Boas, gostava de ter opiniões sobre o Fiat punto sport de 98, 1300cc (1242cc) com 85 cv. Qual o consumo q faz?
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Fiat punto sport de 98
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isso . Bem eu tinha um opel corsa b de 93, 1.2 a gasolina, nao sei quantos cavalos tinha, ele nao andava nada, eu bem puxava e nada e bebia 6 a 7lt aos 100, tive um acidente com ele e vai para abate. Andei a procura de um carro e vi o fiat e gostei do carro, o rapaz que me vendeu disse que fazia médias de 6lt. O carro anda bem, é um brinquedo, so que tenho medo se puxar e se consome bué. Deixei xegar a reserva e meti 10€ de gota e vou andar normalmente, nem devagar nem andar ai as 4000rt a ver o que vai consumir.
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eu tenho um...
de origem (já a alguns tempos)
- em cidade (há muitas subidas aqui onde moro) a frio (entenda-se percursos curtos) - gasto 9/10 ltrs aos 100 - andar completamente normal, sem puxar por mudanças, a cumprir os limites.
- em cidade já quente (percursos cerca de 10kms), o suficiente para o carro aquecer, cerca de 7/8
- em viagem - campo 70/100- 6/7ltrs
- em viagem - AE - 120/150 - 7ltrs
- AE - 90 - 110 - 6ltrs
a puxar
- campo - 16/17 ltrs
- AE - 13/14ltrs
existem algumas modificações que podes fazer para melhorar o consumo, para além da condução... principalmente em cidade e a cumprir os limites por lei... não vou mencionar aqui porque há muita mente-capta neste forum (se bem que minoria, mas destabilizadora)...
podes colocar um filtro de ar melhor (melhora a combustão... fica mais equilibrado), bem afinado (sonda lambda sempre impecável)... mas não te vai reduzir por ali além...
o meu de momento e com alterações, em cidade ronda os 7 litros... mas normalmente como puxo de vez em qdo, anda pelos 8/9...
mas atenção que compraste um excelente carro... anda bem para o motor que tem (não sei de nenhum dessa cilindrada que ande mais de origem), consome o que se puxa, é confortável, é seguro se fizeres algumas alterações (não é que seja muito mau de origem) e não dá problemas de maior... manutenção e gasolina...
cumpsEditado pela última vez por JotaGhost; 08 June 2012, 18:51.
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Plásticos e montagem horríveis... qualidade de construção FIAT anos 90... com tudo de bom e de mau que isso possa significar...
Bebe imenso mas tem genica, italiano nervosinho... um primo meu teve um, na altura em novo era jeitoso... imagino ao fim de 14 anos e bastante uso como possa estar...
Eu via alternativas e comparava estado geral de vários modelos... e tiras as tuas conclusões...
Ainda há poucas semanas fui desenrascar um Punto mkII de 2001 salvo erro, 1.2 16v que ficou sem bateria... carro estimado e de garagem... quando se abriu o capot para ligar os cabos da bateria, grande desilusão... os plásticos que circundam o motor completamente destruídos e corroídos, fraca qualidade bem evidente... vários pontos de corrosão sobretudo nas juntas de cabos eléctricos... e até nas dobradiças do capot...
Infelizmente penso que a FIAT a este nível não evoluiu muito desde os anos 80...
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lol... sim... pk um saxo, ou um 106, ou um corsa ou um fiesta em termos de plástico em 1997 até 99 são mesmo extraordinários... o meu tem 14 anos e está praticamente como novo...
não generalizes por encontrares 1 ou outro que foi pouco cuidado!!!
cada carro e o seu estado depende de como foi cuidado ao longo dos anos!!!
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Para ter uma ideia dos consumos, nada melhor do que dar uma vista de olhos no spritmonitor.
Já agora: MPG and Cost Calculator and Tracker - Spritmonitor.de
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Originalmente Colocado por JotaGhost Ver Postlol... sim... pk um saxo, ou um 106, ou um corsa ou um fiesta em termos de plástico em 1997 até 99 são mesmo extraordinários... o meu tem 14 anos e está praticamente como novo...
não generalizes por encontrares 1 ou outro que foi pouco cuidado!!!
cada carro e o seu estado depende de como foi cuidado ao longo dos anos!!!
