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VW Polo 1.2 treme ao ralenti

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    VW Polo 1.2 treme ao ralenti

    O meu Polo 1.2 começou a tremer, quer a frio quer a quente, quando está parado. Umas vezes sente-se mais outras menos. À cerca de 3 semanas levei o carro ao electricista que o ligou à máquina e acusou erro de falha de ignição no cilindro um. A vela estava em condições, podia ser da bobine mas o mecânico disse que para já não mudasse. Deitou um spray qualquer e o carro quase parou de tremer.
    A semana passada apareceu o aviso (aquela luz amarela em forma de motor) quando estava a andar na auto-estrada. Como já estava avisado, dirigi-me a uma oficina para meter a bobine e apagar o erro.
    No dia seguinte, depois de fazer mais 50km a luz voltou a acender. Levei novamente o carro a um electricista que o ligou à máquina e deu o mesmo erro - falha de ignição no cilindro um - apesar de a bobine já ter sido trocada. Pelo barulho, o mecânico disse que o motor estava a falhar.

    No entanto, ao contrário das situações que costumam acontecer com mais frequência,o carro só treme mesmo quando está parado em ponto morto. Em andamento não treme, não perde potência(não é que tenha muita) nem se nota qualquer falha do motor.

    Alguém sabe o que poderá ser?

    E já agora recomendar um bom mecânico/electricista em Lisboa porque este electricista a que fui disse-me que se não era da bobine podia ser outra coisa qualquer (que não sabe o que é) mas avisou logo que era coisa para 500,00€ no minimo (e não sabe o que é, imagino se soubesse qual o problema).

    Dados do carro: é de 11/2004, com 55.000km e revisões sempre feitas a tempos e horas.Comprei-o à VW em 2006, com 8mil quilometros.A maior parte dos km foram feitos em cidade.

    Obrigado

    #2
    boas para mim ou bobines na maioria dos casos,ou velas,ou a borboleta está cheia de carvão.
    tiras a tampa do motor vez a borboleta,com o carro a trabalhar ao relantim tira uma bobine de cada vez e puxa ligeiramente para cima (cuidado que dá uns choques valentes)
    se estiverem boas ouves a faisca a sair e o carro a falhar.
    cumprimentos

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por capitaorobi Ver Post
      boas para mim ou bobines na maioria dos casos,ou velas,ou a borboleta está cheia de carvão.
      tiras a tampa do motor vez a borboleta,com o carro a trabalhar ao relantim tira uma bobine de cada vez e puxa ligeiramente para cima (cuidado que dá uns choques valentes)
      se estiverem boas ouves a faisca a sair e o carro a falhar.
      cumprimentos
      Obrigado pela resposta.
      A bobine do 1º cilindro já foi mudada e o problema continua. Dado que a máquina dá erro sempre no 1º cilindro vale a pena mudar as outras 2 bobines?

      O electricista falou também em algo relacionado com injectores. Estava a pensar meter gasolina normal (em vez da do Intermarché que é a que tenho metido nos ultimos meses), juntar um aditivo e puxar um bocado por ele. Ou não vale a pena sequer?

      Comentário


        #4
        as bobines normalmente quando se estraga uma as outras vão a seguir.
        falha no 1º cilindro,ou bobines ou velas.
        trocas as bobines 1 e 3 e ligas á maquina...depois as velas 1 e 3 e ligas outra vez.
        1º cilindro quase sempre é do lado da distribuição.
        quanto á dica do eletricista tambem não é má :-)

        Comentário


          #5
          Com a bobina, foi também mudado o "cachimbo" e o cabo da vela?
          Qualquer mau contacto aqui resulta em faísca deficiente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Com a bobina, foi também mudado o "cachimbo" e o cabo da vela?
            Qualquer mau contacto aqui resulta em faísca deficiente.
            As velas nao foram trocadas porque estavam em condições. O cachimbo e o cabo da vela também nao foram mudados mas se calhar é melhor começar por aí do que ir para outras coisas mais caras.

            Capitaorobi obrigado pelas dicas.
            Agora só me falta encontrar um bom mecânico em Lisboa porque eu sou de Viana do castelo e em Lx nao conheço nenhum.

            Mais uma vez obrigado a ambos

            Comentário


              #7
              Parece-me que o motor descomandou. Pode ser colocado a funcionar corretamente trocando a corrente, umas guias novas de plastico mais lingas e creio que um tensor.

              Este problema apenas se manifestava nas unidades de 2002 e 2003 por isso acho estranho o teu estar com este problema.

              Mais:

              POLO9n.JPG

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                Parece-me que o motor descomandou. Pode ser colocado a funcionar corretamente trocando a corrente, umas guias novas de plastico mais lingas e creio que um tensor.

                Este problema apenas se manifestava nas unidades de 2002 e 2003 por isso acho estranho o teu estar com este problema.

                Mais:

                [ATTACH]108048[/ATTACH]
                Realmente o motor é o AZQ.

