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Luzes medios e maximos com tecnologia em LED

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    Luzes medios e maximos com tecnologia em LED

    Pessoal, tenho-me imformado sobre isto, masqueria saber muitas mais coisas! E ja vi por ai o novo Serie 6 que as luzes medias são todas em led's, acabou-se as lampadas normais? Tanta coisa com bi-xenon e agora ja uma tecnologia nova? E a audi tambem ja posui esta tecnologia pelo configuradores do site onde estive! Toca a debater isto, acho super interessante

    #2
    Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
    Pessoal, tenho-me imformado sobre isto, masqueria saber muitas mais coisas! E ja vi por ai o novo Serie 6 que as luzes medias são todas em led's, acabou-se as lampadas normais? Tanta coisa com bi-xenon e agora ja uma tecnologia nova? E a audi tambem ja posui esta tecnologia pelo configuradores do site onde estive! Toca a debater isto, acho super interessante
    Esta função apesar se começar a democratizar-se nos modelos de luxo (ainda como opção), julgo que começou a ser usado à uns 6 anos pela infiniti.

    Com o avanço da tecnologia este tipo de iluminação torna-se válida, pois alia uma iluminação ainda mais branca com um consumo ainda mais reduzido.

    Esperam-se novidades neste campo nos proximos tempos. Exemplo da Opel que está a desenvolver este tipo de iluminação que supostamente permite a utilização de máximos sem encandear. Vamos esperar para ver...

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      #3


      É disto que falam...

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        #4
        ya..tambem li numa revista da opel! Mas não sei se ja pode opcção..na bmw e audi ja pode ser! E eu ja vi um bmw com isso...fica lindo! Agora em termos de luz não posso dizer nada porque não ia la dentro, mas quem me dera..!

        Comentário


          #5
          É isto exactamente. Trata-se de uma matriz de led's intelegente que permite desligar/ligar zonas de luz.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
            Pessoal, tenho-me imformado sobre isto, masqueria saber muitas mais coisas! E ja vi por ai o novo Serie 6 que as luzes medias são todas em led's, acabou-se as lampadas normais? Tanta coisa com bi-xenon e agora ja uma tecnologia nova? E a audi tambem ja posui esta tecnologia pelo configuradores do site onde estive! Toca a debater isto, acho super interessante
            Não sei qual será a tua idade e desde quando é que ligas a carros, mas tens ideia de quando apareceu o Xenon ?

            É que a tecnologia é tudo menos nova.

            Aliás, salvo erro, há quase 10 anos atrás, em 2003/2004, já os tinhas nas listas de extras de alguns segmentos C com tecnologia direccional (Astra H - Xenon AFL) .

            E, antes disso:

            "Xenon headlamps were introduced as an option on the BMW 7-series in 1991"

            Logo, a difusão da tecnologia LED na indústria automóvel, que também não é nada nova, era mais do que espectável.

            Comentário


              #7
              No entanto, ao contrário do Xénon que, com um kit manhoso, se adaptava a "qualquer" óptica, não me parece que tal venha a ser possivel com este sistema de LED's. Pelo menos pelo video da Opel, parece ser necessária nova óptica..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                No entanto, ao contrário do Xénon que, com um kit manhoso, se adaptava a "qualquer" óptica, não me parece que tal venha a ser possivel com este sistema de LED's. Pelo menos pelo video da Opel, parece ser necessária nova óptica..
                Dá tempo ao tempo, e vais ver ai isso no Chinês...

                Comentário


                  #9
                  Este sistema sim já me parece um avanço. Xenon não obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post

                    Com o avanço da tecnologia este tipo de iluminação torna-se válida, pois alia uma iluminação ainda mais branca com um consumo ainda mais reduzido.
                    Não necessariamente quando falamos em LED vs Xenon, e pegando por exemplo no caso do Audi R8 (que já tem 5 anos e está "bastante desactualizado"), os LED luxeon tinham entre 30 a 40 lm/W, o que os tornavam pco eficientes (xenon 90 lm/W), no entanto ganhavam 12% de eficiência só no sistema óptico.

                    Enquanto a óptica tradicional de xénon no Audi R8 tem uma eficiência de 33%, a óptica LED tem/tinha(?) uma eficiência de 45% o que dava para disfarçar um pouco o baixo lm/W dos LED.

                    Onde os LED ganham claramente ao xénon é na qualidade de luz e na longevidade dos mesmos (longevidade essa que ainda tem muito para provar).

                    DE: http://www.al-lighting.de/neu/produc..._Ackermann.pdf

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                      Dá tempo ao tempo, e vais ver ai isso no Chinês...
                      Sim, e isso já se faz hoje em dia com os kit xénon em ópticas de halogéneo.
                      Uma iluminação completamente desadequada, luz espalhada por todo lado e com reproduções de cor manhosas.

