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Honda Civic (Modelos até ao ano 2000 )

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    Honda Civic (Modelos até ao ano 2000 )

    Boas a todos.

    Gostava de saber um pouco mais sobre os melhores motores dos Civics até ao ano 2000. Como sei que as pessoas aqui do forum percebem do assunto, gostava duma ajudinha.

    #2
    Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
    Boas a todos.

    Gostava de saber um pouco mais sobre os melhores motores dos Civics até ao ano 2000. Como sei que as pessoas aqui do forum percebem do assunto, gostava duma ajudinha.
    em relação consumos/prestações um dos melhores é o 1.5i v-tec 115cv.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
      em relação consumos/prestações um dos melhores é o 1.5i v-tec 115cv.
      Esse motor existe em que versão do civic ?

      Comentário


        #4
        Já tive um desses, fazia excelentes consumos mas era pachorrento para 115 cv. Mas no geral era um excelente carro. Era a versão de 5 portas que esteve a venda até 00.

        0 meu motor favorito até aos anos 00 era o 1.8 vti tb com bons consumos para o motor que era.

        Comentário


          #5
          Na versao Ek tens o 1.4 , 1.5 vtec 115cvs , 1,6 vti vtec de 160cvs .

          O 1.5 pachorrento ?? ele trepa rpm como ele gosta e anda muito bem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
            Esse motor existe em que versão do civic ?
            todas de 1996 até 2000,penso que há umas diferenças no dos civic 5p e Aerodeck fabricados em inglaterra ao nivel do motor mas não tenho a certeza

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
              Já tive um desses, fazia excelentes consumos mas era pachorrento para 115 cv. Mas no geral era um excelente carro. Era a versão de 5 portas que esteve a venda até 00.

              0 meu motor favorito até aos anos 00 era o 1.8 vti tb com bons consumos para o motor que era.
              já andei com alguns 1.5i e não os achei nada pachorrentos,agora claro não se pode comparar com o 1.8 vti e 169cv,mas esse só saiu nos civic 5p e Aerodeck

              Comentário


                #8
                Já percebi que todos acham que são carros performantes e com bons consumos. Mas é um bocado complicado arranjar um modelo destes com relativamente pouco uso não acham ?

                Apesar de ter lido que estes motores são extremamente fiáveis.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                  Já percebi que todos acham que são carros performantes e com bons consumos. Mas é um bocado complicado arranjar um modelo destes com relativamente pouco uso não acham ?

                  Apesar de ter lido que estes motores são extremamente fiáveis.
                  são carros com cerca de 15 anos e qualquer carro com essa idade normalmente têm muitos kms, a menos que o dono não tenha andado com ele mas por vezes encontram-se bons negocios.
                  quando a motores são realmente muito fiaveis,mas tudo depende da mão em que tenham andado. os com motores mais potentes(1.6vti e 1.8 vti) é que normalmente é para esquecer porque a maioria andaram nas mãos de street racers e estão todos escafiados.

                  Comentário


                    #10
                    O meu pai tem uma aerodeck com 12 anos em casa e 77000kms.

                    É raríssimo andar, quem lhe deu mais uso fui eu durante 2 meses que a utilizei como carro diário e fiz cerca de 8000kms.

                    Como sou jovem e tal, consigo confirmar que a andar bem eu fazia tanque atrás de tanque com 5.9 / 6.0 l/100.

                    a 3ª corta nos +-150kmh e a 2ª aos 110kmh.

                    Anda bem e é uma delícia rolar em 5ª a 50kmh sem vibração nem barulhos (ai o traque traque dos diesel...).

                    Se conseguirem comprar são bons carros. Esta da minha mãe está parada há não sei qt tempo, é só dar à chave e ela está pronta

                    Comentário


                      #11
                      Bem penso que te posso ajudar.

                      A geração 90 baseou-se essencialmente em duas gerações Civic, a EG e a EK.

                      O Civic EG iniciou produção de 1992 a 1995, nas vertentes Hatchback, Ferio e Coupe, teve as seguintes motorizações:

                      EG3- 1.3 12V EX 75 cavalos
                      EG4 - 1.5LSi 90 cavalos
                      EG5 - 1.6ESi 125 cavalos
                      EG6 - 1.6VTI 160 cavalos

                      No Ferio teve os motores 1.5LSi, 1.6ESi e 1.6VTI.

                      No Coupe teve o 1.5LSi mas com 105 cavalos.

                      A geração EK iniciou produção em 1995 e terminou em 2000, teve também a vertente Ferio, Hatchback e Coupe, e os motores:

                      No Hatchback:

                      EJ9 - 1.4iS 16V 90 cavalos (D14A2)
                      EK3 - 1.5iLS vtec 115 cavalos (D15Z6)
                      EK4 - 1.6VTI (B16A2)

                      No Ferio teve as mesmas, com as mesmas designações.
                      No Coupe teve o 1.6iLS vtec de 125 cavalos e o 1.6iSR vtec de 127 (D16Y8)

                      Os motores Honda dos anos 90 pautam-me por motores rotativos com elevada potencia especifica e de enorme eficiência. A fiabilidade é reconhecida.
                      O melhor para mim é o B16A2, motor do Civic VTI, 1.6 atmosférico de 160 cavalos, era o 1.6 atmosférico mais potente do mundo em 1991, um verdadeiro motor de corrida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                        Bem penso que te posso ajudar.

