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luz do oleo demora a apagar

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    luz do oleo demora a apagar

    Boa noite
    Pedia a alguém que possa esclarecer
    Mudei o óleo e filtro ao meu clio 1.5dci e se o carro estiver mais que meia hora parado
    Ao pôr o carro a trabalhar a luz do óleo só apaga passado uns 10 a 15 segundos, se der o arranque ao fim de 10 minutos a luz apaga logo, como acontecia sempre antes de mudar o óleo.

    Disseram-me que podia ser a válvula do filtro que tivesse defeito e eu troquei de filtro e continua na mesma. O óleo é elf competition sti 10w40.
    Obrigado
    **faztudo**

    #2
    Originalmente Colocado por faztudo Ver Post
    Boa noite
    Pedia a alguém que possa esclarecer
    Mudei o óleo e filtro ao meu clio 1.5dci e se o carro estiver mais que meia hora parado
    Ao pôr o carro a trabalhar a luz do óleo só apaga passado uns 10 a 15 segundos, se der o arranque ao fim de 10 minutos a luz apaga logo, como acontecia sempre antes de mudar o óleo.

    Disseram-me que podia ser a válvula do filtro que tivesse defeito e eu troquei de filtro e continua na mesma. O óleo é elf competition sti 10w40.
    Obrigado
    **faztudo**
    tenho o mm motor, e de algum tempo para ca que tenho exactamente o mesmo problema, e ainda nao arranjei soluçao
    tb ja troquei oleo e filtro e duas semanas depois voltou
    aposto que se vires o nivel do oleo com carro a frio,tipo de um dia para o outro,está acima do nivel.
    ja pensei que fosse porcaria no motor a entupir o filtro,mas mudanças nao levaram a nenhuma melhoria.
    nao sei se este motor terá valvula para permitir circulaçao de oleo em caso de avaria do filtro,ou seker se uma avatia da mesma podia causar o problema.

    Comentário


      #3
      o óleo foi o recomendado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
        o óleo foi o recomendado?
        boa tarde
        Papi
        no livro do carro está recomendado 10w40 acea B4 e este oleo cumpre a norma e tambem me foi recomendado pelo mecanico e aqui no forum.
        **faztudo**

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
          tenho o mm motor, e de algum tempo para ca que tenho exactamente o mesmo problema, e ainda nao arranjei soluçao
          tb ja troquei oleo e filtro e duas semanas depois voltou
          aposto que se vires o nivel do oleo com carro a frio,tipo de um dia para o outro,está acima do nivel.
          ja pensei que fosse porcaria no motor a entupir o filtro,mas mudanças nao levaram a nenhuma melhoria.
          nao sei se este motor terá valvula para permitir circulaçao de oleo em caso de avaria do filtro,ou seker se uma avatia da mesma podia causar o problema.
          boa tarde
          Bluejimny
          fica um pouco acima do maximo por descarga do filtro
          **faztudo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por faztudo Ver Post
            boa tarde
            Bluejimny
            fica um pouco acima do maximo por descarga do filtro
            **faztudo
            pois,é o mesmo que me aconteçe.
            quando arranca ao final de uns dias parado até arranha
            hoje sugeriram-me que talvez a valvula avariada esteja na bomba do oleo. nao sei é se a bomba do oleo esta em sitio que consiga enviar o oleo de volta ao carter quando está desligado.
            ver se passo no mecanico um destes dias

            Comentário


              #7
              Verifica que pressão está a fazer a bomba de oleo. O filtro tem sido mudado quando trocas de oleo?

              Comentário


                #8
                Os filtros de oleo são da mesma marca que a usada anteriormente?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                  Os filtros de oleo são da mesma marca que a usada anteriormente?
                  pelo menos no meu caso sim,filtro mudados e da marca recomendada
                  vou mm ter de mandar ver a bomba de oleo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                    Os filtros de oleo são da mesma marca que a usada anteriormente?
                    boa noite seitich
                    não reparei qual a marca do filtro, mas o 1º que pus era da purflux agora o segundo não tem marca pelo menos legivel.
                    **faztudo**
                    Editado pela última vez por faztudo; 08 July 2012, 00:02.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Verifica que pressão está a fazer a bomba de oleo. O filtro tem sido mudado quando trocas de oleo?



                      boa noite Scutar
                      não sei ver a pressão do oleo. todos os 10000 troco o oleo e filtro.
                      **faztudo**
                      Editado pela última vez por faztudo; 08 July 2012, 00:04.

