Boas! Eu e o 3BG estamos a falar sobre estes motores. Qual acham, em termos de performances, o "melhor"?
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Passat PD130 vs Laguna 2.0 dCi 150
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Falamos das versões sedan.
Eu pessoalmente considero o Laguna com mais andamento, isto por comparações no ZePerfs:
VW Passat Tdi vs Renault Laguna 2.0 Dci -> Duel 3931665
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Originalmente Colocado por zerenau5 Ver PostFalamos das versões sedan.
Eu pessoalmente considero o Laguna com mais andamento, isto por comparações no ZePerfs:
VW Passat Tdi vs Renault Laguna 2.0 Dci -> Duel 3931665
Mas em reprises o PD 130 será marginalmente superior, é um motor muito forte nesse aspecto, e o facto de ser 8 válvulas também ajuda. Daí as sensações enganarem, porque apesar de ser apenas um 1.9, parece estarmos a conduzir um V6 cheio de força.
Por sua vez o DCI aguenta e respira muito melhor para lá das 3500 rpm, onde o TDI fecha a loja.
No dia a dia, acredito que com dois condutores normais o Passat em mudanças de velocidade e reprises seja mais forte. Por sua vez e a andar a fundo na auto estrada, o laguna será marginalmente superior.
Em consumos o DCI gasta bem mais, isto tendo como referência o 1.9 DCI.
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Em termos de consumo... olhem que a diferenca nao é assim tao grande, claro que favoravel para o TDI.
A minha cunhada tem uma Golf com o PD130 com caixa auto com medias de 7.2 conducao relaxada em cidade 75% do tempo, vendo o peso do Passat o consumo deve andar pelo mesmo, o Qashqai ca de casa que é do mesmo (mais coisa menos coisa) peso do Laguna esta com 7.8 em 90% cidade.
Andamento, se for para uma conducao calma e com predominancia em baixas, o dCi leva vantagem por ser um motor mais linear e com mais pulmao abaixo das 2000rpm, para quem quer algo mais bruto entao o TDi sera o melhor (essencial na faixa das 2500rpm ate as 3700rpm mesmo hoje em dia consegue surprender bastante).Editado pela última vez por Drifter; 19 June 2012, 04:10.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostAntes das 2000, o tdi é capaz de ter mais força que o dci por causa das 8 válvulas.
O 2.0 dCi 150 montado no Laguna abaixo das 1700 rpm é fraco, mas quando passa as 2000rpm é sempre a andar com um grande pulmão até às 4600 rpm, muito por culpa das 16v
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEm termos de consumo... olhem que a diferenca nao é assim tao grande, claro que favoravel para o TDI.
A minha cunhada tem uma Golf com o PD130 com caixa auto com medias de 7.2 conducao relaxada em cidade 75% do tempo, vendo o peso do Passat o consumo deve andar pelo mesmo, o Qashqai ca de casa que é do mesmo (mais coisa menos coisa) peso do Laguna esta com 7.8 em 90% cidade.
Andamento, se for para uma conducao calma e com predominancia em baixas, o dCi leva vantagem por ser um motor mais linear e com mais pulmao abaixo das 2000rpm, para quem quer algo mais bruto entao o TDi sera o melhor (essencial na faixa das 2500rpm ate as 3700rpm mesmo hoje em dia consegue surprender bastante).
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostEstás enganado. O PD 130 é bem melhor em baixas do que o DCI 150. As baixas são mesmo o seu ponto forte, tem sempre força. Já o DCI apesar de muito mais linear, só a partir das 1600-1700 rpm é que começa a ganhar força.
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Originalmente Colocado por Phaster Ver Postapenas sou contra o endeusamento aos diesel, como se da nona maravilha se tratassem
Pelo contrário, aqueles que não gostam ou que sentem comichão quando vêm a palavra TDI aparecem sempre com os seus comentários fabulosos...
Originalmente Colocado por Voxx Ver PostE os que deram like também.
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Um tópico com TDI sai sempre da questão inicial , embora a questão inicial também seja algo confusa.
Fala-se em comparar motores, mas depois surge uma comparação de carros (já que estes motores também equiparam mais modelos).
Para ajudar:
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostNão se estão a esquecer da diferença de pesos? Acho que se não fosse por aí nem em recuperações o TDI ganhava.
Reparem que o DCI tem 340Nm vs 310Nm praticamente à mesma rotação, e mantém-nos até mais tarde.
Comparado com motores actuais os PD não têm mais baixas, têm menos altas.
O TDI tem de ser mais ruidoso (a tecnologia injector-bomba dá-lhe logo essa característica, ajudado por um bloco mais antigo e ainda de 8v).
O TDI tem de de vibrar mais, mostrando também aí a sua antiguidade.
O TDI tem menos potência - pelo menos nesta versão, já que o 1.9 de 150cv nunca foi montado em alguns modelos e carroçarias, e se nada contrariar (como pesos ou escalonamentos de caixa extremamente favoráveis) tem de andar menos.
Mas o TDI também tem um historial de fiabilidade que é o oposto do que a Renault andou a fazer nesta cilindrada até este 2.0. O anterior 1.9 era declaradamente um mau motor em fiabilidade, e o 1.9 TDI nesta geração nem tinha problemas crónicos conhecidos (nem as MAF dos 110cv).
Mais ainda, muita da imagem (e até amor/ódio) que os TDI receberam vieram também das invenções que foram feitas com eles (reprogramações e afins), nas quais estes blocos sofreram tudo e mais alguma coisa, partindo um ou outro, mas mostrando-se bastante resistentes (ao contrário do seu sucessor 2.0 PD).
Em teoria, o 2.0 DCI tem tudo para ser melhor, e possivelmente até o é!
A questão (e essa pode levar-nos ao início do post) é que estes motores montados nas carroçarias que equiparam neste segmento tiveram resultados diferentes, incluindo em aceitação, reconhecimento e vendas.
Não invalidando preferências pessoais, a aceitação, reconhecimento e vendas têm formas muito simples de serem analisadas:
- unidades vendidas e valor comercial/apetência em usados.
O resto é história, sendo que o carácter mais bruto do TDI agradará mais a umas pessoas, enquanto a serenidade do DCI agradará a outras.
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O motor do Laguna é um projeto mais recente, logo é muito mais linear que o "bruto" PD do VW. No entanto e como um todo, o Passat é mais carro... Em questões de consumos deve ser ela por ela e em relação às performances também, eventualmente o Laguna será um pouco melhor, mas esse PD da VW bate-se com motores mais poderosos...
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Além do 166, tenho um laguna 2.0dci comprado novo em 2008.
Até agora, só tive um problema com ele no fecho central, que foi resolvido ao abrigo da garantia, de resto 70.000km sem problemas.
O carro anda e responde muito bem, consumos normais para o tipo de carro que é, 7-8l/100km (sem andar a pastar).
Barulhos parasitas, por vezes um grilar na consola central e para já é só.
Nunca andei de passat, mas já andei em carros com o motor tdi e não tem nada a ver, o dci é mais silencioso e proporciona uma condução muito mais agradável.
Esteticamente o Laguna também é mais bonito...
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