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Travar numa descida longa

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    Travar numa descida longa

    O meu 107 tem a caixa muito longa, pelo menos para a Madeira.
    Nas longas descidas que tem por cá já tive de parar a meio porque os discos aqueceram demasiado, até já ficou a deitar fumo.

    Além de reduzir a velocidade da caixa.
    A minha dúvida para aquecer menos os travões na descida:
    - é se devo travar de forma constante para manter a velocidade (sempre com o pé no travão)
    - ou se devo deixar o carro deslizar e depois travar mais a fundo, e continuar o ciclo.

    #2
    O seu bóguinhas deve descer na mesma velocidade, com que sobe.

    Se por exemplo você sobe o Caminho de Ferro em 2ª, deverá descer em 2ª.

    E nunca se deve manter o pé constante. Deve-se sim fazer o ciclo que fala, mas sempre com uma velocidade baixa engatada.

    Comentário


      #3
      travar com a caixa seria melhor... e colmatar com travagem mais forte, ciclicamente!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vino Ver Post
        O seu bóguinhas deve descer na mesma velocidade, com que sobe.

        Se por exemplo você sobe o Caminho de Ferro em 2ª, deverá descer em 2ª.

        E nunca se deve manter o pé constante. Deve-se sim fazer o ciclo que fala, mas sempre com uma velocidade baixa engatada.
        É isto.

        Pensa, quando se quer fazer uma fogueira com 2 pauzinhos pega-se nele e está-se sempre a "roçar" um no outro ou roça-se de vez enquanto e com movimento mais brusco?

        É lógico que é com a fricção constante que se produz "calor" (coloquei entre aspas antes que apareça aí um especialista em química e diga que em vez de calor é outro conceito qualquer. Mas como calor é uma manifestação de energia utilizei o conceito).

        Assim e estabelecendo um paralelismo com os travões se fores sempre a travar vais causar mais aquecimento dos mesmos.

        Comentário


          #5
          Deves sempre travar com o motor, ou seja, utilizar uma mudança que coloque o motor a médias/altas rotações.

          Em relação à travagem, é preferível travar forte durante 1/2 segungos e largar, por exemplo, do que travar sempre o mesmo.

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            #6
            Travão de mão

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              #7
              Originalmente Colocado por edgarmarques Ver Post
              Travão de mão
              E virar o volante em 90º

              Agora a sério, já foi dito a cima.. mudanca que usavas se tivesses a subir + travagens não constantes.

              Comentário


                #8
                Essa de descer com a mudança com que se sobe, apesar de vir no codigo é de rir. Entao como faço se nunca tiver passado nessa rua, e a primeira vez que o faça seja a descer??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                  Essa de descer com a mudança com que se sobe, apesar de vir no codigo é de rir. Entao como faço se nunca tiver passado nessa rua, e a primeira vez que o faça seja a descer??
                  isso vem no código?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                    É isto.

                    Pensa, quando se quer fazer uma fogueira com 2 pauzinhos pega-se nele e está-se sempre a "roçar" um no outro ou roça-se de vez enquanto e com movimento mais brusco?

                    É lógico que é com a fricção constante que se produz "calor" (coloquei entre aspas antes que apareça aí um especialista em química e diga que em vez de calor é outro conceito qualquer. Mas como calor é uma manifestação de energia utilizei o conceito).

                    Assim e estabelecendo um paralelismo com os travões se fores sempre a travar vais causar mais aquecimento dos mesmos.
                    Do ponto de vista físico, dá exactamente igual, porque transformam energia mecânica em térmica. Ou seja, travar dos 100 aos 0 à bruta ou de forma suave o calor gerado será o mesmo.

                    Relativamente ao 107, eu acho que a caixa é até curta e que essa situação não se aplica. Não se podem é descer serras em 4ª. Aí não há milagres.

                    Comentário


                      #11
                      delete
                      Editado pela última vez por Vino; 09 June 2012, 10:21.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                        Essa de descer com a mudança com que se sobe, apesar de vir no codigo é de rir. Entao como faço se nunca tiver passado nessa rua, e a primeira vez que o faça seja a descer??
                        Garanto-te que não vem no codigo. Apenas é ensinado nas aulas de condução. Da mesma forma que ensinam te a segurar o volante. No entanto no código não fala com a posição correcta.

                        Se nunca passaste lá fazes os "calculos" de qual a mudança seria. Se não tens a capacidade de fazer esses calculos tira a carta de novo, que não sei como consegues conduzir sem conseguir fazer o basico.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                          Essa de descer com a mudança com que se sobe, apesar de vir no codigo é de rir. Entao como faço se nunca tiver passado nessa rua, e a primeira vez que o faça seja a descer??
                          Descer com a mesma mudança que se utiliza a subir, é a mesma coisa que se falar da velocidade. Ou seja, se subimos em 2ª a 40/50Km/h, essa mesma mudança torna a descida segura. Não quer dizer que uma 3ª não seja suficiente, mas é uma forma fácil de se aconselhar os condutores a travarem com o motor. E obviamente, qualquer pessoa deve ter a capacidade de relacionar uma mudança com velocidade.

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