                        A geração 90 baseou-se essencialmente em duas gerações Civic, a EG e a EK.

                        O Civic EG iniciou produção de 1992 a 1995, nas vertentes Hatchback, Ferio e Coupe, teve as seguintes motorizações:

                        EG3- 1.3 12V EX 75 cavalos
                        EG4 - 1.5LSi 90 cavalos
                        EG5 - 1.6ESi 125 cavalos
                        EG6 - 1.6VTI 160 cavalos

                        No Ferio teve os motores 1.5LSi, 1.6ESi e 1.6VTI.

                        No Coupe teve o 1.5LSi mas com 105 cavalos.

                        A geração EK iniciou produção em 1995 e terminou em 2000, teve também a vertente Ferio, Hatchback e Coupe, e os motores:

                        No Hatchback:

                        EJ9 - 1.4iS 16V 90 cavalos (D14A2)
                        EK3 - 1.5iLS vtec 115 cavalos (D15Z6)
                        EK4 - 1.6VTI (B16A2)

                        No Ferio teve as mesmas, com as mesmas designações.
                        No Coupe teve o 1.6iLS vtec de 125 cavalos e o 1.6iSR vtec de 127 (D16Y8)

                        Os motores Honda dos anos 90 pautam-me por motores rotativos com elevada potencia especifica e de enorme eficiência. A fiabilidade é reconhecida.
                        O melhor para mim é o B16A2, motor do Civic VTI, 1.6 atmosférico de 160 cavalos, era o 1.6 atmosférico mais potente do mundo em 1991, um verdadeiro motor de corrida.

                        Muito boa resposta. Uma excelente ajuda. Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Agora que a aula teórica está dada, que tal passar à prática ?

                          Vou tentar encontrar bons negócios destes carros na net... e uma ajudinha ??

                          Comentário


                            #14
                            Haha eu estou comprador de um . É um Civic 1.4 de 98, o EK de três portas (hatchback). Estava a pensar ir para uma aerodeck com o tal motor 1.5 (confirmo que é um motor excelente), mas este estava um mimo, e compensava-me mais do que fazer a viagem até Viseu, onde está a carrinha. Passo-te então um testemunho:

                            Honda Civic 1.5i ls vtec aerodeck...urgente - à venda Ligeiros Passageiros, Viseu - CustoJusto.pt

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                              Agora que a aula teórica está dada, que tal passar à prática ?

                              Vou tentar encontrar bons negócios destes carros na net... e uma ajudinha ??
                              Já agora, recebeste a minha PM? Não tenho a certeza se chegou ao destino

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                Agora que a aula teórica está dada, que tal passar à prática ?

                                Vou tentar encontrar bons negócios destes carros na net... e uma ajudinha ??
                                Não sei quais as tuas necessidades, mas eu procurava um Civic VTI
                                Apesar da fiabilidade não aumentar com o número de donos, é possivel encontrar algumas unidades em bom, estado.
                                Comprava essencialmente porque era a motorizações de topo, com o equipamento de topo, e o motor é uma verdadeira delicia:



                                Pena que no SV não haja uma unidade em condições...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                  já andei com alguns 1.5i e não os achei nada pachorrentos,agora claro não se pode comparar com o 1.8 vti e 169cv,mas esse só saiu nos civic 5p e Aerodeck
                                  Epa, morou um ca em casa durante 8 anos, o carro em estrada, ya, até era desenrascado e em apanhando balanço lá ia ele, lembro-me que em 4ª dava 190 Km/h (estava limitado).
                                  Mas para uso em cidade era algo demorado, era demasiado dependente de altas (um pouco à semelhança de qualquer Honda, mas este tinha essa diferença mais notória).

                                  Em consumos era imbativel, fazia 5 litros na boa, e o meu pai jura a pe juntos que numa viagem para o Algarve conseguiu medias de 4 litros, (a viajar sempre com a luzinha do ECO acesa).

