Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria em Ar Condicionado Automático

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria em Ar Condicionado Automático

    Boa tarde

    Alguém domina o AC Auto?

    Depois de me terem feito uma revisão geral da minha Scenic 1.5 dCi Exception de 2005, com substituição da correia de distribuição, fiquei sem Ar Condicionado.

    O mecânico diz que fez uma reprogramação do AC com o computador de diagnóstico, mas sem efeito.

    Depois disse que era um fio desligado no compressor.

    Voltei à oficina, ligou o tal fio (teve de tirar a blindagem por baixo do motor) e o AC ficou a funcionar.

    Pouco depois voltou a deixar de funcionar.

    Voltei à oficina, mexeu outra vez nos fios e disse-me que o compressor estava a funcionar, mas que teria de fazer um carregamento de gás, alegadamente porque um tubo que deveria estar gelado, estava quente... Disse também que a falta de gás poderia estar a impedir que o compressor ligasse...

    Lá fez um carregamento de gás e saí de lá com o ar condicionado a funcionar (embora na verdade não me pareça que o ar fosse suficientemente frio, mas desde que desse algum frio já ficava satisfeito...).

    Ora no dia seguinte, com a carrinha parada (motor ligado) o AC não funcionou!

    Porém, depois de começar a andar o AC passou a dar frio....!

    Ao conduzir com os vidros abertos, noto que de cada vez que toco e largo o acelarador ouço dois estalidos vindos da zona do motor, que dão ideia de ser o compressor a atracar...!

    O mecânico diz que os carros com AC automático como o meu, fazem uma gestão de potência, desligando e ligando o compressor em função da potência que o carro precisa... justificando assim o facto do compressor estar constantemente a atracar e a desatracar...! Será?? Se eu for em plano a acelerar pouco ouve-se um tec-tec constante! Muito estranho...

    Resumindo, depois de muita despesa e idas à oficina, o AC funciona... só de vez em quando!

    Alguém tem ideia da solução?

    Será que terá a ver com alguma avaria no sensor de ar interior. Esse sensor que tanto quanto me disseram se situa numa pequena caixa na base do espellho retrovisor, produz constantemente um zumbido de que se desconhece a causa, dá ideia que tem uma peça em rotação constante... será avaria desse dispositivo?

    Obrigado.

    #2
    Sei a soluçao: VE se a ventoinha do radiador está no sitio. Aconteceu o mesmo a mim e era a ventoinha que estava solta do motor que a faz girar

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
      Sei a soluçao: VE se a ventoinha do radiador está no sitio. Aconteceu o mesmo a mim e era a ventoinha que estava solta do motor que a faz girar
      E quando isso te aconteceu, havia ventilação?
      A minha tem boa ventilação...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedmpl Ver Post
        E quando isso te aconteceu, havia ventilação?
        A minha tem boa ventilação...
        E tem sempre boa ventilaçao. É assim: a ventoinha é ESSENCIAL para o funcionamento do ac porque é ela que vai arrefecer os tubos do gás freon que vai retirar o calor do ar inside do habitaculo quando o carro está parado . Se o carro estiver em andamento o proprio ar da velocidade faz esse serviço e por isso o ac funciona sem recurso á ventoinha. Mas se parares o carro o ac deixa de funcionar porque já nao há o ar da velocidade e a ventoina nao está no eixo do motoventilador o que faz com que as valvulas de segurança funcionem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
          E tem sempre boa ventilaçao. É assim: a ventoinha é ESSENCIAL para o funcionamento do ac porque é ela que vai arrefecer os tubos do gás freon que vai retirar o calor do ar inside do habitaculo quando o carro está parado . Se o carro estiver em andamento o proprio ar da velocidade faz esse serviço e por isso o ac funciona sem recurso á ventoinha. Mas se parares o carro o ac deixa de funcionar porque já nao há o ar da velocidade e a ventoina nao está no eixo do motoventilador o que faz com que as valvulas de segurança funcionem.
          Caro Armando Silva
          Isso faz todo o sentido, porém talvez não seja esse o problema porque a ventilação funciona bem mesmo com o carro parado e motor ligado - saí ar a grande pressão, mas é ar quente!
          Cheguei a abrir o capô e verifiquei que o tubo do AC estava quente, em vez de estar gelado como devia...! É surpreendente que o AC só esteja a mandar ar frio em andamento...
          Obrigado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pedmpl Ver Post
            Caro Armando Silva
            Isso faz todo o sentido, porém talvez não seja esse o problema porque a ventilação funciona bem mesmo com o carro parado e motor ligado - saí ar a grande pressão, mas é ar quente!
            Cheguei a abrir o capô e verifiquei que o tubo do AC estava quente, em vez de estar gelado como devia...! É surpreendente que o AC só esteja a mandar ar frio em andamento...
            Obrigado.
            Sai ar quente porque o ac tá desligado!!! A ventilaçao funciona sempre mas a expelir ar natural que vem da rua quando ac desliga entende? O meu ac é manual e quando eu o desligo o ar passa de frio a ar normal e é isso que acontece com o seu por causa de nao ter a ventoinha a trabalhar. Faça o seguinte: pare o carro e ligue o ac, ele vai funcionar bem e depois parará certo? Entao ande com o carro e ligue o ac e ele vai funcionar outra vez. Aposto mesmo na ventoinha desencaixada do eixo do motoventilador.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X