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carro a ar !! mito ou realidade ?

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    carro a ar !! mito ou realidade ?

    boas recebi hoje este e-mail:

    http://gfx1.hotmail.com/mail/w4/pr04/ltr/at48/video.png

    supostamente é um carro que funciona a ar será isto verdade ou é fake ?

    #2
    Não consegui ver nada no video, mas à partida é fake. Se bem que um motor a gasolina ou diesel precisa sempre de "ar" para funcionar...

    Comentário


      #3
      Mas isso já existe à algum tempo. Vi numa reportagem dos Discovery que na Finlândia há uma empresa que fabrica esses carros a ar (ar comprimido) e aquilo até nem tem uma autonomia assim tão pequena, mas as viaturas são é feias que até dói.



      Este vídeo nem é o mesmo que vi, mas a base é a mesma

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        #4
        O carro a ar já existe aos anos e a funcionar
        MDI Enterprises S.A. - Air compressed cars - Flowair - Clean cars - Sustainable technology.

        Comentário


          #5
          Apagar

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            #6
            Lembro-me de há algum tempo ver uma reportagem na TV de um Português que tinha um projecto parecido, e a funcionar... No entanto não consigo encontrar informação em lado nenhum

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              #7
              Carros a ar não são novidade nenhuma.

              O que as pessoas não atingem é que o ar não se comprime de borla. É a mesma história que os carros a "água".
              Editado pela última vez por SRLA; 23 May 2012, 15:29.

              Comentário


                #8
                Tata annonce avoir testé avec succès l'air comprimé

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Carros a ar não são novidade nenhuma.

                  O que as pessoas não atingem é que o ar não se comprime de borla. É a mesma história que os carros a "água".
                  Não se comprime de borla, mas é muito mais barato que meter gasóleo, é que nem tem comparação possível.
                  O que as pessoas vão preferir: gastar energia para o compressor do carro encher os depósitos (+/- 3€) ou gastar dezenas de euros para andar o equivalente com gasóleo?? A resposta é simples. Além disso não conseguem taxar o ar e é preciso que a energia aumente muito para que esta solução deixe de ser viável.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por acca Ver Post
                    Não se comprime de borla, mas é muito mais barato que meter gasóleo, é que nem tem comparação possível.
                    O que as pessoas vão preferir: gastar energia para o compressor do carro encher os depósitos (+/- 3€) ou gastar dezenas de euros para andar o equivalente com gasóleo?? A resposta é simples. Além disso não conseguem taxar o ar e é preciso que a energia aumente muito para que esta solução deixe de ser viável.
                    O problema é que vai ser difícil encher o depósito em casa.
                    As pressões no depósito, segundo me recordo de ler há uns anos, andam por volta dos 300 bar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por acca Ver Post
                      Não se comprime de borla, mas é muito mais barato que meter gasóleo, é que nem tem comparação possível.
                      O que as pessoas vão preferir: gastar energia para o compressor do carro encher os depósitos (+/- 3€) ou gastar dezenas de euros para andar o equivalente com gasóleo?? A resposta é simples. Além disso não conseguem taxar o ar e é preciso que a energia aumente muito para que esta solução deixe de ser viável.
                      Refueling the compressed air container using a home or low-end conventional air compressor may take as long as 4 hours, though specialized equipment at service stations may fill the tanks in only 3 minutes.[4] To store 14.3 kWh @300 bar in 300 liter reservoirs (90 m3 of air @ 1 bar), requires about 30 kWh of compressor energy (with a single-stage adiabatic compressor), or approx. 21 kWh with an industrial standard multistage unit. That means a compressor power of 360 kW is needed to fill the reservoirs in 5 minutes from a single stage unit, or 250 kW for a multistage one.[7] However, intercooling and isothermal compression is far more efficient and more practical than adiabatic compression, if sufficiently large heat exchangers are fitted. Efficiencies of up to 65% may be achieved[8], however this is lower than the Coulomb's efficiency with lead acid batteries.
                      Compressed air car - Wikipedia, the free encyclopedia

                      Isto pelas minhas contas dá 2,4 Euros só pelo custo de eletricidade, usando 0,1160 €/kW.h e usando o de 250 kw, mas pode ser que me tenha enganado. Metendo mais uns custos fica no máximo 5 euros. Não é mau....
                      Editado pela última vez por Azathoth; 23 May 2012, 16:13.

