Parecem mt bons valores - potencia máxima a uma rotação relativamente baixa, óptimos valores de aceleração e recuperação (as recuperações 80/120 em 4,5, ou 6ª terem valores muito equivalentes mostram uma caixa curta) e no final valores de consumo baixos. Se chegar cá com bons preços, acredito que tem tudo para continuar o sucesso de vendas do 1.5 dCi.
Os valores conseguidos estão ao nivel, dos motores como o 2.0 tdi 140 cv e semelhantes.. dai ter dito ter dito que este motor eleva os diesel médios para outra dimensão, certamente que a VW etc vão responder.
Os valores conseguidos estão ao nivel, dos motores como o 2.0 tdi 140 cv e semelhantes.. dai ter dito ter dito que este motor eleva os diesel médios para outra dimensão, certamente que a VW etc vão responder.
Eu só acrescentava que além da VW, muitos outros deverão elevar as suas fasquias. Vamos ver é quanto vai demorar....
Os números apresentados são de facto bons.
E sim, concordo que estes diesel médios/baixos estão a atingir patamares interessantes no que toca a potência, binário e valores de performance situando-se próximos dos diesel médios (2.0 e afins).
A questão fulcral que se prende é a agradabilidade de condução face a um 2.0, especialmente a baixas rotações.
A maioria dos Diesel de média cilindrada que experimentei até apresentam números interessantes, mas nota-se alguma turbo-dependência e falta de força a baixas rotações.
Os números apresentados são de facto bons.
E sim, concordo que estes diesel médios/baixos estão a atingir patamares interessantes no que toca a potência, binário e valores de performance situando-se próximos dos diesel médios (2.0 e afins).
A questão fulcral que se prende é a agradabilidade de condução face a um 2.0, especialmente a baixas rotações.
A maioria dos Diesel de média cilindrada que experimentei até apresentam números interessantes, mas nota-se alguma turbo-dependência e falta de força a baixas rotações.
Vamos ver o que é que o futuro trás.
Por acaso ia falar nesta parte a Bold, ja conduzi um Qashqai com este motor, mora ca em casa o mesmo modelo so com o 2.0 dCi de 150. A primeira coisa que notei foi um pouco menos de a vontade numa acto de conduçao basico que é manobrar o carro so com a embraiagem. Depois, e apesar de a caixa ser mais curta notei menos linearidade, pelo que quando o 1.6 é recuperado desde as 1500rpm por exemplo, quando atingue as 2000rpm da um salto e parece que acorda, ja o 2.0 entrega a potencia de uma forma bastante mais civilizada e mesmo em altas o 1.6 acima das 4500rpm ja nao consegue dar muito mais e o 2.0 parece nao querer morrer atingindo facilmente as 5000rpm.
Apesar de tudo, têm o mesmo binario, e entre as 2000 e 3000rpm as diferença sao bastante poucas, associado a um consumo menor faz com que o 1.6 seja um motor bastante bom e lida na perfeiçao com os 1500kg do conjunto. Mas o 2.0 tem um porte diferente e consegue ser mais agradavel de conduzir.
No Megane, nunca testei, mas acredito que seja uma experiencia ainda melhor e que as baixas sejam mais amigas, ja que o carro tambem é consideravelmente mais leve.
Editado pela última vez por Drifter; 23 August 2012, 04:30.
na semana passada conduzi uma mégane 1.5dci 110 nova por 3 dias e adorei o raio do carro, fiz 220kms e gostei do que tinha para dar, sempre pensei que era pouco motor para o carro que é, mas umas das coisas que mais adorei foi calcar o acelerador e não haver resposta por uns 2 segundos e de repente... BOOOMMM, uma explosão de boost inesperado, é completamente viciante aquele boost, eu estava sempre fazer umas aceleradelas e a rir-me, afinal downsizing pode ser divertido
agora imagino esse modelo equipado com este 1.6dci
Por acaso ia falar nesta parte a Bold, ja conduzi um Qashqai com este motor, mora ca em casa o mesmo modelo so com o 2.0 dCi de 150. A primeira coisa que notei foi um pouco menos de a vontade numa acto de conduçao basico que é manobrar o carro so com a embraiagem. .
na semana passada conduzi uma mégane 1.5dci 110 nova por 3 dias e adorei o raio do carro, fiz 220kms e gostei do que tinha para dar, sempre pensei que era pouco motor para o carro que é, mas umas das coisas que mais adorei foi calcar o acelerador e não haver resposta por uns 2 segundos e de repente... BOOOMMM, uma explosão de boost inesperado, é completamente viciante aquele boost, eu estava sempre fazer umas aceleradelas e a rir-me, afinal downsizing pode ser divertido
agora imagino esse modelo equipado com este 1.6dci
Pois, eu já experimentei uma viatura semelhante a essa, mas versão hatchback e simplesmente odiei.
É irritante a falta de disponibilidade.
Claro que estes motores diesel de baixa/média rotação querem é estar acima das 2000rpm e aí todos andam bem...
