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Dicussão: Veículos Elétricos

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    Dicussão: Veículos Elétricos

    Boas,

    Acho que um tópico semelhante estava a faltar aqui no fórum.

    Com a recente e, possivelmente, futura escalada do preço dos combustíveis o uso de veículos a combustão e/ou explosão virá a revelar-se cada vez mais inviável.

    A solução poderá, eventualmente, passar pelos veículos eléctricos...

    Assim, pretende-se com este tópico:

    - Revelar notícias sobre veículos eléctricos (novos modelos, novas tecnologias, incentivos á compra dos mesmo, etc)

    - Debater as tecnologias empregues

    - Discutir sobre características/opiniões acerca de determinados modelos

    - Informar sobre o melhor método de utilização (desde como deve ser feita a recarga, passando pelas precauções durante a mesma, até à possibilidade de recarga em postos espalhados pelo país).


    Alguém que escolha um "tema" para começarmos a debater.


    Cumprimentos

    #2
    Já que ninguém se atreve.

    Tesla Motors | Premium Electric Vehicles

    Os preços são algo exagerados, mas são passos sólidos na direcção correcta. Para além disso as autonomias são fantásticas e o tipo de baterias usadas é menos vulnerável à degradação, face às do leaf, por exemplo.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Vou dizer aqui o mesmo que disse no tópico dos combustíveis, sobre os postos de recarga, bem como a minha opinião sobre os carros eléctricos no geral pelo menos nesta fase inicial:

      Ah, aqueles que se vêem de 50 em 50 km (passe o exagero)? Esquece, não vejo nos eléctricos uma alternativa viável aos carros com motor de combustão. Quando demorarem tanto tempo a carregar a bateria como um carro normal demora a encher o depósito e quando as autonomias forem semelhantes (falo por volta de 700km) então talvez possa considerar os eléctricos uma alternativa aos outros. Sim, porque para ser alternativa tem que ser semelhante e o semelhante é a nível de custo de aquisição, carregamento de baterias e autonomia. (E estética, já agora )

      Comentário


        #4
        Se o Zoe tiver desconto de 5000€ em incentivos estatais, ficar com 1 preço de 15000€ e autonomia para 400kms, será a minha aposta futura.

        Não acredito é nestes valores que alguém falou...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
          Se o Zoe tiver desconto de 5000€ em incentivos estatais, ficar com 1 preço de 15000€ e autonomia para 400kms, será a minha aposta futura.

          Não acredito é nestes valores que alguém falou...
          Quanto tempo é que dura a recarga das baterias?...e qual o preço dessa recarga?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
            Quanto tempo é que dura a recarga das baterias?...e qual o preço dessa recarga?
            Não sei, mas tendo em conta os outros, não deve ser menos de 8h.
            Se faz 400km, e custar à volta de 1€ aos 100, deve custar uns 4€ para um carga completa apartir do 0.

            Qualquer dia 2L de gasolina já custam 4€ :P
            Pelo menos a 98 já anda lá perto

            Comentário


              #7
              Na minha opinião, eu acho que o futuro próximo dos eléctrico serão veículos urbanos tipo Twizzy mas com portas e preço acessível, mais ou menos como uma 125 com capota!
              Deixo aqui um conceito bem interessante, o Qbeak:

              Design - ADVANTAGES - ECOmove

              É feio que dói mas cumpre a sua missão de electrodoméstico (que se espera) barato e eficiente!

              Comentário


                #8
                Os carros electricos tem entraves e alguns muito duvidosos . Os custo final dos carros electricos está muito alto e não corresponde ao real valor do carro , existe empresas que vendem e desenvolvem produtos para estes carros muito inflacionados porque achavam que isto seria a galinha dos ovos de ouro , a autonomia que oferecem é curta e não existe explicação para isto porque noutros segmentos de empilhadores e maquinas industriais as baterias ultrapassam as 8h de trabalho continuo numa só carga sei do que falo porque trabalho nesta area , ou seja as baterias duram pouco porque existe se calhar razões que interessa a muita gente , principalmente aos produtores de petroleo e seus derivados. Outros grandes interessados que os carros electricos não cheguem em massa ao mercado são os proprios governos de cada país porque nenhum país no mundo desenvolvido está preparado para a perda da receita fiscal dos combustiveis. Muita gente pensa que os carros electricos vão ter custos de utilização economicos mas eu duvido muito porque basta olhar para o exemplo da renault com o Twizzy que além do custo do automovel ainda somos obrigados a pagar um aluguer mensal da bateria de cerca de 50 euros . Os carros electricos já estam mais que desenvolvidos só que os interesses dos senhores do petroleo parece que mandam mais.........Na França existe um pequeno carro tipo Smart que tem uma autonomia de 250km numa só carga e sei que existe baterias que conseguem oferecer mais capacidade ainda só que não são aplicadas nos automoveis andam só nos empilhadores ..... razões que desconheço...........

