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Volvo S40 1.6D - avaria no turbo

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    Volvo S40 1.6D - avaria no turbo

    Tenho um amigo que está a viver uma situação estranha com o seu Volvo S40 1.6D.



    A viatura passou os 165k e, só após a revisão dos 160k, na Volvo, começou a apresentar problemas no motor que se traduzem em perda drástica de potência (não passa dos 80km/h).
    O problema foi diagnosticado como "folga axial da turbina do turbo-compressor", mas, no espaço de uns meses, já foi 4 vezes à oficina, sempre com o mesmo sintoma.
    Numa curta pesquisa que fiz na net, encontrei alguma info sobre cuidados a ter com a lubrificação deste motor em especial, por ter apresentado anomalias relacionadas com a mesma.
    Entretanto, ao analisar a documentação do dito veículo, reparei que o óleo que foi posto é GALP.
    Sem qualquer desmerecimento para os lubrificantes da GALP, tenho sérias dúvidas de que este óleo seja o recomendado pela VOLVO.
    Obviamente que isto não significa que tenha sido por causa deste óleo (que há-de ser bom) que o veículo apresentou estes problemas.

    Conhecem alguma situação semelhante neste motor (que é partilhado pela Ford, Volvo, PSA, BMW e Mazda)?

    Grato.

    #2
    Esse motor pede determinadas normas de óleo, e não me parece (de modo nenhum) que sejam normas que a Galp não disponha.
    Estes 1.6 nem são muito esquisitos em termos de especificações de óleo.

    Esse tipo de folga no turbo pode acontecer por diversos motivos, e culpar a lubrificação só fará sentido se tiver sido ultrapassado muito o tempo preconizado entre mudas ou utilizada a especificação incorrecta.

    Com essa quilometragem, e até nessa configuração carroçaria/motor, diria que é mais fácil estar relacionado com a utilização dada.

    O eventual descuido/desconhecimento da questão dos tempos de aquecimento/arrefecimento e/ou o fazer muitos km a fundo (ainda pior se for em dias de calor) podem gerar situações dessas.
    Não é muito difícil fazer uns bons km a fundo nesse carro num dia de muito calor, com ac ligado e carga, já que os 110cv não ficam propriamente "à larga".

    Uma das formas de tentar perceber algum tipo de relação é ver se houve algo que tenha coincidido (ou antecedido imediatamente) o primeiro safe-mode.

    Em qualquer dos casos, essa folga significa (em modo simplificado) que a turbina não estará a fazer apenas um movimento de rotação, mas também oscilações adicionais.

    A única coisa que não percebo é como é que a marca identifica o problema e não o resolve (para ir lá 4 vezes).

    Aí não há muitas opções: ou manda reparar o turbo ou troca por outro!

    Comentário


      #3
      Cuidado é com alguns concessionários Volvo

      Parece anedota mas é verdade…. ( vou só resumir)

      Uma V50 2.0d deixou de ter força, mesmo como o acelerador a fundo pouco andava.

      Foi entregue num concessionário volvo, e após ter sido reparada, na viagem para a empresa ( cerca de 20 kms) avariou novamente.

      Segundo estadia………afinal precisava dum turbo…..leva um turbo.

      Alguns dias depois, o turbo novo pifou e motor para o lixo (será que foi novo)

      Terceira estadia…..motor novo (recondicionado) montado.

      Passados alguns dias, ao arrancar o motor aceita no chão…isso mesmo o motor caiu ao chão

      Só de pensar que andaram dois marmelos no dia anterior a 200 kms na A29 até dá arrepios.

      e depois ainda alguns dizem que se deve ir à marca.......

      Comentário


        #4
        Eu já o disse por aqui que o a questão é encontrar um bom mecânico, se é o Manel GT ou a oficina da marca ou as concorrentes, não me interessa rigorosamente nada. Há bons e maus profissionais......em todo o lado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
          Cuidado é com alguns concessionários Volvo

          Parece anedota mas é verdade…. ( vou só resumir)

          Uma V50 2.0d deixou de ter força, mesmo como o acelerador a fundo pouco andava.

