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Professores contratados há vários anos passam aos quadros

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    Professores contratados há vários anos passam aos quadros

    Professores contratados há vários anos passam aos quadros


    O Ministro da Educação, Nuno Crato, prometeu hoje no Parlamento a passagem aos quadros, possivelmente já este ano, de professores contratados "com vários anos de serviço".
    Em resposta a uma pergunta da deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago, Crato afirmou que o Ministério da Educação e da Ciência (MEC) está a trabalhar "para que seja feita a vinculação extraordinária de professores contratados já este ano". O ministro não quis, no entanto, adiantar estimativas sobre o número de docentes a contrato que serão precisos nas escolas no próximo ano letivo.
    Já em 2010, uma resolução da Assembleia da República recomendava ao Governo a passagem aos quadros dos professores contratados com dez ou mais anos de serviço. Na origem dessa resolução esteve a discussão no Parlamento de uma petição com mais de 4500 assinaturas que alegava que a existência de docentes com muitos anos de contrato é a prova de que o trabalho desempenhado nas escolas corresponde a necessidades permanentes do sistema, pelo que não se justifica a precariedade do seu vínculo. Também o Provedor de Justiça já tinha feito uma recomendação no mesmo sentido.
    No Parlamento, o ministro recusou divulgar o número de professores efetivos que deverão ficar sem turmas atribuídas no próximo ano letivo, segundo o levantamento provisório concluído pelas escolas na passada sexta-feira.
    Crato afirmou que estes números estão em permanente atualização e que só a 16 de agosto poderão ser conhecidos dados consolidados sobre a matéria. Ainda assim, o ministro adiantou que alguns estabelecimentos de ensino estão já a "repescar" professores a quem tinham comunicado na semana passada que iriam ficar com horário zero.
    O MEC divulgou hoje, junto das escola,s novas orientações para a distribuição de serviço docente, que permitirão dar horário aos docentes dos quadros que estavam em risco de ficar sem componente letiva
    Ler mais: Professores contratados há vários anos passam aos quadros - Expresso.pt




    Este anúncio é particularmente importante para uma familiar minha que é professora há 16 anos... e não é efectiva, apesar de sempre ter tido colocação com horário completo. É importante também porque há milhares de professores nesta situação, e não se compreende como, dado que há necessidades permanentes.

    A questão é... como vai o governo fazê-lo?? Se os objectivos actuais são o da redução da despesa, o da redução do número de funcionários públicos, o PPC terá já dado ordem de caça ao voto?





    #2
    Numa altura em que se fala que há milhares de professores dos quadros que estão com meio pé na rua, não sei até que ponto vão os contratados passar para o quadro.


    ...a não ser que haja aqui um jogo de terminologia.

    Comentário


      #3
      Vamos esperar para ver... Com aumento do número de alunos por turma, e redução das horas não lectivas, como será possível não despedir milhares?

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        #4
        RedHeart mas os do quadro têm sempre trabalho/horário/vencimento, isto é só a estupidez da mobilidade interna em funcionamento.

        Há milhares de contratados a entrar todos os anos, logo, uma %, são efetivamente uma necessidade permanente e não transitória.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ToyotistaAbuTrE Ver Post
          RedHeart mas os do quadro têm sempre trabalho/horário/vencimento, isto é só a estupidez da mobilidade interna em funcionamento.

          Há milhares de contratados a entrar todos os anos, logo, uma %, são efetivamente uma necessidade permanente e não transitória.
          No quadro já havia muito pessoal com horário 0. Com os mega, as direcções passarão a ser mais pequenas e os profs que estavam designados para isso regressam à sala de aula. Com a mudança das matrizes curriculares e com o aumento do número de alunos por turma, muitos também deixarão de ser necessários. Também já ouvi dizer (mas não confirmei) que vários cargos deixavam de contar como horas, logo...

          Não há milhares de contratados a entrar todos os anos: há milhares de contratados a tapar buracos todos os anos. A ideia do MEC é reduzir ao máximo esses buracos e safar-se com a prata da casa, evitando a "ineficiência" de RH que é andar a contratar trabalhadores, quando os têm nos quadros com horário livre.