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                  Os carros electricos tem entraves e alguns muito duvidosos . Os custo final dos carros electricos está muito alto e não corresponde ao real valor do carro , existe empresas que vendem e desenvolvem produtos para estes carros muito inflacionados porque achavam que isto seria a galinha dos ovos de ouro , a autonomia que oferecem é curta e não existe explicação para isto porque noutros segmentos de empilhadores e maquinas industriais as baterias ultrapassam as 8h de trabalho continuo numa só carga sei do que falo porque trabalho nesta area , ou seja as baterias duram pouco porque existe se calhar razões que interessa a muita gente , principalmente aos produtores de petroleo e seus derivados. Outros grandes interessados que os carros electricos não cheguem em massa ao mercado são os proprios governos de cada país porque nenhum país no mundo desenvolvido está preparado para a perda da receita fiscal dos combustiveis. Muita gente pensa que os carros electricos vão ter custos de utilização economicos mas eu duvido muito porque basta olhar para o exemplo da renault com o Twizzy que além do custo do automovel ainda somos obrigados a pagar um aluguer mensal da bateria de cerca de 50 euros . Os carros electricos já estam mais que desenvolvidos só que os interesses dos senhores do petroleo parece que mandam mais.........Na França existe um pequeno carro tipo Smart que tem uma autonomia de 250km numa só carga e sei que existe baterias que conseguem oferecer mais capacidade ainda só que não são aplicadas nos automoveis andam só nos empilhadores ..... razões que desconheço...........
                  Concordo.

                  Quer dizer, andam aí as marcas como a Nissan, Renault,etc com uma dificuladade enorme em ultrapassar os 200km de autonomia, enquanto a Tesla pega e lança o actual Model S com 480km de autonomia.

                  Preço irá rondar os 90000€ mas também é carro para esse preço. São 362cv e 0-100 em apenas 5.6s. Para não falar numa estética fenomenal a nível exterior e interior.

                  Para além disso as baterias usadas pela Tesla tem uma recomendação de uso de carga e descarga completas, se possível.

                  Enquanto as do Leaf há que ter imenso cuidado para não degradarem, se possível não carregar amis de 80% nem descarregar completamente, para não falar dos problemas de sobreaquecimento que degradam precocemente a bateria.

                  Não querendo entrar em "teorias da conspiração" diria que as próprias marcam sabotam os eléctricos.

                  Comentário


                    #10
                    Lá vêm as teorias da conspiração. O consumo energético de um empilhador não tem comparação possível com o de um automóvel (8 horas de voltinhas dentro de um armazém não chega a ser tanta distância percorrida quanto isso) e a autonomia dos Tesla, para além de bem mais baixa que a anunciada, paga-se bem paga.

                    Baterias são muito caras e muito pesadas. Ninguém comprava um Leaf de quase duas toneladas e 50000€ porque tem 500Km de autonomia. É só por isso que a Nissan não o faz.

                    Ultimamente e face a algumas propostas que vão aparecendo tenho pensado se o futuro da mobilidade urbana (e quem sabe até estradista) até não é o ar comprimido que logo à partida deixa o eléctrico obsoleto por dispensar as baterias.
                    Editado pela última vez por SRLA; 21 August 2012, 22:54.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Lá vêm as teorias da conspiração. O consumo energético de um empilhador não tem comparação possível com o de um automóvel (8 horas de voltinhas dentro de um armazém não chega a ser tanta distância percorrida quanto isso) e a autonomia dos Tesla, para além de bem mais baixa que a anunciada, paga-se bem paga.

                      Baterias são muito caras e muito pesadas. Ninguém comprava um Leaf de quase duas toneladas e 50000€ porque tem 500Km de autonomia. É só por isso que a Nissan não o faz.
                      Sim, os 480Km no "European Electric Vehicle Combined Cycle" equivalem a cerca de 430Km. Mesmo assim muito bom.

