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Travagem de emergência

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    Travagem de emergência

    Se houver necessidade de fazer mos uma travagem de emergência,mesmo para parar o carro,convêm desembraiar? nunca precisei mas... Obg.

    #2
    Sempre aprendi que se deve ir reduzindo as mudanças até chegar à 2ª, para "cortar" o motor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
      Sempre aprendi que se deve ir reduzindo as mudanças até chegar à 2ª, para "cortar" o motor.
      isso não é travagem de emergência

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
        isso não é travagem de emergência
        Não?

        Então o que é para ti?

        Se se tratar de uma questão de destreza, até compreendo...

        Comentário


          #5
          Pé no travão e embraiagem só no último momento para o carro não ir abaixo...

          Comentário


            #6
            Acho q é irrelevante. Com a mudança engatada ou com a embraiagem a fundo a potência de travagem será a mesma. Mesmo no final da travagem, se for engatado, irá dar o solavanco para se ir abaixo, mas com as rodas todas travadas não significará maior distância de travagem. Já tive de o fazer numa manobra tipo teste do alce (para me desviar da carga q caiu do carro da frente e depois voltar logo para a minha faixa) e fi-lo com a embraiagem a fundo, mas isto num carro com ESP, ABS, EBD e mais uma cambada de siglas q basicamente significam "em caso de perigo carrega a fundo no travão e esquece o resto".

            Já numa situação de travagem a fundo em linha recta num carro sem ABS sequer, ajudou bastante ter conseguido reduzir algumas mudanças para trabalhar com o travão de forma às rodas não bloquearem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
              Não?

              Então o que é para ti?

              Se se tratar de uma questão de destreza, até compreendo...
              Não tem nada a ver com destreza ,puro reflexo condicionado ,objecto inesperado á tua frente;carregar só no travão ou tambem na embreagem;será indiferente?

              Comentário


                #8
                com abs ou sem?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                  com abs ou sem?
                  consideremos um carro moderno ,abs e outros dispositivos auxiliares de travagem

                  Comentário


                    #10
                    Travagem de emergência é meter o pé ao travão, agarrar o volante e rezar para que tudo corra bem. A grandes velocidades convém não carregar na embraiagem, a baixas velocidades (dentro da cidade) deve ser indiferente.

                    Comentário


                      #11
                      O perfeito é usar o motor para auxiliar a travagem. Agora numa situação de emergência e que precisamos de parar o carro naquele momento, é o que tiver mais a mão, se um gajo só tiver cabeca para usar o travao que seja, se for abaixo liga-se a outra vez. Usar a embraiagem não é o mais indicado que o carro cria mais balanço e temos de exigir mais dos travoes.

                      Comentário


                        #12
                        por outro lado, se não carregares na embraiagem, o motor vai acelerar para não ir abaixo, possivelmente aumentando a distancia de travagem.
                        os travões são fortes que chegue para bloquearem, o ABS está lá para tentar maximizar a travagem.

                        Comentário


                          #13
                          Para mim, uma travagem de emergência num carro moderno (ABS, ESP, etc...) é embraiagem e travão a fundo.

                          Não se poderá dar o caso de a distância de travagem aumentar porque o motor continua a puxar pelas rodas, quando não se pisa a embraiagem?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                            por outro lado, se não carregares na embraiagem, o motor vai acelerar para não ir abaixo, possivelmente aumentando a distancia de travagem.
                            os travões são fortes que chegue para bloquearem, o ABS está lá para tentar maximizar a travagem.
                            O que sei é que ao travar sem embraiagem, o motor vai ficar ''preso'' a uma rotaçao e so se vai desligar quando esta parado. Agora acelerar... nunca ouvi tal coisa

                            Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                            Para mim, uma travagem de emergência num carro moderno (ABS, ESP, etc...) é embraiagem e travão a fundo.

                            Não se poderá dar o caso de a distância de travagem aumentar porque o motor continua a puxar pelas rodas, quando não se pisa a embraiagem?
                            Quanto tiras o pé do acelerador, nao ha potencia nem nada enviado para as rodas. Agora, quando se carrega na embraiagem o carro embala, o que pode aumentar a distancia de travagem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              O que sei é que ao travar sem embraiagem, o motor vai ficar ''preso'' a uma rotaçao e so se vai desligar quando esta parado. Agora acelerar... nunca ouvi tal coisa



                              Quanto tiras o pé do acelerador, nao ha potencia nem nada enviado para as rodas. Agora, quando se carrega na embraiagem o carro embala, o que pode aumentar a distancia de travagem.