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            #6
            Não acredito. A ocorrer será residual e para convencer a opinião pública.
            Já agora espero que este tópico (tal como todos os relacionados com a profissão em questão) não seja mais do mesmo.

            Comentário


              #7
              É um facto que cada vez vão ser precisos menos professores, e não é uma questão política, é demográfica, o que significa que muitos professores vão ter que ir para o olho da rua.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                É um facto que cada vez vão ser precisos menos professores, e não é uma questão política, é demográfica, o que significa que muitos professores vão ter que ir para o olho da rua.
                É isto que custa a muitos perceber, não é possível manter uma massa de assalariados gigantesca quando parte dela deixa de ser necessária, independentemente do número de manifestações que decidam fazer nas ruas e de petições que queiram entregar.

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                  #9
                  Isto é no mínimo... incoerente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                    É um facto que cada vez vão ser precisos menos professores, e não é uma questão política, é demográfica, o que significa que muitos professores vão ter que ir para o olho da rua.
                    Para variar, sai logo asneirada, nunca é preciso esperar muito.

                    Para informação de quem não se rala em a procurar, a necessidade de professores no sistema educativo não diminuiu por pressão demográfica, já que essa tendência tem sido contrariada pela diminuição do abandono escolar e do alargamento da escolaridade obrigatória.

                    Ou já se esqueceram que agora a escolaridade obrigatória é de 18 anos? Estranho (só para quem não sabe o que se está a passar) é estarem professores a sair em massa numa altura em que os alunos têm que passar mais três anos nas escolas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                      Para variar, sai logo asneirada, nunca é preciso esperar muito.

                      Para informação de quem não se rala em a procurar, a necessidade de professores no sistema educativo não diminuiu por pressão demográfica, já que essa tendência tem sido contrariada pela diminuição do abandono escolar e do alargamento da escolaridade obrigatória.

                      Ou já se esqueceram que agora a escolaridade obrigatória é de 18 anos? Estranho (só para quem não sabe o que se está a passar) é estarem professores a sair em massa numa altura em que os alunos têm que passar mais três anos nas escolas.
                      Ensino perde 91 mil alunos em 20 anos

                      O ensino básico e secundário perdeu 91 723 alunos nos últimos 20 anos, enquanto o número de professores aumentou 24 784, revela a 102ª edição do Anuário Estatístico de Portugal, agora lançado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).



                      No ano lectivo 1990/91, havia 1 832 167 alunos matriculados nos ensinos básico e secundário, enquanto o número de professores era de 136 792. Já em 2009/2010, o número de alunos desceu cinco por cento, para 1 740 444, ao passo que o de professores aumentou 18,1 por cento, para 161 576.
                      A explicação para esta aparente contradição está no facto de a maior redução de alunos se dar no 1º ciclo, onde a quebra foi de 28 por cento (de 669 525 para 479 519), enquanto no 3º ciclo e no secundário houve um aumento de 22 por cento (de 806 222 para 987 677). Já o 2º ciclo também desceu, de 356 420 para 273 248.
                      Pena é a fonte ser o CM, mas citaram o Ine.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                        Para variar, sai logo asneirada, nunca é preciso esperar muito.

                        Para informação de quem não se rala em a procurar, a necessidade de professores no sistema educativo não diminuiu por pressão demográfica, já que essa tendência tem sido contrariada pela diminuição do abandono escolar e do alargamento da escolaridade obrigatória.

                        Ou já se esqueceram que agora a escolaridade obrigatória é de 18 anos? Estranho (só para quem não sabe o que se está a passar) é estarem professores a sair em massa numa altura em que os alunos têm que passar mais três anos nas escolas.
                        Uma rapida pesquisa patrocinada pela Google permitia-te encontrar várias referências ao estudo do INE referido no post acima deste e evitavas esta triste figura, que mais não é que a postura de tantos outros que querem à força manter a sua posição de assaláriados independentemente de serem ou não necessários nas funções que desempenham.

