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Voltem varetas de nível de óleo metálicas, por favor!!!

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    Voltem varetas de nível de óleo metálicas, por favor!!!

    O que vou relatar a seguir não deve ser novo para alguns de vocês, mas não deixa de ser bastante aborrecido e é o motivo da minha revolta!

    O kai-kai lá de casa está com buas bolinhas a menos no nível do óleo de fui ver na vareta o que se passava. Para meu espanto ao puxar a dita verifiquei que estava partida faltando talvez uns 5 cm. Digo já que aquilo é feito de um plástico ******* de cor amarela! No Duster é parecido, mas pior que a vareta faz uma espécie de "caracol" até encaixar na totalidade e chegar ao cárter...

    Lembrei-me que a minha mana (tem um pug) ainda há pouco tempo se queixou do mesmo e na hora do almoço falei com um colega que teve há pouco o mesmo presente (neste caso num Audi).

    Porque raio estão a desaparecer as varetas feitas em metal? Será pelo peso? Pelos custos? Só porque sim? Os meus pais têm uma carripana lá por casa com quase 30 anos (Isuzu kb) e o óleo já foi verificado centenas de vezes! Se fosse uma antena de plástico... quantas vezes já teria sido trocada?

    Sei que nos carros modernos a tendência é para que o pessoal use o nível dado pelo CB e calculo que já nem todos os carros tragam vareta, mas o facto é que é muito útil até porque o cb nem sempre é de fiar... tal como a vareta!

    Amanhã vou desmontar a guia que leva a vareta ao cárter, mas como partiu muito em baixo calculo que ande a "nadar" dentro do cárter. Em princípio não pode ser aspirada pela bomba de óleo por causa do respetivo filtro, mas caso se venha a partir em vários bocados pode contribuir para um entupimento do filtro do chupador! Ou seja, o mais provável é mesmo ter que desmontar o cárter para retirar a dita e isso eu já não faço! É preciso azar! Ainda há pouco tempo foi desmontado para trocar as capas de biela (quando tiver vagar faço um foto reportagem)...

    Será que os engenheiros/projetistas... não sabem que a temperatura do óleo vai acabar por "fritar" a vareta? Será que tudo não passa de uma jogada para andarmos a abrir os cordões à bolsa, como habitual?

    #2
    Aconteceu-me o mesmo com um Seat Toledo de 1999, o meu mecânico viu-se e desejou-se para retirar os pedacinhos todos

    Agora, porque é que é assim,.......não faço a minima, mas deve haver uma explicação (digo eu).

    Comentário


      #3
      Qual é o carro que tens? No meu Clio a vareta está junto com a tampa do óleo e por muita sorte um dia que ia ver o nível ela partiu quando a estava a limpar.
      Comprei uma metálica na concorrência e foi só encaixa-la na tampa.
      Supostamente o plástico da vareta devia resistir a altas temperaturas...

      Comentário


        #4
        O plástico resiste a altas temperaturas mas nada como as velhinhas em metal.

        Terá a ver com os custos de manutenção e talvez com o melhor nível de insonorização que o plástico permite.

        Ainda à uns meses tive que trocar o copo onde encaixa a vareta que uma vez mais é em plástico e algum mecânico menos cuidadoso partiu.

        Que voltem os velhos motores, cheios de metal à vista, mas duro como tudo.

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          #5
          Não será pela temperatura do óleo mas pela má qualidade do plastico.
          As motos já têm varetas de plastico desde que me lembro e estou a falar de motores refrigerados a ar e nem por isso a vareta derrete.

          Agora se as varetas eram em metal e não davam chatices não percebo porque mudam para pior.

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            #6
            No Mazda algo parecido também me aconteceu.

            A vareta propriamente dita é em metal como deve ser (tal como o tubo). Mas a pega e toda a parte que fica do lado de fora é em plástico (esse plástico amarelo rígido)...é claro que com o passar do tempo, não pelo calor do óleo mas do compartimento do motor (o colector de escape fica mesmo ao lado) o plástico foi enfraquecendo.

