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laguna ou golf??

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    laguna ou golf??

    Boas, tirei a carta recentemente e queria saber a opinião dos utilizadores aqui do fórum...

    Renault Laguna 1.9 DCI de 2002 praí.... ou um Golf IV 1.9 tdi ???

    apresentem-me alguns pros e contras de cada um deles e qual é que escolheriam...

    #2
    Entre um e outro preferia o Golf. A Laguna usa piores materiais, é mais barulhenta (se bem que o Golf não é muito melhor). A nível de mecânica, a Laguna deixa muito a desejar.

    Conforto a Laguna é melhor.

    Comentário


      #3
      pois :s , e esteticamente aprecio mais o laguna, não desvalorizando o golf.... o problema é que me disseram que se optasse pelo golf nao escolher o de 130cv, pois sao 130 cv numa folha de papel (carro sem segurança para um motor assim)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por KlingHoffer Ver Post
        pois :s , e esteticamente aprecio mais o laguna, não desvalorizando o golf.... o problema é que me disseram que se optasse pelo golf nao escolher o de 130cv, pois sao 130 cv numa folha de papel (carro sem segurança para um motor assim)
        Isso é treta, o PD 130 é perfeitamente adequado para um Golf, o carro não é assim tão leve. Então o que diriam da versão de 150 cv?

        Para mim os melhores são o 110cv (AFN) e o 130cv. Evita o de 90cv (por ser lento) e o de 115cv (por ser problemático).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Isso é treta, o PD 130 é perfeitamente adequado para um Golf, o carro não é assim tão leve. Então o que diriam da versão de 150 cv?

          Para mim os melhores são o 110cv (AFN) e o 130cv. Evita o de 90cv (por ser lento) e o de 115cv (por ser problemático).
          Esse é o Laguna II, certo?

          O motor 1.9 dci tem fama de dar problemas. É questão de pesquisares mais sobre o assunto. Sobre o motor do Golf não sei se é fiável ou não.

          A nível de segurança a Laguna II tem 5 estrelas NCAP, por isso essa é uma boa vantagem. O Golf IV (é o que saiu em 97, certo?) tem 4 estrelas.

          Eu preferia o Laguna de caras se fosse com outro motor. Com esse teria de pesquisar um pouco sobre o assunto e o historial do carro antes de me decidir.

          Comentário


            #6
            Acho que ia para o Laguna.
            É maior, é mais confortável, tem mais gadgets.
            Claro que procuraria o historial do carro (fama de comer turbos) e fazia-lhe uma revisão profunda...






            Oh wait, acabaste de tirar a carta e estás cheio de tesão para andar a queimar gasóleo. Nesse caso Golf IV PD130 ftw!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Entre um e outro preferia o Golf. A Laguna usa piores materiais, é mais barulhenta (se bem que o Golf não é muito melhor). A nível de mecânica, a Laguna deixa muito a desejar.

              Conforto a Laguna é melhor.
              Foste atropelado por uma Laguna?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por KlingHoffer Ver Post
                pois :s , e esteticamente aprecio mais o laguna, não desvalorizando o golf.... o problema é que me disseram que se optasse pelo golf nao escolher o de 130cv, pois sao 130 cv numa folha de papel (carro sem segurança para um motor assim)
                O Golf pesa a volta de 1300kg, junta liquidos, condutor e mais passageiros e tens perto de 1500kg, isto é leve? O carro é mais que suficiente para o motor, nao tem é uma dinâmica de registo, em conduçao mais desportiva noto que é um carro que a frente nao da para colocar onde se quer, ha algum understeer que nao me agrada. Tirando disso, é um carro perfeitamente seguro, tem controlo de tracçao e penso que ESP (controlo de tracçao tem, o ASR). A experiencia que tenho é com uma Variant e caixa auto, o motor é bastante fiavel, a carrinha é da minha cunhada e ja vai com 250.000km em cima e esta impecavel, penso que levou um turbo novo a pouco tempo. O unico desgaste visivel é mesmo o volante, mas nao quer dizer com isto que os materiais sao bons, porque nao acho que sejam nada do outro mundo.

                Quanto a escolha, provavelmente ia para o Golf, isto porque o Laguna II 1.9 dCi nao é um carro fiavel, nem mesmo o 2.2 dCi. Laguna Diesel fiavel, sem ser o 1, so o III.

                O Golf, é teres cuidado com os km e nao levares barrete no preço. Ja se sabe que sigla TDI da direito a uma valorizaçao de 2500€

                Comentário


                  #9
                  Queres um exemplo de uma Laguna II DCI que nunca teve uma avaria, e conta com 300 000km? lol

                  Comentário


                    #10
                    Se o Laguna for o 2, escolhe o Laguna

                    Laguna
                    Renault Laguna | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating



                    Golf 4
                    VW Golf | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating


                    Comentário


                      #11
                      De uma forma geral, o Laguna é muito melhor que o Golf, mas...

