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Ponteiro do combustivél

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    Ponteiro do combustivél

    Bom dia,

    Algo que me aborrece nos carros é quando o ponteiro do combustível deixa de ser fiável. Em casa dos meus país, um BMW está tão mal que dizem que com o depósito a meio o ponteiro às vezes está junto do "0" e que depois durante as viagens altera para cima e para baixo.

    O meu carro agora, também está a ficar assim mas não tanto. Isto é, ele aponta mais ou menos para o sitio certo mas oscila um pouco para cima e para baixo ao longo da viagem e dependendo da inclinação (julgo eu). Nota-se melhor quando chega à reserva e a luz ora acende, ora apaga, ora acende, etc...

    Já ouvi dizer que no caso do BMW a bóia deve ter "colado", será certo? É comum?
    No caso do meu, há algo que se possa fazer para afinar a precisão do ponteiro? Ou só ao preço que me vai custar não vale a pena estar a mexer sendo que este ainda aponta mais ou menos bem?

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por srd Ver Post
    Bom dia,

    Algo que me aborrece nos carros é quando o ponteiro do combustível deixa de ser fiável. Em casa dos meus país, um BMW está tão mal que dizem que com o depósito a meio o ponteiro às vezes está junto do "0" e que depois durante as viagens altera para cima e para baixo.

    O meu carro agora, também está a ficar assim mas não tanto. Isto é, ele aponta mais ou menos para o sitio certo mas oscila um pouco para cima e para baixo ao longo da viagem e dependendo da inclinação (julgo eu). Nota-se melhor quando chega à reserva e a luz ora acende, ora apaga, ora acende, etc...

    Já ouvi dizer que no caso do BMW a bóia deve ter "colado", será certo? É comum?
    No caso do meu, há algo que se possa fazer para afinar a precisão do ponteiro? Ou só ao preço que me vai custar não vale a pena estar a mexer sendo que este ainda aponta mais ou menos bem?

    Obrigado

    Tens ai a tua resposta!

    Comentário


      #3
      Acho que sei ao que ele se refere, tive um Cinquecento que so estava certo quando enchia o deposito

      Depois disso passava de meio para a reserva, depois estava quase cheio.
      Em carros antigos acredito que faça. mas nos recentes isso já e quase imperceptivel.

      O carro e de que ano?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
        Acho que sei ao que ele se refere, tive um Cinquecento que so estava certo quando enchia o deposito

        Depois disso passava de meio para a reserva, depois estava quase cheio.
        Em carros antigos acredito que faça. mas nos recentes isso já e quase imperceptivel.

        O carro e de que ano?
        Inclinação... Principalmente no que ele relata da reserva...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
          Acho que sei ao que ele se refere, tive um Cinquecento que so estava certo quando enchia o deposito

          Depois disso passava de meio para a reserva, depois estava quase cheio.
          Em carros antigos acredito que faça. mas nos recentes isso já e quase imperceptivel.

          O carro e de que ano?

          O BMW da minha mãe julgo que é de 1999, o meu Felicia é de 2000.

          O caso do BMW é grave e antes não era assim. O meu carro, já o comprei assim e como tal gostava de saber se vale a pena fazer uma intrevenção e se isto é comum ou talvez até seja assim de fábrica.

          Comentário


            #6
            O meu Lancia Y tem incremento de gasolina no depósito se fizer uma curva apertada para a esquerda

            Isso é normal nestes "carrinhos".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              O meu Lancia Y tem incremento de gasolina no depósito se fizer uma curva apertada para a esquerda

              Isso é normal nestes "carrinhos".
              E tb aposto, que se fores a subir ou a descer, nasce e desaparece combustível do teu depósito...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                E tb aposto, que se fores a subir ou a descer, nasce e desaparece combustível do teu depósito...
                Nada que se note...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Nada que se note...
                  Penso que já demos a perceber ao user srd o que acontecerá no carro dele...
                  Quanto ao BM se ele diz que de origem não era assim, poderá de facto ter algum problema...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                    Penso que já demos a perceber ao user srd o que acontecerá no carro dele...
                    Quanto ao BM se ele diz que de origem não era assim, poderá de facto ter algum problema...
                    Ok, então no Felicia a solução é habituar-me ao ponteiro e perceber como ele reage