            Um dia ao puxar pela vareta fiquei com a argola (onde se enfia o dedo) na mão...e a vareta lá metida à mesma. Felizmente como partiu acima continuou a vedar...lá fui à Mazda...30 e tal euros

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              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              O que vou relatar a seguir não deve ser novo para alguns de vocês, mas não deixa de ser bastante aborrecido e é o motivo da minha revolta!

              O kai-kai lá de casa está com buas bolinhas a menos no nível do óleo de fui ver na vareta o que se passava. Para meu espanto ao puxar a dita verifiquei que estava partida faltando talvez uns 5 cm. Digo já que aquilo é feito de um plástico ******* de cor amarela! No Duster é parecido, mas pior que a vareta faz uma espécie de "caracol" até encaixar na totalidade e chegar ao cárter...

              Lembrei-me que a minha mana (tem um pug) ainda há pouco tempo se queixou do mesmo e na hora do almoço falei com um colega que teve há pouco o mesmo presente (neste caso num Audi).

              Porque raio estão a desaparecer as varetas feitas em metal? Será pelo peso? Pelos custos? Só porque sim? Os meus pais têm uma carripana lá por casa com quase 30 anos (Isuzu kb) e o óleo já foi verificado centenas de vezes! Se fosse uma antena de plástico... quantas vezes já teria sido trocada?

              Sei que nos carros modernos a tendência é para que o pessoal use o nível dado pelo CB e calculo que já nem todos os carros tragam vareta, mas o facto é que é muito útil até porque o cb nem sempre é de fiar... tal como a vareta!

              Amanhã vou desmontar a guia que leva a vareta ao cárter, mas como partiu muito em baixo calculo que ande a "nadar" dentro do cárter. Em princípio não pode ser aspirada pela bomba de óleo por causa do respetivo filtro, mas caso se venha a partir em vários bocados pode contribuir para um entupimento do filtro do chupador! Ou seja, o mais provável é mesmo ter que desmontar o cárter para retirar a dita e isso eu já não faço! É preciso azar! Ainda há pouco tempo foi desmontado para trocar as capas de biela (quando tiver vagar faço um foto reportagem)...

              Será que os engenheiros/projetistas... não sabem que a temperatura do óleo vai acabar por "fritar" a vareta? Será que tudo não passa de uma jogada para andarmos a abrir os cordões à bolsa, como habitual?

              Comprem toyotas pá varetas em metal.

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                #8
                Efectivamente também conheço relatos de varetas plásticas que partem. Penso que é devido à deterioração química do plástico em contacto com o óleo a longo prazo.

                Pior é o novo BMW série 3 que já não tem nenhuma vareta! Ver o nível só com o CB.

                Comentário


                  #9
                  Nos Mercedes com menos de 10 anos tb já não trazem vareta... deve ser para o pessoal que tem táxis não se assustar com o nível que atingem os motores com filtro de partículas (no último w203 que fez mudança de óleo retiraram do motor mais de 8litros de óleo com gasóleo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! )

                  Comentário


                    #10
                    No meu Saxo partiu-se a ponta da vareta há uns 4/5 anos. Ainda deve andar lá pelo carter...

                    Num Clio II que tive partiu-se a pega. E exatamente de maneira a não conseguir tirá-la. Teve de se desmanchar o tubo onde se enfia a vareta para conseguir retirá-la.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                      Nos Mercedes com menos de 10 anos tb já não trazem vareta... deve ser para o pessoal que tem táxis não se assustar com o nível que atingem os motores com filtro de partículas (no último w203 que fez mudança de óleo retiraram do motor mais de 8litros de óleo com gasóleo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! )
                      Quanto é que era suposto ter de óleo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Quanto é que era suposto ter de óleo?
                        se não gastasse nenhum óleo teria uns ~6 e pouco, contando que gaste (pelo menos) 1,5 litros teria no máximo dos máximos uns 5 litros de óleo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Quanto é que era suposto ter de óleo?
                          Uns 6.5 litros...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Uns 6.5 litros...
                            Se não gastasse nenhum...