                      Os LED "felizmente" têm uma desvantagem face a esses kit xenon, as lâmpadas de conversão manhosas H7 H1 etc têm uma eficiência luminosa tão baixa que não fazem mal a ninguém, quem as coloca nos médios anda praticamente às escuras.

                      E os espertos que colocam as fitas de LED de 10€ fazem pior figura do que quem circula de mínimos..



                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                        Sim, e isso já se faz hoje em dia com os kit xénon em ópticas de halogéneo.
                        Uma iluminação completamente desadequada, luz espalhada por todo lado e com reproduções de cor manhosas.

                        Os LED "felizmente" têm uma desvantagem face a esses kit xenon, as lâmpadas de conversão manhosas H7 H1 etc têm uma eficiência luminosa tão baixa que não fazem mal a ninguém, quem as coloca nos médios anda praticamente às escuras.

                        E os espertos que colocam as fitas de LED de 10€ fazem pior figura do que quem circula de mínimos..
                        Qual é o mal de circular de mínimos?
                        Eu pus no meu carro uns minimos de led com 25 led's que iluminam toda a óptica. Assim, gasto pouco (em termos energéticos) e acho que o carro tem mais presença...
                        Se andar com os medios ligados de dia, apenas a óptica fica iluminada, de resto não se nota diferença. Então, se é só para iluminar a óptica, mais vale uns bons minimos...

                        Ficou assim:

                        Comentário


                          #13
                          Diferenças na qualidade/quantidade de iluminação entre um e outro sistema (actual) são quase nulas.

                          A longevidade tem de dar provas...

                          Comentário


                            #14
                            Falei em consumo reduzido, não em eficiência energética (lm/W). Os led's gastam menos que qualquer outro sistema de iluminação, embora a eficiência energética tem muita relação com as lentes usadas, pois o led "sozinho" não tem grande iluminação e quando tem, os valores de temperatura disparam de tal ordem que comprometem a vida util. Pela experiência de fabricantes de LED's ter uma potência superior a 3W já exige dissipadores de calor eficientes. Mas existem led's no mercado de 10W, 20W, 30W e já vi um de 100W (apenas 1 led).

                            Os led's usados nos automoveis possuem uma potência habitual entre 1 e 3W, pois desta forma é dispensado dissipadores caros.

                            Se não estou enganado estes novos sistemas funcionam com transformadores internos de corrente, o que seguramente não deverá gastar mas que 300mA.


                            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                            Não necessariamente quando falamos em LED vs Xenon, e pegando por exemplo no caso do Audi R8 (que já tem 5 anos e está "bastante desactualizado"), os LED luxeon tinham entre 30 a 40 lm/W, o que os tornavam pco eficientes (xenon 90 lm/W), no entanto ganhavam 12% de eficiência só no sistema óptico.

                            Enquanto a óptica tradicional de xénon no Audi R8 tem uma eficiência de 33%, a óptica LED tem/tinha(?) uma eficiência de 45% o que dava para disfarçar um pouco o baixo lm/W dos LED.

                            Onde os LED ganham claramente ao xénon é na qualidade de luz e na longevidade dos mesmos (longevidade essa que ainda tem muito para provar).

                            DE: http://www.al-lighting.de/neu/produc..._Ackermann.pdf

                            Comentário


                              #15
                              Mais tarde, quando o sistema estiver devidamente desenvolvido, quero saber é custos para o utilizador especialmente quando deixa de funcionar. O xénon, nas marcas, é cerca de 250€ (pelo menos era) quando queimava.

                              Comentário


                                #16
                                Os sistemas recentes possuem qualidade e quantidade de luz superiores aos sistemas de xenon.
                                E com o avanço das novas lentes mais eficazes ainda ficaram melhores.

                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                Diferenças na qualidade/quantidade de iluminação entre um e outro sistema (actual) são quase nulas.

                                A longevidade tem de dar provas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                  Os sistemas recentes possuem qualidade e quantidade de luz superiores aos sistemas de xenon.
                                  E com o avanço das novas lentes mais eficazes ainda ficaram melhores.
                                  Não possuem qualidade e quantidade (actualmente) com diferenças perceptíveis. Por exemplo xenón vs full led da Mercedes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                    Falei em consumo reduzido, não em eficiência energética (lm/W).
                                    Será que não estão interligados?

                                    hipoteticamente:

                                    Para produzir 3000lm uma lâmpada de xénon precisa de 33W, uma LED precisa de 75W. Onde está o consumo reduzido?


