Tenho um amigo que está a viver uma situação estranha com o seu Volvo S40 1.6D.
A viatura passou os 165k e, só após a revisão dos 160k, na Volvo, começou a apresentar problemas no motor que se traduzem em perda drástica de potência (não passa dos 80km/h).
O problema foi diagnosticado como "folga axial da turbina do turbo-compressor", mas, no espaço de uns meses, já foi 4 vezes à oficina, sempre com o mesmo sintoma.
Numa curta pesquisa que fiz na net, encontrei alguma info sobre cuidados a ter com a lubrificação deste motor em especial, por ter apresentado anomalias relacionadas com a mesma.
Entretanto, ao analisar a documentação do dito veículo, reparei que o óleo que foi posto é GALP.
Sem qualquer desmerecimento para os lubrificantes da GALP, tenho sérias dúvidas de que este óleo seja o recomendado pela VOLVO.
Obviamente que isto não significa que tenha sido por causa deste óleo (que há-de ser bom) que o veículo apresentou estes problemas.
Conhecem alguma situação semelhante neste motor (que é partilhado pela Ford, Volvo, PSA, BMW e Mazda)?
Grato.
A viatura passou os 165k e, só após a revisão dos 160k, na Volvo, começou a apresentar problemas no motor que se traduzem em perda drástica de potência (não passa dos 80km/h).
O problema foi diagnosticado como "folga axial da turbina do turbo-compressor", mas, no espaço de uns meses, já foi 4 vezes à oficina, sempre com o mesmo sintoma.
Numa curta pesquisa que fiz na net, encontrei alguma info sobre cuidados a ter com a lubrificação deste motor em especial, por ter apresentado anomalias relacionadas com a mesma.
Entretanto, ao analisar a documentação do dito veículo, reparei que o óleo que foi posto é GALP.
Sem qualquer desmerecimento para os lubrificantes da GALP, tenho sérias dúvidas de que este óleo seja o recomendado pela VOLVO.
Obviamente que isto não significa que tenha sido por causa deste óleo (que há-de ser bom) que o veículo apresentou estes problemas.
Conhecem alguma situação semelhante neste motor (que é partilhado pela Ford, Volvo, PSA, BMW e Mazda)?
Grato.
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