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IPO + BMW = Chumbo por causa do alinhamento da direcção?

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    IPO + BMW = Chumbo por causa do alinhamento da direcção?

    Olá a todos,

    Antes de mais peço desde já desculpa porque acredito que isto já tenha sido debatido um milhão de vezes, mas não encontrei um tópico em concreto com estas dúvidas pelo que as vou colocar aqui. Se no entanto encontrarem algum tópico onde este post encaixe melhor por favor movam-no à vontade.

    Tal como já me tinham avisado quando comprei o meu carro em 2008, os centros de inspecção chumbam os carros por causa do alinhamento da direcção que segundos os padrões de fábrica não é aceite em Portugal. Tenho conhecimento que não é só com a BMW mas neste caso vou-me pronunciar apenas sobre as minhas dúvidas.
    Antes de fazer a inspecção ainda lhe perguntei ao técnico se tinha conhecimento destes casos pois não só havia centenas de queixas na internet como me foi dito pelo próprio vendedor do Stand da BMW que quando chegasse a altura da inspecção que eu teria de ir lá que eles alinhavam a direcção segundo o "standard" do IPO e que posteriormente após passar na inspecção que voltavam a alinhar segundo os parâmetros de fábrica. Ora o técnico do centro IPO veio logo com a conversa que isso era mentira, que não fazia sentido nenhum e que se a direcção estivesse alinhada que iria passar sem problemas.


    Ora eu resolvi arriscar para vacinar-me e o resultado foi o que eu esperava: Anotação especial que se se repetir daqui a dois anos chumba o carro. Ao falar com outro técnico mais novo e mais humilde ele lá reconheceu que efectivamente é assim que costuma acontecer com a BMW, a Audi e até alguns Mercedes mas que eles não podem fazer nada porque quem tem de autorizar isso é o IMTT. Entretanto lá chega o outro técnico e continua a repetir a mesma coisa, que é problema do carro, que pode ser por causa da suspensão, por causa dos pneus, que inclusivamente faz com que os meus pneus se gastem mais depressa (ao que eu lhe tentei explicar que isso é apenas uma consequencia da maneira como a direcção está alinhada e é o preço a apagar para o carro ficar mais seguro) etc,etc,etc. Voltei a referir o que já tinha dito anteriormente até que ele resolve ir-me buscar uma capa onde tinha montes de circulares enviadas pelo IMTT com as excepções para cada carro e modelo e sem qualquer referencia a este tipo de problemas.

    Agora as minhas dúvidas e o que me levou a vir aqui ao fórum são estas:

    1) A BMW (e as outras marcas) estão ao corrente deste problema? Se sim porque é que nunca fizeram nada para alterar e acabar com este transtorno?

    2) Já alguém tentou fazer alguma coisa relacionada com isto? Contactar a BMW (Portugal e Sede Alemã) e o IMTT deu alguns frutos?

    3) Alguém sabe se as afinações da direcção (não sei se isto é algum problema relacionado com o camber ou qualquer outro prâmetro) estão disponíveis em algum lado? Queria juntar esses dados a uma reclamação por escrito que vou fazer para os sitios acima mencionados.



    O meu carro está totalmente stock, e a direcção não foge 1mm que seja e é super seguro a curvar. Não consigo engolir o facto de ter de ir ao mecânico desalinhar a direcção só para gastar dinheiro de forma inútil e satisfazer as vontades dos ignorantes.
    Editado pela última vez por 320dEVIL; 17 July 2012, 20:56.

    #2
    Isto infelizmente é uma realidade, com que, quem tem BMWs anteriores a 2009 ( penso eu ) tem que lidar.

    Os alinhamentos de origem, não passam nas inspecções, é preciso desalinhar tudo a direito para passar, e depois voltar a alinhar pela marca para andar em segurança.

    No 330d, a primeira vez que troquei de pneus, convenceram-me a alinhar a direcção e garantiram-me que tinham os dados, etc e tal...

    Basicamente o que fizeram foi por tudo a zero graus... A 110 o carro pura e simplesmente não se conduzia, fazia movimentos laterais como se estivesse um furacão a passar. Acabei por ir alinhar à marca, e até hoje não mais alinhei um BMW nas casas de pneus.

    Penso que só os carros a partir de 2009, é que já passam na inspecção com os valores de origem.

    Rídiculo e compreendo totalmente a tua angustia

    Comentário


      #3
      A Mini tb é afetada?

      Comentário


        #4
        Obrigado pelo feedback

        Realmente não sabia que os carros de 2009 para a frente já não tinham este problema? Será que a direcção vem alinhada de uma forma diferente?

        O que ainda me custou mais é ouvir o gajo ali a dizer que era mentira o que eu estava a dizer e que não tinha razão nenhuma, tentando passar-me um atestado de burrice a mim e às centenas (ou milhares!) de pessoas que andam por esta Internet a queixarem-se do mesmo!