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                        #12
                        Conforme já referido, não é mito

                        Já agora, fica um tópico que por cá andou:

                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...omprimido.html

                        Comentário


                          #13
                          Esta solução tem aplicações muito especificas.
                          A dimensão dos tanques e autonomia geral não faz desta solução a melhor para o tipico automóvel

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por acca Ver Post
                            Não se comprime de borla, mas é muito mais barato que meter gasóleo, é que nem tem comparação possível.
                            O que as pessoas vão preferir: gastar energia para o compressor do carro encher os depósitos (+/- 3€) ou gastar dezenas de euros para andar o equivalente com gasóleo?? A resposta é simples. Além disso não conseguem taxar o ar e é preciso que a energia aumente muito para que esta solução deixe de ser viável.
                            É mais barato dependendo de como o comprimes. Se comprimires usando um motor eléctrico tudo bem, se o fizeres com um motor de combustão não vais poupar nada. Isto não é como encher o pneu da roda, falamos de compressores a sério, com potência a sério, e aqueles compressores portáteis de ligar no carro não têm sequer hipótese.

                            Mas mesmo admitindo que cada um tenha em casa um compressor eléctrico e fique muito mais barato do que gasolina ou gasóleo, continua a haver o problema da potência e autonomia que estes veículos podem ter, ambos baixos demais para qualquer utilização excepto as voltas pela cidade.

                            Quando muito isto pode ser uma alternativa aos veículos citadinos a electricidade, uma vez que elimina por completo o problema das baterias (o depósito de ar tem teoricamente vida infinita e pode ser reabastecido muito rapidamente).

                            Comentário


                              #15
                              Carro a ar !! mito ou realidade ?

                              Possivelmente deve ser realidade: nunca vi a Alfa Romeo anunciar essa versão do Mito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                Carro a ar !! mito ou realidade ?

                                Possivelmente deve ser realidade: nunca vi a Alfa Romeo anunciar essa versão do Mito.
                                Dass... Deixaste-me seco com essa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Podem inventar motores que andem a quase tudo, ar, água, lenha,etc. Será isso viável? Isso já é outra questão.

                                  Querem uma alternativa em termos? Temos o biodiesel, não há é interesse em deixar este combustível evoluir... Nem sei porque é que as marcas não criam motores capazes de andar a biodiesel... porque será?

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                    Dass... Deixaste-me seco com essa.
                                    Epá foi espectacular

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                      Podem inventar motores que andem a quase tudo, ar, água, lenha,etc. Será isso viável? Isso já é outra questão.

                                      Querem uma alternativa em termos? Temos o biodiesel, não há é interesse em deixar este combustível evoluir... Nem sei porque é que as marcas não criam motores capazes de andar a biodiesel... porque será?

                                      Cumprimentos
                                      Qualquer motor Diesel funciona com biodiesel. Apenas é preciso ter cuidado a nível do sistema de injecção (senão pode é funcionar só durante uns tempos...). Os sistemas de injecção de alta pressão dos Diesel modernos precisam de ser optimizados para o combustível que vão usar e não dá para optimizar para gasóleo comercial e biodiesel, a única solução é tratar o biodiesel para se assemelhar mais ao gasóleo (é para isso que servem aqueles kits aftermarket com aquecimento do combustível e filtros mais apertados), voltar a sistemas de injecção mais simples (incompatíveis com as normas ambientais) ou ter sistemas de injecção separados (impensável pelos custos associados).

