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    Molas de carro a gasolina em carro a gasóleo

    Tenho 2 Mercedes W201 (ou mais conhecidos por 190) um a gasolina e outro diesel e ambos estão com a suspensão alterada. Molas de rebaixamento FK e amortecedores de origem no diesel e o Kit (molas e amortecedores) Koni Sport no gasolina.

    Por ter estas alterações e porque algumas pessoas vêem o meu carro, vêm falar comigo a perguntar que alterações fiz, etc.

    Heis que me surge um rapaz que tal como muitos outros me perguntou o que fazer para baixar a suspensão no carro dele (190D da 1ª série) que mais parece um jipe.

    Então eu disse-lhe para comprar o kit de molas de rebaixamento e mudar os tacos da suspensão.

    Ele estava com a ideia de prensar as molas de origem e eu consegui demovê-lo dessa possibilidade, explicando-lhe os perigos de tal modificação.

    Ele disse-me que não tem disponibilidade financeira para investir no kit de molas e por isso ia optar pela solução mais barata.

    Podemos dizer "que esteja mas é quieto e deixe o carro como está". Sim também lhe disse isso.

    Mas ele quer mesmo modificar e mais tarde ou mais cedo vai mandar prensar as molas.

    Então pensei numa solução para o ajudar. Quando meti o Kit koni sport no Mercedes 190E fiquei com as molas originais.

    Ora pensado um bocado, como o motor diesel é mais pesado que o gasolina, ao meter as molas da versão a gasolina vai baixar correcto?

    Além disso as molas são de um 190 da 2ª série, sendo mais curtas.

    Já vi pessoal a meter molas de modelos a gasolina em modelos diesel e baixaram a suspensão.

    Sempre será melhor que andar a cortar molas ou prensar. Fazia-lhe um preço mesmo barato só para o rapaz não andar com aquele perigo.

    Que vos apraz dizer?

    É viável?

    É seguro?

    PS:

    O dele é estilo este:



    De origem o 190E era estilo este:


    #2
    Eu estive para fazer essa modificação no meu carro, que consistia em meter as molas de um VTS gasolina num VTR a gasóleo. E já li testemunhos noutros fóruns de quem o tenha feito (no C2) sem qualquer problema.

    Comentário


      #3
      Por norma as molas dos carros a gasóleo são mais rijas que as ditas cujas para carros a gasolina. Em principio deve dar, mas vai ficar com um carro mais "mole", pelo menos à frente. O 2.0d da MB ainda pesa mais uns quilinhos que o equivalente a gasolina.
      Maraki: Por acaso não és da margem sul e passas aqui na zona de corroios com um 190 que
      Tenho que tirar fotos ao gajo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
        Por norma as molas dos carros a gasóleo são mais rijas que as ditas cujas para carros a gasolina. Em principio deve dar, mas vai ficar com um carro mais "mole", pelo menos à frente. O 2.0d da MB ainda pesa mais uns quilinhos que o equivalente a gasolina.
        Maraki: Por acaso não és da margem sul e passas aqui na zona de corroios com um 190 que
        Tenho que tirar fotos ao gajo...
        Sei quem é, mas não, não sou eu.

        Quanto ao ficar mais mole, se a mola com o peso do motor diesel vai ficar mais comprimida vai ficar mais duro... Além disso a própria mola da versão a gasolina é mais dura.

        Estou a pensar vendê-las por 50€ (as 4) só mesmo para o rapaz não andar com uma bomba nas mãos.

        Comentário


          #5
          Ao passares as molas de um carro a gasolina, para um diesel equivalente (mesmo modelo), este vai ter um comportamento mais "mole" (por alguma razão até fica mais baixo, que só quer dizer que a mola oferece menos resistência): a mola não está sempre na posição de repouso, e se é mais elástica que a do diesel (tem um "k" menor), quando for solicitada irá notar-se essa "moleza"(até por ter de suportar mais peso, por ser uma mecânica mais pesada). Mas para quem considera sequer prensar molas acho que é uma boa solução, porque a dinâmica não está sequer na intenção de rebaixar.
          (acho uma piada brutal a este pessoal que quer fazer mods a bem ou a mal, haja ou não dinheiro. O que interessa é fazer alguma coisa, nem que seja uma autêntica m...)
          Para ser um negócio justo, pergunta quando lhe ficaria prensar as molas, e fazes-lhe esse preço (sem contar claro que fosse um serviço oferecido ), já que podes dispensar as molas, e ficas com a tua boa acção feita.
          Editado pela última vez por bernardoR; 21 July 2012, 18:16.

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            #6
            Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
            Ao passares as molas de um carro a gasolina, para um diesel equivalente (mesmo modelo), este vai ter um comportamento mais "mole" (por alguma razão até fica mais baixo, que só quer dizer que a mola oferece menos resistência): a mola não está sempre na posição de repouso, e se é mais elástica que a do diesel (tem um "k" menor), quando for solicitada irá notar-se essa "moleza". Mas para quem considera sequer prensar molas acho que é uma boa solução, porque a dinâmica não está sequer na intenção de rebaixar.
            (acho uma piada brutal a este pessoal que quer fazer mods a bem ou a mal, haja ou não dinheiro. O que interessa é fazer alguma coisa, nem que seja uma autêntica m...)
            Para ser um negócio justo, pergunta quando lhe ficaria prensar as molas, e fazes-lhe esse preço (sem contar claro que fosse um serviço oferecido ), já que podes dispensar as molas, e ficas com a tua boa acção feita.
            Ele disse-me o preço de prensar as molas...

