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Patilhas vs manetes.. Qual o melhor?

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    [Comparativo] Patilhas vs manetes.. Qual o melhor?

    Boas, ontem em conversa com um amigo veio à baila um VW Scirocco 2.0 DSG de 265 cv.. e ele começou a referir que só é pena não trazer manete em vez de patilhas o que é verdade..
    Eu comecei a explicar-lhe que teria as patilhas para uso manual, e a DSG para uso automático, mas ele começou a dizer que a manete, para uso mais eficiente e mais rápido não seria o mais eficaz..
    Digam-me vocês qual deles é o melhor, prós e contras destes, pois acho que patilhas ou manete vai dar ao mesmo..
    Editado pela última vez por diogomsl; 13 June 2012, 14:15.

    #2
    Atenta ao vídeo

    Comentário


      #3
      O que queria mesmo era que as manetes viessem com a direcção correcta de mudança de caixa.

      Quase todos os construtores usam o +/- invertido, o que é uma estupidez.

      Comentário


        #4
        A dúvida é entre o carro manual e automático, ou entre os tipos de automático?

        Comentário


          #5
          Nunca senti falta da manete na caixa DSG... As patilhas estão sempre onde as procuramos, com a vantagem de termos sempre as mãos no volante.

          Falo neste caso de um Audi TT 2.0 TFSI, mas a caixa é a mesma.

          Comentário


            #6
            Primeiro é tudo uma questão de hábito, depois a nível de performances não sei, mas a nível de conforto e comodidade em acelerações as patilhas são muito melhores.

            Muito mais práticas a meu ver.

            Comentário


              #7
              Eu prefiro na manete. entao a estacionar nem se fala.

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                #8
                A dúvida é a nível de performance.. Qual a melhor?
                Sendo que as patilhas são o modo "manual" da caixa automática, por assim dizer..
                Qual tem melhor performance em acelerações? manete ou patilhas?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                  A dúvida é a nível de performance.. Qual a melhor?
                  Sendo que as patilhas são o modo "manual" da caixa automática, por assim dizer..
                  Qual tem melhor performance em acelerações? manete ou patilhas?
                  A performance da caixa vai ser a mesma, a rapidez do condutor é que não será, logo, acredito que o tempo de acção do condutor, por precisar de mexer o braço, vai influenciar negativamente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    A dúvida é entre o carro manual e automático, ou entre os tipos de automático?
                    Também ainda não percebi.

                    Manete refere-se ao quê? Carro com mudanças manuais e três pedais?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      A dúvida é entre o carro manual e automático, ou entre os tipos de automático?
                      A dúvida é: quando tens um carro automático, tens a opção de mudar por patilhas (ou seja "manualmente")..
                      Qual é a mais eficiente: manetes (manual de série, com três pedais ), ou as patilhas (opção manual da caixa que vem com a automática)?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                        A dúvida é: quando tens um carro automático, tens a opção de mudar por patilhas (ou seja "manualmente")..
                        Qual é a mais eficiente: manetes (manual de série, com três pedais ), ou as patilhas (opção manual da caixa que vem com a automática)?
                        Em condições normais, com uma caixa automática relativamente boa e com as passagens a serem feitas na rotação certa, o carro com as patilhas da caixa automática será mais rápido que o carro de caixa manual convencional.

                        Mas eu prefiro o manual convencional (três pedais, ou manete como lhe estás a chamar).

                        Edit: Já agora, acho que estás a confundir eficiência com eficácia, neste tópico faz sentido falar em eficácia (qual o mais rápido).
                        Editado pela última vez por DigCb; 13 June 2012, 14:14. Razão: Edit

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                          Em condições normais, com uma caixa automática relativamente boa e com as passagens a serem feitas na rotação certa, o carro com as patilhas da caixa automática será mais rápido que o carro de caixa manual convencional.

                          Mas eu prefiro o manual convencional (três pedais, ou manete como lhe estás a chamar).

                          Edit: Já agora, acho que estás a confundir eficiência com eficácia, neste tópico faz sentido falar em eficácia (qual o mais rápido).
                          A caixa automática é um bocado para o relex tem mais ação com embraiagem e tal..
                          Sim eficácia.. obrigado

                          Comentário


                            #14

                            Comentário


                              #15
                              E agora uma pergunta mais "Expert" (ou não ), já vi por diversas vezes Merc. Classe A e Yaris com caixa de 5 velocidades e sem embraiagem.

                              Mecânicamente como é que isso funciona?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                E agora uma pergunta mais "Expert" (ou não ), já vi por diversas vezes Merc. Classe A e Yaris com caixa de 5 velocidades e sem embraiagem.