                    Sim, sim o BMW está mesmo com defeito, sem dúvida alguma. Ainda há uns dias atrás peguei no carro e desliguei porque o ponteiro estava encostado. Quando perguntei se tinha gasolina disseram que o deposito devia estár a meio.
                    Será caro esta reparação?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por srd Ver Post
                      Ok, então no Felicia a solução é habituar-me ao ponteiro e perceber como ele reage

                      Sim, sim o BMW está mesmo com defeito, sem dúvida alguma. Ainda há uns dias atrás peguei no carro e desliguei porque o ponteiro estava encostado. Quando perguntei se tinha gasolina disseram que o deposito devia estár a meio.
                      Será caro esta reparação?

                      Não faço a mínima ideia...

                      Mas se for só um sensor ou assim, não deverá ser. (digo eu...)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por srd Ver Post
                        Ok, então no Felicia a solução é habituar-me ao ponteiro e perceber como ele reage

                        Sim, sim o BMW está mesmo com defeito, sem dúvida alguma. Ainda há uns dias atrás peguei no carro e desliguei porque o ponteiro estava encostado. Quando perguntei se tinha gasolina disseram que o deposito devia estár a meio.
                        Será caro esta reparação?
                        Ou é erro do ponteiro (manometro) ou do sensor de combustivel. Procura na oscaro ou no mister-auto o preço do sensor para teres uma ideia

                        Comentário


                          #13
                          E porcausa do Gforce ( Lembrei me agora de uma historia do topico do gabanço )

                          Comentário


                            #14
                            O ponteiro indicador do nível de combustível oscilar de um lado para o outro, de extremo a extremo, não é normal. O que é normal é manter-se o mais fixo possível, deslocando-se só ligeiramente, aquando de um declive acentuado ou do consumo do combustível. Para declives, o nível é corrigido, de modo a não variar muito do valor em terreno plano e dar, assim, o valor mais rigoroso possível do combustível existente no depósito.

                            No caso do BMW é, nitidamente, avaria na bóia ou no instrumento de leitura.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
                              E porcausa do Gforce ( Lembrei me agora de uma historia do topico do gabanço )
                              Link please, que só com esse inicio promete...

                              Comentário


                                #16
                                Não preciso do ponteiro da gasolina para nada.Sempre que vou à bomba,atesto,e depois atravès do conta kilómetros parcial,sei o que posso andar,e assim sucessivamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                  Link please, que só com esse inicio promete...
                                  Ja tive a procura e não encontrei. Mas era algo assim deste genero:

                                  O gajo ia com o carro na reserva, e fez uma curva a alta velocidade, e como a gasolina foi toda para o lado porcausa da "gforce" o carro foi abaixo.

                                  Tem lá cada pérola.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    Não preciso do ponteiro da gasolina para nada.Sempre que vou à bomba,atesto,e depois atravès do conta kilómetros parcial,sei o que posso andar,e assim sucessivamente.
                                    E fazes sempre +/- os mesmos quilometros?

                                    Eu cá no meu Lancia já consegui depósitos de 7xx Km mas também de 5xx Km portanto não posso-me fiar por ai.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      E fazes sempre +/- os mesmos quilometros?

                                      Eu cá no meu Lancia já consegui depósitos de 7xx Km mas também de 5xx Km portanto não posso-me fiar por ai.
                                      É claro que para andares descansado,tens que fazer contas a um consumo máximo.Mas no meu caso geralmente nunca deixo ir o depósito abaixo de meio,e gosto de ter sempre gasolina com fartura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                        É claro que para andares descansado,tens que fazer contas a um consumo máximo.Mas no meu caso geralmente nunca deixo ir o depósito abaixo de meio,e gosto de ter sempre gasolina com fartura.
                                        Essa do não precisar do ponteiro para mim tem dois problemas. O primeiro é que tenho o carro há menos de um mês, por isso ainda não fiz o cáluclo do consumo médio. Estava a pensar em atestar para a semana de depois ir fazendo estimativas.

                                        O outro problema é, e isto pode parecer estúpido...., tenho receio de andar com o depósito sempre cheio devido ao medo de roubo (ou só do combustível mas da viatura).


