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Redução violenta e aumento brusco das rotações

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    Redução violenta e aumento brusco das rotações

    Boas

    Sucedeu-me hoje uma coisa chata com um carro que não é meu. Trata-se de um Skoda 2.0 TDI com caixa DSG.
    Ia a conduzir em modo manual e ao ultrapassar acelerei, só que empurrei a alavanca para baixo e reduziu e o motor chegou quase às 4000 rpm. Depois corrigi a situação aumentando a relação. O resto da viagem correu normalmente.
    Estou preocupado que pudesse ter estragado algo no motor. Estou mesmo preocupado. O que me dizem?

    #2
    Acho que se tivesse que partir algo, já tinha partido.
    O que fizeste chama-se "espetar um prego" no motor.
    Hoje em dia, os motores estão preparados para isso, mas não convém abusar.

    Comentário


      #3
      Se continuou a andar, se não "cortou", ou sequer chegou perto do redline, está tudo ok!

      Como já foi dito, não faças é muitas dessas

      Comentário


        #4
        Então se o motor só tem potência máxima precisamente às 4000 e ainda aguenta no mínimo mais 500 havia de ser problema?

        O que fizeste por acidente chama-se dar uso ao motor, reduzir numa ultrapassagem e levá-lo à potência máxima. É uma das coisas que falta ensinar nas escolas de condução para deixar de apanhar pessoal na faixa da esquerda a empatar o trânsito porque quer ultrapassar em 6ª.
        Editado pela última vez por SRLA; 30 June 2012, 21:23.

        Comentário


          #5
          Se não fosse seguro para o motor a caixa DSG não reduzia!

          Comentário


            #6
            Ele subiu das 2000 rpm até quase ás 4000 rpm. Não sei como fiz. Fui um nabo . Devia ter dado dois toques na alavanca para trás. Pá, que susto. Mas como disse, aparentemente trabalhou bem. Não me dava jeito nenhum estrar em despesas das grandes.

            Comentário


              #7
              Esquece isso. Se não partiu na hora, não parte mais. lol. Agora a sério, 4000rpms, apesar de ser diesel, não é rotação a mais para esse motor. Penso que a caixa DSG, ''só permite'' fazer o que é seguro, mas convém não abusar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Então se o motor só tem potência máxima precisamente às 4000 e ainda aguenta no mínimo mais 500 havia de ser problema?

                O que fizeste por acidente chama-se dar uso ao motor, reduzir numa ultrapassagem e levá-lo à potência máxima. É uma das coisas que falta ensinar nas escolas de condução para deixar de apanhar pessoal na faixa da esquerda a empatar o trânsito porque quer ultrapassar em 6ª.
                Acho que disseste tudo !


                Passar das 2000 rpm para as 4000 rpm é pouco !

                Se for numa a gasolina as vezes passas das 2000 para as 6000 rpm

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                  Se não fosse seguro para o motor a caixa DSG não reduzia!
                  Ora nem mais!

                  A caixa nem deixava...

                  Comentário


                    #10
                    provávelmente o que fizeste foi reduzir uma manualmente e ao mesmo tempo carregar no acelerador a fundo

                    é uma coisa perfeitamente normal e como te disseram a DSG não o faria se fosse mau

                    relax

                    speccy

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                      provávelmente o que fizeste foi reduzir uma manualmente e ao mesmo tempo carregar no acelerador a fundo

                      é uma coisa perfeitamente normal e como te disseram a DSG não o faria se fosse mau

                      relax

                      speccy
                      Sim, foi isso que eu fiz. Mas penso que em vez de reduzir uma reduzi duas porque me parece ter dado dois toques para trás na alavanca.

                      Comentário


                        #12
                        4000 não é grave. O próprio motor vai la em aceleração...

                        Se tivesse ido a rotações acima das indicadas no quadrante...aí era preocupante...mas se fosse para partir alguma coisa, partia na hora

                        Fica descansado que os motores estão feitos para serem esfregados.

                        Comentário


                          #13
                          Não fizeste nada de especial...

                          Comentário


                            #14
                            Confesso que às vezes fico surpreendido com o nível das questões que vejo por aqui

                            Em qualquer carro a diesel é normal fazer-se 4 mil rpm ou 4,5 e muitos chegam mesmo às 5 mil, fazê-lo em redução é mais brusco e violento do que apenas acelerando, mas mal seria se qualquer carro não aguentasse centenas e centenas de reduções dessas.

                            Mas com uma caixa DSG então o risco é nulo, porque se a redução fosse de molde a levar o motor para um regime proíbitivo, tipo 6 mil rpm, a cx simplesmente não permitia a redução.

                            Já experimentei em circuito com um porsche 997 4S PDK ir por exemplo em 3ª a umas 6 mil rpms e reduzir para 2ª e ele não permite.

                            Há uns bons 20 anos com um mercedes W124 manual 300d fiz um percurso com um amigo numa estrada de serra que antecedia uma fronteira (creio que Rosal de La Frontera) e ele fez dezenas de reduções em que o carro ía para rpms que não se conseguem em aceleração, acima de 5 mil e até de 5,5 e o carro nem ai nem ui.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Confesso que às vezes fico surpreendido com o nível das questões que vejo por aqui

                              (...)
                              Há pessoas inexperientes e que se assustam com facilidade. Deixa-as perguntar à vontade para o pessoal lhes dar algum sossego.