                      Os empilhadores aguentam muito porque em vez de levarem contrapesos levam baterias. LOL

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                        Sim, os 480Km no "European Electric Vehicle Combined Cycle" equivalem a cerca de 430Km. Mesmo assim muito bom.

                        Os empilhadores aguentam muito porque em vez de levarem contrapesos levam baterias. LOL

                        Cumprimentos
                        Mesmo os testes oficiais são muito diferentes da realidade. Esses 430Km serão como os 5.4l de consumo combinado de um 535d.

                        Empilhadores têm motores de poucas dezenas de cavalos e num ano não andam os quilómetros que um carro anda num mês. Podem passar muitas horas a funcionar mas com motores eléctricos quando não está a mexer está a gastar zero, é natural que as baterias durem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Vou dizer aqui o mesmo que disse no tópico dos combustíveis, sobre os postos de recarga, bem como a minha opinião sobre os carros eléctricos no geral pelo menos nesta fase inicial:
                          Não acredito que seja assim. O preço escalante dos combustíveis vai fazer mutas pessoas mudar de ideia.

                          Cumprimentos

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                            #14
                            Já coloquei no tópico dos combustíveis, mas sendo mais adequado, aqui fica.


                            Para quem quiser ver, informações nacionais e internacionais sobre veículos electricos, pode dar uma vista de olhos:

                            Notícias - Veículos Eléctricos



                            Já agora, fica aqui sobre a alteração de uma Berlingo, que fez 1000km entre Berlim e Paris:

                            Berlim-Paris sem carregamentos - Veículos Eléctricos

                            Comentário


                              #15
                              Isto vai levar tempo, enquanto isso os combustiveis vão ficando mais caros, portanto num futuro proximo vão "se encontrar".

                              Mas estão-se a fazer coisas boas, há paises a construir uma rede publica de recarga de baterias (principalmente em grandes zonas urbanas).

                              A carga por indução parece funcionar (mesmo com uma eficiência de 80%) e é uma boa solução para não ser necessario ligar um cabo ao carro.

                              Com a indução chegam também as estradas de indução, no inicio poderá ser só certas zonas mas a tendência será a expansão.

                              O que se espera é que num futuro (talvez longo) as baterias sejam mais eficientes e mais baratas.

                              Com a indução nas estradas precisamos de menos baterias porque os carros não precisam de muita autonomia já que mesmo a circular é possivel carregar as baterias.

                              Há muita coisa no ar, agora tudo isto leva muito tempo a criar uma dinamica que leve a um rapido desenvolvimento.

                              Eu por mim já estou farto disto dos combustiveis fosseis.

                              Comentário


                                #16
                                As estradas de indução são uma utopia porque mesmo que fosse possível o investimento brutal necessário, depois como é que se controlava o gasto energético? Sim porque não me parece que a EDP vá andar a carregar os carros ao pessoal de borla.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  As estradas de indução são uma utopia porque mesmo que fosse possível o investimento brutal necessário, depois como é que se controlava o gasto energético? Sim porque não me parece que a EDP vá andar a carregar os carros ao pessoal de borla.
                                  Ja estou a ver o pessoal a desviar luz como se desvia agora dos postes da luz publica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                    Isto vai levar tempo, enquanto isso os combustiveis vão ficando mais caros, portanto num futuro proximo vão "se encontrar".

                                    Mas estão-se a fazer coisas boas, há paises a construir uma rede publica de recarga de baterias (principalmente em grandes zonas urbanas).

                                    A carga por indução parece funcionar (mesmo com uma eficiência de 80%) e é uma boa solução para não ser necessario ligar um cabo ao carro.

                                    Com a indução chegam também as estradas de indução, no inicio poderá ser só certas zonas mas a tendência será a expansão.

                                    O que se espera é que num futuro (talvez longo) as baterias sejam mais eficientes e mais baratas.

                                    Com a indução nas estradas precisamos de menos baterias porque os carros não precisam de muita autonomia já que mesmo a circular é possivel carregar as baterias.

                                    Há muita coisa no ar, agora tudo isto leva muito tempo a criar uma dinamica que leve a um rapido desenvolvimento.

                                    Eu por mim já estou farto disto dos combustiveis fosseis.
                                    O ideal seria aplicar a indução nos estacionamentos e nos sinais vermelhos, onde os carros ficam mais tampo parados.
                                    Eu estou a pensar seriamente em adquirir um eléctrico tipo twizzy.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                      Ja estou a ver o pessoal a desviar luz como se desvia agora dos postes da luz publica.

