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Como se faz uma lavagem de estrada?

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    Como se faz uma lavagem de estrada?



    Certamente já ouviram falar da famosa "lavagem de estrada", muito utilizada por algumas oficinas.

    Mas em que consiste propriamente?

    Será a lavagem/parafinação efectuada na fossa dos mecânicos?

    Porque se chama lavagem de estrada? É em andamento?

    Por acaso sempre tive dúvidas sobre isto.

    #2
    Olha nunca tal ouvi! Também fiquei curioso...

    Comentário


      #3
      Julgo que a lavagem de estrada é tão simplesmente lavar o carro por baixo, isto é, retirar o lixo, poeira, terra, etc que se acumula na zona inferior do carro e que tem origem na própria utilização do veículo na estrada, daí ser "lavagem de estrada".

      Pelo menos as lavagens de estrada que fiz foram assim, serve inclusivamente para retirar o sal que às vezes é utilizado nas estradas com acumulação de gelo e que podem depois corroer o chassi e as peças em contacto com ele.

      Espero não ter enganado ninguem ehehh

      abraço

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
        Julgo que a lavagem de estrada é tão simplesmente lavar o carro por baixo, isto é, retirar o lixo, poeira, terra, etc que se acumula na zona inferior do carro e que tem origem na própria utilização do veículo na estrada, daí ser "lavagem de estrada".

        Pelo menos as lavagens de estrada que fiz foram assim, serve inclusivamente para retirar o sal que às vezes é utilizado nas estradas com acumulação de gelo e que podem depois corroer o chassi e as peças em contacto com ele.

        Espero não ter enganado ninguem ehehh

        abraço
        Exacto. É isso mesmo.

        Comentário


          #5
          Tive um carro que tinha uma ligeiríssima fuga de óleo, mas que com o tempo e a deslocação do ar deixava a parte inferior do carro babada. Normalmente, umas horas antes da IPO (para dar tempo para secar), fazia uma lavagem de estrada para não implicarem com o óleo.

          Comentário


            #6
            Já percebi, obrigado pelos comentários.

            Comentário


              #7
              Mas a lavagem de estrada não implica "parafinar", ou implica?
              É que já li, inclusive aqui no forum, que hoje em dia não se deve utilizar a parafina.

              Comentário


                #8
                O 19 cá de casa veio hoje da IPO (na qual passou sem qualquer anotação), e levou uma lavagem de estrada. O carro é lavado por baixo e parafinado, se bem que há quem opte por não dar parafina (acho que os chassis actuais já não precisam), por receio de afectar a eficiência do sistema de travagem ou atacar as borrachas do carro (isto são coisas que vou ouvindo). A parafina é suposto lubrificar e repelir a sujidade.

                Comentário


                  #9
                  Epá eu continuo sem perceber. Afinal é o quê? Ir para a estrada e dar umas gazadas?

                  E o que é parafinar?!

                  Tópico das perguntas idiotas, where are you??

                  Comentário


                    #10
                    Parafinar é lubrificar com uma espécie de óleo toda a parte de baixo do carro.

                    Eu como ando no TT com o jimny faço muitas vezes a lavagem de estrada, mas não parafino o jipe.


                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                      Epá eu continuo sem perceber. Afinal é o quê? Ir para a estrada e dar umas gazadas?

                      E o que é parafinar?!

                      Tópico das perguntas idiotas, where are you??
                      Lavagem de estrada é lavar o chassis por baixo, com o carro em cima de um elevador.

                      Parafinar é aplicar parafina (chassis, motor, etc).

                      Dúvidas?
                      Editado pela última vez por LUSOPOWER; 03 June 2012, 00:50.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                        Mas a lavagem de estrada não implica "parafinar", ou implica?
                        É que já li, inclusive aqui no forum, que hoje em dia não se deve utilizar a parafina.
                        Não. Eu já lavei o chassis sem parafinar. É uma questão de comunicar na estação de serviço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                          Não. Eu já lavei o chassis sem parafinar. É uma questão de comunicar na estação de serviço.
                          Exacto. Das lavagens que mandei fazer também pedi para não parafinar, é só pistola de pressão e um produto qualquer desengordurante que eles põem. Fica impecável!

                          Abraço

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            Tive um carro que tinha uma ligeiríssima fuga de óleo, mas que com o tempo e a deslocação do ar deixava a parte inferior do carro babada. Normalmente, umas horas antes da IPO (para dar tempo para secar), fazia uma lavagem de estrada para não implicarem com o óleo.