                                      O biodiesel em si não tem muita saída porque é difícil de produzir nas quantidades que precisamos (havia para aí quem falasse em culturas de algas marinhas mas não deu em nada).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Qualquer motor Diesel funciona com biodiesel. Apenas é preciso ter cuidado a nível do sistema de injecção (senão pode é funcionar só durante uns tempos...). Os sistemas de injecção de alta pressão dos Diesel modernos precisam de ser optimizados para o combustível que vão usar e não dá para optimizar para gasóleo comercial e biodiesel, a única solução é tratar o biodiesel para se assemelhar mais ao gasóleo (é para isso que servem aqueles kits aftermarket com aquecimento do combustível e filtros mais apertados), voltar a sistemas de injecção mais simples (incompatíveis com as normas ambientais) ou ter sistemas de injecção separados (impensável pelos custos associados).

                                        O biodiesel em si não tem muita saída porque é difícil de produzir nas quantidades que precisamos (havia para aí quem falasse em culturas de algas marinhas mas não deu em nada).
                                        Eu sei que é possível usar biodiesel amplamente mas também sei, como tu referiste, que tem as suas limitações.

                                        Pode sempre usar-se o óleo vegetal, uma "matéria prima" bastante abundante.

                                        Eu quando puder começo a fazer o meu próprio biodiesel, não estou para pagar o diesel ao preço que as petrolíferas querem.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                          Pode sempre usar-se o óleo vegetal, uma "matéria prima" bastante abundante.
                                          Parece, mas a verdade é que não é tão abundante quanto isso.

                                          Lá em casa gastas quantos litros de óleo por mês? Dois ou três no máximo se tiveres algum cuidado com a alimentação, e mesmo quem come muitos fritos não acho que gaste mais de uns 10 litros.

                                          Alguém que faça uns 20000Km por ano (que é mais coisa menos coisa o mínimo para justificar um motor Diesel) gasta facilmente uns 100 litros por mês. Uma só família para abastecer os carros da casa durante o mês ia ao Continente e limpava o stock todo de óleo vegetal. Agora multiplica isto por todas as famílias que todos os meses lá vão fazer as compras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Parece, mas a verdade é que não é tão abundante quanto isso.

                                            Lá em casa gastas quantos litros de óleo por mês? Dois ou três no máximo se tiveres algum cuidado com a alimentação, e mesmo quem come muitos fritos não acho que gaste mais de uns 10 litros.

                                            Alguém que faça uns 20000Km por ano (que é mais coisa menos coisa o mínimo para justificar um motor Diesel) gasta facilmente uns 100 litros por mês. Uma só família para abastecer os carros da casa durante o mês ia ao Continente e limpava o stock todo de óleo vegetal.
                                            É só pedir a um restaurante.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                              É só pedir a um restaurante.
                                              Pronto e dá para uma família. Que continua a ser uma em centenas ou milhares só no raio de um quilómetro em torno do restaurante.

                                              Não há nem de perto que chegue para todos. Se calhar estás a pensar que para ti dava e é o que te interessa, mas os fabricantes não vão preparar os seus carros para biodiesel só para ti.

                                              Nem o GPL, que tem um mercado muitas vezes maior que o biodiesel, usufrui de grande selecção em modelos preparados de fábrica.
                                              Editado pela última vez por SRLA; 23 May 2012, 20:20.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Pronto e dá para uma família. Que continua a ser uma em centenas ou milhares só no raio de um quilómetro em torno do restaurante.

                                                Não há nem de perto que chegue para todos. Se calhar estás a pensar que para ti dava e é o que te interessa, mas os fabricantes não vão preparar os seus carros para biodiesel só para ti.

                                                Nem o GPL, que tem um mercado muitas vezes maior que o biodiesel, usufrui de grande selecção em modelos preparados de fábrica.
                                                Se interessasse acredita que era possível produzi-lo em massa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  É mais barato dependendo de como o comprimes. Se comprimires usando um motor eléctrico tudo bem, se o fizeres com um motor de combustão não vais poupar nada. Isto não é como encher o pneu da roda, falamos de compressores a sério, com potência a sério, e aqueles compressores portáteis de ligar no carro não têm sequer hipótese.