Já por várias vezes, em pisos de paralelo, vi Punto´s mk1 com o para-choques completamente solto, a abanar e a fazer barulho... sem terem batido, acontece com frequência...
É algo bastante invulgar noutros carros, mesmo nos que mencionaste...
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Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver PostPlásticos e montagem horríveis... qualidade de construção FIAT anos 90... com tudo de bom e de mau que isso possa significar...
Bebe imenso mas tem genica, italiano nervosinho... um primo meu teve um, na altura em novo era jeitoso... imagino ao fim de 14 anos e bastante uso como possa estar...
Eu via alternativas e comparava estado geral de vários modelos... e tiras as tuas conclusões...
Ainda há poucas semanas fui desenrascar um Punto mkII de 2001 salvo erro, 1.2 16v que ficou sem bateria... carro estimado e de garagem... quando se abriu o capot para ligar os cabos da bateria, grande desilusão... os plásticos que circundam o motor completamente destruídos e corroídos, fraca qualidade bem evidente... vários pontos de corrosão sobretudo nas juntas de cabos eléctricos... e até nas dobradiças do capot...
Infelizmente penso que a FIAT a este nível não evoluiu muito desde os anos 80...
Ainda hoje vi um Mercedes Classe A com buracos na chapa devido à ferrugem. Sei de uma Nissan Pick-up com 1 ano com o chassis todo corroído também.
Conclusão, há muitos factores para a ocorrência de ferrugem.
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Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver PostAcredita que estão mais bem montados... rijos mas no sítio onde devem estar.
Já por várias vezes, em pisos de paralelo, vi Punto´s mk1 com o para-choques completamente solto, a abanar e a fazer barulho... sem terem batido, acontece com frequência...
É algo bastante invulgar noutros carros, mesmo nos que mencionaste...
Generalizas demais... a minha cidade é quase só paralelos e nunca vi isso!!! nem no meu... tem barulhos parasitas como todos os carros com esta idade...
e até te digo, conheço alguns polos, referencia do segmento, que os tablie, que é daquele material tipo esponja, que simplesmente se desfez por passar dias e dias ao sol... mas não vou generalizar... cada caso é um caso... nunca vi um carro cair aos bocados só porque sim!!! tem que haver factores que ajudam isso a acontecer!!!
mas voltando aos interiores, a nível de conforto e espaço, duvido que arranjes melhor!!! o Sport, para além de ter o espaço que tem atrás, melhor do segmento, tem bancos bastante confortáveis, com bom apoio lombar, ideal para o carro que é... não vi nenhum carro da mesma gama, vulgo, versões desportivas de um modelo que forneça um espaço e conforto como o sport.
mas cada qual com a sua opinião, mas além de uma opinião são factos!!!
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Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver PostAcredita que estão mais bem montados... rijos mas no sítio onde devem estar.
Já por várias vezes, em pisos de paralelo, vi Punto´s mk1 com o para-choques completamente solto, a abanar e a fazer barulho... sem terem batido, acontece com frequência...
É algo bastante invulgar noutros carros, mesmo nos que mencionaste...
Quem tem carros baratos , muitas destas pessoas nao fazem manutençao nos veiculos , se baterem bateram , amolgadelas nem arranjam , e esse caso de para choques no chao é meramente mais um caso de desmazelo .
E a nivel de materiais até sao porreiros para aquela altura , e tem um motor muito bom .
Por isso o que disseste nao tem grande fundamento !
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Originalmente Colocado por JotaGhost Ver Postlol... sim... pk um saxo, ou um 106, ou um corsa ou um fiesta em termos de plástico em 1997 até 99 são mesmo extraordinários... o meu tem 14 anos e está praticamente como novo...
não generalizes por encontrares 1 ou outro que foi pouco cuidado!!!
cada carro e o seu estado depende de como foi cuidado ao longo dos anos!!!