                Essa reparação é coisa para quanto dinheiro?

                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Novidades:

                  Este fim de semana meti o aditivo na gasolina e fui fazer uns 60 ou 70 km em AE a puxar um bocado por ele.Hoje de manha ligo o carro e:
                  - a luz de aviso do motor apagou
                  - a vibração praticamente desapareceu ou pelo menos reduziu bastante
                  - agora oiço um barulho do escape como se tivesse a libertar os gases aos soluços

                  Face a este dado novo, alguém sabe o que poderá ser?

                  Comentário


                    #10
                    Eu não percebo muito dessas cenas, mas acredito que podias ter algum (ou alguns) injector(es) a precisar de limpeza.

                    Comentário


                      #11
                      Tens que levar o carro ao mecanico, não te posso adiantar mais nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        Tens que levar o carro ao mecanico, não te posso adiantar mais nada.
                        Bom, o problema foi identificado. A corrente saltou um dente, resultado: kit de distribuição completo novo

                        Apesar de ser um mecânico particular, vou colocar peças de origem.Ainda à espera do valor certo das peças mas já com uma "espécie" de orçamento. Valores entre os 500€ e os 600€. Que vos parece?

                        Obrigado a todos os que ajudaram, e um agradecimento especial ao Scutar pois era mesmo aquilo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TJCA Ver Post
                          Bom, o problema foi identificado. A corrente saltou um dente, resultado: kit de distribuição completo novo

                          Apesar de ser um mecânico particular, vou colocar peças de origem.Ainda à espera do valor certo das peças mas já com uma "espécie" de orçamento. Valores entre os 500€ e os 600€. Que vos parece?

                          Obrigado a todos os que ajudaram, e um agradecimento especial ao Scutar pois era mesmo aquilo.

                          Parece-me caríssimo. Esse trabalho com "mecânico particular" deveria ficar aí nuns 200€.

                          Comentário


                            #14
                            Depende do preço dos Kits, como é óbvio, mas acho que é serviço para custar entre 200 a 300 €.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TJCA Ver Post
                              Bom, o problema foi identificado. A corrente saltou um dente, resultado: kit de distribuição completo novo

                              Apesar de ser um mecânico particular, vou colocar peças de origem.Ainda à espera do valor certo das peças mas já com uma "espécie" de orçamento. Valores entre os 500€ e os 600€. Que vos parece?

                              Obrigado a todos os que ajudaram, e um agradecimento especial ao Scutar pois era mesmo aquilo.
                              Em 2010, na marca, a substituição do kit de distribuição completo de um Polo 1.2 65cv ficou-me por 530€...
                              Editado pela última vez por betel; 30 August 2012, 20:21. Razão: Erro na data indicada (2010 e não 2008)

                              Comentário


                                #16
                                Quando tive o mesmo problema o valor das peças compradas na marca foram estes:

                                1 Tensor Hidraulico 30,2
                                1 Corrente 56,8
                                1 Guia Esquerdo 5,2
                                1 Guia Direito 12,8
                                5 Parafusos 2,3
                                1 Tubo de cola 13,4
                                Mão de obra 75 euros

                                As peças foram compradas na VW e a substituição foi efectuada por um mecanico que trabalha na VW mas em casa dele claro está.

                                Posto isto acho que deves ser tu a comprar as peças e a pedir a um mecanico que te faça isso, estás a ser roubado caro amigo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Onde fica esse mecânico?

                                  Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

                                  Comentário


                                    #18
                                    O preço final ficou nos 450€. Ainda fui a outra oficina, ambas na zona de Alvalade, e o orçamento que me deram também era na casa dos 500€/550€.

                                    É complicado estar numa cidade nova e nao ter nenhum mecânico conhecido nem tao pouco ter uma ideia das oficinas que poderão ser caras ou baratas. Esta foi indicada por um amigo de um amigo.Se fosse em Viana do Castelo,o meu mecânico de sempre fazia-me o serviço(mecânico da marca que faz uns biscates em casa para os amigos) por cerca de 200/250€, mão de obra e material incluídos.

                                    Assim, sem ter ninguém conhecido não é fácil mas também é assim que vamos aprendendo.
                                    O carro vai ser entregue durante a próxima semana, depois dou feedback de como ficou.

                                    Obrigado a todos os que ajudaram.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu já iria dizer pra trocar as velas e colocar as de iridium(NGK ou Denso de preferência)

                                      Mas resolveu trocando o kit de distribuição(correia dentada e rolamento tensor) e colocando o motor no ponto.

                                      Uma pergunta? Antes dessa troca, vc já tinha trocado o kit de distribuição? Se sim, o mecânico não deixou no ponto.

                                      Meu carro ficou assim tb quando eu fiz a descarbonização. O mecânico deixou três dentes atrasado. Com isso o motor ficou lerdo(sem força). Foi constatado o erro na concessionária VW. Voltei pro mecânico, reclamei e ele colocou no ponto.

