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Fabia Combi 1.2 TSI 85 vs Jazz 1.2 90

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    Fabia Combi 1.2 TSI 85 vs Jazz 1.2 90

    Ando a ver carros para a minha tia, e até agora estes dois são os mais interessantes.

    O Jazz é mais barato na compra, na manutenção, é espaçoso, bem equipado e é uma boa compra. No entanto o motor não agrada nada por ser pouco elástico. Preço 13500€. Só conduzi o primeiro, que não é mau, mas o 2.º é bastante mais pontudo (que é dispensável num 1.2) e não parece que tem 90 cv, pelo que se lê por aí.

    A Fabia agrada mais na condução, e é globalmente tb um bom carro, mas bastante mais caro. Eu experimentei a Fabia e rendi-me à disponibilidade do motor, à facilidade de condução e ao conforto. O preço é que não me agradou nada: 17000€... Tinha ideia que andava em torno dos 15500 ±500. Eles têm o de serviço por 14000, mas já conta com 15000 km.

    O jazz é mais económico q a fabia, acho eu. A nível de fiabilidade, acho q o Jazz pode ter algumas coisas menores (sem ser de motor), enquanto o 1.2 TSI até parece ser fiável.

    Eu gosto muito da Honda, mas acho que a Fabia é bastante melhor, só que a diferença de preço faz pensar duas vezes. Provavelmente seria boa ideia perguntar o preço noutros concessionários da zona.

    #2
    Realmente o Jazz não evidencia os 90 CV que constam no papel.

    É o mais espaçoso e versátil isso é certo.

    As politicas de preços da Honda estão muito interessantes!

    É uma escolha difícil.

    Comentário


      #3
      Eu dava preferência ao Jazz pela habitabilidade e fiabilidade de motor. De resto, o Fabia com esse motor é de facto mais agradável de conduzir, mas o preço até assusta, além de o considerar mais feio (subjectivo).

      Comentário


        #4
        Alguma coisa não está bem... 17k€ custa o fabia TSi de 105 cv e não de 85.

        Comentário


          #5
          O motor TSI é superior em tudo ao 1.2 Nipónico. E nem por isso gasta mais mas oferece um conforto de utilização ímpar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ednw Ver Post
            Alguma coisa não está bem... 17k€ custa o fabia TSi de 105 cv e não de 85.
            Poooois... eu tb acho isso! Estou com vontade de perguntar preços noutro lado... Era o nível de equipamento Family, que n tem porta-luvas fechado em cima. Acho que vou ver o Ibiza ST, mas duvido mto q seja mais barato, pelo contrário... É a boa da SIVA.

            A nível de habitabilidade é ela por ela. Tanto a Fabia como o Jazz estão a um bom nível.

            A estética é irrelevante estar a discutir. No entanto a Fabia tem menos ângulos mortos.
            Editado pela última vez por jcramalho; 08 July 2012, 19:30.

            Comentário


              #7
              Iria para o jazz, pelo preço e pelo espaço.

              O 1.2 TSI anda mais que o 1.2 do Jazz mas gasta mais.

              Comentário


                #8
                Um jazz tem mais mala do que o fabia combi?
                Editado pela última vez por AyrtonRose; 08 July 2012, 22:43. Razão: erro

                Comentário


                  #9
                  Tenho um jazz de 2010 com o 1.2 90cv. Em termos de espaço, é talvez o mais espaçoso do segmento, e mais do que o fabia. Eu tenho 1.80m e com o banco do condutor ajustado para a minha posição consigo sentar-me atrás sem bater com os joelhos no banco da frente (coisa que em muitos segmentos C não consigo, ex, mégane, golf). A mala é muito boa e quase tão boa como a de um segmento C. O motor é poupado, mas depende dos percursos que se fazem. Em AE, dentro do limite, faz 5.x. Com ritmos mais baixos faz 4.8/4.9 (há alguém aqui no fórum que tem essas médias; o melhor que consegui foram uns 5.2). Em cidade, gasta mais, mas depende do tipo de percurso. No meu percurso habitual (3kms, com uns 5 ou 6 cruzamentos etc que quase nem dá para aquecer o motor) faz-me 8/8.5 (com o AC ligado nestes últimos dias). NO entanto, fazendo um pouco mais de kms, mesmo em cidade, consigo baixar para uns 6.5/7. A média dos últimos 1400kms, com 90%em cidade, anda nos 6.5. Até agora, e com 2 anos feitos sempre em cidade sem qq cuidado, não tem um único ruído parasita.

