Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa de excesso de velocidade dentro das localidades com sinal de 70

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multa de excesso de velocidade dentro das localidades com sinal de 70

    Um amigo meu foi multado numa nacional, quando ciurculava a 120Kms/H dentro de uma localidade. Foi aplicado o devido "desconto" de velocidade e a multa foi calculada pela diferença dos 50 Km/H para esse resultado. O que ele estranhou, porque naquela via (nacional) o limite é de 90Km/H e, imediatamente antes de entrar na localidade (tipo 20mts) está uma placa de proibição de circular a mais de 70Km/H. O que a brigada que o auto lhe disse foi que, assim que ele entrou numa localidade (mesmo sem o respectivo sinal de 50Km/H), teria que respeitar este limite e não o de 70Km/H do último sinal.
    Será mesmo assim?

    #2
    Por algum motivo vem no código a dizer que dentro das localidades a velocidade é de 50km/h...

    Comentário


      #3
      Se a localidade estiver assinalada pelos sinais N1a ou N1b do R.S.T., não é necessário haver o sinal C13 a limitar a velocidade a 50 km/, visto que a partir da existência dos referidos sinais, passam a vigorar as regras previstas para o trânsito em localidades.

      Comentário


        #4
        O que é estranho é a colocação do sinal de 70 (eu passo naquela estrada todas as semanas) imediatamente antes da placa da localidade. É que engana um tipo, fica-se a pensar que aquela zona é de 70, quando, na verdade, é de 50. Estão a ver onde quero chegar? Vamos numa nacional e devemos cumprir 90, depois durante cerca de 20 mts (nem sei se tanto) ficamos confinados a 70, para logo de seguida ser 50 e 200mts depois voltamos para 90. Para quê o sinal de 70 ali? Se fosse a 300 mts da localidade, até fazia sentido, para um tipo ir desacelerando, mas assim....só está lá para "enganar".

        Comentário


          #5
          Qualquer dia sou eu!

          Não falo de localidades, mas sim zonas em nacionais com mais convergência de entradas / saídas / bermas apertadas / herdades / quintas, onde o limite passa para 70km/h.

          Geralmente a minha velocidade de cruzeiro em EN é 95km/h a 105km/h, e pelo que sei, ultimamente, eles gostam muito de se meter nessas zonas que, por vezes, não passam de uma extensão de 200 metros... Enfim!

          Comentário


            #6
            a localidade só tem 200 m de comprimento?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
              a localidade só tem 200 m de comprimento?
              Eu no inicio do meu post escrevi "Não falo em localidades, mas sim zonas..."

              Comentário


                #8
                Sim, é mesmo assim e já me aconteceu !

                O limite nas nacionais é 90, mas depois aparece o sinal de 70 e após esse sinal tem de certeza a tabeleta a dizer que está em localidade ! Eles aproveitam isso e montam os radares para caçar a malta ! As minhas multas (3) vieram por correio, e foram 120€ sempre nas mesmas situações !
                Acho isso ridículo de certa forma o limite numa estrada dessas baixar para 50 assim de repente e numa localidade imagine-se aldeia, vila ou cidade poder andar a 50 numa via que terá maior numero de crianças e passadeiras e etc. Já passei várias vezes em zonas em que as placas de entrada e saída de localidade nem tem distancia de 500m, por vezes a 120/130 em brutas rectas mas é mais perigoso travar a fundo caso venha alguém atrás para cumprir o limite do que "deixar ir". É a vida, ele que pague e chore pouco

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Um amigo meu foi multado numa nacional, quando ciurculava a 120Kms/H dentro de uma localidade. Foi aplicado o devido "desconto" de velocidade e a multa foi calculada pela diferença dos 50 Km/H para esse resultado. O que ele estranhou, porque naquela via (nacional) o limite é de 90Km/H e, imediatamente antes de entrar na localidade (tipo 20mts) está uma placa de proibição de circular a mais de 70Km/H. O que a brigada que o auto lhe disse foi que, assim que ele entrou numa localidade (mesmo sem o respectivo sinal de 50Km/H), teria que respeitar este limite e não o de 70Km/H do último sinal.
                  Será mesmo assim?