                              Eu acho que mesmo no ralenti o motor tem binário disponível, não sendo necessário pisar o acelerador... O motor vai "lutar" para não sei ir abaixo, imagina um diesel com bastante cilindrada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                O que sei é que ao travar sem embraiagem, o motor vai ficar ''preso'' a uma rotaçao e so se vai desligar quando esta parado. Agora acelerar... nunca ouvi tal coisa
                                Quanto tiras o pé do acelerador, nao ha potencia nem nada enviado para as rodas.
                                a injecção electrónica acelera o motor se este não tiver RPM suficientes para manter o motor ligado. por isso é que se consegue fazer manobras (ou mesmo atingir velocidades perto dos 50 km/h) sem sequer tocar no acelerador. basta engrenar a(s) mudança(s) e tirar o pé da embraiagem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ao colocar o pé na embraiagem perde tracção, não afecta o desempenho da travagem?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    Ao colocar o pé na embraiagem perde tracção, não afecta o desempenho da travagem?
                                    ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                      ...
                                      Estou só a perguntar, se estiver a dizer uma valente asneira corrige porque eu sou um zero nestas coisas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        por outro lado, se não carregares na embraiagem, o motor vai acelerar para não ir abaixo, possivelmente aumentando a distancia de travagem.
                                        os travões são fortes que chegue para bloquearem, o ABS está lá para tentar maximizar a travagem.
                                        Exactamente o procedimento correcto é mesmo desembraiar sendo que no caso dos carros ligeiros não se torna tão vital... Nos pesados é muito mais importante porque a força do motor e o binário monstruoso daqueles motores vai continuar a forçar o andamento aumentando a distancia de travagem.

                                        Outra razão pela qual se deve desembraiar é que não o fazendo o carro pode ir abaixo, e por vezes pode dar jeito que o carro esteja a trabalhar para sair do sitio para se desviar de mais alguma coisa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                          Não?

                                          Então o que é para ti?

                                          Se se tratar de uma questão de destreza, até compreendo...

                                          Conduzes? Numa travagem dita de emergência não tens grande tempo para ires reduzindo..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                            Não?

                                            Então o que é para ti?

                                            Se se tratar de uma questão de destreza, até compreendo...
                                            Certamente nunca executaste uma travagem de emergência, numa real travagem de emergência nem tempo tens de chegar com a mão à manete das mudanças quanto mais ir reduzindo.


                                            Sobre este assunto já foi discutido aqui no fórum, curiosamente depois de o discutirmos por aqui li numa revista estilo AH ou AF uma daquelas reportagens que eles fazem sobre segurança e um dos quadros, recordo-me, falava sobre exactamente isto, travar ou não com o pé na embraiagem.

                                            A conclusão que eles apresentavam é que em termos do desempenho de travagem era absolutamente indiferente, basicamente imaginemos ir em 5º a 100km/h se travarmos numa situação de emergência numa fracção de segundo o carro diminui de velocidade de forma suficiente para o motor deixar de ter qualquer tipo de efeito travão. Tenha o carro abs, ecb, cbc, dtc ou qualquer outra sigla ou não tendo nada pôr o pé na embraiagem numa travagem serve apenas para no fim o carro não ir abaixo, nada mais.

                                            Eu já tive de fazer 5 ou 6 travagens verdadeiramente de emergência e instintivamente meto sempre os pés no travão e calco a embraiagem a fundo, sempre o fiz inconscientemente e de forma automática.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                              a injecção electrónica acelera o motor se este não tiver RPM suficientes para manter o motor ligado. por isso é que se consegue fazer manobras (ou mesmo atingir velocidades perto dos 50 km/h) sem sequer tocar no acelerador. basta engrenar a(s) mudança(s) e tirar o pé da embraiagem.
                                              Sou sincero, nao sabia disso

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu já ouvi dizer que deixar a embraiagem em cima vai obrigar o motor a acelerar no momento final da travagem.

                                                O instinto que tenho mais é mesmo o de meter os dois pés lá abaixo e fé na virgem.

                                                Eu conduzo um carro sem abs e quando travo à animal, perco sempre a direcção, nada há a fazer para evitar isso.

                                                Numa das vezes que tive que o fazer no 107 da minha rapariga, por total distracção minha, ia em 3º e experimentei a verdadeira vantagem do sistema: travar a fundo e ter que me desviar. Neste caso em concreto tive tempo e discernimento para reduzir para uma segunda e, se por um lado, tive sempre direcção, pois consegui desviar-me do obstáculo enquanto ia a travar, assim que fiz a redução (a curvar enquanto travava), e por motivos que desconheço, a traseira soltou-se.