                      ... presumindo que és jovem... precisas de um carro tão grande ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        De uma forma geral, o Laguna é muito melhor que o Golf, mas...

                        ... presumindo que és jovem... precisas de um carro tão grande ?

                        Sou da mesma opinião, tenho um Clio comercial e cada vez gosto mais de ter um carro pequeno. Para termo de comparação tenho um colega que tem um carro tipo "banheira" e quando ando naquilo o gosto pelo meu Clio aumenta Pelo menos não me via a guiar algo assim tão grande (é maior que o laguna).
                        Para mim vinha um Golf, acho-o mais bonito e teoricamente é mais durável sendo que a manutenção não será mais cara que a do Laguna. No fundo é preciso é ter sorte/conhecimentos com o carro que se compra em 2ª mão.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                          Foste atropelado por uma Laguna?
                          Companheiro deixa-te de comentários estúpidos. Tive uma 2 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            O Golf pesa a volta de 1300kg, junta liquidos, condutor e mais passageiros e tens perto de 1500kg, isto é leve? O carro é mais que suficiente para o motor, nao tem é uma dinâmica de registo, em conduçao mais desportiva noto que é um carro que a frente nao da para colocar onde se quer, ha algum understeer que nao me agrada. Tirando disso, é um carro perfeitamente seguro, tem controlo de tracçao e penso que ESP (controlo de tracçao tem, o ASR). A experiencia que tenho é com uma Variant e caixa auto, o motor é bastante fiavel, a carrinha é da minha cunhada e ja vai com 250.000km em cima e esta impecavel, penso que levou um turbo novo a pouco tempo. O unico desgaste visivel é mesmo o volante, mas nao quer dizer com isto que os materiais sao bons, porque nao acho que sejam nada do outro mundo.

                            Quanto a escolha, provavelmente ia para o Golf, isto porque o Laguna II 1.9 dCi nao é um carro fiavel, nem mesmo o 2.2 dCi. Laguna Diesel fiavel, sem ser o 1, so o III.

                            O Golf, é teres cuidado com os km e nao levares barrete no preço. Ja se sabe que sigla TDI da direito a uma valorizaçao de 2500€
                            Na laguna não é propriamente a qualidade dos materiais, é mais a montagem destes. Em paralelo é bastante barulhento, e os interiores são um pouco frágeis. Em contrapartida têm sempre uns belos bancos.

                            Comentário


                              #15
                              Eu ia para o Golf PD130 isto pela simples razão que meteste o 1.9 dCi de 120 CV do qual não sou nada apreciador.

                              Os barulhos parasitas confere no Laguna, aquelas protecções retracteis na consola ao fim de um tempo e uso começam a fazer algum barulho.

                              O Golf IV apesar de inferior em segurança, em espaço e em equipamento consegue ser um produto mais consensual.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                ..., é mais a montagem destes. ... é bastante barulhento, ... os interiores são um pouco frágeis.
                                Acabaste de resumir a marca Renault.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Acabaste de resumir a marca Renault.
                                  Isso é a raiva a falar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    Isso é a raiva a falar.
                                    A que tive por acaso não deu problemas mecânicos graves. Deu só uma mola da embraiagem, uma peça qualquer dos piscas e nada mais. Porém metes o 1.9 DCI ao lado do 1.9 TDI e vês qual anda mais.

                                    Mas nem a VW é exímia na qualidade dos materiais e montagem, porém sempre é melhorzinha que a Renault.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por henriqe Ver Post
                                      Queres um exemplo de uma Laguna II DCI que nunca teve uma avaria, e conta com 300 000km? lol
                                      Uma andorinha não faz a Primavera... já um bando completo de pássaros...

                                      Comentário


                                        #20
                                        o 1.9 dci não tem muito boa fama.

                                        O Golf deve estar sobrevalorizado, como é costume no mercado de usados... acho que a melhor opção é procurares alternativas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Laguna é melhor que o Golf em tudo, não tem comparação, conforto, espaço, comportamento, motor mais linear, equipamento, segurança, estética (apesar de não gostar muito é muito mais bonito que um Golf)......................digamos que não tem nada haver..........................Laguna sem duvidas.
                                          Cumps

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por KlingHoffer Ver Post
                                            pois :s , e esteticamente aprecio mais o laguna, não desvalorizando o golf.... o problema é que me disseram que se optasse pelo golf nao escolher o de 130cv, pois sao 130 cv numa folha de papel (carro sem segurança para um motor assim)
                                            Isso é apenas parvoice na minha opinião...

                                            A ideia que tenho é que o Laguna é um carro globalmente superior, mas tenho ideia que esses motores não são dos mais fiaveis...

