Pessoal, tenho-me imformado sobre isto, masqueria saber muitas mais coisas! E ja vi por ai o novo Serie 6 que as luzes medias são todas em led's, acabou-se as lampadas normais? Tanta coisa com bi-xenon e agora ja uma tecnologia nova? E a audi tambem ja posui esta tecnologia pelo configuradores do site onde estive! Toca a debater isto, acho super interessante
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Luzes medios e maximos com tecnologia em LED
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver PostPessoal, tenho-me imformado sobre isto, masqueria saber muitas mais coisas! E ja vi por ai o novo Serie 6 que as luzes medias são todas em led's, acabou-se as lampadas normais? Tanta coisa com bi-xenon e agora ja uma tecnologia nova? E a audi tambem ja posui esta tecnologia pelo configuradores do site onde estive! Toca a debater isto, acho super interessante
Com o avanço da tecnologia este tipo de iluminação torna-se válida, pois alia uma iluminação ainda mais branca com um consumo ainda mais reduzido.
Esperam-se novidades neste campo nos proximos tempos. Exemplo da Opel que está a desenvolver este tipo de iluminação que supostamente permite a utilização de máximos sem encandear. Vamos esperar para ver...
-
Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver PostPessoal, tenho-me imformado sobre isto, masqueria saber muitas mais coisas! E ja vi por ai o novo Serie 6 que as luzes medias são todas em led's, acabou-se as lampadas normais? Tanta coisa com bi-xenon e agora ja uma tecnologia nova? E a audi tambem ja posui esta tecnologia pelo configuradores do site onde estive! Toca a debater isto, acho super interessante
É que a tecnologia é tudo menos nova.
Aliás, salvo erro, há quase 10 anos atrás, em 2003/2004, já os tinhas nas listas de extras de alguns segmentos C com tecnologia direccional (Astra H - Xenon AFL) .
E, antes disso:
"Xenon headlamps were introduced as an option on the BMW 7-series in 1991"
Logo, a difusão da tecnologia LED na indústria automóvel, que também não é nada nova, era mais do que espectável.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver PostNo entanto, ao contrário do Xénon que, com um kit manhoso, se adaptava a "qualquer" óptica, não me parece que tal venha a ser possivel com este sistema de LED's. Pelo menos pelo video da Opel, parece ser necessária nova óptica..
Comentário
-
Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
Com o avanço da tecnologia este tipo de iluminação torna-se válida, pois alia uma iluminação ainda mais branca com um consumo ainda mais reduzido.
Enquanto a óptica tradicional de xénon no Audi R8 tem uma eficiência de 33%, a óptica LED tem/tinha(?) uma eficiência de 45% o que dava para disfarçar um pouco o baixo lm/W dos LED.
Onde os LED ganham claramente ao xénon é na qualidade de luz e na longevidade dos mesmos (longevidade essa que ainda tem muito para provar).
DE: http://www.al-lighting.de/neu/produc..._Ackermann.pdf
Comentário
-
Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostDá tempo ao tempo, e vais ver ai isso no Chinês...
Uma iluminação completamente desadequada, luz espalhada por todo lado e com reproduções de cor manhosas.
Os LED "felizmente" têm uma desvantagem face a esses kit xenon, as lâmpadas de conversão manhosas H7 H1 etc têm uma eficiência luminosa tão baixa que não fazem mal a ninguém, quem as coloca nos médios anda praticamente às escuras.
E os espertos que colocam as fitas de LED de 10€ fazem pior figura do que quem circula de mínimos..
Comentário
-
Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver PostSim, e isso já se faz hoje em dia com os kit xénon em ópticas de halogéneo.
Uma iluminação completamente desadequada, luz espalhada por todo lado e com reproduções de cor manhosas.
Os LED "felizmente" têm uma desvantagem face a esses kit xenon, as lâmpadas de conversão manhosas H7 H1 etc têm uma eficiência luminosa tão baixa que não fazem mal a ninguém, quem as coloca nos médios anda praticamente às escuras.
E os espertos que colocam as fitas de LED de 10€ fazem pior figura do que quem circula de mínimos..
Eu pus no meu carro uns minimos de led com 25 led's que iluminam toda a óptica. Assim, gasto pouco (em termos energéticos) e acho que o carro tem mais presença...
Se andar com os medios ligados de dia, apenas a óptica fica iluminada, de resto não se nota diferença. Então, se é só para iluminar a óptica, mais vale uns bons minimos...
Ficou assim:
Comentário
-
tonyV
Diferenças na qualidade/quantidade de iluminação entre um e outro sistema (actual) são quase nulas.
A longevidade tem de dar provas...
Comentário
-
Falei em consumo reduzido, não em eficiência energética (lm/W). Os led's gastam menos que qualquer outro sistema de iluminação, embora a eficiência energética tem muita relação com as lentes usadas, pois o led "sozinho" não tem grande iluminação e quando tem, os valores de temperatura disparam de tal ordem que comprometem a vida util. Pela experiência de fabricantes de LED's ter uma potência superior a 3W já exige dissipadores de calor eficientes. Mas existem led's no mercado de 10W, 20W, 30W e já vi um de 100W (apenas 1 led).
Os led's usados nos automoveis possuem uma potência habitual entre 1 e 3W, pois desta forma é dispensado dissipadores caros.
Se não estou enganado estes novos sistemas funcionam com transformadores internos de corrente, o que seguramente não deverá gastar mas que 300mA.
Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver PostNão necessariamente quando falamos em LED vs Xenon, e pegando por exemplo no caso do Audi R8 (que já tem 5 anos e está "bastante desactualizado"), os LED luxeon tinham entre 30 a 40 lm/W, o que os tornavam pco eficientes (xenon 90 lm/W), no entanto ganhavam 12% de eficiência só no sistema óptico.