        Encontrei também um artigo que saiu na AH de 15 de Março de 2009 ( Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Inspecções desalinhadas) e já os contactei a ver se podem ceder uma cópia do artigo para anexar à exposição que pretendo fazer. A verdade é que também fiquei sem saber o que dizer quando o técnico me disse "Mas então não acha que se fosse realmente como está a dizer, a BMW já não tinha feito um requerimento ao IMTT para alterar os valores da direcção relativamente ao seu carro?"

        Porque é que nunca foi feito nada desde há tantos anos para cá? Não consigo entender ...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
          A Mini tb é afetada?
          Para te ser sincero não sei responder, mas a julgar pelos links que aparecem no google eu penso que não.

          Comentário


            #6
            Também tenho o mesmo problema nos MB, e são de 98... o que faço é levar o carro á mercedes e eles é que lá vão...

            Como eles no IMTT querem o alinhamento estragam me os pneus muito mais rapidamente.

            é a triste realidade

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
              Obrigado pelo feedback

              Realmente não sabia que os carros de 2009 para a frente já não tinham este problema? Será que a direcção vem alinhada de uma forma diferente?

              O que ainda me custou mais é ouvir o gajo ali a dizer que era mentira o que eu estava a dizer e que não tinha razão nenhuma, tentando passar-me um atestado de burrice a mim e às centenas (ou milhares!) de pessoas que andam por esta Internet a queixarem-se do mesmo!

              Encontrei também um artigo que saiu na AH de 15 de Março de 2009 ( Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Inspecções desalinhadas) e já os contactei a ver se podem ceder uma cópia do artigo para anexar à exposição que pretendo fazer. A verdade é que também fiquei sem saber o que dizer quando o técnico me disse "Mas então não acha que se fosse realmente como está a dizer, a BMW já não tinha feito um requerimento ao IMTT para alterar os valores da direcção relativamente ao seu carro?"

              Porque é que nunca foi feito nada desde há tantos anos para cá? Não consigo entender ...
              Gostava de te saber responder, mas a verdade é que não sei...

              Isto de 2009, tem a haver com o facto do 35i ser de 2009, e no outro dia, por acaso, perguntei na oficina se quando fosse em 2013 fazer a inspecção do carro, se tinha que desalinhar para passar, ao que me responderam que como era de 2009, já não...

              Acabei por não perguntar mais nada.

              Comentário


                #8
                Os chumbos dos alinhamentos tornam-se é engraçado em clássicos...
                O IMTT é que sabe e os engºs das marcas são uns cromos que não percebem nada do assunto. Afinal quem desenha e estuda como o carro se deve comportar é o IMTT e não a BMW, neste caso.

                Comentário


                  #9
                  Bem vindo ao clube!

                  É para as pessoas verem a palhaçada que são as inspecções.

                  Tenho que ir desalinhar os meus carros para eles passarem na IPO.

                  Com o alinhamento que passa na inspecção gasta-me os pneus todos por dentro e o carro fica mais inseguro. Mas enfim eles são os finos, as máquinas deles é que são imunes a erros, etc.

                  Eu já estou farto mas farto de debater este assunto. Farto-me de escrever nos livros de reclamação dos centros de inspecção, mas é como falar para o boneco.

                  Comentário


                    #10
                    A pick-up Mazda do meu patrão Tb tem esse stress e as respostas que já recebi, são as mesmas...
                    Mas ali chumba logo...
                    De facto é estranho ir a caminho da casa de pneus e a direcção direitinho, e depois sair de lá e ir com o carro a fugir para a direita a caminho do centro de inspecções.

                    Era o único caso que conhecia, e pensava que era da marca, ou da pick-up tar toda fdd, mas pelos vistos não.

                    O que tenho conseguido fazer para poupar € e tempo, é convencer o técnico a ver a direcção antes de iniciar o teste registado, e apertar ou desapertar lá as porcas (não percebo nada de mecânica...).
                    Sim isto não é moral, e depois um gajo faz isto e queixa-se da corrupção do sistema e blá blá blá. O outro é ministro e é um trolha, eu só tento safar o meu patrão...(nada de pessoal, esta ultima parte é para os moralistas) ;)

                    A primeira vez que me aconteceu isto, perdi uma manha entre o centro de inspecções e a casa de pneus, paguei 2 inspecções, a terceira já me fizeram aquilo de esguelha com pena do coitado, e lá acabou por passar...

                    Isto tudo, sem o carro ser meu... Dasss

                    Comentário


                      #11
                      Esquecem-se é que estão a verificar um alinhamento quase "parado" quando a suspensão está estudada para funcionar com o carro em movimento. Não é com os 2ou3 km/h que eles passam sobre o ripómetro que vão ver se o carro está alinhado ou não... Enfim, faz falta alguém com € meter esta gente na linha. Sim, com €, que apesar de gratuita, a justiça em PT é cara...

                      Comentário


                        #12
                        Eu já estou a compilar o máximo de informação que encontrar (se encontrarem artigos online de revistas e/ou televisão indiquem-me o link sff) para expor o caso. Mas por outro lado não acredito que ainda ninguém tenha tido a mesma ideia que eu tenho, o que me deixa com a sensação que já alguém tentou e não vai adiantou nada.