De resto nem sequer vou opinar porque não tenho experiência de causa.
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Não sei o tratamento a que foi sujeito o Corsa C e o Corsa B que tiveste mas é consensual que o Corsa C tinha melhores materiais com a montagem típica Opel, ambos bem montados.
Ou seja, resistem melhor ao tempo.
Um sitio onde se vê bem o desgaste é na fole da manete, no B desgasta-se facilmente, no C resiste bem.
Agora cada caso é UM CASO e isso não o torna generalidade.
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Eu tenho um Toyota Corolla de 2003, e tem a carroçaria com um buraco devido à ferrugem. E é um carro pouco avançado em termos de chapa e pintura? Acho que não... Depende tudo do tratamento do carro, este em questão tinha um ex-dono algo assassino no que toca a bater no que estivesse ao lado para estacionar.
Um punto é um excelente carro, sei de um caso que esteve a circular sem óleo no motor (o cárter deu uma pancada e ficou com um furo ) e assim permaneceu até à seguinte revisão, fazia revisões sempre na marca, e a senhora que conduzia o carro em questão simplesmente queixou-se que o carro estava a consumir mais do que o normal! Conclusão, andar praticamente sem óleo durante 5000 km . Foi meter cárter novo, óleo, e esteve o carro à experiência outros 5000 km's. E ainda anda, conta com uns 200 000km's. Era o punto 55.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostNão sei o tratamento a que foi sujeito o Corsa C e o Corsa B que tiveste mas é consensual que o Corsa C tinha melhores materiais com a montagem típica Opel, ambos bem montados.
Ou seja, resistem melhor ao tempo.
Um sitio onde se vê bem o desgaste é na fole da manete, no B desgasta-se facilmente, no C resiste bem.
Agora cada caso é UM CASO e isso não o torna generalidade.
E a última frase nem vou comentar, não generalizei (não costumo fazê-lo) e apenas dei a minha experiência com o corsa B a nivel de materiais e acabamentos.
Já agora, conheço quem tenha trocado um Corsa C pelo D, e diz que também notou diferença (para pior) nos interiores, a nivel de qualidade. (aqui não opino pela minha boca).
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Tens fotografias dos dois carros? Dos interiores?
Já andei à vontade em mais de 20 Opel Corsa B e em alguns Corsa C também.
Alguns Corsa C eram de serviço e estavam mal tratados assim como os B, mas em diversos níveis sempre foi consensual entre o "cliente Corsa" que o C tinha melhores materiais empregues nos interiores.
Talvez o CD30 (Corsa C) prateado seja sujeito a mais desgaste que o rádio do Corsa B.
Não sei como podes dizer que a foles da manete no Corsa B estava impecável, das duas uma, ou não a usavas (impossível) ou então eras muito mesquinhas a usa-la porque a dobra que a fole faz é quase no "raio de acção da mão" e eu em meia duzia de dezenas de quilometros notei um desgaste significativo na fole do meu.
Outra coisa é uma prateleira que o Corsa B tem ao nível dos pés do passageiro, toque aqui toque ali e os reforços para segurar aquilo cedem e aquilo facilmente sai do sitio.
Eu também já tive um Corsa B, 1.4 Ecotec de 90 CV, e foi até à relativamente pouco tempo.Editado pela última vez por Fahrenheit; 13 June 2012, 23:27.
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Eu não sei se sou eu que estou a generalizar.....
O meu Corsa C não era do modelo com a consola central prateada. E tudo o que disse reafirmo. Tratamento que se dá ao carro é uma coisa (e podes calcular que foi o mesmo nos 2 carros, até melhor para o C que andou muito mais tempo em garagem) e qualidade é outra. O toque, o tipo de material no tablier, da consola e afins.....no B ficaram impecáveis, já no C.
P.S. Não esquecer que fizeram os mesmo Kms e os mesmos anos na minha mão.