                                                Acabou por não ter grandes consequências devido à velocidade a que ia, mas a rabiagem esteve lá. Não sei é se é suposto acontecer sempre, ou seja: travagem a fundo, com abs, reduzir e desviar provoca sempre perda da traseira?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Travão e embreagem, ambos a fundo, com toda a força.
                                                  Qualquer variante é depois, não na primeira fase.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                    Eu já ouvi dizer que deixar a embraiagem em cima vai obrigar o motor a acelerar no momento final da travagem.

                                                    O instinto que tenho mais é mesmo o de meter os dois pés lá abaixo e fé na virgem.

                                                    Eu conduzo um carro sem abs e quando travo à animal, perco sempre a direcção, nada há a fazer para evitar isso.

                                                    Numa das vezes que tive que o fazer no 107 da minha rapariga, por total distracção minha, ia em 3º e experimentei a verdadeira vantagem do sistema: travar a fundo e ter que me desviar. Neste caso em concreto tive tempo e discernimento para reduzir para uma segunda e, se por um lado, tive sempre direcção, pois consegui desviar-me do obstáculo enquanto ia a travar, assim que fiz a redução (a curvar enquanto travava), e por motivos que desconheço, a traseira soltou-se.

                                                    Acabou por não ter grandes consequências devido à velocidade a que ia, mas a rabiagem esteve lá. Não sei é se é suposto acontecer sempre, ou seja: travagem a fundo, com abs, reduzir e desviar provoca sempre perda da traseira?
                                                    Não, não provoca sempre. Depende do carro e dos sistemas que tenha, ou não. E claro de em que condições envolventes é feita a travagem. E ainda claro da velocidade e da desaceleração que vai ser necessária e como essa desaceleração vai ser feita.
                                                    Nesse caso a traseira soltou-se porque a força de travagem à frente foi maior e o carro fica "descompensado", especialmente em curva, porque a estrutura do veículo "vai a dar de si". Para fazer isso nem sequer precisas de travagens bruscas. Nestes casos concretos o EBD e o ESP (ou outros que fazem o mesmo) dão uma ajuda muito grande.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agora percebo porque existem tantos acidentes. Leio cada argumento...

                                                      Não sei quem ensinou isso de carregar a fundo os 2 pedais numa travagem de emergência, mas devia ser preso por tentativa de homicídio.
                                                      Um carro desembraiado perde com muita mais facilidade a estabilidade e a direcção e provoca o despiste em caso de mudança de direcção tenha ele ABS, ESP.
                                                      Então com o piso molhado, é a morte do artista.
                                                      Só se embraia o carro no ultimo momento para não "calar" o motor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
                                                        Agora percebo porque existem tantos acidentes. Leio cada argumento...

                                                        Não sei quem ensinou isso de carregar a fundo os 2 pedais numa travagem de emergência, mas devia ser preso por tentativa de homicídio.
                                                        Um carro desembraiado perde com muita mais facilidade a estabilidade e a direcção e provoca o despiste em caso de mudança de direcção tenha ele ABS, ESP.
                                                        Então com o piso molhado, é a morte do artista.
                                                        Só se embraia o carro no ultimo momento para não "calar" o motor.
                                                        Depende como tudo na vida...

                                                        Se for em cidade a 30 ou 40km/h se tiver que fazer um travagem de emergência, parar o carro, provavelmente irei travar a fundo e pisar de imediato a embraiagem. Agora se for na AE a 190 km/h e se se meter alguém a ultrapassar a 100km/h, claro que não vou travar a fundo nem pisar a embraiagem. Travo com alguma força e meto logo a quinta velocidade por exemplo...

                                                        Agora sendo travagem de emergência, imobilizar o carro o mais rápido possível de modo a evitar uma colisão, penso que não haverá duvidas que não pisar a embraiagem vai aumentar a distancia de travagem. Ok no caso dos 190km/h para os zero, não iria pisar a embraiagem logo nos 190...
                                                        Mas indo a uns 70 ou 80km/h, no momento de aflição provavelmente pisava logo a embraiagem...

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                                                          #29
                                                          Travagem de emergência a 190 só num Porsche os outros abrandam. Experimentem travar a fundo a 190... O abs nem dá sinal de vida.

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                                                            #30
                                                            Um carro desembraiado, é um carro "solto". Antigamente ensinavam isto nas escolas de conduçao.
                                                            Num camião pesado passa-se o mesmo.
                                                            Claro, não é o caso de circular a 30, 40km/h

                                                            Notem isto, um carro de caixa automatica, nunca desembraia numa travagem forte.

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