                            E não teria sido mais lógico reparar a fuga de óleo em vez de gastar dinheiro a tentar disfarça-la ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joann Ver Post
                              E não teria sido mais lógico reparar a fuga de óleo em vez de gastar dinheiro a tentar disfarça-la ?
                              Ás vezes é necessário lavar o motor para se detectar mais facilmente uma fuga de óleo. É um procedimento vulgar nas oficinas antes das inspecções.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                Ás vezes é necessário lavar o motor para se detectar mais facilmente uma fuga de óleo. É um procedimento vulgar nas oficinas antes das inspecções.
                                Claro, só que no post que eu citava, a lavagem tinha como intuíto enganar a IPO, e não proceder à correção da fuga de óleo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                  E não teria sido mais lógico reparar a fuga de óleo em vez de gastar dinheiro a tentar disfarça-la ?
                                  Como disse, a fuga era mínima. 10€ por lavagem/ano ficava mais barato que a reparação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    BOAS
                                    Um jeep que ande na lama tem que ter uma lavagem completa ou de estrada,até porque nehuma oficina faz uma revisão a um jeep com o chassi cheio de lama não se vê os parafusos; o jeep entra para um elevador é levantado e lavado com agua quente com uma makina de alta pressão,mas na minha opinião PARAFINAR não é necessário e é prejudicial a certos orgãos do jeep e o pó adere com mais facilidade a um jeep parafinado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                      Parafinar é lubrificar com uma espécie de óleo toda a parte de baixo do carro.

                                      Eu como ando no TT com o jimny faço muitas vezes a lavagem de estrada, mas não parafino o jipe.


                                      BOAS
                                      Acho que estás a fazer um bom trabalho, com a prata da casa, e parafinar nem pensar para mim está correto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                        BOAS
                                        Um jeep que ande na lama tem que ter uma lavagem completa ou de estrada,até porque nehuma oficina faz uma revisão a um jeep com o chassi cheio de lama não se vê os parafusos; o jeep entra para um elevador é levantado e lavado com agua quente com uma makina de alta pressão,mas na minha opinião PARAFINAR não é necessário e é prejudicial a certos orgãos do jeep e o pó adere com mais facilidade a um jeep parafinado.
                                        Há quem diga que a parafina danifica as borrachas com o tempo, mas por outro lado é boa para manter a chapa protegida da corrosão em sitios passíveis de acumular humidade nomeadamente em certos orificios debaixo do chassis e por dentro das portas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                          Há quem diga que a parafina danifica as borrachas com o tempo, mas por outro lado é boa para manter a chapa protegida da corrosão em sitios passíveis de acumular humidade nomeadamente em certos orificios debaixo do chassis e por dentro das portas.
                                          Exacto. Por exemplo conheço pessoas bem cuidadosas com o carro e que de ano a ano tiravam as borrachas das portas e deitavam WD40. O que é certo é que passados estes anos todos os carros estão impecáveis e sem ferrugem nessas zonas críticas.

                                          Por outro lado quem se desleixa completamente pode ter surpresas com a corrosão. Por exemplo uma coisa que muita gente descura são aqueles buracos nas embaladeiras para meter o macaco. Se tirarem esses plásticos é só terra e lixo lá dentro. Se não for retirado vai ganhando ferrugem.

                                          A parafina é boa para isso, pois remove tudo, mas para as borrachas não é saudável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            Como disse, a fuga era mínima. 10€ por lavagem/ano ficava mais barato que a reparação.
                                            Whatever, ainda que seja ilógico...mas enfim é preciso de tudo para fazer um Mundo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                              Lavagem de estrada é lavar o chassis por baixo, com o carro em cima de um elevador.

                                              Parafinar é aplicar parafina (chassis, motor, etc).

                                              Dúvidas?
                                              boa noite
                                              a minha duvida é a seguinte; parafinar o quê e para quê? afinal para que serve a parafina......é para ficar brilhante....abraço amigo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                Exacto. Por exemplo conheço pessoas bem cuidadosas com o carro e que de ano a ano tiravam as borrachas das portas e deitavam WD40. O que é certo é que passados estes anos todos os carros estão impecáveis e sem ferrugem nessas zonas críticas.

                                                Por outro lado quem se desleixa completamente pode ter surpresas com a corrosão. Por exemplo uma coisa que muita gente descura são aqueles buracos nas embaladeiras para meter o macaco. Se tirarem esses plásticos é só terra e lixo lá dentro. Se não for retirado vai ganhando ferrugem.

                                                A parafina é boa para isso, pois remove tudo, mas para as borrachas não é saudável.
                                                Pois, são as tais partes ocultas que ninguém se lembra.

                                                Acho que nos carros antigos é mais importante parafinar, dado que a cera de protecção aplicada na fábrica acaba por desaparecer com o passar dos anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                                  boa noite
                                                  a minha duvida é a seguinte; parafinar o quê e para quê? afinal para que serve a parafina......é para ficar brilhante....abraço amigo
                                                  Conservação do metal. Quanto ao ficar brilhante, depende, se for numa camioneta com o chassis preto, sim, fica com boa apresentação. Essas partes ficam escurinhas como novas, jantes inclusive.

                                                  Assim:
                                                  Editado pela última vez por LUSOPOWER; 05 June 2012, 23:31.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                    Pois, são as tais partes ocultas que ninguém se lembra.

                                                    Acho que nos carros antigos é mais importante parafinar, dado que a cera de protecção aplicada na fábrica acaba por desaparecer com o passar dos anos.
                                                    Todos os mercedes levavam uma cera amarelada nas revisões que faziam na marca.

                                                    Comentário

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