Tenho um Renault Clio Break, de Dezembro de 2008, tendo desde então procedido a TODAS as revisões e arranjos na Renault Chelas e uma vez na Vesauto de Alfragide.
Dirigi-me uma vez mais à Renault Chelas para a revisão dos 4 anos.
A funcionária que me atendeu quando entrou no meu carro para verificar a quilometragem disse-me que cheirava mto a humidade. Abriu o capot e verificou a existência de folhas secas na entrada do ar condicionado. Chamou outro funcionário e depois de observarem o carro disseram-me que as condutas do ar condicionado estariam entupidas (provocado pelas folhas) e que o carro estava cheio de água por baixo. Disse-me ainda que o carro já deveria estar assim há pelo menos uns dois anos, pelo que questionei se uma vez que o carro tem ido sempre à marca fazer revisões e arranjos se nunca foi detectado este problema, ao que me foi respondido: “A Senhora queixou-se do cheiro?”
Ora eu não sou mecânica, não me cabe a mim detectar que o carro tem alguma infiltração. Tenho um carro que é praticamente novo, fez 3 anos em Dezembro, nunca ninguém me disse que tinha de proceder regularmente à limpeza de folhas dentro do capot do carro, ainda que isso me pareça uma aberração pois já tive outros carros de outras marcas e mais antigos e familiares meus também e NUNCA vi semelhante coisa, muito menos num carro tão recente, que teve uma ultima revisão em Julho do ano passado, em que supostamente o funcionamento do ar condicionado é verificado… Ou não?
Não me parece plausível que se essa verificação tivesse sido feita, de lá para cá isto tenha chegado a este ponto por causa de folhas de árvores, sendo que o meu carro está estacionado 90% do tempo à porta da minha casa, e que na minha rua nem sequer há árvores, pelo que se estaciono alguma vez por baixo de árvores, será pontualmente.
A mesma funcionária ligou-me mais tarde para me dar o orçamento (698 euros, incluindo a revisão e arranjo do limitador da porta do condutor), tendo o carro de ser quase todo desmontado e disse-me que se não procedesse ao arranjo do problema do entupimento do ar condicionado que o meu carro iria começar a apodrecer por baixo!? Como é possível que um carro com 3 anos, com revisões e arranjos feitos sempre na marca esteja neste estado e esteja a precisar de um arranjo assim tão grande?
Questionei ainda o mecânico sobre futuramente como seria, ao que me foi respondido que não voltaria a ter este problema, uma vez que abriria não sei quê no ar condicionado e as folhas passariam a sair por baixo, deixando de haver o problema do entupimento… Deu-me a entender que será um problema recorrente e para o qual já têm uma solução. Assim sendo, e tendo a Renault já verificado que isto acontece, não será então isto realmente um defeito de origem, que já deveria vir solucionado de raiz?
Já andei a pesquisar na Net se há mais pessoas com este problema, mas não encontrei nada.
Não sei se será de expor a situação à Renault Portugal pedindo que se responsabilizem por isto... Será que alguém me pode dar uma opinião/ajuda?
Dirigi-me uma vez mais à Renault Chelas para a revisão dos 4 anos.
A funcionária que me atendeu quando entrou no meu carro para verificar a quilometragem disse-me que cheirava mto a humidade. Abriu o capot e verificou a existência de folhas secas na entrada do ar condicionado. Chamou outro funcionário e depois de observarem o carro disseram-me que as condutas do ar condicionado estariam entupidas (provocado pelas folhas) e que o carro estava cheio de água por baixo. Disse-me ainda que o carro já deveria estar assim há pelo menos uns dois anos, pelo que questionei se uma vez que o carro tem ido sempre à marca fazer revisões e arranjos se nunca foi detectado este problema, ao que me foi respondido: “A Senhora queixou-se do cheiro?”
Ora eu não sou mecânica, não me cabe a mim detectar que o carro tem alguma infiltração. Tenho um carro que é praticamente novo, fez 3 anos em Dezembro, nunca ninguém me disse que tinha de proceder regularmente à limpeza de folhas dentro do capot do carro, ainda que isso me pareça uma aberração pois já tive outros carros de outras marcas e mais antigos e familiares meus também e NUNCA vi semelhante coisa, muito menos num carro tão recente, que teve uma ultima revisão em Julho do ano passado, em que supostamente o funcionamento do ar condicionado é verificado… Ou não?
Não me parece plausível que se essa verificação tivesse sido feita, de lá para cá isto tenha chegado a este ponto por causa de folhas de árvores, sendo que o meu carro está estacionado 90% do tempo à porta da minha casa, e que na minha rua nem sequer há árvores, pelo que se estaciono alguma vez por baixo de árvores, será pontualmente.
A mesma funcionária ligou-me mais tarde para me dar o orçamento (698 euros, incluindo a revisão e arranjo do limitador da porta do condutor), tendo o carro de ser quase todo desmontado e disse-me que se não procedesse ao arranjo do problema do entupimento do ar condicionado que o meu carro iria começar a apodrecer por baixo!? Como é possível que um carro com 3 anos, com revisões e arranjos feitos sempre na marca esteja neste estado e esteja a precisar de um arranjo assim tão grande?
Questionei ainda o mecânico sobre futuramente como seria, ao que me foi respondido que não voltaria a ter este problema, uma vez que abriria não sei quê no ar condicionado e as folhas passariam a sair por baixo, deixando de haver o problema do entupimento… Deu-me a entender que será um problema recorrente e para o qual já têm uma solução. Assim sendo, e tendo a Renault já verificado que isto acontece, não será então isto realmente um defeito de origem, que já deveria vir solucionado de raiz?
Já andei a pesquisar na Net se há mais pessoas com este problema, mas não encontrei nada.
Não sei se será de expor a situação à Renault Portugal pedindo que se responsabilizem por isto... Será que alguém me pode dar uma opinião/ajuda?
Comentário