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Lambda ou MAF?? (debímetro ou outro nome qualquer...)

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    Lambda ou MAF?? (debímetro ou outro nome qualquer...)

    Boa noite a todos.

    O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.

    Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.

    Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.

    Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...

    Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos?

    Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.

    O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...

    Alguma ajuda é bem vinda...

    Cumprimentos,
    Filipe.
    Editado pela última vez por EyesOnly; 13 August 2012, 21:04.

    #2
    Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
    Boa noite a todos.

    O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.

    Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.

    Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.

    Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...

    Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos?

    Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.

    O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...

    Alguma ajuda é bem vinda...

    Cumprimentos,
    Filipe.
    Verifica a voltagem da sonda lambda com o Torque.

    Aprende mais um pouco aqui:
    NGK E-Learning

    Sobre a MAF, tenta arranjar os valores(manual tecnico da kia?) que a mesma deve ler e verifica com o Torque se está dentro das tolerâncias.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
      Boa noite a todos.

      O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.

      Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.

      Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.

      Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...

      Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos?

      Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.

      O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...

      Alguma ajuda é bem vinda...

      Cumprimentos,
      Filipe.
      O defeito ECU que detectas é a sonda lambda.
      Não és o único com esse problema: FORO KIA - chivato control emision de gases - OFF TOPIC

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Verifica a voltagem da sonda lambda com o Torque.

        Aprende mais um pouco aqui:
        NGK E-Learning

        Sobre a MAF, tenta arranjar os valores(manual tecnico da kia?) que a mesma deve ler e verifica com o Torque se está dentro das tolerâncias.
        A lambda varia entre 0.1 e 0.8V com um sinal de forma +/- sinusoidal, e a MAF em idle dá 3.5g/s, mas amanhã irei confirmar os valores de novo no torque, com o carro frio e quente.
        Eu tenho o autodata, e lá vem os valores da lambda em Ohm, o que leva a extrair a mesma para medir...
        Da MAF nem encontro nada. Tenho que vasculhar pelo manual técnico do carro na net...

        Isto são as infos de que disponho no autodata:





        Originalmente Colocado por draper Ver Post
        O defeito ECU que detectas é a sonda lambda.
        Não és o único com esse problema: FORO KIA - chivato control emision de gases - OFF TOPIC
        Vou ler!

        Obrigado a ambos por enquanto!
        Editado pela última vez por EyesOnly; 14 August 2012, 02:20. Razão: Inserção de imagem.

        Comentário


          #5
          Pelo que li aqui, os valores devem variar +/- entre os que referi...
          Lambda sensors / exhaust oxygen sensors

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
            A lambda varia entre 0.1 e 0.8V com um sinal de forma +/- sinusoidal, e a MAF em idle dá 3.5g/s, mas amanhã irei confirmar os valores de novo no torque, com o carro frio e quente.
            Eu tenho o autodata, e lá vem os valores da lambda em Ohm, o que leva a extrair a mesma para medir...
            Da MAF nem encontro nada. Tenho que vasculhar pelo manual técnico do carro na net...

            Isto são as infos de que disponho no autodata:







            Vou ler!

            Obrigado a ambos por enquanto!

            Isso tem todos os sintomas de estar em modo de emergência. A unidade de comando enriquece a mistura para proteger a mecânica,mas isto tem implicações na potência.

            Ora isto acontece quando a sonda não consegue medir a mistura.

            O torque dá para fazer log´s?
            Se der faz um á maf e aos valores da sonda,a reprisar uma quarta desde baixa rotação até ao corte,e posta aí o valor máximo da massa de ar,vê se há flutuações grande,e faz o mesmo para a lambda.

            Que potência é que esse carro tem?

            Comentário


              #7
              Pelo que vi, creio que o Torque permite fazer isso.
              Depois crio em Excel um gráfico da evolução dos parâmetros. A maf varia quando a rotação aumenta, não tenho é valores de comparação...

              EDIT: O carro tem 101cv.
              Editado pela última vez por EyesOnly; 15 August 2012, 18:44.

              Comentário


                #8
                Fiz uma medição muito rápida, em que oscilava com as rotações. Fiz log das RPM e dos valores da MAF e no Excel criei um gráfico com os valores obtidos.

                Pelos gráficos creio que se pode dizer que a MAF está boa... pois varia com a variação das RPM. Em todo o caso, retirei a MAF para verificar se tinha sujidade, mas estava bem brilhante.

                Ficam aqui os gráficos:



                Espero em breve fazer novo teste com a evolução dos valores da MAF e lambda, a puxar numa 3ª ou 4ª.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
                  Fiz uma medição muito rápida, em que oscilava com as rotações. Fiz log das RPM e dos valores da MAF e no Excel criei um gráfico com os valores obtidos.

                  Pelos gráficos creio que se pode dizer que a MAF está boa... pois varia com a variação das RPM. Em todo o caso, retirei a MAF para verificar se tinha sujidade, mas estava bem brilhante.

