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    Trocar Corsa CDTI por futuro Yaris híbrido ?

    Actualmente sou dono de um corsa D de 2008, CDTI versão cosmo com 90CV. O carro data de Fevereiro de 2008 e tem 94000Km. Embora não tenha tido nenhum problema a nível mecânico até agora, estou a considerar a sua troca por um futuro Yaris HSD, tendo como objectivo poupar a longo prazo, dado que:

    - Yaris:
    • motorização gasolina, logo manutenção mais barata?
    • Consumo menor, dado ser hibrido?


    Mesmo sendo o corsa gasóleo o o Yaris gasolina, o corsa actualmente tem uma média de 5,5 a 5,7 litros, o que tendo em conta a relação de preço gasolina/gásoleo, basta que o Yaris consuma menos de 4,8l para começar a compensar.

    Os percursos que faço diariamente são essencialmente estrada nacional (com boas subidas e descidas) e 1 a 2 km cidade, sem grandes filas nem para arranca, com cerca de 50 a 60km por dia. Ocasionalmente, faço uma viagem maior de auto-estrada (IP3, A25).

    Valerá a pena a troca, ou esta ideia é demasiado optimista?

    #2
    Não vale a pena.... em termos de consumo não deve compensar e depois perdes na venda do teu carro que ja desvalorizou a maior parte... Se fosse para trocar por um carro de um segmento superior ainda se compreendia assim deixa estar quieto que ainda tem muito tempo de vida pela frente...

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      #3
      Estás a falar em poupar no mesmo post em que te habilitas a perder uma batelada de dinheiro na entrega de um carro usado e na compra de um novo?

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        #4
        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
        Actualmente sou dono de um corsa D de 2008, CDTI versão cosmo com 90CV. O carro data de Fevereiro de 2008 e tem 94000Km. Embora não tenha tido nenhum problema a nível mecânico até agora, estou a considerar a sua troca por um futuro Yaris HSD, tendo como objectivo poupar a longo prazo, dado que:

        - Yaris:
        • motorização gasolina, logo manutenção mais barata?
        • Consumo menor, dado ser hibrido?



        Mesmo sendo o corsa gasóleo o o Yaris gasolina, o corsa actualmente tem uma média de 5,5 a 5,7 litros, o que tendo em conta a relação de preço gasolina/gásoleo, basta que o Yaris consuma menos de 4,8l para começar a compensar.

        Os percursos que faço diariamente são essencialmente estrada nacional (com boas subidas e descidas) e 1 a 2 km cidade, sem grandes filas nem para arranca, com cerca de 50 a 60km por dia. Ocasionalmente, faço uma viagem maior de auto-estrada (IP3, A25).

        Valerá a pena a troca, ou esta ideia é demasiado optimista?
        O Yaris é uma excelente opção para esse tipo de percursos, fará consumos provavelmente abaixo dos 4 litros.

        Dito, vamos lá a ver uma coisa: que poupança é que se consegue, despachando um carro perfeitamente funcional com 4 anos, recuperando com sorte metade do valor de novo, para depois poupar umas centenas de euros em gasolina e manutenção nos anos seguintes?

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          #5
          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
          O Yaris é uma excelente opção para esse tipo de percursos, fará consumos provavelmente abaixo dos 4 litros.

          Dito, vamos lá a ver uma coisa: que poupança é que se consegue, despachando um carro perfeitamente funcional com 4 anos, recuperando com sorte metade do valor de novo, para depois poupar umas centenas de euros em gasolina e manutenção nos anos seguintes?
          Falta contabilizar os milhares de euros que vai perder no segundo seguinte ao Yaris sair do stand...

