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[Informação] Motor 1.9 TDI AFN 110cv

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    [Informação] Motor 1.9 TDI AFN 110cv

    Viva rapaziada. Venho aqui uma vez mais pedir a vossa ajuda e opinião.

    Gostaria de saber bastante mais a cerca deste motor já referido ( 1.9 tdi 110cv AFN). Fiabilidade, consumos, problemas crónicos,etc.

    Este motor está montado numa Passat 3B. Versão sedan. Chega para o peso?

    (passat 97 tdi - Luz - Carros) É este modelo. E por base de comparação com uma Opel Vectra B 2.0 DTI 16v. (a Vectra vai se por aqui manter, passat é para outro familiar, que tem vindo a dividir a Vectra comigo, mas precisa urgente de um carro para ele). E vemos esse modelo, e outra igual mas em branca. (vendo passat tdi - Portimão - Carros). Base de referência apenas. Mas não custa nada ir lá dar um olho, pelo sim pelo não...

    Utilização citadina, 70%, e AE 30%. Podendo vir a aumentar em AE. 15.000km/ano. Não é de corridas, mas gosta sempre de algo que se movimente bem e nunca deixe mal numa ultrapassagem. Confesso que a pessoa, até eu, se queixa um pouco do 2.0 DTI montado no Vectra. É pastelão. E estamos com receio por no Passat ser 1.9 TDi (pouco menos cilindrada) seja ainda pior que o Vectra.

    O principal feedback seria em relação ao motor em si, pois desconheço e nunca conduzi. E se houver algo mais útil acrescentar...força !

    #2
    O meu pai teve um de 99 tal e qual esse desde 2001 a 2008 e posso-te dizer que o motor chega perfeitamente para o carro. Consegues velocidades cruzeiro de 160/170km/h sem grande dificuldade, de ponta deu comigo 210km/h(isto obviamente valores de ponteiro). Tem o característico disparo dos tdi e um bom binário, desenrascando-se com muita facilidade. Em 180.000Kms não deu muitos problemas, apenas um medidor de massa de ar (já é mais que sabido que dá sempre problemas por aí), mais para o fim começou a ter problemas no sistema de refrigeração do motor, com um tubo ou outro a ceder e também deu problemas no motor do ar condicionado. De resto foi só bom óleo a tempo e horas e gasóleo para queimar. No caso da unidade que tivemos, a nível de interiores era um pouco para o miserável no que toca a barulhos parasitas e resistência de certas partes plásticas, maioritariamente na parte inferior do tablier, além do rubber touch todo desfeito. Chegou a ter só o vidro do condutor a abrir e a fechar e também deu problemas na tranca da porta de trás direita. Ah, o tecto de abrir também deixou de funcionar mas nunca foi resolvido. Claro que tudo isto advém de uma utilização intensiva mas, mesmo assim, poderia ter sido um melhor carro.

    Qualquer dúvida que tenhas, estás à vontade.

    Abraço.

    Comentário


      #3
      Já agora, esse Passat do anúncio tem o mesmo problema que o meu teve, o fecho do porta-luvas partiu (sem esforço nenhum, a peça plástica é fraca) e a única forma de solucionar o problema é comprar uma espécie de módulo de porta-luvas que vem completo (com a entrada para a refrigeração por a/c e tudo. O nosso era verde inglês e beije nos interiores (era um confortline) e não sei se por esse motivo ou se o preço era todo igual, salvo erro na VW pediram-me 250€ pela peça. Bem que andou com o fecho partido, dava para abrir com os dedos pressionando o mecanismo ; ) Noto que no caso do azul, parece-me ter um problema que também tive no meu que é o comando para ajuste dos vidros partir (uma espécie de roda saliente que acabou por ceder apesar do pouco uso). Mas também poderá ser de um botão multi-direccional menos propício a partir, que vinha nos Passats de 97, os que têm a iluminação em verde/branco em vez do azul/vermelho como no caso do que tive.
      Editado pela última vez por GustavoR; 30 May 2012, 21:51.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
        Já agora, esse Passat do anúncio tem o mesmo problema que o meu teve, o fecho do porta-luvas partiu (sem esforço nenhum, a peça plástica é fraca) e a única forma de solucionar o problema é comprar uma espécie de módulo de porta-luvas que vem completo (com a entrada para a refrigeração por a/c e tudo. O nosso era verde inglês e beije nos interiores (era um confortline) e não sei se por esse motivo ou se o preço era todo igual, salvo erro na VW pediram-me 250€ pela peça. Bem que andou com o fecho partido, dava para abrir com os dedos pressionando o mecanismo ; ) Noto que no caso do azul, parece-me ter um problema que também tive no meu que é o comando para ajuste dos vidros partir (uma espécie de roda saliente que acabou por ceder apesar do pouco uso). Mas também poderá ser de um botão multi-direccional menos propício a partir, que vinha nos Passats de 97, os que têm a iluminação em verde/branco em vez do azul/vermelho como no caso do que tive.
        Enganaram-te então... A minha 3B partiu a pega do porta-luvas também e levou nova na Vw, só aquela peça e foi um valor baixo (não me lembro do valor ao certo).