                        É uma dedução simples, há cada vez mais "professores" e menos alunos. Conhecendo-se o estado actual das finanças públicas é facil prever o desfecho da situação a médio/longo prazo.
                        Editado pela última vez por Bisonte; 20 July 2012, 14:36.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bisonte Ver Post
                          Uma rapida pesquisa patrocinada pela Google permitia-te encontrar várias referências ao estudo do INE referido no post acima deste e evitavas esta triste figura, que mais não é que a postura de tantos outros que querem à força manter a sua posição de assaláriados independentemente de serem ou não necessários nas funções que desempenham.

                          É uma dedução simples, há cada vez mais "professores" e menos alunos. Conhecendo-se o estado actual das finanças públicas é facil prever o desfecho da situação a médio/longo prazo.
                          Continua a cegueira seletiva, não é verdade?

                          O estudo que o Kopien reproduz é anterior aos efeitos do prolongamento da escolaridade obrigatória. Como qualquer pessoa podia saber se se informasse do momento em que esta decisão ocorreu. Não interessa é perceber este tipo de pormenor quando se prega o despedimento de quem trabalha.

                          O facto do estudo mostrar uma evolução muito diferente do número de alunos consoante o ciclo de escolaridade também nos vos interessou comentar, claro está. Acontece que a maioria dos professores que estão a ser empurrados para a saída são do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário. O número de alunos diminuiu essencialmente no 1º Ciclo, pelo que gostava que me dessem a vossa preciosa opinião acerca das verdadeiras razões desta saída forçada.

                          Nota importante: estas saídas não me afetam diretamente, o que não invalida que mostre preocupação pelo que se está a passar, pois sei que são profissionais com muita experiência e muito necessários ao sistema educativo. Quem trabalha nas escolas percebe bem que este é um passo decisivo na fragilização da Escola Pública, que é essencial a muitos milhares de portugueses sem posses para algo diferente e é fulcral na mobilidade social das classes menos favorecidas.

                          Que isto interesse a cada vez menos pessoas (sendo que muitas delas são grandemente afetadas pelas consequências de uma Escola Pública miserável) é que é triste. Infelizmente o pessoal só sabe olhar para o seu umbigo e se acham que pedir o despedimento do vizinho o salva de outros perigos, lá mostram a sua faceta mais baixa.

                          Comentário


                            #14
                            Expressões como

                            "Para variar, sai logo asneirada, nunca é preciso esperar muito."

                            "Continua a cegueira seletiva, não é verdade?"

                            são no mínimo indelicadas.

                            e por aqui termino a minha participação neste tópico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                              Expressões como

                              "Para variar, sai logo asneirada, nunca é preciso esperar muito."

                              "Continua a cegueira seletiva, não é verdade?"

                              são no mínimo indelicadas.

                              e por aqui termino a minha participação neste tópico.
                              Fazes muito bem. Tu consideras que chamar asneirada a asneiras é indelicado e eu considero que escrever que alguns milhares de pessoas "vão ter que ir para o olho da rua" é um péssimo indicativo da personalidade do seu autor. Ficamos assim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                Fazes muito bem. Tu consideras que chamar asneirada a asneiras é indelicado e eu considero que escrever que alguns milhares de pessoas "vão ter que ir para o olho da rua" é um péssimo indicativo da personalidade do seu autor. Ficamos assim.
                                Não me conheces de lado nenhum nem andaste comigo na escola portanto remete-te à tua ignorância e não faças comentários sobre a personalidade de quem não conheces.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                  Não me conheces de lado nenhum nem andaste comigo na escola portanto remete-te à tua ignorância e não faças comentários sobre a personalidade de quem não conheces.
                                  Graças a Deus que não tive esse privilégio. Quanto ao resto, habitua-te ao que significa um fórum e se, depois disso, não apreciares o conceito (ou o não entenderes), tens bom remédio: não direi para te remeteres à tua ignorância, pois daí nunca saíste, mas poderás remeter-te ao silêncio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não comentei nada, está lá escrito o que referiste. Aumento do secundário e 3º ciclo.

                                    Aqueles 19 anos podem ser intervalo demasiado grande mas é onde se vê o efeito da demografia.


                                    Evolução da população dos 0 aos 14 anos (em milhares)

                                    Gráfico comparativo exagerado, mas desde que façam uma discussão com contraditório interessante e com argumentos, não vejo porque há-de haver cegueira colectiva para qualquer dos lados.

