Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Visão para Portugal? "Bons empregos com salários altos"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Visão para Portugal? "Bons empregos com salários altos"

    Ministro das Finanças recusa que Portugal esteja a fazer um ajustamento no sentido de reduzir duradouramente os salários. Pede paciência e persistência aos portugueses porque cortes salariais, sendo "indesejáveis", são "inevitáveis".
    Vítor Gaspar assegurou hoje que o Governo não está a conduzir uma política de ajustamento orçamental e de reformas económicas com o objectivo de reduzir duradouramente os salários em Portugal. "Bons empregos com salários altos: só essa pode ser a visão para Portugal", respondeu esta manhã, na apresentação dos resultados do quarto exame da troika, depois de ter sido questionado sobre as recentes afirmações de António Borges.

    O modelo de desenvolvimento e a agenda de transformação que está em curso, disse, visa aumentar a competitividade e o produto potencial. "Não é uma visão baseada em níveis baixos de produtividade, nem níveis baixos de competitividade, nem níveis baixos de salários. (...) Que não haja qualquer espécie de ambiguidade, qualquer outra concepção seria perversa".

    Mas para chegar a esse “novo patamar de prosperidade”, acrescentou o ministro das Finanças, “temos de ser bem sucedidos no nosso processo de ajustamento, o que exige esforço e sacrifícios”. “Precisamos de ter persistência e paciência para sermos bem sucedidos”.


    Menos salários e menos emprego é "indesejável mas inevitável"

    “A economia portuguesa precisa de ajustar e esse ajustamento depende de uma evolução favorável dos custos unitários do trabalho que permita ganhar competitividade relativamente aos nossos parceiros”. Neste contexto, as empresas estão submetidas a uma grande pressão para reduzir custos, o que as leva a cortar no emprego e/ou nos salários, sendo esta "uma consequência indesejável mas inevitável do processo de ajustamento”, afirmou.

    A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, criticou sexta-feira a abordagem da troika de assentar os ganhos de competitividade nos corte de salários. “Se o nível de competitividade” foi obtido por essa via de corte de salários “isso significa que nos estamos a candidatar a passar para o terceiro mundo, se não, para o quarto” mundo. Para Teodora Cardoso, o ganho de competitividade não se faz por via do corte de salários mas sim através da qualificação e organização.

    No mesmo dia, António Borges, consultor do Governo para as privatizações, afirmou que a descida de salários em Portugal é uma “urgência”. No rescaldo, o ministro das Finanças disse esta manhã que só leu os “títulos de jornal e os comentários, mas não li as palavras exactas nem conversei com o professor António Borges”. Mas “o que eu sei é que ele é das pessoas em Portugal maior ambição, exigência e optimismo em relação aos padrões de desenvolvimento” de uma “economia caracterizada por melhores empregos e melhores salários”, frisou.
    Visão para Portugal? Bons empregos com salários altos (act.)- Economia - Jornal de negócios online

    #2
    para as palavras do Gaspar!

    para aquilo que as acções dele estão a provocar!

    Traduzindo, por este andar, lá para 2475 teremos bons empregos com salários altos!

    Comentário


      #3
      O modelo económico de salários baixos está ultrapassado, ou se segue o caminho de uma grande aposta em I&D e produtos de valor acrescentado com mão-de-obra especializada e bem paga ou então é melhor começar já a ponderar baixar o salário mínimo para 100€ porque é a única maneira de as empresas se manterem à tona de água (não competitivas, desenrascadas).

      Comentário


        #4
        Então e sobre isto o pessoal não acha nada ?

        Anda tudo no negativo e ficam-se por aí ?...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
          para as palavras do Gaspar!

          para aquilo que as acções dele estão a provocar!

          Traduzindo, por este andar, lá para 2475 teremos bons empregos com salários altos!
          Pelos padrões de hoje, só se for...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
            ...salários baixos está ultrapassado...mão-de-obra especializada...
            Falar é fácill...
            Mas aonde é que actualmente se vai arranjar dinheiro para pagar salários de técnicos especializados e para dar formação?
            Não podemos esquecer que tudo o que temos economicamente e humanamente está a ser financiado com empréstimos, por consequência todo o que Portugal tem destrói riqueza a um ritmo cada vez maior, e actualmente penso que já estamos a destruir mais riqueza do que aquela que conseguimos gerar ou angariar...

            Comentário


              #7
              Salários? Se este Vítor Gaspar mantiver a sua política, daqui a uns anos nem sequer haverá empregos, quanto mais salários. Sejam eles altos ou baixos.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X