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            #6
            Devo confessar que isto surge também pelo facto que a regeneração do FAP do corsa já me anda a chatear..Se antes fazia apenas 1 por cada depósito ou mesmo 1 por 2 depósitos, agora são às 2 e 3 por depósito, aumentando a média de uma forma estúpida

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
              Devo confessar que isto surge também pelo facto que a regeneração do FAP do corsa já me anda a chatear..Se antes fazia apenas 1 por cada depósito ou mesmo 1 por 2 depósitos, agora são às 2 e 3 por depósito, aumentando a média de uma forma estúpida
              Eu ía referir isso, que tens uma média elevada para o percurso que praticas e com o motor que tens. Tens noção se abortas regenerações ? Que tipo de gasóleo colocas ?
              (desculpa o off-topic)

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                #8
                Viva:

                Sempre fiz um mix de entre Galp, Intermarchê e Jumbo...às vezes, mais raramente já meti BP. Também tenho a ideia que desde que coloquei os pneus actuais, a média subiu razoavelmente.
                Procuro deixar sempre que possível a regeneração terminar. Uma vez por festa, não estou com tempo ou paciência, e aborto a regeneração.

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                  #9
                  Não abortes as regenerações, mas pode estar na altura de ires à Opel e pedir que façam uma forçada, ou se conseguires com o Op-com.

                  Não coloques os gasóleos dos hipers, se puderes, só aditivado, é o melhor para estas "brincadeiras" da actualidade, com FAP e companhia.

                  Os pneus podem, de facto, estar a prejudicar-te os consumos, mas também não os vais trocar só por isso, se os colocaste há pouco tempo. E como dizes que o FAP tem andado a trabalhar mais, pode ser por aí o aumento do consumo e os pneus ser só coincidência.

                  Já agora, em relação ao tópico, já te disseram que não vais ganhar muito com o hibrido em consumo (se é que ganhas alguma coisa), acabas por perder muito dinheiro no teu. Eu não trocava.

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                    #10
                    Também não vejo nenhum lógica na troca. Se o percurso fosse só cidade, aconselhava.

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                      #11
                      Tendo em conta que fazes mais de 20 mil kms por ano o gasóleo compensa porque já que é teu. O Yaris pode consumir menos mas está sempre refém do preço mais baixo do gasóleo em termos de gastos com combustível.

                      Em termos de manutenção o Yaris ganhará claramente. Usa um sistema que já tem alguns anos de aperfeiçoamento no Prius e liberta o dono de encargos como substituições de turbos, embraiagens, alternadores e motores de arranques já que o carro não tem essas peças. O motor eléctrico além de arrancar o motor faz de gerador/alternador e nos Prius têm-se revelado como bastante fiáveis. Tem corrente em vez de correia, logo não precisa de substituir, e também poderá ter um gasto com pastilhas e discos de travagem muito menor, já que numa travagem o sistema de regeneração de energia absorve boa parte da energia cinética. O pessoal dos Prius que aponte mais se houver.

                      Se fosses a escolher agora entre comprar o Corsa e o Yaris fazia mais sentido. Embora o Yaris possa ser menos gastador trocando de carro perdes sempre o dinheiro que podes vir a poupar.

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                        #12
                        Deixa te estar com o corsa. Leva-o á marca para lhe fazerem uma limpeza geram e ficas com carro para mais 10 anos. Este sistema hibrido tem manutenções mais caras que as do corsa e ninguém sabe a fiabilidade daqui a alguns anos principalmente dos componentes elétricos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                          Deixa te estar com o corsa. Leva-o á marca para lhe fazerem uma limpeza geram e ficas com carro para mais 10 anos. Este sistema hibrido tem manutenções mais caras que as do corsa e ninguém sabe a fiabilidade daqui a alguns anos principalmente dos componentes elétricos.
                          Oh não, lá vamos nós outra vez. Se as pessoas preferem um diesel estão no seu direito, agora desinformarem sobre os híbridos (da Toyota) é que não. O sistema HSD existe há 15 anos, já vendeu 4 milhões de carros, está mais do que comprovado que tem custos de manutenção muito inferiores aos de carros convencionais, não tem uma série de sistemas caros que têm alta probabilidade de avaria ao fim de uns anos, e todos os estudos de fiabilidade o colocam no topo.

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