Mesmo os motores com alguma cilindrada e com alguma potência tornam-se turbo-dependentes, não é só defeito dos de baixa cilindrada, levando à existência de lag que, para uns pode ser giro, para outros nem tanto. Quando baseiam a potência na sobrealimentação não pode haver milagres...mas as marcas lá vão conseguindo tornar os motores mais lineares.
Antes de acusarmos o 1.6dci do que quer que seja ajudava ver um gráfico de potência do mesmo. Aí já se poderiam tirar mais conclusões.
8.87s dos 0-100 é um valor impressionante, ainda mais quando nesse site dizem que o valor anunciado é 9.8 (??)...
Por acaso ia falar nesta parte a Bold, ja conduzi um Qashqai com este motor, mora ca em casa o mesmo modelo so com o 2.0 dCi de 150. A primeira coisa que notei foi um pouco menos de a vontade numa acto de conduçao basico que é manobrar o carro so com a embraiagem. Depois, e apesar de a caixa ser mais curta notei menos linearidade, pelo que quando o 1.6 é recuperado desde as 1500rpm por exemplo, quando atingue as 2000rpm da um salto e parece que acorda, ja o 2.0 entrega a potencia de uma forma bastante mais civilizada e mesmo em altas o 1.6 acima das 4500rpm ja nao consegue dar muito mais e o 2.0 parece nao querer morrer atingindo facilmente as 5000rpm.
Apesar de tudo, têm o mesmo binario, e entre as 2000 e 3000rpm as diferença sao bastante poucas, associado a um consumo menor faz com que o 1.6 seja um motor bastante bom e lida na perfeiçao com os 1500kg do conjunto. Mas o 2.0 tem um porte diferente e consegue ser mais agradavel de conduzir.
No Megane, nunca testei, mas acredito que seja uma experiencia ainda melhor e que as baixas sejam mais amigas, ja que o carro tambem é consideravelmente mais leve.
E menor valor de aquisição, o que também conta bastante.
Pois, eu já experimentei uma viatura semelhante a essa, mas versão hatchback e simplesmente odiei.
É irritante a falta de disponibilidade.
Claro que estes motores diesel de baixa/média rotação querem é estar acima das 2000rpm e aí todos andam bem...
Por acaso ja andei num na versao de 105 cvs e andava bem quando tinha o turbo , fora isso ... Mas nisto por exemplo o 1.4 tdi é pior , é um motor ou ON ou OFF
Aliás, o teu carro está motorizado com um "exemplar" motor disponível e sem lag a baixa rotações...
E o que é que o meu carro tem a ver com a conversa?
Já experimentei muito melhor. Aliás, acho a actualização do 1.5 dCi 105cv para o de 110cv estúpida. O carro ficou menos disponível, mais gastador e muito mais barulhento.
E eu já experimentei os carros em questão em todas as situações (estrada, AE e cidade), ao contrário de ti que pelos vistos conheces pouco do 1.4 TDi.
Mesmo os motores com alguma cilindrada e com alguma potência tornam-se turbo-dependentes, não é só defeito dos de baixa cilindrada, levando à existência de lag que, para uns pode ser giro, para outros nem tanto. Quando baseiam a potência na sobrealimentação não pode haver milagres...mas as marcas lá vão conseguindo tornar os motores mais lineares.
Antes de acusarmos o 1.6dci do que quer que seja ajudava ver um gráfico de potência do mesmo. Aí já se poderiam tirar mais conclusões.
8.87s dos 0-100 é um valor impressionante, ainda mais quando nesse site dizem que o valor anunciado é 9.8 (??)...
Sem duvida que qualquer turbo-dependente em baixas nao tem vivacidade, mas estes tipo de motores ainda sao mais turbo-dependentes. Agora, acima das 2000rpm o 1.6 dCi é equivalente a um 2.0.
E menor valor de aquisição, o que também conta bastante.
Claro, e ate na desvalorizaçao, falando do Qashqai ja que tem um 2.0 para comparar, o 1.6 ira desvalorizar menos devido ao menor consumo, IUC e mesmo manutençao ligeiramente mais barata, e vendo que em termos de equipamento a coisa é a mesma e andamento nao foge muito, a escolha do 1.6 é a mais racional. Alias isso ja acontece agora, que o 1.5 dCi é mais valorizado que o 2.0 dCi.
Pois, eu já experimentei uma viatura semelhante a essa, mas versão hatchback e simplesmente odiei.
É irritante a falta de disponibilidade.
Claro que estes motores diesel de baixa/média rotação querem é estar acima das 2000rpm e aí todos andam bem...
sim, para uma condução regular, torna-se chato ter que estar sempre a adequar a mudança ao andamento, aquele boost inesperado é bem divertido, o interessante é que antes de experimentar, pensava que ia ser um carro odioso de andar, mas... gostei, se tivesse havido esse motor com 110cv no Clio III, teria causado o furor
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