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                              #15
                              Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                              Se não gastasse nenhum...
                              Na melhor das hipóteses teria 1.5 L de gasóleo a contaminar o óleo e na pior, uns 3 L. Pois, a minha Astra está prestes a fazer a revisão e o óleo não baixa. Já tinha pensado que o consumo "normal" de óleo (já leva 27mil Kms) devia estar a ser compensado pelo gasóleo que escorre para o cárter, vindo do FAP. Já pensei em fazer uma muda de óleo (e filtro) cada 15 mil ou 6 meses, em vez de 30mil ou 1 ano. Se calhar vou avançar para isso mesmo, na tentativa de preservar melhor o motor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Na melhor das hipóteses teria 1.5 L de gasóleo a contaminar o óleo e na pior, uns 3 L. Pois, a minha Astra está prestes a fazer a revisão e o óleo não baixa. Já tinha pensado que o consumo "normal" de óleo (já leva 27mil Kms) devia estar a ser compensado pelo gasóleo que escorre para o cárter, vindo do FAP. Já pensei em fazer uma muda de óleo (e filtro) cada 15 mil ou 6 meses, em vez de 30mil ou 1 ano. Se calhar vou avançar para isso mesmo, na tentativa de preservar melhor o motor.
                                É o que fazes melhor. Com esse intervalo de revisões e com a FAP a ajudar não é de admirar que os motores hoje sejam uma sucata,

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                  É o que fazes melhor. Com esse intervalo de revisões e com a FAP a ajudar não é de admirar que os motores hoje sejam uma sucata,
                                  Até porque o custo não é assim tão elevado que não justifique essa mesma troca. O óleo e filtro encomenda-se (original GM) na net e fica por 40 e poucos €, a somar o filtro, talvez à volta de 50€. Vale a pena.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que cena marada, o meu Linea de 2008 ainda é de "ferrinho".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Atualizando:

                                      Saquei fora a guia pelo interior da qual circula a vareta e nada feito!

                                      O pedaço inferior da vareta nem vê-lo! Está algures a nadar no interior do cárter!

                                      A ver se este fds um mecanico amigo desmonta o cárter para o retirar e me arranja outra vareta para substituir esta!

                                      Sorte a de quem tem carros com varetas metálicas!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agora fiquei alarmado, com isto, mas a vossa partiu-se após quantos KMs??

                                        Comentário


                                          #21
                                          A do meu carro é em metal e a ponta também já ficou no cárter...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Agora são de plástico pois as metálicas estavam a ser usadas para roubar carros

                                            A malta dos R5 e das 4L que o diga. Já deixam recados a dizer que não vale a pena arrombar o carro que está sem a vareta

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                              A do meu carro é em metal e a ponta também já ficou no cárter...
                                              Xiii como é que isso aconteceu? Que carro é?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                Agora são de plástico pois as metálicas estavam a ser usadas para roubar carros

                                                A malta dos R5 e das 4L que o diga. Já deixam recados a dizer que não vale a pena arrombar o carro que está sem a vareta
                                                Não me parece que seja por isso que agora são de plástico... Acho que é mais numa de redução de custos.

                                                Apenas deixo um conselho: Quem tiver a oportunidade troque por uma de metal, se por acaso mantiverem a de plástico é bom que testem a sua resistência de vez em quando.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Atualizando:

                                                  Vejam o antigo modelo da vareta e o atual. Nem vale a pena fazer mais comentários!

                                                  Se a Nissan fosse uma "pessoa de bem", chamava todos os proprietários para fazerem a troca gratuitamente. À vareta e às capas das bielas...

                                                  Comentário

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