                  Relatativamente ao Fábia, que não conheço com esse motor, tendo apenas testado um yeti com o 1.2tsi 105cv, vantagens e desvantagens julgo serem estas:

                  - habitabilidade superior do jazz (qd comprei o jazz vi o fabia e bastou dar uma vista de olhos na mala e colocar o banco do condutor na minha posição para não querer ver mais)
                  - jazz 5* vs 4* euroncap
                  - fabia com um motor mais disponível e se calhar mais económico em cidade
                  - motor mais simples do jazz com uma fiabilidade à prova de bala, que se pode traduzir em manutenção mais barata em caso de problemas
                  - suspensão do jazz não é grande coisa, mas faz a sua função
                  - jazz já vem com ESP (VSA neste caso); no fabia julgo que era opção ou nem havia, se não me engano
                  - apesar da manutenção do jazz supostamente ser 12 meses ou 20kkms, o normal é não se conseguir fazer os 20kkms obrigando a ir mais cedo fazer a revisão devido a indicação do CB. Tudo depende dos percursos que são feitos.
                  - 5 (3+2) anos de garantia no Jazz
                  - jazz com vidros manuais atrás (estupidez...)
                  - fabia é um projeto muito antigo
                  - o aspeto do jazz é demasiado espartano. É a filosofia oriental... Tudo muito funcional, com plásticos duráveis, mas os olhos e os dedos também comem...
                  - pelos preços que indicas, o jazz está imbatível face ao fabia. €3500 de diferença por um carro do mesmo segmento, mais recente, mais seguro, com um motor com menos probabilidade de dar chatices (os turbos não se dão nada bem com circuitos citadinos e curtos) e de fácil reparação. Julgo que a escolha é fácil...


                  PS: só agora reparei que estavas a falar da fabia carrinha. Relativamente à mala, se calhar é maior que o jazz. A minha análise era para o fabia carro.
                  Editado pela última vez por pcg2001; 08 July 2012, 22:34.

                  Comentário


                    #10
                    ia paara o jazz sem pensar muitro

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                      - fabia é um projeto muito antigo
                      Acho que estamos a falar do fábia mais recente, pelo que o chassis deverá ser o mesmo do Polo.
                      No entanto, o resultado de 4* no Euro Ncap é algo negativo relativamente ao Jazz.

                      Comentário


                        #12
                        Só para reforçar e acrescentar algo àquilo que o user pcg2001 disse:
                        - No Jazz, a distribuição é por corrente (não sei como é a do Fabia)
                        - O sistema aisador de serviço, é realmente a grande dor de cabeça neste carro. Isto para quem faz muita cidade, percursos curtos ou liga e desliga o carro frequentemente.

                        Disponibilidade do motor, para cidade e Nacional, chega e sobra. Até 3 ou 4 pessoas, não sinto falta de disponibilidade. Se ligar o AC ou se levar a mala carregada, aí já se nota qualquer coisa. E os 90cv estão lá... estão é lá em cima

                        Quanto a consumos, até é bastante contido. Durante um ano, fiz um percurso maioritariamente citadino e a minha média geral andava pelo 5.7l/100km. No entanto, tenho feito menos cidade e mais nacional e a média está nos 5.5l/100km. Aliás, nos últimos 7 depósitos tenho média de 4.9l/100km (3 deles a 4.7 os restantes nos 5).

                        Dos preços que te deram, penso que para o Jazz foi a versão mais básica (Easy), enquanto que para o Fabia deve ter sido uma versão já bem equipada...

                        Dá uma olhadela no DB dos Jazz: [DB's] - Novo Honda Jazz (2008 até Act.)

