeiro em posição central pois corre-se o risco de a luz de nevoeiro "abafar" todas as outras.

                                                        O peugeot 206 tem a luz de nevoeiro central....
                                                        Parece que tem, mas não tem... :D:D:D:D

                                                        Quando vires um repara bem na luz de nevoeiro dele.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por asdrubal

                                                          citação:Originalmente colocada por pintox

                                                          citação:Originalmente colocada por asdrubal

                                                          O facto de só existir uma luz de nevoeiro não é para as marcas pouparem uns cobres como quase todos pensam.

                                                          O objectivo delas é serem utilizadas em condições de fraca visibildade de modo a assinalarem a presença de um veiculo, até aqui estamos todos de acordo.

                                                          Para alem das luzes de nevoeiro devem existir tambem as luzes de presença, piscas, luz de marcha atrás e LUZES DE TRAVAGEM.

                                                          É por causa das luzes de travagem que só deverá de existir uma luz de nevoeiro. Tão importante como detectar a presença de um veiculo em condições de má visibilidade, tambem é importante saber se ele travou.

                                                          Existindo só uma luz de nevoeiro pode-se aperceber com mais facilidade o acender das luzes de travagem.

                                                          Se existirem 2 luzes de nevoeiro quem vai atrás pode nem notar que quem vai à frente travou pois nestas condições o que se vê são 2 luzes, quer se esteja a travar ou não, pois as luzes de nevoeiro sobrepoem-se a todas as outras.

                                                          Quando se tem apenas uma luz ao travar passa-se a ver 2 luzes, logo algo mudou e chama mais facilmente a atenção. Por este mesmo motivo não são homologados carros que tenham a luz de nevoeiro em posição central pois corre-se o risco de a luz de nevoeiro "abafar" todas as outras.

                                                          O peugeot 206 tem a luz de nevoeiro central....
                                                          Parece que tem, mas não tem... :D:D:D:D

                                                          Quando vires um repara bem na luz de nevoeiro dele.
                                                          onde é que está a luz de nevoeiro?? devo ser cego, mas a mim parece-me a central

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por R4E

                                                            o laguna de 95 ca de casa ja traz 2 luzes de nevoeiro... tal como muitos dos clios I.
                                                            mas não é de série, de certeza. Os únicos Clios a virem com 2 luzes de nevoeiro de série, foram os ClioII faseII. O ClioIII trás 2 lampâdas, mas só acende a do lado esquerdo.

                                                            Comentário

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