                                    Eu acho que a demografia dá cabo de qualquer reforma política para aumentar alunos. Haverá sempre um limite de novos alunos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                      Fazes muito bem. Tu consideras que chamar asneirada a asneiras é indelicado e eu considero que escrever que alguns milhares de pessoas "vão ter que ir para o olho da rua" é um péssimo indicativo da personalidade do seu autor. Ficamos assim.
                                      Ele tem a sua razão, eu pessoalmente até gosto de descer à lama e rebolar um pouco quando incitado. Dizer que todos os que argumentam contra o que pregas são cegos que só dizem asneiradas mostra bem o quanto a situação te afecta.

                                      Vou ignorar o resto do post em que fizeste quot à minha intervenção, e que nada acrescentou ao que já tinha dito, e focar-me aqui nesta bela frase populucha com que o terminaste:

                                      "Infelizmente o pessoal só sabe olhar para o seu umbigo e se acham que pedir o despedimento do vizinho o salva de outros perigos, lá mostram a sua faceta mais baixa."


                                      Sendo que o desvinculamento do Estado de contratos de trabalho para com pessoas que deixam ou vão deixar de ser efectivamente necessárias é aquilo que todos deveriamos querer ver acho que catalogaste um país inteiro como "pessoal que só olha para o seu umbigo e mostra a sua faceta mais baixa". Excepto claro, aqueles que têm algo a ganhar com isso por muito que lese o País.

                                      O que me faz crer que apenas estás a olhar para o teu próprio umbigo, ainda que indirectamente como disseste.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                        Eu não comentei nada, está lá escrito o que referiste. Aumento do secundário e 3º ciclo.

                                        Aqueles 19 anos podem ser intervalo demasiado grande mas é onde se vê o efeito da demografia.


                                        Evolução da população dos 0 aos 14 anos (em milhares)

                                        Gráfico comparativo exagerado, mas desde que façam uma discussão com contraditório interessante e com argumentos, não vejo porque há-de haver cegueira colectiva para qualquer dos lados.

                                        Eu acho que a demografia dá cabo de qualquer reforma política para aumentar alunos. Haverá sempre um limite de novos alunos.
                                        É verdade que o número de alunos diminuiu mas o efeito desse fenómeno já estabilizou (não é exatamente recente). Por outro lado, como referi, menos alunos abandonam a escola (é algo que se está a tornar residual). Acresce a isto o alargamento da escolaridade obrigatória, que é importante.

                                        A verdade é que este saída massiva se deve a alterações que baixaram a qualidade do ensino, como o aumento do número de alunos por turma ou a reorganização curricular que está a ocorrer norteada apenas pelos cortes. São as consequências desta fragilização da Escola Pública que eu achava serem óbvias mas, aparentemente, é mais fácil apelar ao despedimento de profissionais que foram (e continuam a ser) necessários nos últimos 10, 15, 20 anos (ou mais). Como se fossem descartáveis. Se trabalhassem no setor privado, estariam bem mais protegidos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                          Se trabalhassem no setor privado, estariam bem mais protegidos...
                                          Se trabalhassem no sector privado seriam muito provavelmente despedidos nos dias seguintes a deixarem de ser necessários, que é a lei natural das coisas.

                                          Btw, então repondes a posts com dados e fontes credíveis com dados inventados por algum motivo especial? Apeteceu-te ou é porque assim dá mais jeito para contornar a verdade? Ao menos explica como chegaste a essas conclusões com algum fundamento além da tua opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bisonte Ver Post
                                            [...]Vou ignorar o resto do post em que fizeste quot à minha intervenção, e que nada acrescentou ao que já tinha dito,[...]
                                            Não acrescentou nada? Esta é para rir. Se não queres comentar algo que, para teu desprazer, contradiz o que afirmas, devias ser mais subtil...

                                            Originalmente Colocado por Bisonte Ver Post
                                            [...]e focar-me aqui nesta bela frase populucha com que o terminaste:

                                            "Infelizmente o pessoal só sabe olhar para o seu umbigo e se acham que pedir o despedimento do vizinho o salva de outros perigos, lá mostram a sua faceta mais baixa."


