Provavelmente o último membro da família Astra, a versão 2013 do sedã da Opel chega à Europa mais sofisticada e variada. A GM oferecerá um cardápio com sete opções de motor: quatro deles são movidos a gasolina, com potências de 100 a 179 cv. Desses, três podem ser conduzidos por câmbio automático. O restante, a diesel, tem versões com 95, 109 e 131 cv – estas duas últimas contam com o sistema start/stop, que reduz o consumo de combustível a 27 km/l e a emissão de poluentes a 99g/km.
As mudanças no design ficaram apenas na traseira (que ficou mais atraente que o hatch). Quanto ao tamanho, é apenas 239 milímetros maior que o hatchback. Crescimento mesmo houve no porta-malas: o volume de 460 litros pode saltar para 1.010 l, se o passageiro rebater o banco traseiro.
O Astra não chegará ao Brasil, pois o antigo Chevrolet Astra sedan H foi substituído no fim de 2010 pelo Cruze. Após ser exposto no Salão de Moscou, em 29 de agosto, estará no mercado da Europa Ocidental (mas não do Reino Unido) e na Oriental, em países como Rússia e Turquia.
Comentário