                                            O problema do Golf é que devem estar a pedir 20.000€ por um com 200.000kms e 10 anos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                              O Laguna é melhor que o Golf em tudo, não tem comparação, conforto, espaço, comportamento, motor mais linear, equipamento, segurança, estética (apesar de não gostar muito é muito mais bonito que um Golf)......................digamos que não tem nada haver..........................Laguna sem duvidas.
                                              Cumps
                                              Concordo com o que está a negrito. A estética é subjectiva, e para um rapaz novo andar com uma carrinha familiar atrás não é muito agradável. Mas são gostos, e esses não se discutem. Quanto ao motor, é mais linear sim, mas isso significa muito menos prazer de condução, prestações mais fracas, etc. Na Laguna vais em 4ª a 60km/h e queres fazer uma ultrapassagem e tens que reduzir, ela vai ali a moer, e só quando chega lá para as 2100 rpm é que dispara. Já o PD 130 carregas e ele dispara logo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                o laguna ate 2002 era algo problematico em especial a nivel de turbo´,no mesmo genero e marca eu optava pelo megane.acho-a mais fiavel,o golfe nao deixa de ser bom carro,mas esta sobrevalorizado,

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                  Concordo com o que está a negrito. A estética é subjectiva, e para um rapaz novo andar com uma carrinha familiar atrás não é muito agradável. Mas são gostos, e esses não se discutem. Quanto ao motor, é mais linear sim, mas isso significa muito menos prazer de condução, prestações mais fracas, etc. Na Laguna vais em 4ª a 60km/h e queres fazer uma ultrapassagem e tens que reduzir, ela vai ali a moer, e só quando chega lá para as 2100 rpm é que dispara. Já o PD 130 carregas e ele dispara logo.
                                                  Entre esses dois motores o que conheço melhor é 1.9 TDI (130 cv) tive um A3 com esse motor, em termos de performance não tem nada a ver, mas como carro em si o Laguna é melhor em tudo.
                                                  Não sei a idade, mas uma coisa é certa se tiver idade para ter um carro familiar o Laguna é o melhor, se for solteiro, o Golf não era carro que comprava.
                                                  Qual é o plafond, quantos km´s faz, se precisa de 5 lugares?, há muitas perguntas para serem respondidas para dizer qual seria o carro ideal.
                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Laguna é mais carro. Mas a fiabilidade do motor 1.9 DCi deixa um pouco a desejar, mas podes ter sorte. No entanto, se estás a começar a conduzir e o dinheiro não abundar para andar a brincar aos mecânicos, joga pelo seguro e vai para o Golf (se estiver em bom estado e não tiverem andado a brincar às reprogramações com ele...).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Confiro tudo que o post anterior diz e acrescento algo no fim, o simples facto de procurares motores 1.9 TDi que não tenham 115 CV (também foi problemático)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Penso que há formas de resolver os problemas do turbo nesse 1.9 DCI, já li qualquer coisa neste forum sobre mudar mais vezes de óleo e usar uma óleo diferente porque pelos vistos o problema reside na lubrificação do mesmo.

                                                        O Laguna é de um segmento acima e têm muitas vantagens por isso e outras por ser mais recente, diria que as suas duas desvantagens em relação ao Golf são ou possivelmente são a construção que dá origem a mais ruídos e a fiabilidade dessas unidades iniciais seja pelo problema cronico dos turbos (que pelo que parece pode ser resolvido) e da eletrónica ser mais complexa e em maior quantidade alem de ser uma estreia de geração na altura. E basicamente são estes pontos que destroem muito do bom desse modelo que teve evoluções inéditas em segurança para o padrão até aquele momento, já para não falar no conforto de primeira linha e uma dinâmica boa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                          Penso que há formas de resolver os problemas do turbo nesse 1.9 DCI, já li qualquer coisa neste forum sobre mudar mais vezes de óleo e usar uma óleo diferente porque pelos vistos o problema reside na lubrificação do mesmo.

                                                          O Laguna é de um segmento acima e têm muitas vantagens por isso e outras por ser mais recente, diria que as suas duas desvantagens em relação ao Golf são ou possivelmente são a construção que dá origem a mais ruídos e a fiabilidade dessas unidades iniciais seja pelo problema cronico dos turbos (que pelo que parece pode ser resolvido) e da eletrónica ser mais complexa e em maior quantidade alem de ser uma estreia de geração na altura. E basicamente são estes pontos que destroem muito do bom desse modelo que teve evoluções inéditas em segurança para o padrão até aquele momento, já para não falar no conforto de primeira linha e uma dinâmica boa.
                                                          A troca antecipada do óleo pode atenuar os problemas, porém não os resolve totalmente. O que "mata" os turbos nos 1.9 DCI é o deficiente sistema que leva o óleo do cárter para o turbo. Quem vir aquilo nota logo que algo está mal.

                                                          Se há intervenção útil que os xunnings e reprogramadores podem fazer é nesse motor. Meter uma nova "puxada" de óleo ajuda imenso, para não dizer que resolve totalmente o problema.

                                                          Há os que optam por substituir também o turbo e fica resolvido.

                                                          Agora a combinação turbo de origem e puxada de óleo de origem é problemática.

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                                                            #30
                                                            No que toca ao Laguna, lê-se nas revistas da especialidade que quanto mais recente for a unidade, melhor.

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