                              Sent from my brick using Tapatalk

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                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Confesso que às vezes fico surpreendido com o nível das questões que vejo por aqui
                                (...)
                                Surpreende-me mais o nível de algumas respostas uma vez que o fórum serve para partilhar conhecimento.

                                Quanto à redução, nos primeiros dias de carta a conduzir uma Express 1.9d reduzi umas duas ou três vezes de 5º para 2º e não aconteceu nada.
                                Editado pela última vez por ricardodsb; 01 July 2012, 21:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  Lembro que quando andava num carro com DSG, mesmo em modo SPORT e a meter as mudanças com recurso a patilhas, existia determinadas situações que a caixa não aceita a mudança, ou por ficar com rotações muito elevados ou o contrário muito baixas.

                                  Se no teu caso permitiu a redução é porque a caixa achou que podia ser feita, não tens que te preocupar com esta situação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Oh não, rotações num diesel e o FAHO vai à loucura



                                    j/k

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como já disseram 4 mil rpm não é nada.

                                      Uma vez ia a puxar uma 3ª (para lá das 3 mil rpm) e queria meter 4ª, enganei-me e meti 2ª.

                                      Ao largar a embraiagem ouvi o motor logo a gritar e o ponteiro das rotações a querer passar o redline (estou a falar de um diesel). Antes que isso acontecesse voltei a pisar a embraiagem a fundo e troquei de mudança.

                                      Não chegou a embraiar completamente, daí que não houve danos.

                                      Claro que são situações a evitar, mas os motores têm que estar preparados para isso. Ainda por cima com caixas automáticas ou semi automáticas, são programadas para protegerem os motores.

                                      Olha o que é falhar mudanças...



                                      E o motor não rebentou.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Este foi mais dramático:


                                        Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 03 July 2012, 00:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                          Este foi mais dramático:


                                          Já me aconteceu parecido e o motor ainda está inteiro foi no Astra G da minha mãe, fui fazer uma ultrapassagem , puxei a 2º, meti 3º e quando ia meter a 4º, a caixa prendeu 4 vezes, não me deixava meter a mudança e quando entrou, entrou em 2º .. o ponteiro passou logo das 7000, quando o motor corta ás 6500, a sorte é que meti logo o pé na embraiagem, fiquei mesmo com pena do carro ...

                                          Andrade não te preocupes, não fizeste nada de mal

                                          Comentário


                                            #22
                                            pelos menos nos carros mais antigos, existe o corte das rotações...

                                            ja tinha partido muitos motores

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não te preocupes rapaz, a DSG não permite abusar muito do motor, se não ela não permitia a troca de mudança

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olá pessoal

                                                Obrigado pela força que me têm dado. A Skoda não me sai da cabeça mas está a trabalhar bem. não me sai da cabeça porque o actual dono a pretende vender para comprar uma bomba melhor, segundo me disse. A carrinha é do ano passado e tem 20000 km e o preço até nem é mau.
                                                O problema é mesmo a dsg. Gosto muito das caixas manuais, mas não me importava de ter uma automática desde que me desse manual tambem. Mas a dsg em manual não é nada que se compare a uma manual a sério. Estou com um grande dilema, conservar o meu velho clio III dci com a sua caixa manual ou arriscar a skoda dsg.
                                                Pá, o problema é mesmo meu, tenho que me decidir. Tenho ouvido falar bem da skoda.

                                                Pessoal, mais uma vez obrigado pela força.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pensa bem porque aqueles cabrº*s que governam o nosso país vão cortar os subsídios até no setor privado.
                                                  Pensa bem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andrade Ver Post
                                                    Olá pessoal

                                                    Obrigado pela força que me têm dado. A Skoda não me sai da cabeça mas está a trabalhar bem. não me sai da cabeça porque o actual dono a pretende vender para comprar uma bomba melhor, segundo me disse. A carrinha é do ano passado e tem 20000 km e o preço até nem é mau.
                                                    O problema é mesmo a dsg. Gosto muito das caixas manuais, mas não me importava de ter uma automática desde que me desse manual tambem. Mas a dsg em manual não é nada que se compare a uma manual a sério. Estou com um grande dilema, conservar o meu velho clio III dci com a sua caixa manual ou arriscar a skoda dsg.
                                                    Pá, o problema é mesmo meu, tenho que me decidir. Tenho ouvido falar bem da skoda.

                                                    Pessoal, mais uma vez obrigado pela força.
                                                    A DSG é questão de hábito. Só conduzir uma vez é muito pouco. É natural darmos erros. Sucedeu comigo ao princípio.

                                                    A Skoda é uma boa marca e tem bons carros. Se esse carro estiver em condições e o preço, como dizes, não é mau, avança.

                                                    A DSG não é nenhum 'papão', pelo contrário, é uma excelente caixa. O motor é excelente. Pensa melhor.

                                                    Comentário

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