        Comentário


          #5
          Como vou escrevendo vou-me lembrando de situações pelas quais passei e acho que devo partilhá-las aqui. Deu também por duas vezes problemas nos braços de suspensão dianteiros, que são 4 por cada roda (iguais aos do Audi A6 da mesma altura) e de cada vez foram, só para o kit de braços, 400€. Outro pormenor, para trocar a correia de distribuição (que se troca a cada 90.000), tem que se desmontar toda a frente do carro para se aceder à correia, devido à posição longitudinal do motor. Foram duas vezes nas nossas mãos e nunca ficou por menos de 500€ a brincadeira. O arranjo mais caro foi quando se trocou a embraiagem (por volta dos 200.000km) em que teve que levar o kit completo (englobando o volante bimassa) e ficou por aprox. 2000€. E acho que foi tudo.

          Abraço.

          Comentário


            #6
            Foi o valor que me deram na Motorjota de Vila Nova de Gaia (actual Caetano Drive). Não sei se foi por ser beije ou se por na altura apenas venderem aquilo completo. Obviamente achei um roubo e bem que ficou conforme estava ; )

            Comentário


              #7
              O Vectra é o 2.0 de 100cv? Se for, não tenhas dúvida que o 3B, mesmo com o afn110, é mais rápido e mais económico.

              Antes que me esqueça, esses dois que mostras, são importados e só com 160/170.000kms para 15 anos de idade, eu acho muito estranho, mas pronto. O 2º, a pedir 4.000€, é para rir!

              Em relação ao modelo em si, convém teres atenção a alguns pormenores aquando a compra, pois podes ter despesas onerosas no futuro.

              Com o carro a frio, vira o volante todo para a direita e avança devagar (o mesmo para o outro lado) e repara se ouves algum "toc toc". Verifica também se dentro das jantes e cavas das rodas (só da frente) tens uma massa oleosa. Isto serve para ver se precisa de ponteiras, foles e braços.

              Vê se demora muito tempo a chegar aos 90º, ou se chega mesmo aos 90º. Termostato novo custa agora 38€ na Vw.

              Vai a AE, puxa um bocado pelo carro e vê se não entra em Safe Mode. A causa mais comum é a EGR e se for, em vez de comprar uma nova, basta comprar uma junta cega (<40€) e anular também electronicamente.

              Em subidas, verificar se o carro não perde força. Se tal acontecer, é a MAF.

              Ter também atenção se o turbo assobia e o estado da embraiagem.

              Abre e fecha o carro mais que uma vez seguida. Verifica se fecham todas as portas, ou se algum fica aberta.

              Vê também se todos os vidros estão a funcionar.

              Se deixar entrar água para a zona dos pés do pendura, é o escoamento da zona da bateria que está entupido. Basta tirares a bateria e desentupir. Se tiver tecto de abrir é também provável que tenha uma borracha entupida.

              No AC, vê se funciona como se espera pois caso contrário, pode sair bem caro...

              Espreita por baixo da protecção do carter e vê se tem alguma mancha de óleo (por estar a pingar).

              Verifica também o estado da correia e da bomba de água.

              Acho que me está a faltar alguma coisa, mas isso é o essencial nestes modelos.

              Comentário


                #8
                Ó topspeed, tu dominas meu

                Comentário


                  #9
                  É boa máquina e anda mais que o Vectra.

                  Excelente fiabilidade e bons consumos.

                  Atenção é a unidade que compras, vê se o motor não soluça e não faz barulhos estranhos e fumo exagerado.

                  Do resto é o mítico AFN, o motor que trouxe fama aos TDI.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                    Como vou escrevendo vou-me lembrando de situações pelas quais passei e acho que devo partilhá-las aqui. Deu também por duas vezes problemas nos braços de suspensão dianteiros, que são 4 por cada roda (iguais aos do Audi A6 da mesma altura) e de cada vez foram, só para o kit de braços, 400€. Outro pormenor, para trocar a correia de distribuição (que se troca a cada 90.000), tem que se desmontar toda a frente do carro para se aceder à correia, devido à posição longitudinal do motor. Foram duas vezes nas nossas mãos e nunca ficou por menos de 500€ a brincadeira. O arranjo mais caro foi quando se trocou a embraiagem (por volta dos 200.000km) em que teve que levar o kit completo (englobando o volante bimassa) e ficou por aprox. 2000€. E acho que foi tudo.

                    Abraço.
                    Atenção que alguns PD115 (os primeiros) trocam com intervalos de 75.000kms.

                    Nas mudanças de correia, dou exemplos:

                    Em 2006, aos 155.000kms foi mudado o kit de distribuição + bomba de água e ficou por 473€ na antiga Ouro.

                    Em 2010, o kit de distribuição foi mudado pela 3ª vez e foram 831€ com mudança de óleo e filtros, ou seja, ficou por cerca de 600€ e foi um bom valor (noutra Vw pediam 1.000€ pela mesma intervenção).

                    Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                    Foi o valor que me deram na Motorjota de Vila Nova de Gaia (actual Caetano Drive). Não sei se foi por ser beije ou se por na altura apenas venderem aquilo completo. Obviamente achei um roubo e bem que ficou conforme estava ; )
                    Eu já desmontei o porta luvas todo (com a parte de dentro) e quiseram impingir-te a peça completa...

                    Como te disse, na minha já se partiu essa peça e levou só a peça. Agora não tenho é paciência para ir procurar factura, mas não foi nada que se parecesse a 250€

                    Comentário


                      #11
                      GustavoR, muito obrigado pelas info's. De facto foram dispendiosas. Nada que o Vectra não tenha sido também !

                      TopSpeed, vou te ja responder.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                        O Vectra é o 2.0 de 100cv? Se for, não tenhas dúvida que o 3B, mesmo com o afn110, é mais rápido e mais económico. Sim é o 2.0 100cv 16v

                        Antes que me esqueça, esses dois que mostras, são importados e só com 160/170.000kms para 15 anos de idade, eu acho muito estranho, mas pronto. O 2º, a pedir 4.000€, é para rir!
                        Como sabes que importados? Estranho de facto.

                        Em relação ao modelo em si, convém teres atenção a alguns pormenores aquando a compra, pois podes ter despesas onerosas no futuro.

                        Com o carro a frio, vira o volante todo para a direita e avança devagar (o mesmo para o outro lado) e repara se ouves algum "toc toc". Verifica também se dentro das jantes e cavas das rodas (só da frente) tens uma massa oleosa. Isto serve para ver se precisa de ponteiras, foles e braços.

                        Vê se demora muito tempo a chegar aos 90º, ou se chega mesmo aos 90º. Termostato novo custa agora 38€ na Vw. Check. O Vectra também teve que levar. Queimou a cabeça também.

                        Vai a AE, puxa um bocado pelo carro e vê se não entra em Safe Mode. A causa mais comum é a EGR e se for, em vez de comprar uma nova, basta comprar uma junta cega (<40€) e anular também electronicamente. Correcto e apontado

                        Em subidas, verificar se o carro não perde força. Se tal acontecer, é a MAF. Tipico deles, mas presumo que nao seja dispendioso.

                        Ter também atenção se o turbo assobia e o estado da embraiagem.

                        Abre e fecha o carro mais que uma vez seguida. Verifica se fecham todas as portas, ou se algum fica aberta. É normal ficar aberta?

                        Vê também se todos os vidros estão a funcionar.

                        Se deixar entrar água para a zona dos pés do pendura, é o escoamento da zona da bateria que está entupido. Basta tirares a bateria e desentupir. Se tiver tecto de abrir é também provável que tenha uma borracha entupida. Como vejo isso da água agora? Mesmo que deixe entrar, é facil resolução certo? Só desentupir...

                        No AC, vê se funciona como se espera pois caso contrário, pode sair bem caro...

                        Espreita por baixo da protecção do carter e vê se tem alguma mancha de óleo (por estar a pingar).

                        Verifica também o estado da correia e da bomba de água.

                        Acho que me está a faltar alguma coisa, mas isso é o essencial nestes modelos.
                        Resposta a bold !

                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        É boa máquina e anda mais que o Vectra.

                        Excelente fiabilidade e bons consumos.

                        Atenção é a unidade que compras, vê se o motor não soluça e não faz barulhos estranhos e fumo exagerado.

                        Do resto é o mítico AFN, o motor que trouxe fama aos TDI.
                        Obrigado Maraki, por ter ouvido falar bem é que nos chamou a atenção !

                        Comentário


                          #13
                          Topspeed, como nosso amigo Mashahiro falou no AFN, referi logo os 90.000kms para a troca da correia. E já agora é bom relembrar que os primeiros PD115 não foram lá grande espingarda a nível de fiabilidade. Eles queriam 250€ pelo porta-luvas mas por mim bem que ficam com um stock jeitoso deles. Ahah ; )

                          Mashahiro, dispõe e qualquer coisa que precises é só apitar. Já agora que falas em Passat's Sedan como que tive, o friso onde tens os dois manípulos para abertura da mala, no caso do nosso, ganhou uma folga considerável. Bem com o manípulo da porta do condutor. Mas pronto, à porrada que o desgraçado levou não é de admirar.

                          Comentário


                            #14
                            Eu comprava se a unidade estivesse de saúde. Por acaso conheço 2 taxis Passat 3B, da mesma forma que conheço outro 3BG e outro 3C.

                            Isso pode não querer dizer nada para alguns, para mim quer dizer muito. Quer dizer que são carros globalmente fiáveis (ainda que com as suas merdinhas como todos) com muitas peças de concorrência, permitindo manutenção barata (para quem souber).

                            Assinalava o problema de braços de suspensão como o principal, basta passares numa rua em paralelo e ouvir se faz "toc toc toc".
                            Do resto tem atenção ao liquido de refrigeração a ver se tem uma boa cor (laranja de preferência).

                            Comentário


                              #15
                              Laranja? Não é verde, Maraki?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Ó topspeed, tu dominas meu
                                Tem que se ajudar o pessoal

                                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                Como sabes que importados? Estranho de facto.
                                Fácil, têm AC manual e o importador mandou vir todos os 3B para Portugal com Climatronic

                                O branco até dá para ver pela matrícula, "PR" é de Maio ou Junho de 2000.

                                O branco também tem uns estofos que não existiram em PT e não correspondem à versão Confortline. Tem também as aplicações do Trendline (ou a imitar, não dá para perceber a qualidade) na tampa do cinzeiro frontal, traseiro e pega da pega frontal direita, mas isto foi colocado à posteriori, não tem nada a ver com o facto de ser importado.

                                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                Tipico deles, mas presumo que nao seja dispendioso.
                                À uns anos custava 130€, agora deve ter subido uns ~10€ +/- e acrescentar a mão de obra...
                                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                normal ficar aberta?
                                Isso é uma trick question Efectivamente não é normal, mas nestes carros, é

                                A minha deve ter sido abençoada porque nunca teve estes problemas comuns, mas conheço muitos que têm/ tiveram.


                                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                Como vejo isso da água agora? Mesmo que deixe entrar, é facil resolução certo? Só desentupir...
                                Fácil, vais a uma lavagem manual

                                A água entra para lá pelo escoamento do vidro. A resolução é básica, mas pode servir para desceres o preço

                                Comentário


                                  #17
                                  Topa-se que são importados pelo ar condicionado. As unidades nacionais traziam o climatronic de série.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não, o G12 da VW é cor de rosa, depois misturado com água fica meio alaranjado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim já vi que tenho muita matéria para descer os preços !!

                                      A MAF pensava que fosse uma coisa bastante mais barata, foge !

                                      Queria ver se o Passat Azul me fica ali pelos 2.500€. Usando a história do estado da chapa e tal....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                                        Topspeed, como nosso amigo Mashahiro falou no AFN, referi logo os 90.000kms para a troca da correia. E já agora é bom relembrar que os primeiros PD115 não foram lá grande espingarda a nível de fiabilidade. Eles queriam 250€ pelo porta-luvas mas por mim bem que ficam com um stock jeitoso deles. Ahah ; )

                                        Mashahiro, dispõe e qualquer coisa que precises é só apitar. Já agora que falas em Passat's Sedan como que tive, o friso onde tens os dois manípulos para abertura da mala, no caso do nosso, ganhou uma folga considerável. Bem com o manípulo da porta do condutor. Mas pronto, à porrada que o desgraçado levou não é de admirar.
                                        Sim, eu só referi porque às vezes pode deitar os olhos a algum PD115 e convém ter isto em mente

                                        Esse teu carro era de guerra pá

                                        A minha vai agora embora com quase 260.000kms e 12 anos e está em tão bom estado (nem rouber touch descascado nem nada) que poderiam tirar-lhe 100.000kms à vontade.