                                            Sendo que o desvinculamento do Estado de contratos de trabalho para com pessoas que deixam ou vão deixar de ser efectivamente necessárias é aquilo que todos deveriamos querer ver acho que catalogaste um país inteiro como "pessoal que só olha para o seu umbigo e mostra a sua faceta mais baixa". Excepto claro, aqueles que têm algo a ganhar com isso por muito que lese o País.

                                            O que me faz crer que apenas estás a olhar para o teu próprio umbigo, ainda que indirectamente como disseste.
                                            O que estás a dizer é que todo o país deve ansiar pela saída dos profissionais que tu achas não serem necessários. Será certamente porque viverão melhor sem eles, não é assim?

                                            Felizmente, nem todos fazem análises tão básicas. Provavelmente porque ainda existe muita gente que precisa de escolas públicas capazes ou de um sistema de saúde digno. E que preferem Educação e Saúde a PPPs e EDPs. Outros preferirão o alívio imediato (mas não muito prolongado) de ver que a crise está a ser paga pelos outros. Esse é o teu caso, nitidamente. Infelizmente, este é um alívio que termina no momento em que precisares de algo engolido entretanto pela negligência de quem tudo aceita como inevitável.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bisonte Ver Post
                                              Se trabalhassem no sector privado seriam muito provavelmente despedidos nos dias seguintes a deixarem de ser necessários, que é a lei natural das coisas.

                                              Btw, então repondes a posts com dados e fontes credíveis com dados inventados por algum motivo especial? Apeteceu-te ou é porque assim dá mais jeito para contornar a verdade? Ao menos explica como chegaste a essas conclusões com algum fundamento além da tua opinião.
                                              Se trabalhassem no privado, estavam nos quadros há muito, muito tempo, não era? Ou não te apetece reconhecê-lo?

                                              Quanto aos dados que estarei a inventar, queres referir algo em específico? Será o alargamento da escolaridade obrigatória? Vê lá, se calhar não é verdade. Ou então, a diminuição do abandono escolar. Essa também deve ser mentira. Inventado o que é, para ti? Algo que não te agrada?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não te ofendas, mas de facto não acrescentou nada, teria todo o prazer em comentar seja o que for desde que traga conteúdo seja ou não refútavel pela minha opinião.

                                                Já agora não me lembro de ver ninguém aqui dizer que preferia PPPs, EDPs ou qualquer outra coisa. Quanto ao alívio imediato que referes, sendo a alternativa um desperdício dos escassos recursos que o país tem posso dizer que sim, é preferível correr o risco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                  Numa altura em que se fala que há milhares de professores dos quadros que estão com meio pé na rua, não sei até que ponto vão os contratados passar para o quadro.


                                                  ...a não ser que haja aqui um jogo de terminologia.
                                                  Desde que não seja para ficarem na escola sem turma atribuída, recebendo o salário e pouco fazendo para o justificar....há uns anos atrás isso acontecia com alguma frequencia. Helena Matos relembra o que então se passava:

                                                  Horários zero « BLASFÉMIAS

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                                    Se trabalhassem no privado, estavam nos quadros há muito, muito tempo, não era? Ou não te apetece reconhecê-lo?
                                                    Não. Se trabalhassem no privado teriam feito 3 contratos de 1 ano e depois iam para o desemprego para entrar um recem-licenciado, baratucho para fazer mais 3 anos.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                                      Se trabalhassem no privado, estavam nos quadros há muito, muito tempo, não era? Ou não te apetece reconhecê-lo?

                                                      Quanto aos dados que estarei a inventar, queres referir algo em específico? Será o alargamento da escolaridade obrigatória? Vê lá, se calhar não é verdade. Ou então, a diminuição do abandono escolar. Essa também deve ser mentira. Inventado o que é, para ti? Algo que não te agrada?
                                                      Se estivessem nos quadros de uma empresa privada, e fossem mantidos sem serem necessários o problema seria da empresa em causa e o risco de insolvência seu. Como no estado as regras são outras o tratamento não pode ser obviamente igual.

