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Travagem e motor - Que relação?

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    Travagem e motor - Que relação?

    Boas,

    Há dois dias tive que trocar todo o sistema de travagem traseiro porque andava a perder óleo pelos bombitos e tinha tubos gretados e dei por isso porque em certas alturas o pedal afundava.

    Visto isto, oficina troca tudo e trava que é maravilha.

    Mas agora surgiram-me duas questões que não me fazem o mínimo sentido:

    - Em aceleração normal o motor (60 póneis) dispara a rotação sem o mínimo sentido*
    - Quando parado o relantim sobe até às 1500rpm e quando travo fica nos normais 900

    *Aconteceu-me durante uma ultrapassagem e como sei o motor que tenho, comecei-a apenas quando sabia que ia ter tempo e espaço suficiente para o fazer. Comecei em 3ª às 2000 e quando dou por mim tenho o carro a sair disparado, tal e como como se tivesse metido vitaminas no bucho, e quando olhei para o quadrante já ele vai a gritar às 3500, sem aceleração da minha parte que o justificasse (já o tenho há 2 anos e conheço minimamente o que ele consegue e não, bem como a força necessária para ele acelerar "qb"); mesmo em condução normal deixou de estar asmático e com a condução de sempre ele não me pede reduções onde tipicamente o fazia.

    Fui perguntar ao mecânico que raio tinha ele feito ao motor, porque ele está naturalmente mais acelerado e ele disse-me que não há rigorosa relação entre uma coisa e outra - como eu suspeitava. Apenas me disse que o servo-freio se serve do motor, mas não mais do que isso.

    No meio de tudo isso foi mudado o óleo dos travões que já teria 3 anos, mas mais uma vez sem relação (aparente).

    Alguém me consegue explicar este bruxedo?

    #2
    Deves ter uma entrada de ar pelos tubos de vácuo dos travões.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
      Deves ter uma entrada de ar pelos tubos de vácuo dos travões.
      Pode ser, embora não fosse lógico que fossem mexer nesta parte...

      Comentário


        #4
        Embraiagem?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Pode ser, embora não fosse lógico que fossem mexer nesta parte...
          Quanto muito creio que mexeram no reservatório do óleo (mal seria, se o trocaram) mas a entrada de ar não o ia afogar em vez de o tornar mais solto?

          Até o consumo me aparenta que aumentou, mas isso só posso garantir quando o depósito terminar.


          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Embraiagem?
          Tem 20 mil kms, não será daí, até porque a velocidade aumentou em conformidade (no caso do meu aumentou perto de 30km/h entre as 2000 e as 3500).

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            #6
            Um colega deu-me a ideia que o motivo do motor estar mais solto é que as maxilas podiam, de alguma forma, ir sempre a travar.

            É uma hipótese, mas isso teria dado sinais, além de não ter notado nenhum desgaste fora do normal nas antigas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Um colega deu-me a ideia que o motivo do motor estar mais solto é que as maxilas podiam, de alguma forma, ir sempre a travar.

              É uma hipótese, mas isso teria dado sinais, além de não ter notado nenhum desgaste fora do normal nas antigas
              É o mais plausível. Mas não te cheirava a queimado?

              Comentário


                #8
                Então mas as acelerações das rpms?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  É o mais plausível. Mas não te cheirava a queimado?
                  Não, rigorosamente nada
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Então mas as acelerações das rpms?
                  Ontem fiz uma viagem de 300 kms e o desgraçado veio na maior.. Não tive muito tempo parado (cerca de 5 minutos nas 3 horas de viagem e com o motor ligado) e nada de mais.. relantim às 900, certinho

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                    #10
                    Isso é fuga de ar, quase de certeza, no tubo que liga o servo-freio ao colector de admissão. Como a "puxada" para o servo-freio fica a seguir à borboleta do acelerador, havendo aí uma fuga/entrada de ar, é normal que o carro acelere mesmo sem pisar o pedal...

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