                                    Já agora, o Audi R8 usa 54 LED só para cada "médio"...
                                    Editado pela última vez por HaagenDazs; 28 June 2012, 11:54.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                                      Qual é o mal de circular de mínimos?
                                      Eu pus no meu carro uns minimos de led com 25 led's que iluminam toda a óptica. Assim, gasto pouco (em termos energéticos) e acho que o carro tem mais presença...
                                      Se andar com os medios ligados de dia, apenas a óptica fica iluminada, de resto não se nota diferença. Então, se é só para iluminar a óptica, mais vale uns bons minimos...

                                      Ficou assim:

                                      Há uma diferença enorme entre Mínimos e DRL...

                                      http://forum.autohoje.com/road-book/...-estradas.html
                                      http://forum.autohoje.com/boxes/8174...realidade.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora fica um site sobre o assunto:
                                        Automotive Lighting | Magneti Marelli

                                        E aqui a pagina dedicada ao Automotive Lighting da Magnetti:
                                        Automotive Lighting: Home parece que é dos principais fornecedores

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aqui ficam uns vídeos das ópticas com LED

                                          BMW M6 - mínuto 05:48 - 2012 BMW M6 Convertible Start Up, Exhaust, and In Depth Review - YouTube

                                          Audi A8 - mínuto 03:20 - 2012 Audi A8 L Start Up, Exhaust, and In Depth Tour - YouTube

                                          Comentário


                                            #22
                                            acho que ainda há leds que olhando me fazem doer os olhos. pelo menos presumo que nos audis mais recentes dê para regular a intensidade das DRLs, uma vez que já passei por uns tranquilamente, e outros que nem conseguia olhar para lá.

                                            outro belo exemplo são os DRLs das V50s agora em fim de vida. há máximos que ferem menos a vista.


                                            se conseguirem regular a intensidade para um valor aceitável e com uma iluminação igual ou superior a xénon, acho óptimo. até porque em termos de custos deve ser bem menor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                                              Qual é o mal de circular de mínimos?
                                              Eu pus no meu carro uns minimos de led com 25 led's que iluminam toda a óptica. Assim, gasto pouco (em termos energéticos) e acho que o carro tem mais presença...
                                              Se andar com os medios ligados de dia, apenas a óptica fica iluminada, de resto não se nota diferença. Então, se é só para iluminar a óptica, mais vale uns bons minimos...

                                              Ficou assim:
                                              Eu tenho uns LED's ainda melhores do que esses (chip 5050) e também não ando de mínimos. Os mínimos são para assinalar a presença de um veiculo parado.
                                              Metam na cabeça que mínimos não tem nada a ver com DRl.

                                              Para halogéneo os mínimos são de 10w e DRL de 42w, 4x mais.
                                              Para LED, os mínimos que tens têm 3.5w (o par), os meus têm 5.5w (o par) e as DRl têm no mínimo 16w o par.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só vejo lantejoulas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que estas muito confuso com esta tecnologia.

                                                  www.audi.pt/etc/medialib/ngw/pt/catalogos.Par...File.../a6_avant.pdf

                                                  Vê na página 50 e 51 e depois comenta.

                                                  Os 54 Led's que comentas não são medios!!!!!!!!!
                                                  São luzes diurnas. E a potência de cada led é baixissima 0.1W...

                                                  Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                  Será que não estão interligados?

                                                  hipoteticamente:

                                                  Para produzir 3000lm uma lâmpada de xénon precisa de 33W, uma LED precisa de 75W. Onde está o consumo reduzido?


                                                  Já agora, o Audi R8 usa 54 LED só para cada "médio"...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                    Acho que estas muito confuso com esta tecnologia.

                                                    www.audi.pt/etc/medialib/ngw/pt/catalogos.Par...File.../a6_avant.pdf

                                                    Vê na página 50 e 51 e depois comenta.

                                                    Os 54 Led's que comentas não são medios!!!!!!!!!
                                                    São luzes diurnas. E a potência de cada led é baixissima 0.1W...

                                                    Disse 54 mas queria dizer 14. São 14 LED Philips Luxeon

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A óptica do A6 é da HELLA.



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                                                        No entanto, ao contrário do Xénon que, com um kit manhoso, se adaptava a "qualquer" óptica, não me parece que tal venha a ser possivel com este sistema de LED's. Pelo menos pelo video da Opel, parece ser necessária nova óptica..

                                                        Claro que vai ser possível, mas tal como nesses kits aftermarket também vai ficar uma bela bosta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                                                          Mais tarde, quando o sistema estiver devidamente desenvolvido, quero saber é custos para o utilizador especialmente quando deixa de funcionar. O xénon, nas marcas, é cerca de 250€ (pelo menos era) quando queimava.
                                                          Se procurares no fórum encontras valores bem mais elevados, e valores mais baixos... Depende da pessoa que conta, da marca do carro e...

                                                          Comentário

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