Enquanto a óptica tradicional de xénon no Audi R8 tem uma eficiência de 33%, a óptica LED tem/tinha(?) uma eficiência de 45% o que dava para disfarçar um pouco o baixo lm/W dos LED.
Onde os LED ganham claramente ao xénon é na qualidade de luz e na longevidade dos mesmos (longevidade essa que ainda tem muito para provar).
DE: http://www.al-lighting.de/neu/produc..._Ackermann.pdf
Comentário
-
Os sistemas recentes possuem qualidade e quantidade de luz superiores aos sistemas de xenon.
E com o avanço das novas lentes mais eficazes ainda ficaram melhores.
Originalmente Colocado por tonyV Ver PostDiferenças na qualidade/quantidade de iluminação entre um e outro sistema (actual) são quase nulas.
A longevidade tem de dar provas...
Comentário
-
tonyV
Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostOs sistemas recentes possuem qualidade e quantidade de luz superiores aos sistemas de xenon.
E com o avanço das novas lentes mais eficazes ainda ficaram melhores.
Comentário
-
Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostFalei em consumo reduzido, não em eficiência energética (lm/W).
hipoteticamente:
Para produzir 3000lm uma lâmpada de xénon precisa de 33W, uma LED precisa de 75W. Onde está o consumo reduzido?
Já agora, o Audi R8 usa 54 LED só para cada "médio"...Editado pela última vez por HaagenDazs; 28 June 2012, 11:54.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver PostQual é o mal de circular de mínimos?
Eu pus no meu carro uns minimos de led com 25 led's que iluminam toda a óptica. Assim, gasto pouco (em termos energéticos) e acho que o carro tem mais presença...
Se andar com os medios ligados de dia, apenas a óptica fica iluminada, de resto não se nota diferença. Então, se é só para iluminar a óptica, mais vale uns bons minimos...
Ficou assim:
Há uma diferença enorme entre Mínimos e DRL...
http://forum.autohoje.com/road-book/...-estradas.html
http://forum.autohoje.com/boxes/8174...realidade.html
Comentário
-
Já agora fica um site sobre o assunto:
Automotive Lighting | Magneti Marelli
E aqui a pagina dedicada ao Automotive Lighting da Magnetti:
Automotive Lighting: Home parece que é dos principais fornecedores
Comentário
-
Aqui ficam uns vídeos das ópticas com LED
BMW M6 - mínuto 05:48 - 2012 BMW M6 Convertible Start Up, Exhaust, and In Depth Review - YouTube
Audi A8 - mínuto 03:20 - 2012 Audi A8 L Start Up, Exhaust, and In Depth Tour - YouTube
Comentário
-
acho que ainda há leds que olhando me fazem doer os olhos. pelo menos presumo que nos audis mais recentes dê para regular a intensidade das DRLs, uma vez que já passei por uns tranquilamente, e outros que nem conseguia olhar para lá.
outro belo exemplo são os DRLs das V50s agora em fim de vida. há máximos que ferem menos a vista.
se conseguirem regular a intensidade para um valor aceitável e com uma iluminação igual ou superior a xénon, acho óptimo. até porque em termos de custos deve ser bem menor.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver PostQual é o mal de circular de mínimos?
Eu pus no meu carro uns minimos de led com 25 led's que iluminam toda a óptica. Assim, gasto pouco (em termos energéticos) e acho que o carro tem mais presença...
Se andar com os medios ligados de dia, apenas a óptica fica iluminada, de resto não se nota diferença. Então, se é só para iluminar a óptica, mais vale uns bons minimos...
Ficou assim:
Metam na cabeça que mínimos não tem nada a ver com DRl.
Para halogéneo os mínimos são de 10w e DRL de 42w, 4x mais.
Para LED, os mínimos que tens têm 3.5w (o par), os meus têm 5.5w (o par) e as DRl têm no mínimo 16w o par.
Comentário
-
Acho que estas muito confuso com esta tecnologia.
www.audi.pt/etc/medialib/ngw/pt/catalogos.Par...File.../a6_avant.pdf
Vê na página 50 e 51 e depois comenta.
Os 54 Led's que comentas não são medios!!!!!!!!!
São luzes diurnas. E a potência de cada led é baixissima 0.1W...
Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver PostSerá que não estão interligados?
hipoteticamente:
Para produzir 3000lm uma lâmpada de xénon precisa de 33W, uma LED precisa de 75W. Onde está o consumo reduzido?
Já agora, o Audi R8 usa 54 LED só para cada "médio"...
Comentário
-
Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostAcho que estas muito confuso com esta tecnologia.
www.audi.pt/etc/medialib/ngw/pt/catalogos.Par...File.../a6_avant.pdf
Vê na página 50 e 51 e depois comenta.
Os 54 Led's que comentas não são medios!!!!!!!!!
São luzes diurnas. E a potência de cada led é baixissima 0.1W...
Disse 54 mas queria dizer 14. São 14 LED Philips Luxeon
Comentário
-
Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver PostNo entanto, ao contrário do Xénon que, com um kit manhoso, se adaptava a "qualquer" óptica, não me parece que tal venha a ser possivel com este sistema de LED's. Pelo menos pelo video da Opel, parece ser necessária nova óptica..
Claro que vai ser possível, mas tal como nesses kits aftermarket também vai ficar uma bela bosta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver PostMais tarde, quando o sistema estiver devidamente desenvolvido, quero saber é custos para o utilizador especialmente quando deixa de funcionar. O xénon, nas marcas, é cerca de 250€ (pelo menos era) quando queimava.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário