Sempre que leio nos tópicos do "Diário de bordo" vários foristas falam da IPO e fiquei curioso para saber como é e como funciona essa Inspeção e após quanto tempo tem que fazer a primeira. Aqui em São Paulo temos a "Controlar" que verifica apenas as emissões de Poluentes e ao final do teste se o carro passar é colado um Adesivo com o ano da Inspeção e o Licenciamento do carro é liberado. Como funciona ai em Portugal?
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Como funciona a IPO?
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Basicamente é o que o dysplay21 disse.
Mas deixo aqui um link com os elementos que são testados e a periodicidade das inspecções.
Inspecções Automóvel Obrigatórias
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Por ordem:
Identificação do veiculo;
Luzes;
Gases de Escape -> entregas o carro ao inspector:
Cintos de segurança, luzes avisadoras do tablier, buzina, escovas limpa vidros;
Alinhamento; Amortecedores da frente seguido de travões; Amortecedores traseiros seguido de travões --> o carro é-te entregue outra vez;
Verificações na parte inferior: elementos elásticos (sinoblocos, apoios, etc...) e fugas.
Recebes a folhinha verde ou vermelha e vais à tua vida.
1ª IPO aos 4 anos, 2ª aos 8, 3ª aos 10 e anualmente daí em diante (não tenho a certeza disto, corrijam-me se estiver errado)
EDIT: Ok, já vi que me espalhei nos prazos, mas de resto o site apenas apresenta a informação mais pormenorizada...Editado pela última vez por Fadjadjas; 11 July 2012, 00:43.
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Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver PostPor ordem:
Identificação do veiculo;
Luzes;
Gases de Escape -> entregas o carro ao inspector:
Cintos de segurança, luzes avisadoras do tablier, buzina, escovas limpa vidros;
Alinhamento; Amortecedores da frente seguido de travões; Amortecedores traseiros seguido de travões --> o carro é-te entregue outra vez;
Verificações na parte inferior: elementos elásticos (sinoblocos, apoios, etc...) e fugas.
Recebes a folhinha verde ou vermelha e vais à tua vida.
1ª IPO aos 4 anos, 2ª aos 8, 3ª aos 10 e anualmente daí em diante (não tenho a certeza disto, corrijam-me se estiver errado)
EDIT: Ok, já vi que me espalhei nos prazos, mas de resto o site apenas apresenta a informação mais pormenorizada...
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostApesar de ter sido criado com o objectivo de aumentar a segurança dos veículos que circulam nas estradas, neste momento é um sistema obsoleto e corrupto.
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Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver PostPor ordem:
Identificação do veiculo;
Luzes;
Gases de Escape -> entregas o carro ao inspector:
Cintos de segurança, luzes avisadoras do tablier, buzina, escovas limpa vidros;
Alinhamento; Amortecedores da frente seguido de travões; Amortecedores traseiros seguido de travões --> o carro é-te entregue outra vez;
Verificações na parte inferior: elementos elásticos (sinoblocos, apoios, etc...) e fugas.
Recebes a folhinha verde ou vermelha e vais à tua vida.
1ª IPO aos 4 anos, 2ª aos 8, 3ª aos 10 e anualmente daí em diante (não tenho a certeza disto, corrijam-me se estiver errado)
EDIT: Ok, já vi que me espalhei nos prazos, mas de resto o site apenas apresenta a informação mais pormenorizada...
1ª aos 4 anos
2ª aos 6 anos
3ª aos 8 e daí em diante é anual
O meu pópó como está crescido e vai este ano para a escola, foi pela segunda vez à inspecção! Passagem com distinção!!! espero que daqui a dois anos não seja eu a levá-lo!
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver PostTestam vários pontos do carro, essencialmente ligados á segurança.
assim de repente vêem emissões, luzes, suspensão, pneus, travões e depois SUPOSTAMENTE VERIFICAM coisas mais pequenas como se os cintos recolhem, se os vidros eléctricos funcionam, se tens triangulo e colete. Haverá mais coisas que agora não me lembro
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostApesar de ter sido criado com o objectivo de aumentar a segurança dos veículos que circulam nas estradas, neste momento é um sistema obsoleto e corrupto.
Eu sempre levei os meus carros, já chumbaram várias vezes, sendo que na maior parte delas eu já ia a contar ou pelo menos ia na dúvida! A idade não perdoa nalguns casos. Mas resolvia-a os problemas e regressava lá. Tenho que levar este mês, tenho os pneus meios (ou mesmo) carecas, mas vou muda-los antes de ir.
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Originalmente Colocado por paulofer Ver PostÉ verdade, mas mais uma vez depende de nós... os tugas começaram a levar os carros e chumbavam, depois veio o mecânico e disse, não se preocupe eu elvo lá o carro e ele passa! Onde é que os tugas agora levam os carros? Ao IPO, obviamente que não, levam ao mecânico que depois leva ao IPO! (ou nem leva...) Um intermediário dá sempre jeito!
Eu sempre levei os meus carros, já chumbaram várias vezes, sendo que na maior parte delas eu já ia a contar ou pelo menos ia na dúvida! A idade não perdoa nalguns casos. Mas resolvia-a os problemas e regressava lá. Tenho que levar este mês, tenho os pneus meios (ou mesmo) carecas, mas vou muda-los antes de ir.
Mas já vi autênticas sucatas sem segurança nenhuma e a caírem de podre a passarem ao meu lado, e o inspector armado em esquisito com os meus carros que andam sempre impecáveis.
Nunca numa inspecção me detectaram um problema que fosse, porque eu ando sempre em cima das eventuais falhas.
Depois aquela situação das aceleradelas a fundo em ponto morto, que já disse em outras ocasiões, são uma bela porcaria.
Existem inspectores bem qualificados, mas outros são autênticos sapateiros armados em mecânicos.
Uma pessoa é obrigado a "desalinhar" a direcção em alguns carros para poder passar na inspecção, porque as máquinas deles é que são boas e sabem mais que o próprio fabricante.
Conheço carros e carros que passam lá todos podres, sem travões, pneus num estado lastimável, fugas de óleo por todo o lado e chapa toda assucatada, e lá andam anos e anos a fio.
Precisa-se de muito mais controlo, a inspecção é apertada para alguns e inexistente para outros.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostEu também sempre levei e levo os meus carros (a não ser que não tenha mesmo tempo).
Mas já vi autênticas sucatas sem segurança nenhuma e a caírem de podre a passarem ao meu lado, e o inspector armado em esquisito com os meus carros que andam sempre impecáveis.
Nunca numa inspecção me detectaram um problema que fosse, porque eu ando sempre em cima das eventuais falhas.
Depois aquela situação das aceleradelas a fundo em ponto morto, que já disse em outras ocasiões, são uma bela porcaria.
Existem inspectores bem qualificados, mas outros são autênticos sapateiros armados em mecânicos.
Uma pessoa é obrigado a "desalinhar" a direcção em alguns carros para poder passar na inspecção, porque as máquinas deles é que são boas e sabem mais que o próprio fabricante.
Conheço carros e carros que passam lá todos podres, sem travões, pneus num estado lastimável, fugas de óleo por todo o lado e chapa toda assucatada, e lá andam anos e anos a fio.
Precisa-se de muito mais controlo, a inspecção é apertada para alguns e inexistente para outros.
Um Bom exemplo do nosso Pais e dos nossos governantes, e da falta de JUSTIÇA.
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Originalmente Colocado por joaocruz95 Ver PostHá sempre a notinha no cinzeiro... o que acho uma estupidez (de quem a mete e de quem aceita )
a direcção esta sempre desalinhada quando eles querem, se estiver ai com 12, pedem para eles passarem mais rapido que fica logo dentro dos limites
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Como já aqui disse o meu foi à inspecção a semana passada. Aproveitei a hora de almoço e lá vou eu!
Na fila do lado estava uma lata velha que batia por todos os lados e a fumarada era mais que muita. Haviam de ver a minha cara qdo oiço o fulano dizer ao dono da lata: Parabéns, tem aqui uma relíquia como há poucos. Excelente!!!! (isto enquanto lhe passava o papel verde para a mão).