                  Ficam aqui os gráficos:



                  Espero em breve fazer novo teste com a evolução dos valores da MAF e lambda, a puxar numa 3ª ou 4ª.
                  EyesOnly,isso não serve para nada,o motor nem estava em carga,faz lá isso como te pedi,varre o regime todo do motor em 4ª.

                  A ideia é ver se os valores lidos pela maf,batem certo com a massa de ar que o motor precisa de comer para fazer a potência máxima anunciada,ou próximo disso,uma vez que se for da lambda o motor está regado e há perda de potência.

                  É só mesmo para descartar a maf,pq como já te tinha dito isso para mim,tem todo o aspecto de ser da sonda.

                  Comentário


                    #10
                    Ora, cerca de 1 ano e uns meses depois...

                    Hoje troquei a sonda lambda por uma nova, foram substituidas as velas e cabos também. Até há data a luz de aviso do motor esteve sempre ligada...

                    Após a troca, fiz reset aos códigos de erro presentes, com o ELM327 e o Torque. Assim que peguei no carro, notei uma melhor resposta, mas sem notar aquela pujança de 100cv. Fiz umas voltas com cerca de 25km, não seguidos, com o carro sem qualquer problema. Só faltava aquele kick na resposta!

                    Eis que quando estaciono o carro, reparo que a luz acendeu de novo... ou seja o problema não seria da sonda. Voltei a ver e acusou o erro P0172, ou seja mistura rica, banco 1.

                    Resta-me a MAF, ver a pressão da bomba ou alguma fuga de vácuo... segundo li na net.
                    Pensei mesmo que com a troca da sonda o problema ficaria resolvido.

                    A ver se durante esta semana tiro a MAF e a limpo com um spray limpa contactos.
                    Editado pela última vez por EyesOnly; 21 February 2015, 20:36.

                    Comentário


                      #11
                      Esse carro tem so 1 ou tem 2 sondas? antes do catalisador?
                      Se quiseres testar a MAF, o melhor teste, desliga-a e vai conduzir o carro.
                      em alguns modelos, depois do reset, na primeira vez que o motor trabalha a luz nao acende, desliga e liga o motor umas 3 vezes.
                      Fora a luz acesa, o carro com a maf desligada vai desenvolver normalmente em acelaracao, pois a mesma faz so uma pequena correcao na mistura dependendo da densidade e temperatura do ar. Mas vai debitar os 101cv que tem.
                      Depois de o conduzir, ve se esta la o erro da sonda, ou so a maf, se so estiver a maf... ja sabes o que e.
                      A maf e uma peca que nem os melhores aparelhos de diagnostico conseguem detectar, se nao estiver mesmo estragada.

                      Ja agora, o elm e outros similares nao sao tao precisos como isso, eu ja experimentei e em alguns modelos dava erros em pecas que nem os carros tinham

                      Comentário


                        #12
                        Tem uma sonda de O2 antes do cat e outra depois.
                        A MAF, em tempos tirei-a para ver estava suja, mas não me pareceu. Hoje li na net que pode ter sujidade não visível a olho nu, só com microscópio se vê, que pode interferir no funcionamento... (nem tudo o que cai na net é verdade claro )

                        Comentário


                          #13
                          a sugidade nao visivel a olho nu e irrelevante.

                          desliga a fixa da maf e faz o teste que te disse.

                          Comentário


                            #14
                            Trocaste as duas sondas O2? Se só trocaste uma das sondas, experimenta troca-las de posição e faz a leitura.

                            Comentário


                              #15
                              normalmente, a primeira sonda e diferente da 2a.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RSauto Ver Post
                                a sugidade nao visivel a olho nu e irrelevante.

                                desliga a fixa da maf e faz o teste que te disse.
                                Ainda não tive tempo, vou tentar amanha ou 6f.

                                Originalmente Colocado por Blackus Ver Post
                                Trocaste as duas sondas O2? Se só trocaste uma das sondas, experimenta troca-las de posição e faz a leitura.
                                Apenas troquei a 1ª.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RSauto Ver Post
                                  normalmente, a primeira sonda e diferente da 2a.
                                  Não creio que seja assim mas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    a 2a sonda serve para ler o trabalho do catalisador, nada influencia na correccao da mistura.
                                    ja a 1a, le e ajuda a corrigir a mistura ar/gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim a 2ª sonda tem essa função mas ambas medem a presença do mesmo gás, o oxigénio. Não é a sonda que faz a correcção, apenas mede valores. Por isso também são conhecidas por sensor O2.
                                      Na minha viatura ambos os sensores são exactamente iguais.
                                      Editado pela última vez por Blackus; 26 February 2015, 18:33.

                                      Comentário


                                        #20
                                        a 1a sonda ajuda na correccao juntamente com o maf.
                                        a 1a sonda le e informa a ecu da mistura ar/combustivel
                                        o que faz a correccao e a centralina, depois de ler os valores da maf, 1a sonda, sensor temperatura...

                                        se assim fosse os carros com a sonda estragada nao tinham problemas de emissao de gases....

                                        Comentário

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