                                        Eheheh, essa da GForce está boa!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu corolla o ponteiro vai até meio do "r" antes de ficar sem combustivel, muito abaixo do último traço, mas também não oscila. O Carina E do cota, idem. O único que tive que oscilva o ponteiro que parecia uma vara verde, foi um Punto. Acho que se apenas circulasse em rotundas, isto é, para a esquerda, nunca iria ficar sem combustivel...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                            O meu Lancia Y tem incremento de gasolina no depósito se fizer uma curva apertada para a esquerda

                                            Isso é normal nestes "carrinhos".
                                            Igual no meu Corolla.

                                            Quando tenho o carro na reserva começo a fazer rotundas sem parar para crescer gasolina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                              Igual no meu Corolla.

                                              Quando tenho o carro na reserva começo a fazer rotundas sem parar para crescer gasolina.
                                              Oh my GOD!

                                              Tal e qual como eu

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
                                                Ja tive a procura e não encontrei. Mas era algo assim deste genero:

                                                O gajo ia com o carro na reserva, e fez uma curva a alta velocidade, e como a gasolina foi toda para o lado porcausa da "gforce" o carro foi abaixo.

                                                Tem lá cada pérola.


                                                Gforce, ao início pensava que era gasóleo...

                                                Mas tem lógica tem, quando o carro voltou à recta, voltou a pegar?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  Igual no meu Corolla.

                                                  Quando tenho o carro na reserva começo a fazer rotundas sem parar para crescer gasolina.
                                                  No meu acontecia o contrário! Quando me lembrava de brincar em rotundas perto da reserva o carro desligava-se com falta de alimentação!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu C270cdi o ponteiro por vezes também sobe, se os ritmos forem calmos e a média de consumo baixar é frequente o ponteiro oscilar...

                                                    Não te nada que ver com a inclinação... pelo menos nos mais recentes... é tudo uma questão de gestão electrónica dos consumos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post


                                                      Gforce, ao início pensava que era gasóleo...

                                                      Mas tem lógica tem, quando o carro voltou à recta, voltou a pegar?
                                                      Certamente pegou, mas o que deu mesmo piada foi o pormenor da Gforce...

                                                      Se a força G fosse assim tanta o carro ainda capotava sendo um carro mais antigo
                                                      No Cinquecento Sport que tive não era preciso ir muito depressa que a diferença fazia se sentir logo, nunca cheguei a esse limite de ir abaixo, mas nem queria tentar ainda tinha um acidente, já em linha recta era um perigo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                                        No meu C270cdi o ponteiro por vezes também sobe, se os ritmos forem calmos e a média de consumo baixar é frequente o ponteiro oscilar...

                                                        Não te nada que ver com a inclinação... pelo menos nos mais recentes... é tudo uma questão de gestão electrónica dos consumos...

                                                        Tens a certeza disso?

                                                        Eu n tenho, atenção, mas sei que o meu carro na gestão electrónica de consumos, não me aumenta o gasóleo no depósito, mas sim os km que ainda consigo percorrer com essa quantidade de combustível...

                                                        Agora um carro "velho", é certinho direitinho, que a inclinação (trás frente, direita, esquerda, dependendo dos carros) influência o ponteiro do combustível, mas lá está, o combustível não aumenta no depósito, mas sim o sensor leva com mais combustível e dá sinal de estar cheio, ou vazio (caso o raciocínio seja o inverso).

                                                        O ultimo carro que "tive" (era da minha irmã confiado às minhas mãos) que se notava isso foi um Daihatsu Terrios... A partir daí, nos carros que tenho tido não tenho notado isso, agora aumentar o combustível no depósito nestes mais recentes é que nunca...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu punto mk1, consoante a curva, se era para a esquerda ou para a direita, ou tava na reserva ou tinha o deposito cheio...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                                            A partir daí, nos carros que tenho tido não tenho notado isso, agora aumentar o combustível no depósito nestes mais recentes é que nunca...
                                                            O carro que tenho actualmente ja me aconteceu isso, ele é de 98, ia com ele na boa, e acende a reserva, até ai tudo normal. fiz alguns km's depois parei para ir fazer umas compras, quando voltei o ponteiro ja se encontrava um pouco acima da reserva. Eu não ia a abrir. Achei estranho mas não fiz caso, depois no regresso parei e abasteci.

                                                            Para mim os ponteiros e so para ter uma ideia nada mais

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