          Foi entregue num concessionário volvo, e após ter sido reparada, na viagem para a empresa ( cerca de 20 kms) avariou novamente.

          Segundo estadia………afinal precisava dum turbo…..leva um turbo.

          Alguns dias depois, o turbo novo pifou e motor para o lixo (será que foi novo)

          Terceira estadia…..motor novo (recondicionado) montado.

          Passados alguns dias, ao arrancar o motor aceita no chão…isso mesmo o motor caiu ao chão

          Só de pensar que andaram dois marmelos no dia anterior a 200 kms na A29 até dá arrepios.

          e depois ainda alguns dizem que se deve ir à marca.......
          E com essas anomalias todas, de todas as vezes que o carro lá foi, nunca assumiram nada?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
            Cuidado é com alguns concessionários Volvo

            Parece anedota mas é verdade…. ( vou só resumir)

            Uma V50 2.0d deixou de ter força, mesmo como o acelerador a fundo pouco andava.

            Foi entregue num concessionário volvo, e após ter sido reparada, na viagem para a empresa ( cerca de 20 kms) avariou novamente.

            Segundo estadia………afinal precisava dum turbo…..leva um turbo.

            Alguns dias depois, o turbo novo pifou e motor para o lixo (será que foi novo)

            Terceira estadia…..motor novo (recondicionado) montado.

            Passados alguns dias, ao arrancar o motor aceita no chão…isso mesmo o motor caiu ao chão

            Só de pensar que andaram dois marmelos no dia anterior a 200 kms na A29 até dá arrepios.

            e depois ainda alguns dizem que se deve ir à marca.......
            Qual foi a ultima palavra da volvo ?

            Comentário


              #7
              Conforme referido, há que verificar se foi usado as normas indicadas pelas marcas, no que diz respeito ao óleo.

              Esse motor FORD/PSA, tem boas provas dadas.

              Relativamente à questão do turbo, também há pessoas que por vezes tem uma condução inadequada, no que diz respeito ao turbo.

              Tal como, acelarar a fundo, mal se ligue o carro (não estando o turbo cconvenientemente lubrificado), como desligar de imediato o carro, quando estão a circular a grandes velocidades (recorrente, nas estações de serviço das auto-estradas), em que nestes casos, é quebrada de forma abrupta a lubrificação do turbo, estando este quente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por betel Ver Post
                E com essas anomalias todas, de todas as vezes que o carro lá foi, nunca assumiram nada?
                Já foi no Inverno passado, mas julgo que só se pagou o motor.......

                Comentário


                  #9
                  folga axial da turbina do turbo-compressor
                  = rotor das pás a "dançar" dentro da turbina +/- tempo
                  = Provável (quebra do eixo e das pás) ou (só de uma ou mais pás)
                  = Motor para as couves!

                  Agora gostava de saber como é que o concessionário, perante esta avaria e depois de 4 visitas, não avisa o cliente e o deixa continuar a andar...
                  O negócio anda mesmo muito mal. Afinal mudar um motor deve dar para "alargar" um pouco mais a margem de lucro...

                  CumpS

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                    folga axial da turbina do turbo-compressor
                    = rotor das pás a "dançar" dentro da turbina +/- tempo
                    = Provável (quebra do eixo e das pás) ou (só de uma ou mais pás)
                    = Motor para as couves!

                    Agora gostava de saber como é que o concessionário, perante esta avaria e depois de 4 visitas, não avisa o cliente e o deixa continuar a andar...
                    O negócio anda mesmo muito mal. Afinal mudar um motor deve dar para "alargar" um pouco mais a margem de lucro...

                    CumpS


                    De facto é o que parece que querem que aconteça.

                    Preferem que o cliente, tenha uma avaria mais grave/dispendiosa.

                    De facto, de momento a solução passa pelo turbo (seja ele reconstruido, reparação do actual...), mas que a deixar andar, poderá levar à quebra dos elementos internos do turbo, que irremediavelmente, originará problemas internos no motor...