                                  Esse Honda foi entregue como retoma e quem ficou com ele ficou com um carro novinho, estava super bem estimado e aquele motor durava mais 300/400 mil km sem problema algum...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que vocês me estão a dar a entender, é que estes motores Honda são melhores que os novos em termos do binómio prestações / consumo ?
                                    Onde raio está o desenvolvimento tecnológico ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                      O que vocês me estão a dar a entender, é que estes motores Honda são melhores que os novos em termos do binómio prestações / consumo ?
                                      Onde raio está o desenvolvimento tecnológico ?
                                      Fica diluído no peso dos carros... Mas tenho aqui um comparativo da AH com um Civic 1.8 (142cv) um Bravo GPL(1.4 90cv) e um Ford 1.0 (esse turbo novo, 125 Cv) e os consumos do civic estão alinhavados pelos dos outros dois, sendo que este tem o maior motor por uma boa margem, e também mais potência.
                                      Em relação aos consumos (medições AH) Ford: 6,6; Honda: 6,7; Fiat: 8,5 .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                        O que vocês me estão a dar a entender, é que estes motores Honda são melhores que os novos em termos do binómio prestações / consumo ?
                                        Onde raio está o desenvolvimento tecnológico ?
                                        em consumos não,mas a maioria das marcas para chegar ao patamar da honda ao nivel de desenvolvimento de motores atmosfericos demoraram mais quase uma decada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu gosto muito do Honda Civic 1.5 LSi do Coupé (92-95), anda muito bem, não bebe por ai além e com as medidas de jantes+pneus certas agarra à estrada uma forma exemplar, aquilo dá gosto conduzir

                                          O motor não é VTEC.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                            O que vocês me estão a dar a entender, é que estes motores Honda são melhores que os novos em termos do binómio prestações / consumo ?
                                            Onde raio está o desenvolvimento tecnológico ?
                                            Porque o conceito automóvel mudou, dantes era perfeitamente possível fazer um segmento C leve, compacto, segurança activa e passiva fraca, com jantes pequenas e pneus finos, actualmente existem carros do segmento C com jante 18, pneus 225, mais robustos, mais seguros, mais pesados
                                            Se esse 1.5iLS vtec era óptimo no Civic EK que pesava 1116 kg's, actualmente seria incomportável na actual geração do Civic

                                            O mal deste motor, do 1.5iLS vtec são os regimes médios e as recuperações, que são péssimas, a caixa é longuíssima para ajudar nos consumos, e a potencia máxima é atingida para lá das 6000 rotações, o que atrofia um bocado nas ultrapassagens onde muitas vezes és obrigado a reduzir mais que uma mudança. É um carro que para tirar partido só se pode ter dois tipos de utilizações, ou andar em regimes baixos no econo trabalhando para o consumo, ou andar sempre nos regimes limite onde estão os 115 cavalos, no meio não há nada, faltam regimes médios.

                                            Mas é um caso pontual, os motores de cariz perfomante por exemplo quase todos, ou todos mesmo, esgotam 5º velocidade e têm excelentes baixas, o Civic VTI por exemplo é perfeitamente possível andar a 40 kms/h em quinta com algum "à vontade" e se acelerares ele desenvolve sem grandes espinhas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Outra coisa... Os motores Honda trabalham bem com o GPL ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                                Outra coisa... Os motores Honda trabalham bem com o GPL ?
                                                Depende do bloco, conheço vários casos de Civic 1.4iS de 90 cavalos transformados a GPL sem problemas, é um bloco reconhecidamente robusto e quadrado.
                                                Também conheço alguns Preludes 2.2 VTI a GPL e é um motor que vale a pena transformar.

                                                Os motores vtec têm variable valve timing, e os kits de GPL disponibilizam um sistema chamada Flashlub para este tipo de motores, alguns como o 1.5 vtec têm sedes das válvulas macias e têm que levar Flashlub
                                                Mas penso que não vale a pena transformar o 1.5iLS vtec a GPL, é um motor que já é tão aprimorado e prejudica a performance de tal maneira para fazer bons consumos, como por exemplo imobilizar uma válvula por cilindro trabalhando a 12 até determinada RPM e 16 dessa RPM para cima, mais o escalonamento de caixa longuíssimo, que talvez valesse mais a pena transformar um motor mais performante e menos "picuinhas"
                                                Editado pela última vez por RicardoAndre; 06 August 2012, 19:46.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Caixa S20 no ek3 , ou o motor D15B com 3 stage

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Caixa S20 no ek3 , ou o motor D15B com 3 stage
                                                    Para quê ? Estragar o propósito para que o motor foi concebido ? Mesmo com caixa S20 tens muitas dificuldades em acompanhar um XSi

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom dia

                                                      Gostaria da vossa ajuda. Para não estar abrir outro topico vou usar este.
                                                      Ando ajudar um amigo que queria comprar um civic (iguais/idênticos ao rover 400).
                                                      Entre estes motores qual o melhor entre consumo/performance.
                                                      Existiu algum motor 1.6 Vtec 125cv no aerodeck?
                                                      Sei que houve estes motores:
                                                      1.4 90cv
                                                      1.5 115cv vtec
                                                      1.6 115cv-125cv e aqui é que reside as minhas duvidas. Houve estes motor nesta carroçaria? Tem o sistema Vtec?
                                                      1.8 169cv Vtec

                                                      Se me poderem ajudar...

                                                      Comentário

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