            A oficina levava-lhe 70€ pelas 4.

            Mas eu disse-lhe logo que não me metia nisso, há muita mais probabilidade de a mola partir pois as suas propriedades vão ser alteradas com o calor.

            Vou despachar as de origem que tenho lá encostadas. Sei que nunca as vou voltar a usar e não, desocupo espaço. Ainda lhe ofereci as molas do diesel mas ele disse que não, que ficava alto na mesma e isso não queria.

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              #7
              Então estás a ser 20€ benevolente com o rapaz e ainda o estás a desencaminhar de fazer uma asneira. Haja mais pessoal como tu que tenta arranjar uma solução, mesmo que seja vender algo melhor (se estão lá encostadas as molas, why not?), em vez dos típicos "eu não fazia isso, mas tu é que sabes pá!".
              (mas forreta como sou, fazia o preço igual )

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                Então estás a ser 20€ benevolente com o rapaz e ainda o estás a desencaminhar de fazer uma asneira. Haja mais pessoal como tu que tenta arranjar uma solução, mesmo que seja vender algo melhor (se estão lá encostadas as molas, why not?), em vez dos típicos "eu não fazia isso, mas tu é que sabes pá!".
                (mas forreta como sou, fazia o preço igual )
                Não penses que sou um dos reis magos.

                Apenas tenho consideração pelo pai dele e pelo modelo de carro que é...

                Se fosse um perfeito desconhecido até o podia aconselhar mas estava-me lixando.

                Comentário


                  #9
                  Cada um é responsável pelas suas escolhas, mas pelo menos eu tenho sempre em consideração que algumas más decisões podem ser tomadas por falta de conhecimento, e por isso às vezes sou "chato" para tentar esclarecer onde posso ajudar. Ao menos fico de consciência tranquila.
                  Mas para quem vejo que se está a marimbar, sou o primeiro a calar-me e deixar sair a criatividade de muita "esperteza" que para aí anda...

                  Comentário


                    #10
                    Acho uma piada tremenda quererem fazer modificações a torto e a direito, sem qualquer preocupação pela segurança activa do veículo, que influencia directamente a segurança dos seus próximos e dos outros utentes das vias públicas.

                    Ao trocar as molas por umas de outro veículo com uma distribuição de pesos completamente diferente trará um comportamento instável e, visto que as molas serão mais curtas e menos rígidas, antevejo essa suspensão a bater várias vezes nos limites do amortecedor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                      Cada um é responsável pelas suas escolhas, mas pelo menos eu tenho sempre em consideração que algumas más decisões podem ser tomadas por falta de conhecimento, e por isso às vezes sou "chato" para tentar esclarecer onde posso ajudar. Ao menos fico de consciência tranquila.
                      Mas para quem vejo que se está a marimbar, sou o primeiro a calar-me e deixar sair a criatividade de muita "esperteza" que para aí anda...
                      Eu gosto de ajudar as pessoas. Mas se começarem a insistir muito numa burrice e a tentar falar mais alto para sobrepor o seu argumento eu simplesmente me calo e digo "faz como quiseres então".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Acho uma piada tremenda quererem fazer modificações a torto e a direito, sem qualquer preocupação pela segurança activa do veículo, que influencia directamente a segurança dos seus próximos e dos outros utentes das vias públicas.

                        Ao trocar as molas por umas de outro veículo com uma distribuição de pesos completamente diferente trará um comportamento instável e, visto que as molas serão mais curtas e menos rígidas, antevejo essa suspensão a bater várias vezes nos limites do amortecedor.
                        Pois... Mas sempre será melhor que prensar as molas ou cortá-las.

                        Quanto ao resto concordo com tudo!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          Pois... Mas sempre será melhor que prensar as molas ou cortá-las.

                          Quanto ao resto concordo com tudo!
                          Pergunto-me se não será melhor opção cortar as molas...a rigidez mantém-se e não há grande afectação das propriedades do aço-mola...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Pergunto-me se não será melhor opção cortar as molas...a rigidez mantém-se e não há grande afectação das propriedades do aço-mola...
                            Dizem que é pior, porque como o curso do amortecedor se vai manter há o perigo de "saltarem" fora.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Pergunto-me se não será melhor opção cortar as molas...a rigidez mantém-se e não há grande afectação das propriedades do aço-mola...
                              Estava a pensar no mesmo... Não levando calor, não altera as características do aço. Mas alterações dessas não são para a minha liga. Vá a outro. Quer molas montadas, tras-me umas novas ou em 2ª mão, mas não prensadas nem cortadas. Até porque cortadas, quando o amortecedor estica todo, a mola fica solta...

                              Comentário


                                #16
                                Maraki,

                                Uma forma de desmistificar esta situação também é consultar por exemplo se os amortecedores que equipam um carro também podem equipar a versão a gasóleo ou gasolina.

                                Quando mudei os amortecedores ao meu (Bilstein) os amortecedores para o VTR ou VTS são exactamente os mesmos na gama B4. Por vezes há uma preocupação e grandes teorias do peso extra do motor a gasóleo que não se verificam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                  Maraki,

                                  Uma forma de desmistificar esta situação também é consultar por exemplo se os amortecedores que equipam um carro também podem equipar a versão a gasóleo ou gasolina.

                                  Quando mudei os amortecedores ao meu (Bilstein) os amortecedores para o VTR ou VTS são exactamente os mesmos na gama B4. Por vezes há uma preocupação e grandes teorias do peso extra do motor a gasóleo que não se verificam.
                                  Exacto, é uma questão de ver a referência, mas mais curtos que os da versão a gasóleo sei que são.

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