                                        Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                        Laranja? Não é verde, Maraki?
                                        Eu acho que nem um, nem outro...

                                        O meu é cor de barbie (assim para o cor-de-rosa).

                                        EDIT: Já vi que o maraki pôs uma foto.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Não, o G12 da VW é cor de rosa, depois misturado com água fica meio alaranjado.

                                          Então já fui enganado. Meteram me liquido no Vectra, a dizer que é o que se coloca nos Golf's, etc, e é verde.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                            Então já fui enganado. Meteram me liquido no Vectra, a dizer que é o que se coloca nos Golf's, etc, e é verde.
                                            Mecânicos da treta.

                                            É muito bom o G12 da VW, passados 90 mil km continua em bom estado e o sistema limpinho sem qualquer ponta de ferrugem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não me digas nada, ainda por cima era o mecanico de "confiança" que ia levar comigo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                Sim já vi que tenho muita matéria para descer os preços !!

                                                A MAF pensava que fosse uma coisa bastante mais barata, foge !

                                                Queria ver se o Passat Azul me fica ali pelos 2.500€. Usando a história do estado da chapa e tal....
                                                E a MAF já foi uma coisa bem mais cara, chegaram-me a falar que deram 500€ por uma à uma carrada de anos...

                                                Pessoalmente, o azul só acho bom negócio se descer bem o preço, ou não se importarem com o estado do carro.

                                                Se reparares, nas saídas da ventilação centrais, não tem uma única tira horizontal, a base da arrumação da consola central está toda solta (é capaz de dar para colar), fole das mudanças todo roto (é crónico, mas pode servir para baixar o preço [novo na Vw custa 32€]), o porta-luvas não tem a pega, logo, não fecha (por isso é que tem aquele plástico do lado esquerdo).

                                                Os frisos exteriores estão em muito mau estado (cinzentos), mas é algo que resolves com a aplicação de vinyl gel (produto de detalhe). Podes tentar colar aquele da porta frontal direita. Pintar a porta traseira são uns 75-100€, os pneus parecem bons, mas ver a data de fabrico.

                                                Isto para não falar que é importado e os kms dificilmente serão reais...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                  E a MAF já foi uma coisa bem mais cara, chegaram-me a falar que deram 500€ por uma à uma carrada de anos... Fónix. Falavam em 80€ para ibizas TDI....

                                                  Pessoalmente, o azul só acho bom negócio se descer bem o preço, ou não se importarem com o estado do carro. Bem visto nao parece nada em bom estado. Branco parece interiores muito melhores....

                                                  Se reparares, nas saídas da ventilação centrais, não tem uma única tira horizontal, a base da arrumação da consola central está toda solta (é capaz de dar para colar), fole das mudanças todo roto (é crónico, mas pode servir para baixar o preço [novo na Vw custa 32€]), o porta-luvas não tem a pega, logo, não fecha (por isso é que tem aquele plástico do lado esquerdo). Muito bem visto

                                                  Os frisos exteriores estão em muito mau estado (cinzentos), mas é algo que resolves com a aplicação de vinyl gel (produto de detalhe). Podes tentar colar aquele da porta frontal direita. Pintar a porta traseira são uns 75-100€, os pneus parecem bons, mas ver a data de fabrico.

                                                  Isto para não falar que é importado e os kms dificilmente serão reais...este é outro problema....

                                                  A bold

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                                                    #26
                                                    Quem tem um carro destes em excelente estado normalmente não os pensa vender, e quando o faz pede um valor bastante alto.

                                                    Não esperes comprar camarão ao preço de tremoços. O estado deles paga-se e bem. Podes é ter a sorte de encontrar barato e bom.

                                                    Eu sinceramente nem ligo muito aos interiores, interessava-me mais um carro mecanicamente impecável e bem assistido. Os interiores passas numa sucata e trazes de lá um interior completo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sim Maraki, realmente a mecanica em primeiro lugar, é o que importa realmente. O resto tem sempre solução, mais barata.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui em casa também mora um Passat de 98, com o AFN. Deixa cá testar os meus conhecimentos aqui com o topspeed

                                                        O modelo original que saiu em 1996 tinha iluminação verde, piscas amarelos, cinto do meio de 2 apoios e esse lugar não tinha apoio de cabeça. Aos poucos isso foi mudando e o cá de casa tem a iluminação azul, o laranja saiu dos farol do pisca para ir para a lâmpada e já tem apoio de cabeça ao meio e cinto de 3 apoios.