                        Comentário


                          #13
                          por 16500€ compras um leon novo com o 1.2tsi de 105cv e bem equipado (versão copa)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                            por 16500€ compras um leon novo com o 1.2tsi de 105cv e bem equipado (versão copa)
                            Onde? Parece q por estas zonas os carros da VAG estão é bem inflacionados...

                            Vou hoje à SEAT ver tb... O site fala no altea por 18 mil e tal acho eu. Mas o Leon, apesar de estar no fim o modelo é lindo.

                            O Jazz pode ser mto bom, mas o motor é um arrastão de primeira. Preferia o antigo, mais redondo. Este novo parece ser daqueles para conduzir tipo mota. Antes da ultrapassagem reduz duas ou 3 e só depois é q vai. Digamos q é na falta de melhor, come-se pelo preço. Dispenso cavalos lá em cima. Binário às 4900 num carro utilitário é coisa q n se quer. O preço do Jazz da verão mais básica era 12300, da outra q la tinham era 13500 e vem com oferta de 200 litros de gasolina e sensores de estacionamento ou um iPad.

                            A Fabia tem mais mala (505L) e 17000 era a versão Family, que n tem o porta-luvas tapado em cima e não é o mais equipado sequer...


                            Vou passar na Renô, que é ao lado e ver o Clio 1.2 Tce break, tb.
                            Editado pela última vez por jcramalho; 09 July 2012, 11:22.

                            Comentário


                              #15
                              está aqui no site deles
                              Oferta SEAT Leon | SEAT.pt
                              e o leon e o altea custam o mesmo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                está aqui no site deles
                                Oferta SEAT Leon | SEAT.pt
                                e o leon e o altea custam o mesmo
                                Obrigado Ccorreia!

                                Olha fui à SEAT e os preços são um abuso!

                                O preço do Leon Copa 1.2 TSI é 21.100, mas com a tal campanha fica nos 18.320 e só por encomenda. Se for a Ibiza ST (a mais parecida com a Fabia) só 105cv e o preço fica em 18.485 (completamente fora do orçamento). Tinham tb duas Ibizas ST pré restyling 1.6 Tdi90 versão Copa por 18500 (esse sim, um bom negócio).


                                Fui à Renault primeiro, porque estavam abertos à hora de almoço e vi a Clio 1.2T. Gostei bastante do atendimento, tanto o outro senhor como a senhora q lá estão a trabalhar. Fizeram uma proposta de 16.500 com o abate do meu carro, que já está mais dentro do orçamento.


                                No fundo VAG só mesmo por causa dos TDI, porque de resto existe na concorrência mais por muito menos. Mais barato só o Ibiza de 70 cv que é muito inferior ao Jazz e muito mais caro. Parece-me tb que a oficina do Jazz é bastante mais barata do que a da concorrência, mas aquele motor.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                  Acho que estamos a falar do fábia mais recente, pelo que o chassis deverá ser o mesmo do Polo.
                                  No entanto, o resultado de 4* no Euro Ncap é algo negativo relativamente ao Jazz.
                                  Não, a plataforma ainda é a antiga. O novo fabia ainda não saiu, mas julgo que está para breve.

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                                    #18
                                    A tua Tia necessita de grandes acelerações, retomas de velocidades ou velocidade de ponta?

                                    Certamente que não.

                                    A melhor escolha será o Jazz em quase todos os aspetos.

                                    E lembra-te que o carro é para ser utilizado por ela e não por ti.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                                      Obrigado Ccorreia!

                                      Olha fui à SEAT e os preços são um abuso!

                                      O preço do Leon Copa 1.2 TSI é 21.100, mas com a tal campanha fica nos 18.320 e só por encomenda. Se for a Ibiza ST (a mais parecida com a Fabia) só 105cv e o preço fica em 18.485 (completamente fora do orçamento). Tinham tb duas Ibizas ST pré restyling 1.6 Tdi90 versão Copa por 18500 (esse sim, um bom negócio).


                                      Fui à Renault primeiro, porque estavam abertos à hora de almoço e vi a Clio 1.2T. Gostei bastante do atendimento, tanto o outro senhor como a senhora q lá estão a trabalhar. Fizeram uma proposta de 16.500 com o abate do meu carro, que já está mais dentro do orçamento.