Só fiquei a pensar que se o que estava de volta do meu, lhe desse a travadinha de implicar com um grão de pó, ía haver festa!!!
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Como funciona, é fácil.
Chegas lá, pagas perto de 30€.
Ficas no carro à espera que te digam para avançar.
Depois é só ir fazendo o que dizem... Ligue as luzes, trave, chegue à frente, vire o volante, etc...
No final dão um papel que se for verde tass bem, se for vermelho nem por isso.
Basicamente é isto ;)
Fui agora à inspecção com o carro do meu boss, lol, olhei para a carta do ano passado, e pensei, se mostro isto no centro nunca mais saio daqui... A mulher a dizer, pois mas tem que andar com isso no carro, e eu, pois mas o carro não é meu que quer que lhe faça? Pronto lá passou sem anotações
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Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Postsabes analisar os dados do computador??
é que secalhar aquela lata velha estava mesmo boa
alias conheçendo minimamente o funcionamento do ipo quase que aposto que estava mesmo boa
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Originalmente Colocado por aquicas Ver PostPela barulheira que fazia e a fumarada, devia estar como nova e acabadinho de sair da fábrica!
achas mesmo que as coisas são feitas assim???
se o carro fosse para chumbar a folha não seria dada ali na frente das pessoas todas
eu antes ia ao centro de oeiras e podia la ir todos os dias que todos os dias ia achar la as mesmas caras, ai só não via quem não queria
agora dizeres que por o carro ser velho não tinha condições parece-me absurdom ainda para mais secalhar nem sabes avaliar o que aparece no computador nem sabes os limites
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Originalmente Colocado por faquir Ver PostJá há uns anos (3) que não vou há inspeção pois despachei a minha lata, não acham que quando o carro está na máquina e aquelas placas onde estão as rodas se movem com alguma brutalidade lateralmente possa danificar a viatura
Aquilo é uma pequena amostra das forças a que um carro está sujeito em estrada.
Mas, custa ver aquilo.
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Na última IPO (que foi a 1ª do carro) tive 3 situações:
1ª - o carro tem vidros escurecidos atrás de origem, e o Xor. Inspector vira-se para mim e diz "Eh pá, películas é que não!", e a tentar descolar aquilo com o dedo. Lá lhe disse que aquilo era de origem, e ele diz-me que não há carros com películas de origem. Respondi-lhe "Nunca disse que as películas eram de origem, mas o escurecido dos vidros.".
Olhou para mim, voltou a olhar para os vidros, e mandou-me seguir... pensei logo "vais arranjar qualquer coisa..."
2ª - chega ao fim, onde me vem dizer para tirar o carro da linha e esperar pelo selo e diz-me assim "é preciso muita boa vontade para conseguir ver rasgos nos pneus da frente... já agora, como se tem portado o carro? o meu pai comprou agora um com 3 anos". Bem, aqui foi o quebrar o gelo, e estivemos cerca de 10 minutos a falar do carro.
Ao sair fiquei a pensar: se o pai dele não tivesse comprado o carro igual, será que tinha implicado com os pneus?
3ª - chego a casa, e ao arrumar a folha verde vejo que colocaram mais Kms que os reais (trocaram 2 números). Lá tive de fazer mais 8 kms (4 para cada lado) para resolver a situação...
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Já sai de la com um braço de suspensão com folga. Antes de entrar nessa tal máquina não tinha folga nenhuma. Eu ando maioritariamente em estradas boas e sou muito cuidadoso com buracos e tampas. A suspensão estava impecável, depois de sair da inspecção comecei a ouvir um "toc toc toc" e passado uns tempos lá verifiquei que era um braço com folga e tive que trocar.
É para o que serve aquela porcaria, encher os bolsos aos mamões que ainda por cima nos lixam os carros.
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostNa última IPO (que foi a 1ª do carro) tive 3 situações:
3ª - chego a casa, e ao arrumar a folha verde vejo que colocaram mais Kms que os reais (trocaram 2 números). Lá tive de fazer mais 8 kms (4 para cada lado) para resolver a situação...
Não percebi, estavas a ser irónico, certo ?
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