                                                        O modelo original obteve 3 estrelas euroncap. Com as modificações é capaz de ter melhorado um pouco, mas em 2012 é um carro pouco seguro em caso de acidente.

                                                        Vou falar do modelo em geral e no fim vou falar do carro cá de casa. O interior depende muito da estima do proprietário, pelo que em termos de mecânica, a plataforma B5 gastava braços de suspensão se andasse por más estradas, sendo as nossas perfeito exemplo disso, e li que lá para os 300k km o esfarela da cambota convém ser trocado (problema crónico não assumido pela VW pelo que li).

                                                        Agora vou falar especificamente do carro aqui de casa. Fez exactamente 180k km à poucos dias, e infelizmente com muita pena minha levou o tratamento típico que se dá a um carro. Enquanto é novo leva tudo do bom e do melhor. Quando fica velho, é do barato baratinho. O carro aqui de casa andou 11 anos a ser assistido na marca e ao fim de isso passou a levar com o barato baratinho. Um carro que nunca nos deixou apeados, levou a familia a conhecer França, Itália e chegou a andar em filas de trânsito em Roma com 40°C sem se queixar e voltou a Portugal pelo próprio pé merece isto e muito mais.

                                                        Agora já não leva tratamento de rei. Anda com o liquido de refrigeração pouco acima do mínimo, liquido este que apesar de rosa, duvido que seja G12 verdadeiro e com mais água do que devia, óleo de travões com 3 anos a caminho dos 4...

                                                        Um carro que nunca deu chatices de maior e nunca deixou ninguém apeado na minha opinião merece isto e muito mais, pelo que estou a fazer uma lista de material da concorrência que vai levando para depois se algum dia ficar com ela, repor isso tudo por peças originais. Desculpem o desabafo, mas penso que penso que este caso é aplicável a grande parte do parque automóvel português, sendo este além de velho, pouco seguro. A tua Passat é/foi uma priveligiada neste aspecto topspeed.

                                                        Nestes anos todos em que esteve ao serviço o Passat levou (espero não me esquecer de nada):
                                                        -Um sensor de temperatura ao fim de 13 anos. Não podia durar eternamente. Nem sei como é que levou um original, mas como fui eu que tratei disto, como pedi com jeitinho fizeram-me um desconto de 10%. Por causa disto é que o nível anda no mínimo.
                                                        -Um compressor AC por culpa do meu pai. O carro anda sempre com o AC ligado em Auto e uma vez quando foi à VW veio na factura lá uma observação a dizer que este necessitava de ser reparado. Como não se ligou a isso acabou por avariar.

                                                        -Já levou uma MAF logo no inicio ao abrigo da garantia.

                                                        -Já levou dois braços de suspensão do lado direito e um do lado esquerdo. Tal e qual
                                                        como uma suspensão não pode durar eternamente.

                                                        -Levou uma fechadura traseira do lado direito.

                                                        E acho que fora material de desgaste foi só isto. Ando com ideias de repor tudo o que entrou lá da concorrência original e ir fazendo uns upgrades ao carro com coisas que não trouxe se fábrica em que quando um componente estiver desgastado, troca-se por outra coisa. Por exemplo, quando os bancos estiverem já muito russos do uso, estofa-se a pele.

                                                        Para terminar queria dizer que como qualquer carro velho, é normal por exemplo alguns tubos começarem a ressequir, mas se for tudo tratado e prevenido a tempo, tens carro para uma vida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          TheWolfMan, bela máquina, vejo que aguentou com tudo

                                                          O Passat azul, sem negociar, só falando na pintura, já baixou 800€, já vai nos 2000€. Sinto-me agora tentado a ir mesmo o verificar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                            TheWolfMan, bela máquina, vejo que aguentou com tudo

                                                            O Passat azul, sem negociar, só falando na pintura, já baixou 800€, já vai nos 2000€. Sinto-me agora tentado a ir mesmo o verificar.

                                                            Nada como ires espreitar, para ver o real estado da mecânica.

                                                            Quanto ao motor, já foi dito o que havia a dizer.

                                                            Mas atendendo que o Passat é importado, verificar se tem mesmo o motor de 110cv, ou se, tem a versão de 90cv (AHU e AHH).

                                                            Comentário

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