                                      Qual quê..... estou a ver é o pessoal, andar sem a luzes dos carros ligadas de noite (como o pessoal que anda na Vasco da Gama), para poupar energia....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Carro dobrável e eléctrico

                                        Carro dobrável: vendas começam no próximo ano

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          As estradas de indução são uma utopia porque mesmo que fosse possível o investimento brutal necessário, depois como é que se controlava o gasto energético? Sim porque não me parece que a EDP vá andar a carregar os carros ao pessoal de borla.
                                          As necessidades fazem evoluir a tecnologia. O sistema de indução poderá ser aplicado como o caso dos telemóveis. Ou seja, as operadoras têm forma de saber quem usou e "quanto" usou, de forma a cobrar-se pelo serviço.

                                          Cumprimentos

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                            As necessidades fazem evoluir a tecnologia. O sistema de indução poderá ser aplicado como o caso dos telemóveis. Ou seja, as operadoras têm forma de saber quem usou e "quanto" usou, de forma a cobrar-se pelo serviço.

                                            Cumprimentos
                                            Não estou a ver como.

                                            Nos telemóveis há transmissão de dados encriptados, na indução é uma simples transferência de energia por acção de campo magnético. Não há nenhum método de "bloquear" acesso de forma selectiva ao campo magnético, quem lá passar por cima carrega as baterias e pronto.

                                            Quando muito pode haver um sistema electrónico em paralelo para monitorizar quem lá passa e apresentar a conta no fim do mês, mas esses, pelo contrário, há muitas formas de bloquear.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que para quem anda muito não compensa por causa da autonomia, dos tempos de carregamento, etc. Para quem anda pouco tambem não compensa, porque o valor do aluguer das baterias (pelo menos 50€) é superior ao que uma pessoa que faça poucos Km's mete em combustiveis fosseis. Nem estou a contar com o valor inicial do carro electrico e esqueçendo a estética do mesmo. Por isso se não compensa para quem anda muito nem para quem anda pouco, só pode compensar para quem ande "intermédio"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só se for em Portugal...Comparando por ex os rendimentos das classes medias pela Europa fora (Alemã, Francesa, Belga, etc com a nossa, é como se um twizy custasse 2500€ e o aluguer das baterias fosse 15/20€...Bem mais apetecível, não?...Quem desenvolve e fabrica não o faz a pensar no mercado Português...Somos muito pequeninos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                  Eu acho que para quem anda muito não compensa por causa da autonomia, dos tempos de carregamento, etc. Para quem anda pouco tambem não compensa, porque o valor do aluguer das baterias (pelo menos 50€) é superior ao que uma pessoa que faça poucos Km's mete em combustiveis fosseis. Nem estou a contar com o valor inicial do carro electrico e esqueçendo a estética do mesmo. Por isso se não compensa para quem anda muito nem para quem anda pouco, só pode compensar para quem ande "intermédio"
                                                  Fizestes as contas aos custos de manutenção?

                                                  O preço por km ainda não compensa, mas e o resto?

                                                  Para quem anda muito claro que não dá, isso é obvio nem devia ser discutido.
                                                  É só para quem anda no máximo, o correspondente à autonomia máxima(real), por dia.

                                                  Podiam era fazer um twizy com um motor diesel pequeno supereconômico e manutenção barata!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu acho que se fizermos bem as contas é capaz de compensar, mesmo para quem não faz muitos km por dia.

                                                    Vejamos.

                                                    O Leaf, por exemplo.

                                                    Pode não ser um carro muito apelativo, uma vez que é igual para o mundo inteiro. A próxima geração terá uma versão exclusivamente Europeia, mais apelativa.

                                                    O Leaf com o incentivo fica-se pelos 31000€.

                                                    É um segmento C que vem recheado de equipamento. (Incluindo faróis 100% led e GPS).

                                                    Em comparação temos o Golf 1.6TDi 105 Highline. Preço: 30000€ (E mesmo assim não tem tanto equipamento como o Leaf (Faróis de halogéneo e e GPS)).

                                                    Podem dizer, e concordo, "o Golf é mais bonito e, talvez, melhor acabado".

                                                    A diferença é residual. 1000€ deve dar para o equivalente a 11400km no Golf e, sem fazer contas, a partir dos 20000Km ó Leaf já deve compensar.