                                                  Mas mesmo admitindo que cada um tenha em casa um compressor eléctrico e fique muito mais barato do que gasolina ou gasóleo, continua a haver o problema da potência e autonomia que estes veículos podem ter, ambos baixos demais para qualquer utilização excepto as voltas pela cidade.

                                                  Quando muito isto pode ser uma alternativa aos veículos citadinos a electricidade, uma vez que elimina por completo o problema das baterias (o depósito de ar tem teoricamente vida infinita e pode ser reabastecido muito rapidamente).
                                                  Claro que quando se fala a carros a ar, não se pode pedir grandes performances nem velocidades, mas tenho a certeza que para a grande maior parte das pessoas um carro com autonomia de 200 Km e velocidade máxima de 110 Km/h chega perfeitamente. Estes carros já têm incorporado um compressor que funciona atraves da energia da tomada, pelo que quando se esgotar o ar basta ligar à corrente eléctrica (4 horas) ou então em "bombas de combustível" próprias (3 min). Se isto se massificar, quem ficar com o veiculo a combustíveis fosseis, vai sair a ganhar também, pois os combustíveis fosseis baixam de preço de modo a tentar captar de novo os antigos consumidores, que passaram para o ar comprimido (isto sou eu a especular, mas que é bem provável que aconteça). Logo para mim as vantagens superam largamente as desvantagens.
                                                  Editado pela última vez por acca; 24 May 2012, 12:27.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                                    Podem inventar motores que andem a quase tudo, ar, água, lenha,etc. Será isso viável? Isso já é outra questão.

                                                    Querem uma alternativa em termos? Temos o biodiesel, não há é interesse em deixar este combustível evoluir... Nem sei porque é que as marcas não criam motores capazes de andar a biodiesel... porque será?

                                                    Cumprimentos
                                                    Biodiesel não é alternativa nenhuma. É simplesmente um óleo que, queimado, emite tantas ou mais emissões que o gasóleo tradicional.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                      Claro que quando se fala a carros a ar, não se pode pedir grandes performances nem velocidades, mas tenho a certeza que para a grande maior parte das pessoas um carro com autonomia de 200 Km e velocidade máxima de 110 Km/h chega perfeitamente. Estes carros já têm incorporado um compressor que funciona atraves da energia da tomada, pelo que quando se esgotar o ar basta ligar à corrente eléctrica (4 horas) ou então em "bombas de combustível" próprias (3 min). Se isto se massificar, quem ficar com o veiculo a combustíveis fosseis, vai sair a ganhar também, pois os combustíveis fosseis baixam de preço de modo a tentar captar de novo os antigos consumidores, que passaram para o ar comprimido (isto sou eu a especular, mas que é bem provável que aconteça). Logo para mim as vantagens superam largamente as desvantagens.
                                                      A questão é que 200Km e 110Km/h já é pedir muito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Biodiesel não é alternativa nenhuma. É simplesmente um óleo que, queimado, emite tantas ou mais emissões que o gasóleo tradicional.
                                                        LOL, não sabes do que falas... Faz uma pequisa em vez de vires para aqui dizer asneiras.

                                                        E o B100 emite menos de 50% das emissões do diesel convencional.

                                                        Cumprimentos

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                                          LOL, não sabes do que falas... Faz uma pequisa em vez de vires para aqui dizer asneiras.

                                                          E o B100 emite menos de 50% das emissões do diesel convencional.

                                                          Cumprimentos
                                                          Não ando muito dentro do assunto mas da última vez que vi um estudo disso óleo vegetal puro tinha emissões penso que de NOx bem superiores ao gasóleo.

                                                          O CO2 é que se pode considerar como emissões "nulas" porque é carbono que vem das plantinhas e para lá vai voltar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu carro anda a ar. É mais ar no depósito do que gasolina.

                                                            Comentário

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