                        Vamos ver no que vai dar. Continuem a dar feedback sobre este assunto!
                        Editado pela última vez por 320dEVIL; 17 July 2012, 19:59.

                        Comentário


                          #13
                          Esta é nova para mim e da me vontade de rir Voces com BMW com a direccao alinhada o carro chumba????

                          Todos os carros que tive em PT, nunca lhes alinhei a direccao ( por desleixo ) e sempre que foram a inspeccao passaram sem nada a apontar Esses centros de inspeccao realmente cada vez estao melhores Mas tambem ja nao me espanta.....

                          Comentário


                            #14
                            Premium que é Premium alinha a direcção imediatamente antes e depois da inspecção, á rico

                            Comentário


                              #15
                              Fui possuidor de um 320D de 2001. Numa inspecção que fiz, eu passei a primeira vez como carro na maquinete... Quando técnico entrou no carro para fazer o teste das suspenções voltou para fora do centro e fez novamente o teste, guinando o carro no espaço entre o eixo da frente e de trás. O carro passou!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Infelizmente, é um mal que alguns tipos de suspensões tem, que na sua grande maioria tem o camber negativo.

                                Cá por casa, tal acontece a um Alfa e um Ford.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
                                  Olá a todos,

                                  Antes de mais peço desde já desculpa porque acredito que isto já tenha sido debatido um milhão de vezes, mas não encontrei um tópico em concreto com estas dúvidas pelo que as vou colocar aqui. Se no entanto encontrarem algum tópico onde este post encaixe melhor por favor movam-no à vontade.

                                  Tal como já me tinham avisado quando comprei o meu carro em 2008, os centros de inspecção chumbam os carros por causa do alinhamento da direcção que segundos os padrões de fábrica não é aceite em Portugal. Tenho conhecimento que não é só com a BMW mas neste caso vou-me pronunciar apenas sobre as minhas dúvidas.
                                  Antes de fazer a inspecção ainda lhe perguntei ao técnico se tinha conhecimento destes casos pois não só havia centenas de queixas na internet como me foi dito pelo próprio vendedor do Stand da BMW que quando chegasse a altura da inspecção que eu teria de ir lá que eles alinhavam a direcção segundo o "standard" do IPO e que posteriormente após passar na inspecção que voltavam a alinhar segundo os parâmetros de fábrica. Ora o técnico do centro IPO veio logo com a conversa que isso era mentira, que não fazia sentido nenhum e que se a direcção estivesse alinhada que iria passar sem problemas.


                                  Ora eu resolvi arriscar para vacinar-me e o resultado foi o que eu esperava: Anotação especial que se se repetir daqui a dois anos chumba o carro. Ao falar com outro técnico mais novo e mais humilde ele lá reconheceu que efectivamente é assim que costuma acontecer com a BMW, a Audi e até alguns Mercedes mas que eles não podem fazer nada porque quem tem de autorizar isso é o IMTT. Entretanto lá chega o outro técnico e continua a repetir a mesma coisa, que é problema do carro, que pode ser por causa da suspensão, por causa dos pneus, que inclusivamente faz com que os meus pneus se gastem mais depressa (ao que eu lhe tentei explicar que isso é apenas uma consequencia da maneira como a direcção está alinhada e é o preço a apagar para o carro ficar mais seguro) etc,etc,etc. Voltei a referir o que já tinha dito anteriormente até que ele resolve ir-me buscar uma capa onde tinha montes de circulares enviadas pelo IMTT com as excepções para cada carro e modelo e sem qualquer referencia a este tipo de problemas.

                                  Agora as minhas dúvidas e o que me levou a vir aqui ao fórum são estas:

                                  1) A BMW (e as outras marcas) estão ao corrente deste problema? Se sim porque é que nunca fizeram nada para alterar e acabar com este transtorno?

                                  2) Já alguém tentou fazer alguma coisa relacionada com isto? Contactar a BMW (Portugal e Sede Alemã) e o IMTT deu alguns frutos?

                                  3) Alguém sabe se as afinações da direcção (não sei se isto é algum problema relacionado com o camber ou qualquer outro prâmetro) estão disponíveis em algum lado? Queria juntar esses dados a uma reclamação por escrito que vou fazer para os sitios acima mencionados.



                                  O meu carro está totalmente stock, e a direcção não foge 1mm que seja e é super seguro a curvar. Não consigo engolir o facto de ter de ir ao mecânico desalinhar a direcção só para gastar dinheiro de forma inútil e satisfazer as vontades dos ignorantes.
                                  Como já foi dito é assim mesmo. BMW's e alguns Mercedes, tem que "desalinhar" para passar nas inspeções.

                                  Mas o probelma não é da BMW ou da Mercedes, o problema é a forma rudimentar como eles nos IPO's avaliam o alinhamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu alinhei a direcção com o deposito cheio e no centro de inspecção passou sem qualquer problema!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O w202 cá de casa é a mesma história.

                                      Por isso é que dou a credibilidade que dou aos centros de IPO

                                      Comentário

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