                                Mecânicamente como é que isso funciona?
                                Agora não percebi é só para troçar é?
                                Editado pela última vez por diogomsl; 13 June 2012, 20:06.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                  Agora não percebi é só para troçar é?
                                  Não, há carros mesmo assim, nunca vi um pessoalmente mas no SV eles vão aparecendo.

                                  Mercedes-Benz A 170 CDI Caixa Semi-Automática, € 5.900, Coimbra - Standvirtual

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                                    #18
                                    Eu tambem ja vi um classe A assim, é manual mas não tens pedal da embraiagem, é mudar directo... aquilo meteu me confusão

                                    Acho que e isso que ele se refere

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      Não, há carros mesmo assim, nunca vi um pessoalmente mas no SV eles vão aparecendo.

                                      Mercedes-Benz A 170 CDI Caixa Semi-Automática, € 5.900, Coimbra - Standvirtual
                                      Esta não será manual.. não se repara na embraiagem, mas apesar de nas anotações referir que é semi-automática.. nunca tinha visto
                                      Será provavelmente uma pergunta estúpida, mas o que é a caixa semi-automática?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                        Esta não será manual.. não se repara na embraiagem, mas apesar de nas anotações referir que é semi-automática.. nunca tinha visto
                                        Será provavelmente uma pergunta estúpida, mas o que é a caixa semi-automática?
                                        Costuma-se usar muito o termo sem-automática para descrever as caixas manuais com embraiagem robotizada estilo as caixas F1 que a Ferrari usava no F430 ou a E-Gear que a Lamborghini usou no Gallardo e no Murcielago. São caixas que tal como as manuais usam uma embraiagem (ao contrário das caixas automáticas que usam conversor de binário) mas ao invés da embraiagem ser actuado pelo condutor no pedal é operada pelo carro quando tocas nas patilhas. A vantagem que isso trouxe foi mudanças muito mais rápidas já que uma máquina e muito mais rápida a actuar a embraiagem que a perna de um humano. Actualmente já não se usa muito essas transmissões com uma só embraiagem, já evoluiu quase tudo para as de dupla embraiagem.

                                        Agora nesse classe A não faço ideia do que seja a "semi-automática". Não deverá ser nada como a E-Gear da Lambo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                          Costuma-se usar muito o termo sem-automática para descrever as caixas manuais com embraiagem robotizada estilo as caixas F1 que a Ferrari usava no F430 ou a E-Gear que a Lamborghini usou no Gallardo e no Murcielago. São caixas que tal como as manuais usam uma embraiagem (ao contrário das caixas automáticas que usam conversor de binário) mas ao invés da embraiagem ser actuado pelo condutor no pedal é operada pelo carro quando tocas nas patilhas. A vantagem que isso trouxe foi mudanças muito mais rápidas já que uma máquina e muito mais rápida a actuar a embraiagem que a perna de um humano. Actualmente já não se usa muito essas transmissões com uma só embraiagem, já evoluiu quase tudo para as de dupla embraiagem.

                                          Agora nesse classe A não faço ideia do que seja a "semi-automática". Não deverá ser nada como a E-Gear da Lambo.
                                          Então nas semi-automática, vejamos que as patilhas eram uma opção mais rápida às manetes..
                                          Desculpa lá a ignorância, mas as dupla embraiagem o que diferem das semi-automáticas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então essa caixa do Mercedes Classe-A é uma abordagem diferente às caixas tipo DSG?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essa caixa do Class A não será mais do tipo 'EASY' como existia no Twingo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                Eu prefiro na manete. entao a estacionar nem se fala.
                                                Na DSG só consegues estacionar com a manete (alternar entre D e R).

                                                As patilhas apenas servem para alternar entre 1ª e 6ª.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                                  A dúvida é: quando tens um carro automático, tens a opção de mudar por patilhas (ou seja "manualmente")..
                                                  Qual é a mais eficiente: manetes (manual de série, com três pedais ), ou as patilhas (opção manual da caixa que vem com a automática)?
                                                  No caso das DSG, as patilhas são bem mais rápidas que a "normal" caixa manual.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A caixa selespeed apesar de ser antiga (introduzida em 1999 no 156, se não me engano foi a primeira a ser comercializada naquele tipo de carros) é caracterizada pela facilidade na sua utilização e transmite um enorme prazer e agressividade na condução mais desportiva, onde nestas situações desconfio que seja tão ou mais rápida do que uma caixa manual. O problema é que depois de nos habituar-mos, a caixa manual parece de carros da época passada! Confirmo que o principal senão é o estacionamento, em que não existe tanta sensibilidade e talvez a sua manutenção.

                                                    Comentário

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