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[Dúvidas] Corolla e11 1.4. vvt-i.

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    [Dúvidas] Corolla e11 1.4. vvt-i.

    Olá a todos. A minha mãe adquiriu recentemente o automóvel no título mencionado, não vivo perto dela por isso nunca o tinha conduzido. A máquina tem 150k km's, não sei se reais ou não. Hoje tive então oportunidade de dar uma volta e reparei num conjunto de situações que me intrigaram e me deixaram preocupado.

    1º - A luz 'check engine' estava acesa, segundo ela sempre esteve assim (ela pensava que era normal), e reparei que o carro não tem força a subir. As rotações simplesmente não querem subir, mesmo a fundo. No entanto, em terreno mais plano as coisas pareciam relativamente normais. Tenho de marcar um diagnóstico de centralina, eu sei. Mesmo assim gostava de saber se algum de vocês teve um problema semelhante ou se sabe que peça/filtro/sensor/whatever poderá estar a provocar o erro na centralina.

    2º - O carro aparenta consumir mais óleo do que deveria - segundo me informei alguns destes motores vinham com defeito de fabrico que obrigavam a uma substituição da cabeça do motor - poderá ser este o problema ou o carro simplesmente não está a usar o óleo adequado? (não sei, nem ela sabe).

    3º - A embraiagem é dura, diria até rija e parece que não vai até ao 'fundo'. É defeito ou feitio? Precisará a embraiagem de ser substituída ou será algum cabo/mola? Cheirou-me um pouco a embraiagem queimada, porque eu, sem querer, iniciei marcha em subida com o carro em 2ª. Para além disso as trocas de caixa parecem não ser suaves, como se não houvesse lubrificação conveniente ou embraiagem suficientemente 'primida'. Este comportamento não me parece normal, pois os anteriores Toyotas que conduzi aparentavam ser suaves nas trocas e relativamente leves de embraiagem. Para além disso pareciam ser mais rápidos, mas isto deve dever-se ao problema que faz com que a luz do motor acenda. (Toyota Starlet de 97 e Corolla 1.3 Xli liftback de 96).

    4º - Ela disse-me que às vezes o carro aparenta cheirar um pouco a gasolina (não pude confirmar este ponto). O que será? Tubagens de combustível ressequidas? Bomba de combustível escafiada? Fuga?

    5º - Não sei o historial do carro, tenho de procurar na documentação e livro de revisões do carro. O que sei é que o carro aparenta ter sido de rua, pois apresenta ligeira corrosão em alguns componentes da 'engine bay'. Sabem se este carro possui corrente ou correia de distribuição e qual o seu intervalo de substituição?

    6º - Menos preocupante é o retrovisor automático do lado do condutor, cujo espelho se encontra meio solto (não responde aos comandos e não se segura numa posição fixa) e não sei se falta o motor ou se o problema é outro. Alguém sabe o que poderá ser?

    Que me lembre é tudo. Gostaria que me ajudassem a responder e que dessem sugestões relativamente a algumas destas questões, na medida do possível e sem conhecimento concreto, claro.

    Obrigado.

    #2
    espero que quem tenha vendido isso à tua mãe tenha sido meigo no preço.
    assim de repente aconselhava-te a fazeres uma mudança de óleo do motor e da caixa de velocidades, ver os filtros e assim, esse cheiro a gasolina virá do motor ou de dentro do carro? é procurar de onde ele vem os tubos a ver como estão, a embraiagem, se calhar ainda é de origem e palpita-me que vais ter de a mudar. o espelho no meio disso deve acabar por ser o mais simples, não consegues tirá-lo para ver por dentro o que falta? boa sorte com isso
    tenho ideia que isso gasta correia de distribuição, mas não posso dar a certeza
    Editado pela última vez por nathaniel; 23 May 2012, 07:47.

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      #3
      Boas! Se for o E111 gasta correia de distribuição. No mês passado, fiz uma revisão, a um e em 15000 tinha o óleo a meio das marcas (motor com 180000km's)... Quanto à embraiagem é mais suave que a do meu E112....

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        #4
        O VVti é de corrente.
        Toyota ZZ engine - Wikipedia, the free encyclopedia

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          #5
          Originalmente Colocado por c200 Ver Post
          Boas! Se for o E111 gasta correia de distribuição. No mês passado, fiz uma revisão, a um e em 15000 tinha o óleo a meio das marcas (motor com 180000km's)... Quanto à embraiagem é mais suave que a do meu E112....
          Mas existem E11 com correia e outros com corrente.. Todos os VVT-I são de corrente

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            #6
            Então e a tua mãe compra um carro sem perguntar a alguém que perceba minimamente do assunto?!

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