                    Comentário


                      #11
                      No caso do meu amigo, o veículo foi entregue como reparado, mas com reservas. Pediram que, à cautela, regressasse à oficina no próximo mês para verificar o estado do turbo.
                      Por enquanto a oficina tem assumido estas reparações, e bem. O que se passou foi o seguinte: aquando da revisão dos 160k substituíram o turbo-compressor e cobraram-no (na factura consta o valor de 1.033 euros).
                      Após a substituição do turbo por um novo, avariou logo, pouco depois de sair da oficina…
                      Segundo foi dito, o turbo teria uma anomalia de fabrico (a tal folga axial juntamente com um defeito numa anilha), pelo que a fábrica assumira a responsabilidade. Porém, na verdade, a fábrica não aceitou a reclamação da oficina, "o dano não era de origem"

                      Neste contexto, a oficina teve de assumir perante o cliente. É o que tem acontecido sem quaisquer encargos para o meu amigo, mas com muitos incómodos e embaraços.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                        No caso do meu amigo, o veículo foi entregue como reparado, mas com reservas. Pediram que, à cautela, regressasse à oficina no próximo mês para verificar o estado do turbo.
                        Por enquanto a oficina tem assumido estas reparações, e bem. O que se passou foi o seguinte: aquando da revisão dos 160k substituíram o turbo-compressor e cobraram-no (na factura consta o valor de 1.033 euros).
                        Após a substituição do turbo por um novo, avariou logo, pouco depois de sair da oficina…
                        Segundo foi dito, o turbo teria uma anomalia de fabrico (a tal folga axial juntamente com um defeito numa anilha), pelo que a fábrica assumira a responsabilidade. Porém, na verdade, a fábrica não aceitou a reclamação da oficina, "o dano não era de origem"

                        Neste contexto, a oficina teve de assumir perante o cliente. É o que tem acontecido sem quaisquer encargos para o meu amigo, mas com muitos incómodos e embaraços.


                        Se assim é, ainda bem.

                        Agora, claro que causa transtorno e que apesar de tudo, não pode usufruir convenientemente da viatura.

                        Comentário


                          #13
                          Sei de 1 Mazda 3 1.6D em q o turbo foi "às couves" aos cento e poucos mil kms...

                          Como o carro foi comprado c/80 mil kms, nunca se saberá qual foi a utilização anterior, mas o dono diz q o carro lhe chegou às mãos "bem esticado".
                          Efectivamente, e já relatei aqui essa situação, parecia andar muito + q a minha V50 1.6D, o q ñ era justificável.

                          Ou seja, excluindo até a possibilidade deste Mazda ter os kms martelados (q nem é realmente de excluir), a utilização anterior será a justificação + provável p/a avaria no turbo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Se assim é, ainda bem.

                            Agora, claro que causa transtorno e que apesar de tudo, não pode usufruir convenientemente da viatura.
                            Neste momento, está, como é compreensível, com receio de andar com o carro.
                            Editado pela última vez por Iuri; 06 August 2012, 18:27.

                            Comentário


                              #15
                              Há alguma probabilidade de, considerando o preço pago pelo turbo novo (1.000 euros), ser uma peça recondicionada ou remanufaturada?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                Há alguma probabilidade de, considerando o preço pago pelo turbo novo (1.000 euros), ser uma peça recondicionada ou remanufaturada?
                                Eu diria é que haverá poucas possibilidades de não o ser (embora existam, claro).

                                Tenho quase a certeza de que os turbos têm gravado a data de fabrico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse motor só dá problemas.
                                  Conheço um S40 que já levou embraiagem, o tubo do intercooler 2 vezes, entrou em safe mode não sei quantas vezes e também já levou um turbo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                    Esse motor só dá problemas.
                                    Conheço um S40 que já levou embraiagem, o tubo do intercooler 2 vezes, entrou em safe mode não sei quantas vezes e também já levou um turbo...
                                    E de motor não sabes de nenhum que tenha dado problemas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entretanto este Volvo já regressou ao proprietário.
                                      Hoje, a pedido do mesmo, conduzi-o para o experimentar.
                                      O turbo pareceu-me estar de boa saúde. Disparava com algum vigor logo após as 2.000rpm e do escape não provinham fumos estranhos.