                  Pelo que escreves , aqui há gato !
                  Fazendo fé no que descreves , a GNR terá cometido um erro grave, ou seja , independentemente de existir o sinal N1a ( início de localidade), o que vale mais é o sinal de proibição C13, uma vez que tem de se aplicar sempre a hierarquia entre prescrições:

                  Artigo 7.º
                  Hierarquia entre prescrições


                  1 – As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
                  2 – A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
                  1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;
                  2.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
                  3.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
                  4.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
                  3 – As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.




                  Ora para as localidades existe a regra de que a velocidade máxima estipulada é de 50 km/h , existindo sinalização vertical com indicação de outra limitação ( 70) é esta que prevalece.
                  Se foi isto que aconteceu, o teu amigo que impugne o auto de contra-ordenação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    imediatamente antes de entrar na localidade (tipo 20mts) está uma placa de proibição de circular a mais de 70Km/H
                    O que ele está a dizer é que vinha numa nacional (limite de 90Km/h), encontrou sinal c13 (limite de 70Km/h) e depois entrou na localidade (limite de 50Km/h). É bem multado.

                    O que é parvo nesta situação (e noutras que aí existem - conheço pelo menos uma em Coimbra que eles se aproveitam) é terem os sinais tão próximos...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nomade Ver Post
                      O que ele está a dizer é que vinha numa nacional (limite de 90Km/h), encontrou sinal c13 (limite de 70Km/h) e depois entrou na localidade (limite de 50Km/h). É bem multado.

                      O que é parvo nesta situação (e noutras que aí existem - conheço pelo menos uma em Coimbra que eles se aproveitam) é terem os sinais tão próximos...
                      O sinal C13 sobrepõem-se ao sinal N1a, uma vez que é um sinal de prescrição, indepedentemente de estar dentro de uma localidade. Só deixa de ter validade se existir um sinal de fim de proibição ou se a via se entroncar com outra e se não existir nova sinalização após o mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        O que é estranho é a colocação do sinal de 70 (eu passo naquela estrada todas as semanas) imediatamente antes da placa da localidade. É que engana um tipo, fica-se a pensar que aquela zona é de 70, quando, na verdade, é de 50. Estão a ver onde quero chegar? Vamos numa nacional e devemos cumprir 90, depois durante cerca de 20 mts (nem sei se tanto) ficamos confinados a 70, para logo de seguida ser 50 e 200mts depois voltamos para 90. Para quê o sinal de 70 ali? Se fosse a 300 mts da localidade, até fazia sentido, para um tipo ir desacelerando, mas assim....só está lá para "enganar".
                        Só engana quem não souber o código...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Um amigo meu foi multado numa nacional, quando ciurculava a 120Kms/H dentro de uma localidade. Foi aplicado o devido "desconto" de velocidade e a multa foi calculada pela diferença dos 50 Km/H para esse resultado. O que ele estranhou, porque naquela via (nacional) o limite é de 90Km/H e, imediatamente antes de entrar na localidade (tipo 20mts) está uma placa de proibição de circular a mais de 70Km/H. O que a brigada que o auto lhe disse foi que, assim que ele entrou numa localidade (mesmo sem o respectivo sinal de 50Km/H), teria que respeitar este limite e não o de 70Km/H do último sinal.
                          Será mesmo assim?
                          Foste muito bem multado. Nas palavras do grande Nilton, "paga o que deves".

                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                          Qualquer dia sou eu!

                          Não falo de localidades, mas sim zonas em nacionais com mais convergência de entradas / saídas / bermas apertadas / herdades / quintas, onde o limite passa para 70km/h.