                                                      O meu conceito de inventado podes encontrá-lo no Dicionário de Língua Portuguesa mais próximo de ti. Acho que dizer que a diminuição do número de alunos estabilizou sem apresentar dados em concreto se adequa bem à expressão. Entre outras pérolas. E, já agora pergunto-te se conheces os conceitos de eficácia e eficiência, algo pelo qual as empresas privadas se regem diáriamente e parece estar a escapar-te nesta discussão.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
                                                        Não. Se trabalhassem no privado teriam feito 3 contratos de 1 ano e depois iam para o desemprego para entrar um recem-licenciado, baratucho para fazer mais 3 anos.
                                                        É engraçado dizeres isso. Os professores a trabalhar no privado tiveram, durante muito tempo, muito maior estabilidade do que os seus colegas no público. Quando essa estabilidade começou a desaparecer, foram-lhes dadas todas as condições para concorrer com vantagem às colocações públicas. Valeu a pena passar pelo privado no setor da Educação...

                                                        É um caso em que a realidade contrariou a ideia pré-concebida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bisonte Ver Post
                                                          Se estivessem nos quadros de uma empresa privada, e fossem mantidos sem serem necessários o problema seria da empresa em causa e o risco de insolvência seu. Como no estado as regras são outras o tratamento não pode ser obviamente igual.
                                                          O tratamento pode ser, então, muito pior que no privado, é assim? Pensava eu que o discurso vigente só apontava vantagens a quem trabalhava na Função Pública. A mentira tem perna curta...

                                                          Originalmente Colocado por Bisonte Ver Post
                                                          O meu conceito de inventado podes encontrá-lo no Dicionário de Língua Portuguesa mais próximo de ti. Acho que dizer que a diminuição do número de alunos estabilizou sem apresentar dados em concreto se adequa bem à expressão. Entre outras pérolas. E, já agora pergunto-te se conheces os conceitos de eficácia e eficiência, algo pelo qual as empresas privadas se regem diáriamente e parece estar a escapar-te nesta discussão.
                                                          Os dados que me levam a dizer que o número de alunos estabilizou referem-se a um Agrupamento que inclui todas as escolas de um concelho. Nos últimos cinco anos, este número estabilizou (esta tendência deve ser ainda mais precoce). Nas escolas da cidade onde resido, a situação é a mesma. E estou no interior do país, onde este fenómeno é mais sentido. Satisfeito agora? Ou preferes mais um estudo da treta, com comparações velhas, mas com conclusões que te agradem mais?

                                                          Quanto ao que me escapa: escapa-me ler a tua análise do que significa para a qualidade da Educação esta saída em massa de professores e se essa situação (a miséria que vai sobrar na Escola Pública) te interessa a ti ou não.

                                                          Serás capaz de produzir algo nesse sentido ou as tuas análises ficam-se pela mera contabilidade? Porque será que neste país a Educação é sempre vista como uma despesa e nunca como um investimento? Deve ser uma questão civilizacional. Noutras paragens onde a eficácia e a eficiência são admiradas, como na Escandinávia, a Educação é onde se investe em tempos de crise. Devem ser parvos, pela tua perspetiva, não?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Cá ficam os números retirados da portdata:
                                                            Número de alunos inscritos ensino básico (contando com ensino recorrente)
                                                            2000 1.240.836
                                                            2001 1.223.151
                                                            2002 1.192.931
                                                            2003 1.174.412
                                                            2004 1.166.277
                                                            2005 1.153.057
                                                            2006 1.145.234
                                                            2007 1.155.181
                                                            2008 1.187.184
                                                            2009 1.283.193
                                                            2010 1.256.462
                                                            2011 1.206.716

                                                            Número de alunos inscritos no ensino secundário
                                                            2000 417.705
                                                            2001 413.748
                                                            2002 397.532
                                                            2003 385.589
                                                            2004 382.212
                                                            2005 376.896
                                                            2006 347.400
                                                            2007 356.711
                                                            2008 349.477
                                                            2009 498.327
                                                            2010 483.982

                                                            A subida em 2009 creio que pode ser explicada pela passagem do escolaridade obrigatória para o 12º ano.

                                                            Comentário

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