                                      Notei foi o seguinte: ao puxar uma 2ª, após as 3.500rpm, ouvia-se um chocalhar intenso no motor, algo parecido com o ruído das válvulas mas com um matraquear muito mais forte.
                                      Será sintoma de algo de mal ou é normal? (By the way, eu não achei normal)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                        Entretanto este Volvo já regressou ao proprietário.
                                        Hoje, a pedido do mesmo, conduzi-o para o experimentar.
                                        O turbo pareceu-me estar de boa saúde. Disparava com algum vigor logo após as 2.000rpm e do escape não provinham fumos estranhos.

                                        Notei foi o seguinte: ao puxar uma 2ª, após as 3.500rpm, ouvia-se um chocalhar intenso no motor, algo parecido com o ruído das válvulas mas com um matraquear muito mais forte.
                                        Será sintoma de algo de mal ou é normal? (By the way, eu não achei normal)
                                        É provável que seja da bomba de alta pressão,que nestes 1,6 hdi é extremamente ruídosa,mas só pela descrição do barulho é dificil.Experimenta fazê.lo junto a um rail ou muro,de vidro aberto,se quando levantares pé parar,é da bomba e é normalíssimo.

                                        Quanto ao turbo,pode até ter folga na turbina,mas nao faz o carro andar tão pouco,nem deixa de fazer boost.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                          Esse motor só dá problemas.
                                          Conheço um S40 que já levou embraiagem, o tubo do intercooler 2 vezes, entrou em safe mode não sei quantas vezes e também já levou um turbo...
                                          E qual o problema do motor em si?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                            Entretanto este Volvo já regressou ao proprietário.
                                            Hoje, a pedido do mesmo, conduzi-o para o experimentar.
                                            O turbo pareceu-me estar de boa saúde. Disparava com algum vigor logo após as 2.000rpm e do escape não provinham fumos estranhos.

                                            Notei foi o seguinte: ao puxar uma 2ª, após as 3.500rpm, ouvia-se um chocalhar intenso no motor, algo parecido com o ruído das válvulas mas com um matraquear muito mais forte.
                                            Será sintoma de algo de mal ou é normal? (By the way, eu não achei normal)
                                            Esse parulho poderá mesmo ser normal.
                                            O meu C4 com o 1.6hdi 110cv, se eu puxar ele faz um barulho "normal" (tipo diesel, poderás não estar habituado...), e por vezes (muitas) se eu levantar o pé, ele faz um barulho de descompressão do turbo que é meio "enrolado", às vezes até dá uns silvos agudos (por vezes penso que uma wastegate ali daria um barulho engraçado...).
                                            Quanto ao barulho da bomba injectora, realmente há delas mais agradáveis de ouvir em alta rotação...

                                            Como disseram, experimenta num túnel ou junto a um muro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Motores diesel não usam wastgate

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                E de motor não sabes de nenhum que tenha dado problemas?
                                                Motor - bloco, que eu saiba não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                                  Motores diesel não usam wastgate
                                                  Confesso que esta eu não sabia, pensei que qualquer turbo pudesse ter ou não a wastegate (diesel ou gasolina, a válvula seria "opção" no turbo).

                                                  Mas o meu C4 faz um barulho engraçado a levantar o pé na mesma

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                                    Motores diesel não usam wastgate
                                                    Não? Curioso, não fazia ideia.

                                                    Então naqueles carros alterados, por exemplo um Ibiza do AÇUU , que barulho é aquele que é bem audível mesmo a quem está fora do carro quando se troca de mudança? Tipo uma descompressão bem audível... Tinha ideia que era a wastegate.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois... eu bem desconfio que qualquer turbo permite uma wastegate, e o enrolado que o meu carro faz ao levantar o pé eu quase que diria que dava para colocar a wastegate e ouvir a descompressão, mas...