                                      No fundo VAG só mesmo por causa dos TDI, porque de resto existe na concorrência mais por muito menos. Mais barato só o Ibiza de 70 cv que é muito inferior ao Jazz e muito mais caro. Parece-me tb que a oficina do Jazz é bastante mais barata do que a da concorrência, mas aquele motor.....
                                      Concordo que o motor não seja entusiasmente mas no segmento B, tirando as versões desportivas, não é isso que se pretende. Da maneira como falas at+e parece que é um arrastão, o que não é verdade. O conjunto motor e caixa está vocacionado para consumos (normalmente um requisito no segmento b), mas se souber usar facilmente tens um carro expedito. Normalmente não passo das 2500rpms e o carro mexe-se bem. Certamente que o 1.2tsi ou mesmo o 1.2tce têm um andamento mais interessante em baixas, mas isso não faz deles um motor superior. Em termos de velocidade máxima, o honda iguala-se ao tsi. Claro que ninguém anda sempre na velocidade máxima, mas demonstra que não é um motor pastelão. Quando se quiser velocidade, puxa-se umas mudanças e ele anda bem.

                                      Sinceramente, não morro de amores pelo jazz, mas acho que é um produto bom para uma utilização citadina e utilitária. Se o objetivo é poupar, o jazz sai mais barato na compra e eventualmente mais barato na manutenção (digo eventualmente pois se é verdade que o turbo é mais um periférico que pode dar para o torto, também pode correr tudo bem). Se for para uma pessoa com alguma idade que não se meta em grandes aventuras e que apenas queira um carro para se deslocar, de uma forma barata, que não lhe dê problemas e que não tenha de preocupar-se com especificidades do motor (ex. ter cuidado ao arrancar e desligar o motor com turbo...), acho que o Jazz é capaz de ser a melhor escolha. Uma pessoa mais nova que goste de um kick a arrancar e do carro mais disponível, aí percebo que o motor do fabia seja mais apelativo. Tudo depende do utilizador final...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        A tua Tia necessita de grandes acelerações, retomas de velocidades ou velocidade de ponta?

                                        Certamente que não.

                                        A melhor escolha será o Jazz em quase todos os aspetos.

                                        E lembra-te que o carro é para ser utilizado por ela e não por ti.
                                        Exatamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como até o asjesus já disse, sendo para "uma tia", acredito que ela não esteja tanto interessada em saber qual faz um arranque dos 0-100 com os pneus a chiar (se não tiver controlo de tracção) mais curto em 0,5 seg., mas mais em saber qual o mais prático e fácil de conduzir e manobrar.

                                          Sendo assim, eu iria para o Jazz sem pensar duas vezes!

                                          Comentário


                                            #22
                                            A ideia não é fazer arranques 0-100 nem condução desportiva, exatamente o contrário... Aliás o perfil de motor que usaram no Jazz é mesmo para esse tipo de condução. Não faz sentido nenhum num carro destes só ter boa performance a partir das 4000 rpm (serra powa).

                                            Muito mais racional é o Fabia que tem binário em regimes utilizáveis e uma resposta agradável em qualquer mudança, sendo escusado passar muito das 4000 rpm e até tem menos 5 cv que o Jazz. Atenção q fiz o test drive à Fabia e sei do q falo. Faz muito mais sentido para a condução que faz a minha tia (andar entre as 2000 e as 3500 sempre, mesmo q seja para ultrapassar).

                                            Preferia o antigo motor de 78cv, o DSi, que era mais elástico do que este do novo Jazz, mas claro que 90 cv fica muito melhor nos folhetos e nos anúncios e claro q o q a malta quer é carros pesados e todos equipados. Tenho um Hyundai de 95 com 82cv e podem acreditar que não sinto a falta de um turbo nele.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                                              A ideia não é fazer arranques 0-100 nem condução desportiva, exatamente o contrário... Aliás o perfil de motor que usaram no Jazz é mesmo para esse tipo de condução. Não faz sentido nenhum num carro destes só ter boa performance a partir das 4000 rpm (serra powa).

