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Anomalia no Sist. Antipoluição - Desenv.-B.Ferias

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    Anomalia no Sist. Antipoluição - Desenv.-B.Ferias

    Ao ligar o carro, acende-se a luz do dignostico do motor e surge a mensagem no computador de bordo "Anomalia do Sistema Antipoluição".
    Já andei a ver do que seria, já puxei por ele para ver se desaparecia e nada.
    O carro é um Peugeot(406). Fui hoje ainda à PUG mas apenas fazer mudanças de oleo, e disseram para não me preocupar..apenas se perder rendimento.
    O que dizem?

    #2
    Que algo tem necessariamente que estar mal...
    Essa resposta do concessionário no sentido de não te preocupares é simplesmente fantástica...
    O que será, não faço a mais pequena ideia.

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      #3
      O carro é a gasolina ou a diesel?

      ;)

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        #4
        Gasolina. Eu já pensei, umas horas antes ao colocar gasolina BP ult.100 (20€) o carro acusou no CB "nivel de combustivel baixo"....e só passados uns 3 km e depois de estacionar e voltar a ligar é que o indicador do nivel de gasolina lá subiu (pensei..deve ter prendido a boia - o que nunca tinha acontecido), outra, foi que foi que à cerce de 600 km coloquei um aditivo da STP para limpezad e injectores que dava para 6.000km.
        Ainda, dentro das hipoteses, tive o carro a reparar o AC numa oficina, que apesar de não ter conseguido (tb pq precisava do carro para ir de viagem) disse para lá voltar, sem me ter combrado nada)tudo isto no mesmo dia. (menos o aditivo que já foi colocado à cerca de 700 km atrás.

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          #5
          É que normalmente isso têm a haver com catalizadores e sondas lambda.

          ;)

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            #6
            EGR, sonda lambda?

            Comentário


              #7
              valores? (isto é que eu estou feito....) vou mas é mandar o carro ao rio.
              Fui a um stand ao pé da minha casa (que vende grandes carros) e o Sr. disse que isto podia não ser nada, para fazer a viagem e quando chegasse ir ao um concessionario PUG.

              Comentário


                #8
                Não sei, mas se for qualquer das coisas descritas, normalmente são carotas.

                ;)

                Comentário


                  #9
                  Olha Pedro, há uns 20 mil km também usei um aditivo (embora mais "agressivo" do que esse) para limpeza do sistema de injecção e cerca de uma semana depois acendeu-se a luzinha laranja (suponho que seja a mesma que a do teu carro - tem um motor), só que a mim começou logo a perder muito rendimento.

                  Era o filtro de gasolina entupido. Aliás, em 5 dias foram 2 filtros à vida... tal era a jana que lá andava dentro. [:0]

                  Só paguei o 1º (uns 21€ no concessionário e vim depois a saber que custava 17€ na Bosch) porque o 2º foi considerado ao abrigo da garantia do 1º... ;)

                  Podes pôr da BP 100 mas se for o filtro colmatado isso já não lhe faz nada, apenas poderá limpar um pouco os bicos de injecção e as válvulas de admissão. Mas mal nunca fará!

                  Portanto se vais para Sevilha e queres ir descansado, por esse aspecto, eu acho melhor tratares de mudar esse filtro. É coisa para uns 5-10 minutos de trabalho e pode ser feita ou na Peugeot ou no tal senhor da Bosch ou numa Norauto/etc. se lá tiverem o filtro para esse carro.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CL

                    Olha Pedro, há uns 20 mil km também usei um aditivo (embora mais "agressivo" do que esse) para limpeza do sistema de injecção e cerca de uma semana depois acendeu-se a luzinha laranja (suponho que seja a mesma que a do teu carro - tem um motor), só que a mim começou logo a perder muito rendimento.

                    Era o filtro de gasolina entupido. Aliás, em 5 dias foram 2 filtros à vida... tal era a jana que lá andava dentro. [:0]

                    Só paguei o 1º (uns 21€ no concessionário e vim depois a saber que custava 17€ na Bosch) porque o 2º foi considerado ao abrigo da garantia do 1º... ;)

                    Podes pôr da BP 100 mas se for o filtro colmatado isso já não lhe faz nada, apenas poderá limpar um pouco os bicos de injecção e as válvulas de admissão. Mas mal nunca fará!