                      Comentário


                        #12
                        Faztudo
                        A mim aconteceu-me isso no meu Punto TD há uns anos e era o filtro do óleo que não era o recomendado para o carro. Depois na muda de óleo e filtro seguinte isso desapareceu. Portanto será melhor mudares o filtro do óleo. Antes de comprares vê qual é o indicado através de sites da net. É o que eu faço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                          Faztudo
                          A mim aconteceu-me isso no meu Punto TD há uns anos e era o filtro do óleo que não era o recomendado para o carro. Depois na muda de óleo e filtro seguinte isso desapareceu. Portanto será melhor mudares o filtro do óleo. Antes de comprares vê qual é o indicado através de sites da net. É o que eu faço.
                          boa noite
                          DMartins
                          Quando mudei o óleo e filtro, o filtro foi comprado numa loja de material auto e o Sr. foi ver ao catálogo mediante ano e modelo e como deu este problema ele deu-me outro de outra marca para experimentar e continua igual.
                          Mas se acharem que tem de ser de uma marca especifica digam qual que eu compro para experimentar, antes de ter de abrir o cárter para ver a bomba de óleo.
                          **faztudo**

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por faztudo Ver Post
                            boa noite
                            DMartins
                            Quando mudei o óleo e filtro, o filtro foi comprado numa loja de material auto e o Sr. foi ver ao catálogo mediante ano e modelo e como deu este problema ele deu-me outro de outra marca para experimentar e continua igual.
                            Mas se acharem que tem de ser de uma marca especifica digam qual que eu compro para experimentar, antes de ter de abrir o cárter para ver a bomba de óleo.
                            **faztudo**
                            a bomba de oleo está dentro do carter? sempre pensei que fosse fora do motor
                            isso é curioso, porque da primeira vez que levei o carro ao meu mecanico, ele comentou cmg que a junta do carter nao era a de fabrica (disse que costuma ser uma coisa que parece silicone,e que ja teria sido trocada)
                            em todo o caso, tenho reparado que se der á chave, deixar apagar a as luzes de resistencia e airbag e esperar um minuto antes de ligar o motor, a luz ja nao demora a apagar. nao sei se isto fará algum sentido, porque nao oiço nada a trabalhar até ligar o motor.

                            outra coisa, esse carro alguma vez esteve com o mesmo oleo durante mt tempo,mesmo nao tendo os kms pa trocar?
                            quando comprei o meu, ele so tinha feito 2000kms desde a ultima mudança,mas ja tinha sido há dois anos. foi depois de o trocar que esta historia começou. nao sei se será possivel a bomba ter ganho "sedimentos"

                            Comentário


                              #15
                              ao pesquisar pelo preço de uma bomba de oleo nova (encontrei por entre 50 a 70libras no e-bay,provavelmente usadas), encontrei este topico noutro forum
                              oil pump - Renault Forums :: Independent Renault forum

                              alguem la menciona que para reparar,nao seria suficiente trocar apenas a bomba,mas tambem rolamentos novos ja nao sei de que

                              alquem tem ideia do custo da brincadeira?

                              Comentário


                                #16
                                Apostava no filtro de óleo. Mais vale comprares um original na Renault.

                                Comentário


                                  #17
                                  tanto no meu caso como no dele isso ja foi trocado e o problema continua.
                                  no topico que postei acima, o ultimo comment refere que uma das maneiras mais simples de ver se está tudo bem com a bomba é de facto a questao de a luz do oleo demorar a apagar.
                                  o que acho estranho é isso fazer o nivel de oleo subir. se fosse a valvula da bomba de oleo, o nivel seria o mesmo independentemente de estar ou nao avariada, porque a bomba está dentro do oleo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                    tanto no meu caso como no dele isso ja foi trocado e o problema continua.
                                    no topico que postei acima, o ultimo comment refere que uma das maneiras mais simples de ver se está tudo bem com a bomba é de facto a questao de a luz do oleo demorar a apagar.
                                    o que acho estranho é isso fazer o nivel de oleo subir. se fosse a valvula da bomba de oleo, o nivel seria o mesmo independentemente de estar ou nao avariada, porque a bomba está dentro do oleo.

                                    Boa noite
                                    Amigo BlueJimny
                                    acho que não temos sorte de aparecer algum amigo que nos dê a solução.
                                    Já estou até a pensar duas coisas, que poderá ser o óleo (elf competition sti 10w40) não sei se foi este que puseste.
                                    Ou o óleo que o vendedor tinha posto Visco 5000 seja mais adequado.
                                    Comprimentos


                                    **faztudo**

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por faztudo Ver Post
                                      Boa noite
                                      Amigo BlueJimny
                                      acho que não temos sorte de aparecer algum amigo que nos dê a solução.
                                      Já estou até a pensar duas coisas, que poderá ser o óleo (elf competition sti 10w40) não sei se foi este que puseste.
                                      Ou o óleo que o vendedor tinha posto Visco 5000 seja mais adequado.
                                      Comprimentos


