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Elevação da suspensão traseira

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    Elevação da suspensão traseira

    Boas pessoal sou novo por aqui, talvez diga uma bacouradas mas aqui vai:

    É possivel elevar um pouco a suspenção traseira do meu peugeot 106 XN 1.0 de 93?

    Já não tem amortecedores de origem, (duraram 17 anos) há dois anos coloquei 4 novos de marca branca (não sei a marca).

    É que quando engato o atrelado dos cães e vamos 4 caçadores para a caça, aquilo faz um V na ponta do engate, a as rodas traseiras parece que afundam para dentro do carro. Tem ido sempre sem problemas, mas não gosto de ver o carro assim... como não há dinheiro para o jipe...

    #2
    Mesmo que fosse possivel, quando andares num dia normal a traseira depois fica demasiado alta.. e claro, traseira mais alta que a frente ficas com uma traseira muito solta e perigosa.

    Comentário


      #3
      ok, percebi a curvar podia dar raia, mas e se ficasse mais rija? (devo estar a dizer bacourada...)

      Comentário


        #4
        Ou seja, queres levantar a suspensão pq o carro carregado fica em baixo?

        Eu não percebo muito disto também, mas a mim parece-me normal um 106 com 4 homens lá dentro e um atrelado com 4 cães, ficar com as rodas de trás dentro da cava...

        O meu carro a primeira vez que fez uma viagem carregado a sério, nem tinha reparado muito bem como ele estava em termos de suspensão traseira quando arranquei. Foi com a mala cheia (não cabia mais um pintelho, vá cabe sempre mas pronto...) e mais 3 gajos bem constituídos e duas gajas "normais". Arranco de Leiria, 150/160km/h por aí a cima... Paro em Pombal para ir beber um café e fumar uma cigarrada, saio do carro com eles todos lá dentro, olho para as rodas traseiras e até me "assustei"... Estavam completamente metidas na cava, mas aquilo é mesmo assim... É o peso, a suspensão terá que "mingar" um pouco, e consequentemente meter a roda para dentro da cava, até um certo limite né.

        Isto digo eu, pela lógica...

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          #5
          Máximo que podes fazer é meter molas mais duras...

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            #6
            Os 106 são conhecidos pela fragilidade do eixo traseiro.

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              #7
              Normal é, e pela lógica também... mas estava com um devaneio que talvez houvesse alguma alminha que tb tivesse pensado o mesmo?
              Mas estou prestes a desistir da ideia.
              Já agora outra ideia (não sei se terei de criar outro tópico): Dá para aplicar encostos de cabeça no banco traseiro? Sei que alguns carros têm essa possibilidade, mas não sei se o 106 dá?

              Comentário


                #8
                N sei como é feito nos 106, mas nos 206 e 306 atrás n levam molas e podes subir e levantar pelas estrias, basicamente isto Aprenda a rebaixar a suspensão traseira do Peugeot 206 vê como é no teu.

                Comentário


                  #9
                  Mas se é só para uso esporádico não vale a pena andar com invenções.

                  A suspensão bate muito com o peso ou nem por isso?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                    Máximo que podes fazer é meter molas mais duras...
                    Acho que está aqui a solução mais viável.

                    Eu não o faria, mas se te der jeito...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      Mas se é só para uso esporádico não vale a pena andar com invenções.

                      A suspensão bate muito com o peso ou nem por isso?

                      Pelo que percebi não bate...

                      Comentário


                        #12
                        Viva,

                        Penso, quase de certeza, que essa suspensão traseira é por eixo de torção, como já foi dito num post anterior. Pode levantar, tornar mais dura, elevar, como quiser chamar, facilmente essa suspensão sem gastar dinheiro em material extra (pois essa suspensão não utiliza as tradicionais molas, são dois ou quatro eixos, depende da versão).
                        Em princípio qualquer mecânico (mecânico, não pendurador de peças) sabe fazer esse trabalho.

                        Depois tem que ter cuidado nas curvas a maior velocidade.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pelas respostas,
                          quanto ao bater da suspensão não bate, só quando saio do alcatrão, ou então nas lombas ás vezes até faísca se for com mais velocidade!!! Acho que é a corrente do atrelado ou a bola de reboque a raspar no alcatrão

                          Mas quem se queixa é o pessoal que vem de frente e leva com as luzes porque a frente fica levantada, mas descobri uma peça que existe junto às luzes para baixar (manualmente é claro) e melhorou.

                          Quanto ao uso esporádico, acontece cerca de 8 a 10 vezes por ano, (vou mais vezes á caça mas não com o carro tão carregado), vou falar com o meu mecânico depois digo qualquer coisa. Curvas apertadas habitualmente não faço, o carro serve para trabalho 40 a 50km por dia, e transporte para a caça apenas

                          Quanto aos encostos de cabeça alguém sabe dizer alguma coisa?

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