                                                      Papi, como é, diesel pode ter ou não?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Parece-me haver alguma confusão com dois tipos de válvulas.

                                                        Os turbos dos motores diesel têm "Wastegate", não têm é BOV (blow off valve) ou dump valves, estas mais usadas nos otto (gasolina) e usadas às vezes em diesel "xunados" mas só para "show off".

                                                        A primeira actua nos gases de escape, fazendo divergi-los para o colector de escape, portanto, da turbina dos gases de escape, regulando assim a entrada de gases na mesma e não sobrecarregando o turbo quando não é necessário mais gases de escape. (quando desaceleramos, por exemplo)
                                                        A segunda actua libertando o ar comprimido em excesso, actua portanto depois da turbina do ar, despejando para a admissão ou para a atmosfera o ar comprimido, daí o ruído produzido por alguns carros Xunados.

                                                        Isto passa-se assim porque quando desaceleramos num carro a gasolina, fechamos a admissão de ar e gasolina com uma borboleta (ou só do ar nos casos de injecção directa). Por isso imaginem o que é um turbo a "bombar" para um saída fechada, sem ter escape para o ar em excesso.
                                                        Back-pressure em excesso, turbo lag, stress do material, etc...

                                                        Nos diesel não há borboleta de admissão pois a aceleração é controlada exclusivamente pela injecção de combustível e o ar flui livremente para o interior do cilindro, pois não encontra nenhuma borboleta fechada a barrar-lhe o caminho, daí não ser necessário nenhuma BOV ou dump valve.

                                                        CumpS
                                                        Editado pela última vez por campos1; 14 September 2012, 14:37.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                          Parece-me haver alguma confusão com dois tipos de válvulas.

                                                          Os turbos dos motores diesel têm "Wastegate", não têm é BOV (blow off valve) ou dump valves, estas mais usadas nos otto (gasolina) e usadas às vezes em diesel "xunados" mas só para "show off".

                                                          A primeira actua nos gases de escape, fazendo divergi-los para o colector de escape, portanto, da turbina dos gases de escape, regulando assim a entrada de gases na mesma e não sobrecarregando o turbo quando não é necessário mais gases de escape. (quando desaceleramos, por exemplo)
                                                          A segunda actua libertando o ar comprimido em excesso, actua portanto depois da turbina do ar, despejando para a admissão ou para a atmosfera o ar comprimido, daí o ruído produzido por alguns carros Xunados.

                                                          Isto passa-se assim porque quando desaceleramos num carro a gasolina, fechamos a admissão de ar e gasolina com uma borboleta (ou só do ar nos casos de injecção directa). Por isso imaginem o que é um turbo a "bombar" para um saída fechada, sem ter escape para o ar em excesso.
                                                          Back-pressure em excesso, turbo lag, stress do material, etc...

                                                          Nos diesel não há borboleta de admissão pois a aceleração é controlada exclusivamente pela injecção de combustível e o ar flui livremente para o interior do cilindro, pois não encontra nenhuma borboleta fechada a barrar-lhe o caminho, daí não ser necessário nenhuma BOV ou dump valve.

                                                          CumpS
                                                          Tens razão, referia-me à dump valve e ao barulho, como se pode ver neste vídeo:

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Existe no entanto em alguns diesel, como é o caso do meu cdti, uma válvula semelhante à dump valve mas que só actua numa situação que é libertar o ar em excesso depois de desligar o motor.

                                                            Os cdti e outros diesel, têm uma válvula/estrangulador antes do colector de admissão, (no meu, já a troquei) que fecha a admissão de ar assim que desligo o motor para permitir um desligar mais eficaz e com menos vibração e assim permanece até se ligar de novo.

                                                            Ora o excesso de ar retido entre o turbo e a admissão é libertado por uma "válvula de escape de ar" que nos cdti produz um ruído semelhante a um peru a cantar ou um traque, dependendo dos gostos...

                                                            Muita malta julgava, mal, que esse ruído era anormal e sintoma de avaria.

                                                            CumpS

                                                            Comentário

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