                          Geralmente a minha velocidade de cruzeiro em EN é 95km/h a 105km/h, e pelo que sei, ultimamente, eles gostam muito de se meter nessas zonas que, por vezes, não passam de uma extensão de 200 metros... Enfim!
                          Estimo que um dia sejas multado e fiques sem carta. Queres andar a mais de 90 nas nacionais, usa as auto-estradas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                            O sinal C13 sobrepõem-se ao sinal N1a, uma vez que é um sinal de prescrição, indepedentemente de estar dentro de uma localidade. Só deixa de ter validade se existir um sinal de fim de proibição ou se a via se entroncar com outra e se não existir nova sinalização após o mesmo.
                            Penso que a hierarquia é válida quando temos ambos (ex: sinalização luminosa e vertical; sinalização vertical e marcas rodoviárias). É comum encontrar o sinal N1a com um sinal c13 em cima (normalmente a limitar aos 50Km/h).

                            Nesta situação, podiamos ter o N1a com o c13 em cima a limitar os 70Km/h e aqui sim seria diferente. Quem prevalecia era o c13.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nomade Ver Post
                              O que ele está a dizer é que vinha numa nacional (limite de 90Km/h), encontrou sinal c13 (limite de 70Km/h) e depois entrou na localidade (limite de 50Km/h). É bem multado.

                              O que é parvo nesta situação (e noutras que aí existem - conheço pelo menos uma em Coimbra que eles se aproveitam) é terem os sinais tão próximos...
                              Exacto. É mesmo assim. O sinal de 70 km/h está lá para que os condutores possam abrandar antes de entrarem na localidade. Os sinais rectangulares com a indicação do nome da localidade são suficientes para que se saiba que se entrou numa localidade e, como tal, para se saber que a velocidade máxima é de 50 km/h a não ser que haja sinalização posterior que estipule de outra forma.

                              Mas ele nem abrandou a contar com o sinal de 70 km/h?! Continuou sempre a ~120 km/h?
                              Editado pela última vez por rodrigol; 08 June 2012, 10:58.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nomade Ver Post
                                Penso que a hierarquia é válida quando temos ambos (ex: sinalização luminosa e vertical; sinalização vertical e marcas rodoviárias). É comum encontrar o sinal N1a com um sinal c13 em cima (normalmente a limitar aos 50Km/h).

                                Nesta situação, podiamos ter o N1a com o c13 em cima a limitar os 70Km/h e aqui sim seria diferente. Quem prevalecia era o c13.

                                Vai ler novamente o artigo 7º do C.E . e depois diz-me onde é que está escrito que ter de ter ambos os casos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                  Vai ler novamente o artigo 7º do C.E . e depois diz-me onde é que está escrito que ter de ter ambos os casos.
                                  Tens razão, não vem ;) No entanto, o sinal N1a ou N1b é considerado sinalização vertical. Logo, irá anular o c13 que apareceu antes...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Até parece que não há zonas, dentro das cidades/localidades onde os limites são mais altos que 50km/h !

                                    Isso tá mal explicado pelo policia, o gajo deve mesmo é querer sacar a multa.
                                    A não ser que o tal sinal de 70 km/h não esteja valido. Para estar valido tem de ter por traz o "codigo" a dizer qdo e por quem foi aprovado tal sinal!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nomade Ver Post
                                      Tens razão, não vem ;) No entanto, o sinal N1a ou N1b é considerado sinalização vertical. Logo, irá anular o c13 que apareceu antes...
                                      Não anula porque o sinal C13 é um sinal de regulamentação de trânsito, onde a infracção ao mesmo é punida enquanto que, o sinal N1a é apenas de indicação,onde não há qualquer infracção ao mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                        Não anula porque o sinal C13 é um sinal de regulamentação de trânsito, onde a infracção ao mesmo é punida enquanto que, o sinal N1a é apenas de indicação,onde não há qualquer infracção ao mesmo.
                                        Sendo de início de localidade a partir daquele ponto tem de se seguir as normas para circulação dentro de localidades. Se após o sinal de início de localidade se encontrar algum de velocidade infirior a 70Km/h é que conta, a partir desse ponto.
                                        Editado pela última vez por mELIANTE; 08 June 2012, 12:43.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Claro! O N1a não é apenas de indicação, é o sinal oficial de entrada em localidades. É assim em todo o lado. Aqui na Alemanha é a mesma história: limite de 70 e logo a seguir a placa com o nome da localidade. O sistema de detecção de limites de velocidade da BMW interpreta as placas com o nome de localidade como 50 km/h e tudo...