                                                    Para não falar que há postos em que é gratis carregar e cujos lugares são exclusivos para carros eléctricos.

                                                    O Leaf tem uma manutenção praticamente inexistente (acho que se tem que mudar o filtro do Ar condicionado aos 30000Km, e custa cerca de 90€ (preço final com mão de obra)) e não paga IC (bastante avultado nos carros actuais).

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                      Fizestes as contas aos custos de manutenção?

                                                      O preço por km ainda não compensa, mas e o resto?

                                                      Para quem anda muito claro que não dá, isso é obvio nem devia ser discutido.
                                                      É só para quem anda no máximo, o correspondente à autonomia máxima(real), por dia.

                                                      Podiam era fazer um twizy com um motor diesel pequeno supereconômico e manutenção barata!

                                                      Os custos da manutenção são iguais aos dos motores convencionais, pelo menos foi o que um user aqui escreveu á uns tempos.
                                                      Mas para quem anda muito pouco tambem não compensa tendo em conta o aluguer das baterias. Para quem nem gasta 50€ de combustivel por mês, acho que não compensa.
                                                      Editado pela última vez por acca; 22 August 2012, 16:46.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                        Os custos da manutenção são iguais aos dos motores convencionais, pelo menos foi o que um user aqui escreveu á uns tempos.
                                                        Mas para quem anda muito pouco tambem não compensa tendo em conta o aluguer das baterias. Para quem nem gasta 50€ de combustivel por mês, acho que não compensa.
                                                        Quem é que disse isso?

                                                        Não é preciso ser nenhum expert, para perceber que um carro 100% electrico, não precisa de mudar Oleos, nem Filtros, sem falar no monte de peças moveis que um motor de combustão tem e tudo à volta dele, que podem avariar e custam uma fortuna.
                                                        Ok enquanto está na garantia de fabrica não tem grandes problemas de avarias, mas tem sempre a manutenção anual.
                                                        Os diesel agora até têm a FAP que é uma grande dor de cabeça!

                                                        Os motores electricos nem de cx de velocidades precisam!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                                          Eu acho que se fizermos bem as contas é capaz de compensar, mesmo para quem não faz muitos km por dia.

                                                          Vejamos.

                                                          O Leaf, por exemplo.

                                                          Pode não ser um carro muito apelativo, uma vez que é igual para o mundo inteiro. A próxima geração terá uma versão exclusivamente Europeia, mais apelativa.

                                                          O Leaf com o incentivo fica-se pelos 31000€.

                                                          É um segmento C que vem recheado de equipamento. (Incluindo faróis 100% led e GPS).

                                                          Em comparação temos o Golf 1.6TDi 105 Highline. Preço: 30000€ (E mesmo assim não tem tanto equipamento como o Leaf (Faróis de halogéneo e e GPS)).

                                                          Podem dizer, e concordo, "o Golf é mais bonito e, talvez, melhor acabado".

                                                          A diferença é residual. 1000€ deve dar para o equivalente a 11400km no Golf e, sem fazer contas, a partir dos 20000Km ó Leaf já deve compensar.

                                                          Para não falar que há postos em que é gratis carregar e cujos lugares são exclusivos para carros eléctricos.

                                                          O Leaf tem uma manutenção praticamente inexistente (acho que se tem que mudar o filtro do Ar condicionado aos 30000Km, e custa cerca de 90€ (preço final com mão de obra)) e não paga IC (bastante avultado nos carros actuais).

                                                          Cumprimentos
                                                          Acho que os electricos, só podem ser considerados como 2º carros, devido ao limite de km's.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                            Acho que os electricos, só podem ser considerados como 2º carros, devido ao limite de km's.
                                                            Ah! Acabaste de tocar no ponto fulcral

                                                            Os eléctricos só fazem sentido como segundo carro. Como carro principal e/ou único não são solução devido à reduzida autonomia. Mas apesar de céptico e algo contra os eléctricos tenho que concordar que como segundo lugar fazem o seu papel bastante bem, por exemplo em trajectos pendulares de média distância. E estou a olhar numa perspectiva puramente racional, porque para mim um carro é algo diferente de um electrodoméstico.

                                                            Agora, dizerem que os eléctricos são o futuro e que não requerem a complementaridade dada por um carro a combustão existente em casa, isso já é mais complicado. Pelo menos com os eléctricos tendo as caracteristícas que têm hoje em dia

                                                            Comentário

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