                                      **faztudo**
                                      boas
                                      epa,quanto ao oleo, ele ja levou duas mudanças, a primeira um 10w40 semi sintetico (ja nao me lembro da marca), e agora está com um 5w40 da motul, e nao fez qualquer diferença, ao final de uma semana o problema voltou.
                                      tenho mesmo medo que seja a bomba de oleo.
                                      em todo o caso, ve la se aquilo que disse acerca de deixar a parte electrica ligada durante um bocadinho antes de ligar o motor nao faz com que a luz do oleo deixe de atrofiar
                                      comigo funciona,se bem que nao faz muito sentido

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ja experimentaste ligar a maquina para ver se acusa algo ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                          boas
                                          epa,quanto ao oleo, ele ja levou duas mudanças, a primeira um 10w40 semi sintetico (ja nao me lembro da marca), e agora está com um 5w40 da motul, e nao fez qualquer diferença, ao final de uma semana o problema voltou.
                                          tenho mesmo medo que seja a bomba de oleo.
                                          em todo o caso, ve la se aquilo que disse acerca de deixar a parte electrica ligada durante um bocadinho antes de ligar o motor nao faz com que a luz do oleo deixe de atrofiar
                                          comigo funciona,se bem que nao faz muito sentido
                                          Bom dia
                                          BlueJimny
                                          fiz essa experiência hoje de manhâ e o resultado foi o mesmo
                                          só estou a achar esquisito é que antes de mudar o óleo isso só acontecia quando o punha a trabalhar pela primeira vez no dia porque depois estivesse 1 ou 2 horas ou até mais parado a luz apagava logo ao arranque.
                                          Ontem falei com o mecânico e quinta-feira vou lá para medir a pressão da bomba de óleo
                                          só espero que o stand que me vendeu o carro já soubesse do problema e tenha posto um aditivo no óleo para o tornar mais espesso
                                          Isto sou eu a especular
                                          **faztudo**

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu fiz isso quando ele me começou a dar sinais, mas era outra coisa, velas a precisar de substituiçao e o filtro de combustiver a desfazer-se e a causar problemas eem 2 injectores, mas isso ja foi resolvido.
                                            agora fica so a luz do oleo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por faztudo Ver Post
                                              só estou a achar esquisito é que antes de mudar o óleo isso só acontecia quando o punha a trabalhar pela primeira vez no dia porque depois estivesse 1 ou 2 horas ou até mais parado a luz apagava logo ao arranque.

                                              **faztudo**
                                              a mim acontece-me sempre que ligo o carro de um dia para o outro.
                                              se andar e desligar...epa, 3,4 horas ele apaga logo a luz, mas a partir dai a luz começa a demorar mais a apagar,é como se o oleo volta-se ao carter mt devagar
                                              assim de repente, já so estou a ver a bomba ter uma fuga qualquer, o oleo ficar no filtro á mesma, mas o oleo que está nas tubagens e afins voltar ao carter pela bomba. isto seria suficiente para causar a tal falha de pressao do oleo (ou uns momentos em que ha falha no oleo a chegar ao motor), mas será suposto poder entrar ar no circuito de modo a que esse espaço nas tubagens fique vazio?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já trocaram o sensor de pressão?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Já trocaram o sensor de pressão?
                                                  o sensor de pressao serve para regular o funcionamento da bomba,ou apenas para indicar?
                                                  é que arranques a frio conseguem ser muito maus, arranhar mesmo,e barulhentos durante os primeiros segundos,até a luz apagar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só serve mesmo para avisar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A luz avisa, não regula.

                                                      De qualquer forma se ele fica uns bons segundos a ouvir-se os martelos nas válvulas a "seco", então está definitivamente com pouca pressão.

                                                      Para já abria o cárter para ver o estado da sonda de óleo. Pode estar obstruída com "lama" de óleo devido aos 10w40 a fazerem 30mil kms (segundo recomendação da marca )

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                        A luz avisa, não regula.

                                                        De qualquer forma se ele fica uns bons segundos a ouvir-se os martelos nas válvulas a "seco", então está definitivamente com pouca pressão.

                                                        Para já abria o cárter para ver o estado da sonda de óleo. Pode estar obstruída com "lama" de óleo devido aos 10w40 a fazerem 30mil kms (segundo recomendação da marca )
                                                        Bom dia
                                                        a todos
                                                        acho que não nos resta outra alternativa, vamos ter de abrir o cárter.
                                                        obrigado
                                                        **faztudo**

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por faztudo Ver Post
                                                          Bom dia
                                                          a todos
                                                          acho que não nos resta outra alternativa, vamos ter de abrir o cárter.
                                                          obrigado
                                                          **faztudo**

                                                          pois é, la vou ter de ir gastar um balurdio no mecanico.
                                                          so espero na ter de mudar bomba de oleo e afins, senao la vou ter de andar á procura de outra bomba diferente que sirva e que nao dê o mesmo problema

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom dia
                                                            só me está a custar é se vai abrir o cárter e troca-se capas de biela e possivelmente a bomba
                                                            e continuamos na mesma.
                                                            espero que não!!!!
                                                            **faztudo**

                                                            Comentário

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