                                      Quanto a luz da injeção(parece um motor), resolveu tirando os bornes da bateria por 5 minutos. Ao remontar os bornes, a luz apagou.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                        eu já iria dizer pra trocar as velas e colocar as de iridium(NGK ou Denso de preferência)

                                        Mas resolveu trocando o kit de distribuição(correia dentada e rolamento tensor) e colocando o motor no ponto.

                                        Uma pergunta? Antes dessa troca, vc já tinha trocado o kit de distribuição? Se sim, o mecânico não deixou no ponto.

                                        Meu carro ficou assim tb quando eu fiz a descarbonização. O mecânico deixou três dentes atrasado. Com isso o motor ficou lerdo(sem força). Foi constatado o erro na concessionária VW. Voltei pro mecânico, reclamei e ele colocou no ponto.

                                        Quanto a luz da injeção(parece um motor), resolveu tirando os bornes da bateria por 5 minutos. Ao remontar os bornes, a luz apagou.
                                        Nunca tinha trocado o kit de distribuiçao porque segundo a própria marca a corrente dura a vida útil do carro( o que segundo tenho visto nao corresponde de todo a verdade, havendo problemas nao só nos Polo mas também nos Golf 1.4). Nao sei se o problema é extensível a outros modelos e marcas do grupo Vw mas admito que sim.

                                        O carro nunca pareceu ter perdido força e as velas tinham sido trocadas a pouco tempo.
                                        O que realmente me intriga é o facto de quando usei o limpa injectores, o carro passou a tremer menos, quase nada e a luz de aviso apagou.talvez demasiada coincidência mas de qualquer forma usar um frasco daqueles a cada dez mil quilómetros parece que só faz bem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TJCA Ver Post
                                          Nunca tinha trocado o kit de distribuiçao porque segundo a própria marca a corrente dura a vida útil do carro( o que segundo tenho visto nao corresponde de todo a verdade, havendo problemas nao só nos Polo mas também nos Golf 1.4). Nao sei se o problema é extensível a outros modelos e marcas do grupo Vw mas admito que sim.

                                          O carro nunca pareceu ter perdido força e as velas tinham sido trocadas a pouco tempo.
                                          O que realmente me intriga é o facto de quando usei o limpa injectores, o carro passou a tremer menos, quase nada e a luz de aviso apagou.talvez demasiada coincidência mas de qualquer forma usar um frasco daqueles a cada dez mil quilómetros parece que só faz bem.
                                          Nas instruções de aplicação no frasco, diz para usar cada 10mil Kms? Se a teoria desses produtos for como a dos aditivos, provoca um desgaste/corrosão nos componentes por onde passa, pelo que só deve ser usado em casos de necessidade e não como rotina. E de preferência, os de marca boa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                            Onde fica esse mecânico?

                                            Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
                                            O mecanico é de Braga mas qualquer um faz este serviço a questão é saber a referencia das peças a encomendar mas basicamente o "KIT de Distribuição" inclui as peças que indiquei. Coloquei entre aspas pois como sabem este motor não possui correia de distribuição mas sim corrente.

                                            500 euros é muito dinheiro para este conjunto de peças que é muito barato quanto a mim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              o seu é corrente? Ao que sei, a corrente dura tanto quanto o carro

                                              A Correia é que se troca a cada 50 mil km, junto com o rolamento tensor
                                              P.S: O meu é correia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu é de corrente bem como todos os motores AZQ 1.2 12v 65 cvs.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                  O meu é de corrente bem como todos os motores AZQ 1.2 12v 65 cvs.
                                                  Sim, são de corrente e deveriam durar o tempo que durar o motor do carro. Salvo erro os motores 1.4 do Golf também são de corrente. Os TDI é que já não sei.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o que é RALENTI?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                      o que é RALENTI?
                                                      É a velocidade de funcionamento do motor com o carro parado e a caixa em ponto morto, sem se carregar no pedal do acelerador. É aquilo que em inglês se chama "idle". No Brasil não sei qual é o termo corrente.
                                                      Editado pela última vez por ClioII; 03 September 2012, 17:42.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha duvida é, como é que a corrente saltou um dente? Já vinha assim de origem?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          É a velocidade de funcionamento do motor com o carro parado e a caixa em ponto morto, sem se carregar no pedal do acelerador. É aquilo que em inglês se chama "idle". No Brasil não sei qual é o termo corrente.
                                                          Aqui fala que o motor tá em ponto morto ou neutro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                            Aqui fala que o motor tá em ponto morto ou neutro
                                                            Julgo que isso é a posição da caixa de velocidades ("caixa de câmbio" desse lado do Atlântico). A posição ao centro, sem nenhuma mudança ("marcha") engrenada, damos o nome de ponto morto. Com a caixa em ponto morto e sem dar acelerador, o motor funciona a cerca de 800 rotações por minuto (mais coisa menos coisa, dependendo do modelo). A esta velocidade de rotação lenta e certa chama-se "ralenti".

                                                            Comentário

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