Olá a todos,
Antes de mais peço desde já desculpa porque acredito que isto já tenha sido debatido um milhão de vezes, mas não encontrei um tópico em concreto com estas dúvidas pelo que as vou colocar aqui. Se no entanto encontrarem algum tópico onde este post encaixe melhor por favor movam-no à vontade.
Tal como já me tinham avisado quando comprei o meu carro em 2008, os centros de inspecção chumbam os carros por causa do alinhamento da direcção que segundos os padrões de fábrica não é aceite em Portugal. Tenho conhecimento que não é só com a BMW mas neste caso vou-me pronunciar apenas sobre as minhas dúvidas.
Antes de fazer a inspecção ainda lhe perguntei ao técnico se tinha conhecimento destes casos pois não só havia centenas de queixas na internet como me foi dito pelo próprio vendedor do Stand da BMW que quando chegasse a altura da inspecção que eu teria de ir lá que eles alinhavam a direcção segundo o "standard" do IPO e que posteriormente após passar na inspecção que voltavam a alinhar segundo os parâmetros de fábrica. Ora o técnico do centro IPO veio logo com a conversa que isso era mentira, que não fazia sentido nenhum e que se a direcção estivesse alinhada que iria passar sem problemas.
Ora eu resolvi arriscar para vacinar-me e o resultado foi o que eu esperava: Anotação especial que se se repetir daqui a dois anos chumba o carro. Ao falar com outro técnico mais novo e mais humilde ele lá reconheceu que efectivamente é assim que costuma acontecer com a BMW, a Audi e até alguns Mercedes mas que eles não podem fazer nada porque quem tem de autorizar isso é o IMTT. Entretanto lá chega o outro técnico e continua a repetir a mesma coisa, que é problema do carro, que pode ser por causa da suspensão, por causa dos pneus, que inclusivamente faz com que os meus pneus se gastem mais depressa (ao que eu lhe tentei explicar que isso é apenas uma consequencia da maneira como a direcção está alinhada e é o preço a apagar para o carro ficar mais seguro) etc,etc,etc. Voltei a referir o que já tinha dito anteriormente até que ele resolve ir-me buscar uma capa onde tinha montes de circulares enviadas pelo IMTT com as excepções para cada carro e modelo e sem qualquer referencia a este tipo de problemas.
Agora as minhas dúvidas e o que me levou a vir aqui ao fórum são estas:
1) A BMW (e as outras marcas) estão ao corrente deste problema? Se sim porque é que nunca fizeram nada para alterar e acabar com este transtorno?
2) Já alguém tentou fazer alguma coisa relacionada com isto? Contactar a BMW (Portugal e Sede Alemã) e o IMTT deu alguns frutos?
3) Alguém sabe se as afinações da direcção (não sei se isto é algum problema relacionado com o camber ou qualquer outro prâmetro) estão disponíveis em algum lado? Queria juntar esses dados a uma reclamação por escrito que vou fazer para os sitios acima mencionados.
O meu carro está totalmente stock, e a direcção não foge 1mm que seja e é super seguro a curvar. Não consigo engolir o facto de ter de ir ao mecânico desalinhar a direcção só para gastar dinheiro de forma inútil e satisfazer as vontades dos ignorantes.
Antes de mais peço desde já desculpa porque acredito que isto já tenha sido debatido um milhão de vezes, mas não encontrei um tópico em concreto com estas dúvidas pelo que as vou colocar aqui. Se no entanto encontrarem algum tópico onde este post encaixe melhor por favor movam-no à vontade.
Tal como já me tinham avisado quando comprei o meu carro em 2008, os centros de inspecção chumbam os carros por causa do alinhamento da direcção que segundos os padrões de fábrica não é aceite em Portugal. Tenho conhecimento que não é só com a BMW mas neste caso vou-me pronunciar apenas sobre as minhas dúvidas.
Antes de fazer a inspecção ainda lhe perguntei ao técnico se tinha conhecimento destes casos pois não só havia centenas de queixas na internet como me foi dito pelo próprio vendedor do Stand da BMW que quando chegasse a altura da inspecção que eu teria de ir lá que eles alinhavam a direcção segundo o "standard" do IPO e que posteriormente após passar na inspecção que voltavam a alinhar segundo os parâmetros de fábrica. Ora o técnico do centro IPO veio logo com a conversa que isso era mentira, que não fazia sentido nenhum e que se a direcção estivesse alinhada que iria passar sem problemas.
Ora eu resolvi arriscar para vacinar-me e o resultado foi o que eu esperava: Anotação especial que se se repetir daqui a dois anos chumba o carro. Ao falar com outro técnico mais novo e mais humilde ele lá reconheceu que efectivamente é assim que costuma acontecer com a BMW, a Audi e até alguns Mercedes mas que eles não podem fazer nada porque quem tem de autorizar isso é o IMTT. Entretanto lá chega o outro técnico e continua a repetir a mesma coisa, que é problema do carro, que pode ser por causa da suspensão, por causa dos pneus, que inclusivamente faz com que os meus pneus se gastem mais depressa (ao que eu lhe tentei explicar que isso é apenas uma consequencia da maneira como a direcção está alinhada e é o preço a apagar para o carro ficar mais seguro) etc,etc,etc. Voltei a referir o que já tinha dito anteriormente até que ele resolve ir-me buscar uma capa onde tinha montes de circulares enviadas pelo IMTT com as excepções para cada carro e modelo e sem qualquer referencia a este tipo de problemas.
Agora as minhas dúvidas e o que me levou a vir aqui ao fórum são estas:
1) A BMW (e as outras marcas) estão ao corrente deste problema? Se sim porque é que nunca fizeram nada para alterar e acabar com este transtorno?
2) Já alguém tentou fazer alguma coisa relacionada com isto? Contactar a BMW (Portugal e Sede Alemã) e o IMTT deu alguns frutos?
3) Alguém sabe se as afinações da direcção (não sei se isto é algum problema relacionado com o camber ou qualquer outro prâmetro) estão disponíveis em algum lado? Queria juntar esses dados a uma reclamação por escrito que vou fazer para os sitios acima mencionados.
O meu carro está totalmente stock, e a direcção não foge 1mm que seja e é super seguro a curvar. Não consigo engolir o facto de ter de ir ao mecânico desalinhar a direcção só para gastar dinheiro de forma inútil e satisfazer as vontades dos ignorantes.
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