                    Portanto se vais para Sevilha e queres ir descansado, por esse aspecto, eu acho melhor tratares de mudar esse filtro. É coisa para uns 5-10 minutos de trabalho e pode ser feita ou na Peugeot ou no tal senhor da Bosch ou numa Norauto/etc. se lá tiverem o filtro para esse carro.
                    Obrigado pelo conselho CL (mais uma vez)...olha, ainda assim consegui ir a uma precision e lá ligaram o carro ao compuador e o diagnostico é que era a sonda inferior (acho que o 406 de 2001 tem 2 sondas lambda). E que podia ir de viagem que o que o carro faz é emitir mais gases. Achas que pode ser mesmo isto do filtro? é o que irei fazer. Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Já percebi que o teu é um D9 MUX.

                      Isso pode ser uma das sondas que tenha ficado suja (gasolina que passou para o catalisador) ou então entregou mesmo a alma ao criador. Atenção que com problemas na sonda o carro fica-te a consumir mais como pode começar a perder rendimento.

                      Comentário


                        #12
                        As máquinas de diagnóstico indicam problema numa das duas sondas lambda mas nem sempre o problema reside na própria sonda mas sim em algo antes delas, a menos que a indicação seja permanentemente muito baixa ou muito alta tensão, isso normalmente é mesmo problema exclusivo na sonda ou no cabo de ligação.

                        Pode acontecer que o filtro esteja colmatado e a pressão de gasolina na rampa de injecção seja inferior ao normal. Mas o filtro não é um sensor e não tem forma de informar que está colmatado, a menos que exista um sensor de pressão na alimentação de gasolina.

                        Se ainda vais na Segunda-feira ao tal senhor da Bosch, conta-lhe o sucedido (não omitas o "pormenor" do aditivo e de teres andado quase sem gasolina no depósito) e pergunta-lhe se ele não poderá dar uma vista de olhos nesse filtro (uma sopradela) e se ele achará melhor trocá-lo já antes de te fazeres ao caminho.

                        Comentário


                          #13
                          Pois é, a minha saga continua...mas amanha a esta hora já estou a curtir as férias...e que se lixe....
                          A sonda foi mudada 140+iva e tb as velas (disseram-me que a distancia era mt grande) o filtro de ar estava novo. O erro dos valores da sonda ficaram normais, o erro no computador desapareceu....mas no carro mantêm-se.
                          Fiquei com a sonda nova (os valores já estão normais) mas quando ligo o carro....mensagem lá vem de novo.
                          Falei no filtro da gasolina e no aditivo mas o Sr. não achou mt relevante e ao contrario do que tinha dito (mudar filtro ou pelo menos ver o seu estado) acabou por se esquecer.
                          Agora, pode ser que a mensagem só possa ser apagada atraves da citroen, ou então que continue a existir um problema....(e eu que queria dar um salto à Isla Mágica...)
                          Mas será que os problemas que tenho são sempre tão intrincados de resolver?
                          Será que o filtro da gasolina está no centro do problema? sera que o catalizador está a dar as últimas?....será...que não tenho direito a ter o carro sem problemas...ainda para mais antes de uma grande viagem?
                          um abraço meus amigos e digam da vossa justiça que mesmo nas férias irei dar um salto de vez em quando aqui ao forum. Obrigado a TODOS mais uma vez.

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                            #14
                            :D Muda o filtro. Devem ser uns 20€ mais uns 10 minutos de trabalho.

                            O máximo que pode acontecer é deitares esses 25€ para o lixo, mas se calhar também não sabes quando é que isso foi mudado pela última vez... e assim já esqueces a questão do filtro por mais uns 80 mil km.

                            Espero que tenhas chegado bem a Sevilha. Vai bebendo muita água... ;)

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                              #15
                              Isso pode não ter nada a ver com o catalizador ou sondas Lambda. Após a mudança das bobine de ignição na SW, essa mensagem apareceu e o erro que aparecia na máquina de diagnósticos era do Sensor de velocidade.

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