                                          Mas a que velocidade ia, de facto, a pessoa que foi autuada? Ainda não percebi... Ia a 120 km/h?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em Portugal , a hierarquia das prescrições é clara , em último cumprem-se as regras, portanto , existindo um sinal de proibição este prevalece sobre a regra, , a placa de início de localidade nem é para aqui chamada. Para ser assim tinha que existir o sinal C20b antes do início da placa N1a, o que se traduz em erro e falta de sinalização. Quando assim é , os agentes nem sequer deveriam fiscalizar as supostas infracções à velocidade por não existir cumprimento da legislação em vigor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas se o sinal de limite de velocidade se encontra antes da placa de início de localidade a sua indicação só "dura" até se passar a placa de início de localidade, ou não é assim?

                                              EDIT: Por exemplo, nas AE é frequente haver um sinal de fim de proibição, depois de se passar uma zona com limite inferior a 120km/h. Efectivamente, depois de se passar o sinal o limite passa a ser os 120km/h e não o "infinito".
                                              Editado pela última vez por mELIANTE; 08 June 2012, 13:31.

                                              Comentário


                                                #24
                                                120km/h numa nacional? Independentemente de ser ou não numa localidade, foi muito bem multado! Devia ter ficado sem carta para aprender!

                                                É destes patos que o estado precisa para fazer baixar o défice!

                                                Cumpro escrupulosamente todos os limites em nacionais e IP´s... se há situação em que o estado não me saca dinheiro é precisamente neste tipo de circunstância, e porque? Porque é facilmente evitável! Só é multado quem quer...

                                                Devias mostrar as opiniões aqui colocadas ao teu amigo "campeão" para ver se ele ganha vergonha e começa a levantar o pé...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                  Mas se o sinal de limite de velocidade se encontra antes da placa de início de localidade a sua indicação só "dura" até se passar a placa de início de localidade, ou não é assim?
                                                  Evidentemente... nem percebo como é que alguém abre um tópico para esclarecer uma dúvida destas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                                    120km/h numa nacional? Independentemente de ser ou não numa localidade, foi muito bem multado! Devia ter ficado sem carta para aprender!

                                                    É destes patos que o estado precisa para fazer baixar o défice!

                                                    Cumpro escrupulosamente todos os limites em nacionais e IP´s... se há situação em que o estado não me saca dinheiro é precisamente neste tipo de circunstância, e porque? Porque é facilmente evitável! Só é multado quem quer...

                                                    Devias mostrar as opiniões aqui colocadas ao teu amigo "campeão" para ver se ele ganha vergonha e começa a levantar o pé...
                                                    Pois... Se ele impugna a decisão, mesmo que prevaleça o limite de 70 km/h o juíz ainda manda cobrar a coima máxima em contra-ordenações graves.
                                                    Quando a infracção é tão notória, é preciso ter lata e ainda vir com ideias de impugnar como se se tivesse sido injustiçado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                                      Devias mostrar as opiniões aqui colocadas ao teu amigo "campeão" para ver se ele ganha vergonha e começa a levantar o pé...
                                                      "Vergonha" de quê? De não ser como tu? Até devia ser motivo de orgulho!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        "Vergonha" de quê? De não ser como tu? Até devia ser motivo de orgulho!
                                                        Por cumprir os limites? Boa, agora a culpa é minha...

                                                        Que mentalidade...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                                          Por cumprir os limites? Boa, agora a culpa é minha... ]
                                                          Queres ver que agora os outros é que têm culpa de seres como és.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Queres ver que agora os outros é que têm culpa de seres como és.
                                                            Como é que sou?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X