P.S.1 Muitas pessoas com quem falei que também trocaram de corsa B para C, têm a mesma opinião (que aliás é notória, mesmo em novo)
Não temos que ter a mesma opnião, mas é a 1ª vez que vejo alguém dizer que os interiores do C eram melhores do que o B.
E essa da mesquinhez e não usar a manete, nem vale o comentário (carro de cidade como disse anteriormente, ao contrário do C).
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostTens fotografias dos dois carros? Dos interiores?
Já andei à vontade em mais de 20 Opel Corsa B e em alguns Corsa C também.
Alguns Corsa C eram de serviço e estavam mal tratados assim como os B, mas em diversos níveis sempre foi consensual entre o "cliente Corsa" que o C tinha melhores materiais empregues nos interiores.
Talvez o CD30 (Corsa C) prateado seja sujeito a mais desgaste que o rádio do Corsa B.
Não sei como podes dizer que a foles da manete no Corsa B estava impecável, das duas uma, ou não a usavas (impossível) ou então eras muito mesquinhas a usa-la porque a dobra que a fole faz é quase no "raio de acção da mão" e eu em meia duzia de dezenas de quilometros notei um desgaste significativo na fole do meu.
Outra coisa é uma prateleira que o Corsa B tem ao nível dos pés do passageiro, toque aqui toque ali e os reforços para segurar aquilo cedem e aquilo facilmente sai do sitio.
Eu também já tive um Corsa B, 1.4 Ecotec de 90 CV, e foi até à relativamente pouco tempo.
A mesma pessoa tem uma Astra A Caravan com 240 mil km, com os interiores num estado impecável para a idade da carrinha... O tratamento dado é igual em ambos os casos.
Apenas está pior de pintura porque quando comprou o Corsa esta passou a "domir" na rua, o que nos últimos anos afectou bastante o brilho da pintura.
Claramente não sabes do que falas... uma vez mais...Editado pela última vez por MeloAntunes; 14 June 2012, 15:47.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEu não sei se sou eu que estou a generalizar.....
O meu Corsa C não era do modelo com a consola central prateada. E tudo o que disse reafirmo. Tratamento que se dá ao carro é uma coisa (e podes calcular que foi o mesmo nos 2 carros, até melhor para o C que andou muito mais tempo em garagem) e qualidade é outra. O toque, o tipo de material no tablier, da consola e afins.....no B ficaram impecáveis, já no C.
P.S. Não esquecer que fizeram os mesmo Kms e os mesmos anos na minha mão.
P.S.1 Muitas pessoas com quem falei que também trocaram de corsa B para C, têm a mesma opinião (que aliás é notória, mesmo em novo)
Não temos que ter a mesma opnião, mas é a 1ª vez que vejo alguém dizer que os interiores do C eram melhores do que o B.
E essa da mesquinhez e não usar a manete, nem vale o comentário (carro de cidade como disse anteriormente, ao contrário do C).
Uso, estilo de condução e tratamento idênticos para ambos os modelos é a melhor maneira para se tirar conclusões.
Agora falar de cor como alguns...Editado pela última vez por MeloAntunes; 14 June 2012, 13:26.
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Eu tenho um 1.1 sx 55Cv , com 204 000 KM e desafio qualquer user deste fórum a andar comigo e identificar-me algum barulho (isto claro tirando os tampões da roda , mas isso não conta)
em termos de ruido estou bastante surpreendido ...Editado pela última vez por dwight12; 14 June 2012, 13:28.
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Regressando ao início do tópico e, quanto a consumos o Punto Sport segundo o livro do carro são os seguintes:
Urbano: 8,2 L/100 kms
90 km/h: 5,4 L/100 kms
120 km/h: 7,2 L/100 kms
Segundo a regra dos urbanos, extra-urb e misto:
Urbano: 9,7 L/100 kms
Extra urbano: 5,5 L/100 kms
Misto: 7,0 L/100 kms
Já agora, tenho um Punto com quase 15 anos e quanto a ruídos parasitas tem alguns, mas comparando com outros veículos da mesma altura, não me parece que tenha mais.
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