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Incidente com autocarro da Carris

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    Incidente com autocarro da Carris

    Ontem vinha no acesso da Av. Lusíada à 2ª Circular, no sentido Pina Manique - Aeroporto mesmo em frente ao Estádio da Luz quando, contra tudo o que fizesse prever, um autocarro articulado carris ultrapassa o traço contínuo que naquele local separa o tráfego que circula na 2ª circular do tráfego que vem da Av. Lusíada e pressiona o meu carro contra o passeio, simulando um acesso antecipado à paragem que existe mais adiante naquele local, na qual, aliás, acabou por nem ter necessidade de parar.

    Nada fazia prever tal comportamento do motorista que, desnecessária e gratuitamente, para além de infringir uma regra básica de trânsito (é proibído ultrapassar um traço contínuo) criou uma situação de potencial acidente. Obviamente que com o susto concentrei-me em evitar o pior e não tive presença de espírito para anotar quaisquer elementos de identificação do autocarro.

    Quero acreditar que quem cometeu tal loucura só podia ir distraído mas a verdade é que as consequências podiam ter sido desastrosas. Não concebo que um profissional qualificado, no exercíco de funções públicas de transporte e na posse de todas as suas faculdades, possa sequer imaginar cometer uma atrocidade destas propositadamente.

    #2
    Pois, mas às vezes acontecem. Lembro-me de uma vez ir atrás de uma carrinha de mercadorias que tinha um autocolante atrás que dizia "viatura conduzida por um profissional, se detectar alguma anomalia na condução, ligar para......." e estava eu entretido a ler (não devia como é óbvio), quando do nada mete travões a fundo, e por pouco não bati na traseira da carrinha. Meio confundido e a "pensar alto", reparo pelo espelho lateral que estava a colocar o cinto de segurança e 100 mts à frente estava uma brigada da GNR.
    Tás ver a cena: condutor profissional, não usava cinto, e ainda põe travões a fundo para o colocar sem ter o cuidado de ver se está alguém atrás. Não liguei para o nº, mas apeteceu-me muito.

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      #3
      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
      Ontem vinha no acesso da Av. Lusíada à 2ª Circular, no sentido Pina Manique - Aeroporto mesmo em frente ao Estádio da Luz quando, contra tudo o que fizesse prever, um autocarro articulado carris ultrapassa o traço contínuo que naquele local separa o tráfego que circula na 2ª circular do tráfego que vem da Av. Lusíada e pressiona o meu carro contra o passeio, simulando um acesso antecipado à paragem que existe mais adiante naquele local, na qual, aliás, acabou por nem ter necessidade de parar.

      Nada fazia prever tal comportamento do motorista que, desnecessária e gratuitamente, para além de infringir uma regra básica de trânsito (é proibído ultrapassar um traço contínuo) criou uma situação de potencial acidente. Obviamente que com o susto concentrei-me em evitar o pior e não tive presença de espírito para anotar quaisquer elementos de identificação do autocarro.

      Quero acreditar que quem cometeu tal loucura só podia ir distraído mas a verdade é que as consequências podiam ter sido desastrosas. Não concebo que um profissional qualificado, no exercíco de funções públicas de transporte e na posse de todas as suas faculdades, possa sequer imaginar cometer uma atrocidade destas propositadamente.
      Essa não é uma zona que quem vem da Av Lusiada tem perda de prioridade e quem vem da 2ª circular traço descontinuo e continuo para quem vem da Av Lusiada?

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        #4
        Passou-se muito antes da zona de perda de prioridade.
        Editado pela última vez por pjota; 06 June 2012, 11:06.

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          #5
          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
          Passou-se muito antes da zona de perda de prioridade.
          O traço descontinuo começa bem antes da perda de prioridade pintada no chão.

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            #6
            Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
            O traço descontinuo começa bem antes da perda de prioridade pintada no chão.
            Bem sei disso, pois passo lá quase todos os dias. Mas não foi nessa zona. Ainda só havia traço contínuo para ambos. E o autocarro, apesar de ser bem grande, atravessou todinho no traço contínuo.

            Mas mesmo que fosse onde dizes, isso não justifica nada. Mesmo quando vais numa ultrapassagem, em zona se traços descontínuos, não regressas à direita quando te dá na cabeça. Primeiro tens de verificar a distância de segurança para o veículo que te precede. Pelo menos é o que eu faço.

            Ainda assim, a simultaneidade de traços, contínuo e descontínuo, antes da zona de perda de prioridade permite a quem vem da 2ª circular ir para a faixa mais à direita se esta não estiver ocupada, não me parece que autorize a passar tangentes (quase quase secantes).

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              #7
              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
              Bem sei disso, pois passo lá quase todos os dias. Mas não foi nessa zona. Ainda só havia traço contínuo para ambos. E o autocarro, apesar de ser bem grande, atravessou todinho no traço contínuo.
              Neste caso tens razão.

              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
              Mas mesmo que fosse onde dizes, isso não justifica nada. Mesmo quando vais numa ultrapassagem, em zona se traços descontínuos, não regressas à direita quando te dá na cabeça. Primeiro tens de verificar a distância de segurança para o veículo que te precede. Pelo menos é o que eu faço.

              Ainda assim, a simultaneidade de traços, contínuo e descontínuo, antes da zona de perda de prioridade permite a quem vem da 2ª circular ir para a faixa mais à direita se esta não estiver ocupada, não me parece que autorize a passar tangentes (quase quase secantes).
              Neste caso não tens razão, pois tens uma perda de prioridade e ele tem descontinuo. Logo tu é que tens de avaliar o perigo de entrar.

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                #8
                Só uma correcção... traço continuo não é a expressão correcta, isso não existe.
                O que existe é linha contínua.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                  Neste caso tens razão.



                  Neste caso não tens razão, pois tens uma perda de prioridade e ele tem descontinuo. Logo tu é que tens de avaliar o perigo de entrar.
                  Isso seria válido se o incidente tivesse ocorrido na zona de perda de prioridade ou muito próximo dela, o que não foi o caso, pois ocorreu uns bons 50 metros antes.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                    Isso seria válido se o incidente tivesse ocorrido na zona de perda de prioridade ou muito próximo dela, o que não foi o caso, pois ocorreu uns bons 50 metros antes.
                    Correcto, por isso é que disse no ponto anterior a esse que tinhas razão.
                    É o abuso de ter um carro muito maior, que não é dele, por isso mesmo que bata não tem problema.

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