O que vou relatar a seguir não deve ser novo para alguns de vocês, mas não deixa de ser bastante aborrecido e é o motivo da minha revolta!
O kai-kai lá de casa está com buas bolinhas a menos no nível do óleo de fui ver na vareta o que se passava. Para meu espanto ao puxar a dita verifiquei que estava partida faltando talvez uns 5 cm. Digo já que aquilo é feito de um plástico ******* de cor amarela! No Duster é parecido, mas pior que a vareta faz uma espécie de "caracol" até encaixar na totalidade e chegar ao cárter...
Lembrei-me que a minha mana (tem um pug) ainda há pouco tempo se queixou do mesmo e na hora do almoço falei com um colega que teve há pouco o mesmo presente (neste caso num Audi).
Porque raio estão a desaparecer as varetas feitas em metal? Será pelo peso? Pelos custos? Só porque sim? Os meus pais têm uma carripana lá por casa com quase 30 anos (Isuzu kb) e o óleo já foi verificado centenas de vezes! Se fosse uma antena de plástico... quantas vezes já teria sido trocada?
Sei que nos carros modernos a tendência é para que o pessoal use o nível dado pelo CB e calculo que já nem todos os carros tragam vareta, mas o facto é que é muito útil até porque o cb nem sempre é de fiar... tal como a vareta!
Amanhã vou desmontar a guia que leva a vareta ao cárter, mas como partiu muito em baixo calculo que ande a "nadar" dentro do cárter. Em princípio não pode ser aspirada pela bomba de óleo por causa do respetivo filtro, mas caso se venha a partir em vários bocados pode contribuir para um entupimento do filtro do chupador! Ou seja, o mais provável é mesmo ter que desmontar o cárter para retirar a dita e isso eu já não faço! É preciso azar! Ainda há pouco tempo foi desmontado para trocar as capas de biela (quando tiver vagar faço um foto reportagem)...
Será que os engenheiros/projetistas... não sabem que a temperatura do óleo vai acabar por "fritar" a vareta? Será que tudo não passa de uma jogada para andarmos a abrir os cordões à bolsa, como habitual?
O kai-kai lá de casa está com buas bolinhas a menos no nível do óleo de fui ver na vareta o que se passava. Para meu espanto ao puxar a dita verifiquei que estava partida faltando talvez uns 5 cm. Digo já que aquilo é feito de um plástico ******* de cor amarela! No Duster é parecido, mas pior que a vareta faz uma espécie de "caracol" até encaixar na totalidade e chegar ao cárter...
Lembrei-me que a minha mana (tem um pug) ainda há pouco tempo se queixou do mesmo e na hora do almoço falei com um colega que teve há pouco o mesmo presente (neste caso num Audi).
Porque raio estão a desaparecer as varetas feitas em metal? Será pelo peso? Pelos custos? Só porque sim? Os meus pais têm uma carripana lá por casa com quase 30 anos (Isuzu kb) e o óleo já foi verificado centenas de vezes! Se fosse uma antena de plástico... quantas vezes já teria sido trocada?
Sei que nos carros modernos a tendência é para que o pessoal use o nível dado pelo CB e calculo que já nem todos os carros tragam vareta, mas o facto é que é muito útil até porque o cb nem sempre é de fiar... tal como a vareta!
Amanhã vou desmontar a guia que leva a vareta ao cárter, mas como partiu muito em baixo calculo que ande a "nadar" dentro do cárter. Em princípio não pode ser aspirada pela bomba de óleo por causa do respetivo filtro, mas caso se venha a partir em vários bocados pode contribuir para um entupimento do filtro do chupador! Ou seja, o mais provável é mesmo ter que desmontar o cárter para retirar a dita e isso eu já não faço! É preciso azar! Ainda há pouco tempo foi desmontado para trocar as capas de biela (quando tiver vagar faço um foto reportagem)...
Será que os engenheiros/projetistas... não sabem que a temperatura do óleo vai acabar por "fritar" a vareta? Será que tudo não passa de uma jogada para andarmos a abrir os cordões à bolsa, como habitual?
Comentário