                                              Muito mais racional é o Fabia que tem binário em regimes utilizáveis e uma resposta agradável em qualquer mudança, sendo escusado passar muito das 4000 rpm e até tem menos 5 cv que o Jazz. Atenção q fiz o test drive à Fabia e sei do q falo. Faz muito mais sentido para a condução que faz a minha tia (andar entre as 2000 e as 3500 sempre, mesmo q seja para ultrapassar).

                                              Preferia o antigo motor de 78cv, o DSi, que era mais elástico do que este do novo Jazz, mas claro que 90 cv fica muito melhor nos folhetos e nos anúncios e claro q o q a malta quer é carros pesados e todos equipados. Tenho um Hyundai de 95 com 82cv e podem acreditar que não sinto a falta de um turbo nele.
                                              Já reparei que tens uma ideia formada e que não vale a pena argumentar mais, e estás no teu direito. No entanto, o que é para ti uma boa performance? Há dias fiz Porto-Aveiro e a 3500rpm o jazz vai a 120. Mais, a fazer uma média instantânea entre 3/4l (é um indicador gráfico que não dá a informação exata). Mais, se pisar ele vai até ao redline sem se queixar, pois essa é a filosofia do motor. às 4000 ele não vem em esforço, de todo. Agora, estar a tomar uma decisão de compra apenas e só no motor quando a alternativa é:
                                              - mais barata
                                              - mais seguro
                                              - tem mais garantia
                                              - mais económico
                                              - mais recente
                                              é um pouco estranho, mas é a tua decisão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom, eu tenho um Jazz mas não vou dar opinião nesse sentido, sob pena de parecer parcial.
                                                No entanto, uma vez que o Fabia tem 2 grandes contras a meu ver (idade do projecto e motor turbo - mais consumos se não for bem conduzido e maiores custos de manutenção), lembrei-me de outras opções bastante válidas na relação qualidade/performance/consumos que são o Suzuki Swift e o Nissan Micra (este tb com opção turbo, caso o desejo seja esse).

                                                Só por curiosidade, a tia não tem voto na matéria e guia-se pela opinião do sobrinho, ou ainda tem uma palavra a dizer?...é que me parece que, se a luta se resumir mesmo aos 2 modelos do tópico, está mais que visto que ela vai andar de Fabia.

                                                Cumps

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                                                  #25
                                                  Pois. É quase do tipo: "A tia compra o carro que quiser, mas se não comprar o Fabia... vai arrepender-se amargamente até ao fim dos seus dias!!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Biba
                                                    não sou um expert na matéria em termos mecânicos, mas como utilizador da Honda, fiquei adepto da marca. Considero que a análise rápida dada pelo psg2001, te dá uma enorme ajuda. É só veres quais são as tuas prioridades.
                                                    Mas retomando, na minha opinião, pelo mesmo preço iria para o Jazz, sendo manifestamente mais barato, não ficaria com muitas dúvidas ;)

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                                                      #27
                                                      Em primeiro lugar dispenso chacota, pq estou a falar com a máxima seriedade e não me conhecem nem a mim nem à minha tia de lado nenhum nem conhecem a situação.

                                                      Em segundo lugar é arriscado ver as coisas por um prisma demasiado simplista e apontar o Jazz como uma escolha que podia ser feita de olhos fechados.

                                                      A situação é que a minha tia andava atraída de início por carros maiores ainda, primeiro era a Scénic (que outra tia teve), depois era o C4 novo, depois apareceu propaganda do novo Civic a 20 mil€... O carro atual dela é um Clio II 1.2 e a mudança obviamente q teria de ser para maior e melhor. No entanto lá consegui fazer ver que o Scénic seria mais indicado para transportar pessoas ou para uma família com filhos. Obviamente, para uma pessoa sozinha que só transporta mais uma ou dias pessoas o Clio sempre chegou. A vontade dela de trocar resume-se à idade do carro, à mala pequena e ao motor não transmitir grande à vontade a ultrapassar.

                                                      Lembrei-me logo do Jazz, que mantendo no segmento resolvia esse problema do espaço sem criar os problemas de economia do segmento C. Aliás quando ajudei uma amiga a comprar carro fiz questão de ir com ela a 80 km para ver o Jazz I, quando havia outros carros mais perto. E foi mesmo esse que ela escolheu no fim. Até abri na altura um tópico sobre isso.

                                                      Daí que outros (Punto/C3/Fiesta/i20/Corsa/Swift/Aveo) eram todos considerados "carrinhos de linhas" e fraquinhos pela minha tia. O Jazz foi dos poucos q não torceu o nariz ao olhar para ele. Até o Fabia normal achou pequeno, já a carrinha gosta bastante (e é só um pouco mais comprida).

                                                      O Fabia não é um projeto antigo, é só 1 ano mais velho q o Jazz. E o Jazz não é melhor em tudo, exceto no motor (q ainda dizem q é pior porque tem turbo e vai avariar). A nível de ruído interior, conforto, visibilidade para o exterior, emissões menores, tamanho da mala (505 l), o Fabia é melhor. Agora, tem é um preço antipático, bastante superior ao que é anunciado no configurador e nas tabelas das revistas e nesse aspeto o Jazz bate aos pontos.

                                                      Amanhã, quero ver o preço do Jazz que eles têm lá no stand, que é branco como a minha tia gostaria. Se for possível fazer um negócio bom com esta campanha que está agora e sem ter de esperar meses, então era mesmo "venha ele!" Provavelmente esse que lá têm é bastante equipado e ainda assim custará menos q o Fabia. Quero tb fazer test drive ao Jazz para que as minhas dúvidas fiquem de vez esclarecidas.

                                                      E antes de fazer a compra a minha tia terá de experimentar os dois para poder tomar uma decisão.

                                                      Acho que depois de ler o testamento ficam explícitas as razões da dúvida entre os modelos em questão e que não hajam mais juízos ou censuras.

                                                      PS: pcg2001, agradeço sinceramente o teu contributo com o teu conhecimento real da máquina em questão, ok?
                                                      Editado pela última vez por jcramalho; 11 July 2012, 00:03.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                                                        Obrigado Ccorreia!

                                                        Olha fui à SEAT e os preços são um abuso!

                                                        O preço do Leon Copa 1.2 TSI é 21.100, mas com a tal campanha fica nos 18.320 e só por encomenda. Se for a Ibiza ST (a mais parecida com a Fabia) só 105cv e o preço fica em 18.485 (completamente fora do orçamento). Tinham tb duas Ibizas ST pré restyling 1.6 Tdi90 versão Copa por 18500 (esse sim, um bom negócio).


                                                        Fui à Renault primeiro, porque estavam abertos à hora de almoço e vi a Clio 1.2T. Gostei bastante do atendimento, tanto o outro senhor como a senhora q lá estão a trabalhar. Fizeram uma proposta de 16.500 com o abate do meu carro, que já está mais dentro do orçamento.


                                                        No fundo VAG só mesmo por causa dos TDI, porque de resto existe na concorrência mais por muito menos. Mais barato só o Ibiza de 70 cv que é muito inferior ao Jazz e muito mais caro. Parece-me tb que a oficina do Jazz é bastante mais barata do que a da concorrência, mas aquele motor.....
                                                        tens de negociar isso bem, eu no ano passado, sem campanhas e sem as pessimas vendas do sector comprei um altea xl por menos de 20.000€
                                                        e já há uns meses estava à venda num stand um leon 1.2tsi por 16.500€ preço chave na mão

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                                                          #29
                                                          As emissões são ela por ela 121 para a Fabia e 123 para o Jazz. Portanto pagam o mesmo de IUC.

                                                          De todos os que referiste (à excepção do Swift), o Jazz é o mais pequeno. Parece maior pela configuração monovolume e por ser mais alto. O aproveitamento do espaço interior não tem comparação. Comparado com o Fabia Combi, é claro que este leva vantagem pois é uma carrinha...

                                                          Acho que fazes bem ir experimentar. Eu quando comprei o meu também estava a pensar muito nessa teoria dos cavalos la em cima. A realidade não é bem essa. É claro que não terá a força do Fabia com o seu turbo. Mas força e genica não lhe faltam

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